Buscar

Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	Com a ditadura militar, no período compreendido entre 1964 até 1989, os serviços sociais básicos eram regulados, a fim de compensar a repressão e a negação do livre arbítrio dos direitos da população ao acesso de bens e serviços. Quem foi o(a) responsável pela regulação dos serviços sociais básicos?
	 a)
	O povo.
	 b)
	A igreja.
	 c)
	O Estado.
	 d)
	Os empregadores.
	2.
	Existem diferentes fundamentos e campos do conhecimento humano, sendo que a construção do conhecimento é um processo que se constrói com o próprio movimento da sociedade. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A fase intuitiva e mítica diz respeito ao conhecimento que provém a partir da experiência transcendental, não racional, religiosa ou mística.
(    ) Na fase idealista-filosófica, o conhecimento da concepção de mundo e de homem é pautado em teorias de valores idealizados, assim o conhecimento é induzido para o mundo imaginário do idealismo. 
(   ) A fase empírica-positiva significa que o conhecimento dos fatos deve direcionar para ações humanas mais positivas e harmoniosas, sempre direcionando para o bem coletivo o conhecimento prático e ideológico.
(   ) Na fase científica e prática, o conhecimento deve ser pautado em situações práticas e concretas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Sabe-se que o assistente social é um profissional que busca a garantia de direitos, intervindo em favor dos usuários. Por essa razão, são impostos alguns limites dentro de seus campos de trabalho. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O profissional assistente social tem uma função política dentro das instituições em que trabalha, mas para realizar as intervenções depende da autorização prévia do responsável legal, que direciona os instrumentais a serem utilizados.
(    ) O profissional assistente social atende à classe trabalhadora, mas, de qualquer forma, tem que atender à unidade a que está vinculado. Cabe ao profissional fazer essa mediação. 
(    ) O profissional assistente social busca por espaços melhores para o seu exercício profissional, gerando dependência destes profissionais em relação às instituições. Ao procurar por esses novos espaços, ele busca exercer o seu trabalho com maior competência e qualidade.
(    ) O profissional assistente social, com autonomia relativa ou não, está vinculado a uma instituição dominante, buscando a direção da classe trabalhadora. Muitas vezes, o cotidiano destes profissionais nestas instituições é marcado por limites que impossibilitam um trabalho de forma a garantir a qualidade nos serviços prestados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	O modelo capitalista tem a função de reproduzir as características das relações sociais produzidas por essa ideologia. No entanto, o governo precisa ter cautela para que consigam manter a ?ordem? social. Sobre o sistema capitalista, analise as sentenças a seguir:
I- O trabalhador vende sua força de trabalho no mundo capitalista em troca de salário.
II- No mundo capitalista, o dono do capital detém poder sobre o trabalhador.
III- Nas relações de produção do sistema capitalista, não ocorrem desigualdades sociais.
IV- No sistema capitalista dos países latino-americanos há relações de produção e reprodução social, que são estabelecidos pelo convívio em sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	O Serviço Social, a partir das contribuições do movimento de reconceituação, sofreu alterações significativas em todos os sentidos. Na realidade, a profissão sofreu muitas mudanças e passou por uma reestruturação. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social norte-americano.
(    ) A partir da realidade da América Latina, o movimento trouxe aos assistentes sociais a necessidade de romper os laços conservadores que já eram decorrentes da profissão e constituir uma nova proposta de ação profissional, voltado aos interesses populares.
(    ) O Movimento de Reconceituação foi um movimento que aconteceu nos países latino-americanos (Chile, Argentina, Peru e Uruguai), bem como nos EUA.
(    ) O movimento foi uma crítica ao positivismo e ao funcionalismo, visando a uma fundamentação mais crítica com visão e postura marxista na estrutura e qualificação do Serviço Social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	6.
	O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS) têm algumas responsabilidades e atribuições, que direcionam os profissionais da área da assistência social. Todo profissional, para atuar com regularidade em nosso país, deverá obrigatoriamente estar inscrito no CRESS de sua região de atuação. Esses Conselhos se constituem como: 
I- Planejadores e executores de políticas sociais junto à população.
