Buscar

Processo Civil questoes de concursos resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo Civil: Apelação - resumo e questões
March 16, 2018
CONCEITO: Recurso cabível para impugnar a sentença de 1º grau, tanto de conhecimento quanto de execução.
Sentença: ato que põe fim ao processo em primeira instância com resolução de mérito (sentença resolutiva) ou sem a resolução de mérito (sentença terminativa).
O recurso de Apelação abrange as sentenças terminativas e resolutivas.
Prazo para interposição: 15 dias, contados da da publicação da sentença no Diário Oficial.
 
CABIMENTO DO RECURSO
 
Art. 1.009.  Da sentença cabe apelação.
§ 1o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
 
O NCPC eliminou o antigo recurso do agravo retido, assim, as questões resolvidas por decisões interlocutórias deverão ser impugnadas via agravo de instrumento, todavia, como esse recurso possui uma lista taxativa de hipóteses de cabimento (art. 1.015), o NCPC trouxe uma inovação, além de ser cabível contra sentença, a Apelação também tem a finalidade de impugnar todas as decisões interlocutórias não passíveis de agravo de instrumento.
 
Trata-se de uma mudança da perspectiva da preclusão com relação às questões decididas na primeira instância pelo magistrado, dessa forma, as questões discutidas durante o processo que ficam em aberto não sofrem preclusão.
 
§ 2o Se as questões referidas no § 1o forem suscitadas em contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas.
 
Em função do princípio do contraditório, preceitua o § 2° que se se o recorrido apresentar nas suas contrarrazões de apelação alguma questão de mérito suscitada em decisões interlocutórias que não comportarem agravo de instrumento, o recorrente deverá ser intimado para se manifestar.
 
§ 3o O disposto no caput deste artigo aplica-se mesmo quando as questões mencionadas no art. 1.015 integrarem capítulo da sentença.
 
LEGITIMIDADE: somente aquele de sucumbiu tem legitimidade para interpor o recurso de Apelação, ou seja, foi vencido total ou parcialmente.
 
Segundo o art. 996 CPC são legitimados para interpor o recurso de apelação as partes, o MP e o terceiro interessado. Importante destacar que de acordo com parágrafo único do art. 996 CPC, o terceiro deve demonstrar a possibilidade de a decisão atingir um direito de que ele se afirme como titular, em outras palavras, o terceiro deve comprovar ao Tribunal o interesse recursal.
 
Art. 996.  O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, como parte ou como fiscal da ordem jurídica.
Parágrafo único.  Cumpre ao terceiro demonstrar a possibilidade de a decisão sobre a relação jurídica submetida à apreciação judicial atingir direito de que se afirme titular ou que possa discutir em juízo como substituto processual.
 
CONTEÚDO DA QUE PODE SER OBJETO DE IMPUGNAÇÃO POR MEIO DO RECURSO APELAÇÃO
 
- Error in procedendo: refere-se a questões processuais, analisa os conteúdos formais da sentença.
- Error in judicando: erro de interpretação da sentença (resultado). O recurso é contra a análise de mérito do magistrado, decisão equivocada.
 
RECURSO ADESIVO OU APELAÇÃO ADESIVA
 
Trata-se de possibilidade prevista no art. 997 CPC em que, havendo sucumbência recíproca, o recorrido terá a possibilidade de interpor apelação fora do prazo normal, utilizando-se do recurso adesivo. Ocorre nas hipóteses em que o recorrido não tinha inicialmente a intenção de recorrer, mas ao tomar conhecimento do recurso interposto pela parte contrária, apresenta o recurso adesivo como peça autônoma, juntamente com as contrarrazões.
 
A apelação adesiva está subordinada à apelação principal, tanto com relação à aceitação pelo magistrado, quanto pela desistência do autor, possui como características:
I - dirigida ao órgão perante o qual o recurso independente fora interposto, no prazo de que a parte dispõe para responder;
II - será admissível na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial;
III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal ou se for ele considerado inadmissível.
Em respeito ao princípio do contraditório, se houver Apelação adesiva o apelante será intimado para apresentar contrarrazões em 15 dias.
 
Art. 997.  Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.
§ 1o Sendo vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir o outro.
§ 2o O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa, observado, ainda, o seguinte:
 
Art. 1.010, § 2o Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões.
 
PROCEDIMENTO
 
A Apelação deverá ser interposta perante o juiz de 1º grau, no prazo de 15 dias, contados em dias úteis, da data da ciência da sentença a partir da publicação no Diário Oficial.
 
Regra geral, o recurso é interposto em duas petições, a petição de apresentação e as razões que fundamentam o pedido modificativo ou extintivo do julgado (princípio da dialeticidade e impugnação específica).
 
Deve-se recolher as custas processuais (preparo), lembrando que, se a parte tiver utilizando o benefício da justiça gratuita não recolherá custas.
OBS: se o preparo tiver sido recolhido a menor, a parte terá um prazo de 5 dias para complementação, sob pena de deserção.
 
INTERPOSIÇÃO
Art. 1.010.  A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
I - os nomes e a qualificação das partes;
II - a exposição do fato e do direito;
III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade;
IV - o pedido de nova decisão.
 
§ 1o O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.
Recebida a apelação o juiz intimará o apelado para apresentar as contrarrazões recursais em 15 dias, lembrando que se for apresentada alguma questão não impugnada por agravo de instrumento ou apelação adesiva, o juiz deve abrir novo prazo para que o recorrente se manifeste em 15 dias sobre essas questões.
 
Encerrada a fase de intimação das partes o juiz de primeira instância determina a remessa da apelação para o Tribunal para que ocorra o processamento em segundo grau.
 
REMESSA DA APELAÇÃO PARA O TRIBUNAL PARA JULGAMENTO
 
§ 3o Após as formalidades previstas nos §§ 1o e 2o, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
 
Em segundo grau, o recurso será distribuído no Tribunal para julgamento colegiado, serão avaliados os pressupostos de admissibilidade e, em algumas hipóteses o relator poderá decidir monocraticamente.
 
Art. 1.011.  Recebido o recurso de apelação no tribunal e distribuído imediatamente, o relator:
I - decidi-lo-á monocraticamente apenas nas hipóteses do art. 932, incisos III a V;
II - se não for o caso de decisão monocrática, elaborará seu voto para julgamento do recurso pelo órgão colegiado.
 
Obs: Via de regra, o juiz não pode se retratar após a interposição da apelação, a reanálise da sentença se dará pelo Tribunal. Entretanto, o CPC trouxe algumas exceções à essa regra, nos casos de improcedência, indeferimento da inicial, improcedência liminar do pedido e quando se tratar de sentença terminativa.
 
São casos excepcionais em função do princípio da celeridade processual, se não houver retratação do magistrado e estiverem presentes todas as formalidades legais, a Apelação será encaminhada para o Tribunal onde ocorrerá o juízo de admissibilidade.
 
Art. 331.  Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.
 
Art. 332.  Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que
contrariar:
§ 3º: Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias.
 
Art. 485.  O juiz não resolverá o mérito quando:
§ 7o Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se.
 
 
EFEITOS DO RECURSO DE APELAÇÃO
 
1- Obsta a preclusão e a coisa julgada.
2- Efeito suspensivo: constitui regra geral e suspende a eficácia da decisão até o julgamento pelo Tribunal, o que evita, por exemplo, a execução provisória.
 
Art. 1.012.  A apelação terá efeito suspensivo.
 
Hipóteses excepcionais em que não haverá efeito suspensivo como regra, além de outros casos que podem constar em leis especiais.
 
§ 1o Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que:
 
I - homologa divisão ou demarcação de terras;
II - condena a pagar alimentos;
III - extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado;
IV - julga procedente o pedido de instituição de arbitragem;
V - confirma, concede ou revoga tutela provisória;
VI - decreta a interdição.
 
§ 2o Nos casos do § 1o, o apelado poderá promover o pedido de cumprimento provisório depois de publicada a sentença.
 
§ 3o O pedido de concessão de efeito suspensivo nas hipóteses do § 1o poderá ser formulado por requerimento dirigido ao:
 
Julgador competente
 
Antes da distribuição do recurso a apelação será dirigida ao Tribunal
 
I - tribunal, no período compreendido entre a interposição da apelação e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-la;
 
Após a distribuição do recurso a apelação será dirigida ao relator.
 
II - relator, se já distribuída a apelação.
 
§ 4o Nas hipóteses do § 1o a eficácia da sentença poderá ser suspensa pelo relator se o apelante demonstrar a probabilidade de provimento do recurso ou se, sendo relevante a fundamentação, houver risco de dano grave ou de difícil reparação.
 
3- Efeito devolutivo: propicia novo julgamento. Observar que o que está “sendo devolvido” é a oportunidade de novo julgamento pelo Tribunal da matéria impugnada.
 
Na Apelação o apelante irá limitar a abrangência do recurso (estabelecer os limites), que pode ser contra a sentença ou contra um capítulo específico dessa.
 
Art. 1.013.  A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
 
4- Efeito translativo: adaptação do efeito devolutivo, o Tribunal poderá analisar todas as questões constantes do capítulo impugnado.
 
O Tribunal irá conhecer apenas os capítulos devolvidos por meio de Apelação, todavia, é importante perceber que, ao devolver um capítulo, todos os seus fundamentos serão conhecidos.
 
§ 1o Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
 
§ 2o Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais.
 
 
JULGAMENTO IMEDIATO DO MÉRITO
 
Possibilidade de o Tribunal imediatamente resolver o mérito do processo (teoria da causa madura) em atendimento aos princípios da eficiência e celeridade processual.
 
§ 3o Se o processo estiver em condições de imediato julgamento, o tribunal deve decidir desde logo o mérito quando:
 
I - reformar sentença fundada no art. 485;
II - decretar a nulidade da sentença por não ser ela congruente com os limites do pedido ou da causa de pedir;
III - constatar a omissão no exame de um dos pedidos, hipótese em que poderá julgá-lo;
IV - decretar a nulidade de sentença por falta de fundamentação.
 
§ 4o Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.
 
TUTELA PROVISÓRIA
 
Via de regra, as questões relativas à tutela provisória são passíveis de agravo de instrumento, entretanto, se constantes da sentença serão passíveis de apelação.
 
§ 5o O capítulo da sentença que confirma, concede ou revoga a tutela provisória é impugnável na apelação.
 
FATO NOVO PARA APELAÇÃO
 
Trata-se de uma exceção que permite a apresentação de fato novo em sede recursal, desde que comprovado motivo de força maior.
 
Art. 1.014.  As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
 
BIBLIOGRAFIA
 
Vídeo aula
HELLMAN, Renê. Apelação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-KnpXOMkT5A. Acesso 10/03/2017.
Professor Luiz Guilherme. Apelação. Programa prova Final. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T94jQB9H8u0. Acesso 10/03/2017.
 
 
 
APELAÇÃO - QUESTÕES COMENTADAS
 
1- Provas: FAUEL - 2018 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Advogado 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Sobre o recurso de apelação, de acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA:
 
a) Interposta a apelação, o apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias. Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões. Em seguida, os autos serão remetidos ao tribunal, após a realização do juízo de admissibilidade pelo juiz de primeira instância.
 
Lembrem-se que diferente do que dispunha o CPC/73, no atual Código de Processo Civil o juízo de admissibilidade será realizado pelo Tribunal
Art. 1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
(...)
§ 3o Após as formalidades previstas nos §§ 1o e 2o, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
 
b) As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
Art. 1.014. As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
 
c) Como regra, a apelação terá efeito duplo. Começa, contudo, a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que homologa divisão ou demarcação de terras.
Art. 1.012. A apelação terá efeito suspensivo.
§ 1o Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que:
I - homologa divisão ou demarcação de terras;
(...)
 
d) As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
Art. 1.009. Da sentença cabe apelação.
§ 1o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
 
e) A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
Art. 1.013. A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
§ 1o Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
(...)
 
2- Provas: MPE-SC - 2016 - MPE-SC - Promotor de Justiça - Matutina 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Nos termos do novo Código de Processo Civil, não é
de competência do juízo de primeira instância exercer juízo de admissibilidade da apelação, já que o exame cabe, originariamente, ao tribunal de segundo grau. Assim, decisão do juízo de primeira instância que declare inadmissível a apelação é ato de usurpação de competência do tribunal, motivo pelo qual a reclamação será a via processual adequada para impugnar-se o ato do juiz de primeira instância.
Errado
Certo
Art. 1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
(...)
§ 3o Após as formalidades previstas nos §§ 1o e 2o, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
3- Provas: IESES - 2017 - TJ-RO - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9.2.2. Apelação
O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de:
 
a) 10 (dez) dias.
b) 05 (cinco) dias.
c) 15 (quinze) dias.
d) 30 (trinta) dias.
Art. 1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
(...)
§ 1o O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.
 
4- Provas: UFG - 2017 - DEMAE - Procurador Autárquico 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação 9.2.3. Agravo de instrumento11. Mandado de segurança (Lei 12.016/09)
Leia o caso descrito a seguir.
 Jorge ajuizou demanda contra Maria, requerendo sua condenação à realização de obrigação de fazer e ao pagamento de quantia certa. Fez requerimento de tutela provisória de urgência em relação à obrigação de fazer. Após o transcurso da fase postulatória e probatória sem a análise do mencionado requerimento, sobreveio sentença de procedência de ambos os pedidos autorais, em que o juízo determina o imediato cumprimento da obrigação de fazer. Diante de tal situação, Maria instruiu seu advogado a recorrer apenas da parte da sentença relativa à obrigação de fazer.
Nessa circunstância, o advogado de Maria deve
 
a) propor Agravo de Instrumento, impugnando a tutela provisória e a condenação final à obrigação de fazer.
b) interpor Apelação, impugnando o deferimento da tutela provisória e a condenação final à obrigação de fazer.
c) interpor Agravo de Instrumento, impugnando o deferimento da tutela provisória, pois ausentes seus requisitos.
d) propor Mandado de Segurança contra a decisão que reputa ilegal, tendo como autoridade coatora o juízo sentenciante.
 
Comentários: art. 1.009 c/c 1.013 CPC
Art. 1.009.  Da sentença cabe apelação.
Art. 1.013.  A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
§ 5o O capítulo da sentença que confirma, concede ou revoga a tutela provisória é impugnável na apelação.
 
 
5- Provas: FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas - SP - Procurador 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
No tocante à apelação, é correto afirmar:
 
a) As questões de fato não propostas no Juízo inferior não podem ser suscitadas na apelação, em nenhuma hipótese, porque o pedido caracterizaria inovação processual, que é vedada.
Art. 1.014. As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
 
b) Quando se pleitear efeito suspensivo à apelação, o pedido deverá ser dirigido ao juiz que proferiu a sentença, cuja decisão caberá agravo.
Art. 1.012, § 3o O pedido de concessão de efeito suspensivo nas hipóteses do § 1o poderá ser formulado por requerimento dirigido ao:
I - tribunal, no período compreendido entre a interposição da apelação e sua distribuição, ficando o relator designado para seu exame prevento para julgá-la; II - relator, se já distribuída a apelação.
c) Como regra geral, a apelação terá efeito meramente devolutivo, produzindo efeitos imediatamente após a publicação da sentença.
Art. 1.012. A apelação terá efeito suspensivo
 
d) Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao Juízo de primeiro grau.
Art. 1.013, § 4o Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.
 
e) As questões resolvidas na fase de conhecimento, cujas decisões comportem ou não agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação ou nas contrarrazões.
art. 1009, § 1o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
 
6- Provas: FCC - 2016 - SEGEP-MA - Procurador do Estado de Segunda Classe 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Na apelação
 
a) as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em quinze dias, manifestar-se a respeito delas.
Art. 1.009. Da sentença cabe apelação.
§ 1o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
§ 2o Se as questões referidas no § 1o forem suscitadas em contrarrazões, o recorrente será intimado para, em 15 (quinze) dias, manifestar-se a respeito delas.
 
b) as questões de fato não propostas no juízo inferior não poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
Art. 1.014. As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
 
c) só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, para não haver supressão de instância.
Art. 1.013. A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada.
§ 1o Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
 
d) quando reformar a sentença que tenha reconhecido a decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente julgará o mérito, examinando todas as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau, porque a sentença reformada também é de mérito.
Art. 1.013. § 4o Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau.
 
e) não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de agravo de instrumento.
Art. 1.013. § 5o O capítulo da sentença que confirma, concede ou revoga a tutela provisória é impugnável na apelação.
 
7- Provas: VUNESP - 2016 - Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP - Procurador Jurídico 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
A apelação interposta antes da publicação da sentença será considerada
 
 
a) intempestiva.
b) intempestiva, exceto se houver recurso adesivo.
c) tempestiva.
d) tempestiva, se ratificada após a publicação.
e) sue) suspensa, até ser recebida pelo tribunal.
 
Art. 218. Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos em lei.
§ 4o Será considerado tempestivo o ato praticado antes do termo inicial do prazo.
 
 
8- Provas: FGV - 2016 - MPE-RJ - Técnico do Ministério Público - Área Notificação e Atos Intimatórios 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Segundo a legislação vigente, a apelação é dotada de efeito suspensivo caso seja interposta contra sentença que:
 
a) rescindir contrato de compra e venda em que figure incapaz;
b) condenar o réu a pagar alimentos;
c) confirmar tutela provisória concedida liminarmente;
d) decretar a interdição;
e) extinguir, sem resolução do mérito, embargos do executado.
 
9- Provas: VUNESP - 2011 - TJ-RJ - Juiz 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Sobre a apelação, é correto afirmar:
 
a) a apelação é recebida apenas no efeito devolutivo quando interposta de sentença que homologar a divisão ou demarcação.
b) interposta apelação contra sentença que julgou procedente o pedido de instituição de arbitragem, deve ser ela recebida no efeito suspensivo.
c) a apelação é recebida só no efeito devolutivo quando interposta de sentença que julgar a liquidação de sentença.
d) é recebida no efeito devolutivo e suspensivo a apelação interposta contra sentença condenatória de prestação de alimentos.
 
 
NCPC: Art. 1.012. A apelação terá efeito suspensivo.
§ 1o Além de outras hipóteses previstas em lei, começa a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que:
I - homologa divisão ou demarcação de terras;
II - condena a pagar alimentos;
III - extingue sem resolução do mérito ou julga improcedentes os embargos do executado;
IV - julga procedente o pedido de instituição de arbitragem;
V - confirma, concede ou revoga tutela provisória;
VI - decreta a interdição.
 
10- Provas: CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 7.1. Procedimento comum 7.1.12. Sentença9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Determinado indivíduo propôs ação judicial contra empresa pública federal, pelo procedimento ordinário, requerendo o pagamento no valor de R$ 200.000. O juiz proferiu sentença acolhendo o pedido relativo a R$ 100.000 e, quanto aos outros valores objeto da cobrança, reconheceu de ofício a existência de prescrição.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 
a) No julgamento de apelação interposta contra a sentença, caso o tribunal verifique a ocorrência de nulidade sanável no processo, deverá obrigatoriamente determinar o retorno dos autos ao juízo que prolatou a sentença.
b) Eventual recurso de apelação interposto pelo autor da ação pode ser provido monocraticamente, pelo relator, caso a sentença esteja em manifesto confronto com súmula de tribunal superior.
c) A sentença é nula de pleno direito porque, conforme o CPC, é vedado ao magistrado reconhecer de ofício a prescrição.
d) A sentença que condenou a empresa pública está sujeita ao reexame necessário e somente produzirá efeitos depois deconfirmada pelo tribunal.
e) Se somente a empresa pública apelar da sentença, o tribunal poderá aumentar o valor da indenização caso entenda, pela prova dos autos, não ter havido prescrição.
 
Comentários:
Art. 932.  Incumbe ao relator:
V - depois de facultada a apresentação de contrarrazões, dar provimento ao recurso se a decisão recorrida for contrária a:
a) súmula do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça ou do próprio tribunal;
b) acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
c) entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência;
 
11- Provas: VUNESP - 2012 - TJ-RJ - Juiz 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
É correto afirmar que o recurso de apelação comporta juízo de retratação nas seguintes hipóteses:
 
a) em regra, em todas as ações de conhecimento, seja o procedimento ordinário ou sumário, cautelar ou execução.
b) excepcionalmente, nos casos de julgamento liminar de improcedência e nos de indeferimento da inicial.
c) em regra, nas hipóteses do art. 520 do CPC, em que não há recebimento no efeito suspensivo.
d) excepcionalmente, nos casos em que há deferimento de tutela de urgência, seja antecipada ou cautelar.
 
Comentários: Via de regra, o juiz não pode se retratar após a interposição da apelação, a reanálise da sentença se dará pelo Tribunal. Entretanto, o CPC trouxe algumas exceções à essa regra, nos casos de improcedência, indeferimento da inicial, improcedência liminar do pedido e quando se tratar de sentença terminativa.
Art. 331.  Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 5 (cinco) dias, retratar-se.
 
Art. 332.  Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar:
§ 3º: Interposta a apelação, o juiz poderá retratar-se em 5 (cinco) dias.
 
Art. 485.  O juiz não resolverá o mérito quando:
§ 7o Interposta a apelação em qualquer dos casos de que tratam os incisos deste artigo, o juiz terá 5 (cinco) dias para retratar-se.
12- Provas: CESPE - 2016 - TCE-PR - Analista de Controle - Área Jurídica 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9.2. Recursos
Rafael ajuizou ação, pelo procedimento comum, contra determinado ente federativo, pedindo anulação de decisão de tribunal de contas. Durante a instrução processual, o juiz indeferiu pedido de juntada superveniente de documento feito por Rafael. Nessa situação hipotética, a decisão que indeferiu o requerimento de juntada de documento feito pelo autor
 
a) será irrecorrível, mas poderá ser impugnada por mandado de segurança.
b) poderá ser objeto de agravo de instrumento que terá de ser interposto diretamente no tribunal.
c) poderá ser objeto de agravo retido, sob pena de preclusão da decisão interlocutória.
d) poderá ser objeto de recurso em apelação ou contrarrazões de apelação.
e) não poderá ser impugnada por recurso nem por ação autônoma de impugnação.
 
 
Art. 1.009. Da sentença cabe apelação.
§ 1o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
 
 
LISTA DE QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS
 
 
1- Provas: FAUEL - 2018 - Prefeitura de São José dos Pinhais - PR - Advogado 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Sobre o recurso de apelação, de acordo com o Código de Processo Civil, assinale a alternativa INCORRETA:
 
a) Interposta a apelação, o apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias. Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões. Em seguida, os autos serão remetidos ao tribunal, após a realização do juízo de admissibilidade pelo juiz de primeira instância.
b) As questões de fato não propostas no juízo inferior poderão ser suscitadas na apelação, se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
c) Como regra, a apelação terá efeito duplo. Começa, contudo, a produzir efeitos imediatamente após a sua publicação a sentença que homologa divisão ou demarcação de terras.
d) As questões resolvidas
na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
e) A apelação devolverá ao tribunal o conhecimento da matéria impugnada. Serão, porém, objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal todas as questões suscitadas e discutidas no processo, ainda que não tenham sido solucionadas, desde que relativas ao capítulo impugnado.
 
2- Provas: MPE-SC - 2016 - MPE-SC - Promotor de Justiça - Matutina 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Nos termos do novo Código de Processo Civil, não é de competência do juízo de primeira instância exercer juízo de admissibilidade da apelação, já que o exame cabe, originariamente, ao tribunal de segundo grau. Assim, decisão do juízo de primeira instância que declare inadmissível a apelação é ato de usurpação de competência do tribunal, motivo pelo qual a reclamação será a via processual adequada para impugnar-se o ato do juiz de primeira instância.
Errado
Certo
3- Provas: IESES - 2017 - TJ-RO - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9.2.2. Apelação
O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de:
 
a) 10 (dez) dias.
b) 05 (cinco) dias.
c) 15 (quinze) dias.
d) 30 (trinta) dias.
 
4- Provas: UFG - 2017 - DEMAE - Procurador Autárquico 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação 9.2.3. Agravo de instrumento11. Mandado de segurança (Lei 12.016/09)
Leia o caso descrito a seguir.
 Jorge ajuizou demanda contra Maria, requerendo sua condenação à realização de obrigação de fazer e ao pagamento de quantia certa. Fez requerimento de tutela provisória de urgência em relação à obrigação de fazer. Após o transcurso da fase postulatória e probatória sem a análise do mencionado requerimento, sobreveio sentença de procedência de ambos os pedidos autorais, em que o juízo determina o imediato cumprimento da obrigação