II- Entidades de personalidade jurídica que têm por objetivo disciplinar e defender o exercício da profissão de assistente social em todo o território nacional. 
III- Coordenadores dos assistentes sociais em todo o território nacional.
IV- Instituição responsável por fiscalizar as entidades de Assistência Social no que se refere aos programas sociais e políticas públicas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	Somente a opção II está correta.
	7.
	Sabe-se que o Serviço Social trabalha com as mais variadas dificuldades que surgem na vida do ser humano e na sociedade onde está inserido, desenvolvendo seu trabalho em situações específicas. Nesse sentido, sobre o objeto de trabalho do assistente social, analise as opções a seguir: 
I- Questão social.
II- Drogadição.
III- Situação econômica do país.
IV- Grupos sociais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	8.
	A profissão de Serviço Social foi regulamentada como profissão liberal, tendo o assistente social que respeitar os princípios éticos da profissão. Nesse sentido, sobre as competências do assistente social, analise as sentenças a seguir: 
I- Realizar acompanhamento e apoio aos envolvidos nos movimentos sociais, em assuntos relacionados às políticas sociais, na garantia de direitos políticos e sociais. 
II- Planejar, orientar e usufruir de recursos públicos disponibilizados a usuários de Unidade de Serviço Social.
III- Realizar estudos socioeconômicos, com o intuito de beneficiar a população usuária, nos serviços disponibilizados pela administração pública, empresas e entidades.
IV- Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	Os fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social se baseiam na construção teórica da profissão que foi permeada e pautada em um conjunto de princípios e conceitos filosóficos, sociológicos e científicos relativos ao processo histórico de constituição das principais matrizes
do conhecimento. Baseando-se nessa reflexão, associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Fase empírica-positiva.
II- Fase científica e prática.
III- Fase intuitiva e mítica.
IV- Fase idealista-filosófica.
(    ) O conhecimento e a representação das coisas se evidencia sob a forma ideal, é uma propensão ou inclinação para o ideal na concepção de mundo e de homem, pautado em teorias de valores idealizados, assim o conhecimento é induzido para o ideal no mundo das ideias e do imaginário.
(    ) O conhecimento dos fatos que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias, assim o que importa é o que se vale da experiência rejeitando a razão como prova da verdade, ou seja, o momento prático precede o teórico.
(    ) O conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações, ou seja, o conhecimento, deve ser pautado em situações práticas e concretas.
(    ) O conhecimento provém a partir da experiência transcendental, não racional, religiosa, mística, em que o sentir, perceber e o senso comum se fazem valer como prova.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - IV - I.
	 b)
	II - I - IV - III.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	IV - I - II - III.
	10.
	Diversas transformações marcaram o início do século XX, caracterizadas pelas lutas de classe que buscavam a garantia de direitos e cidadania. No entanto, neste processo de industrialização e urbanização, algumas instituições sociais foram enfraquecidas, devido às exigências postas pelo trabalho industrial. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As instituições sociais que foram enfraquecidas por esse processo foram principalmente a família, a igreja, escolas e a comunidade.
(    ) As instituições sociais que foram enfraquecidas por esse processo foram as ONGs, as indústrias e fábricas que empregavam os trabalhadores vindos do meio rural. 
(    ) Os problemas sociais da época foram gerados pela população que não tinha um planejamento social, pois recebiam altos salários nas fábricas e tinham as políticas públicas como apoio para resolução das questões sociais.
(    ) O processo de urbanização descontrolado e as más condições de trabalho foram alguns dos motivos causadores dos problemas sociais da época. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2013) Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) apresentam a saúde como direito do cidadão e dever do Estado. 
PORQUE 
II. O Estado deve buscar a formulação e a execução de políticas voltadas à redução de riscos de doenças e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde. 
Assinale a opção correta:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2013) Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho. Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social:
	 a)
	pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do desenvolvimento industrial e da retração urbana.
	 b)
	sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
	 c)
	pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.
	 d)
	pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando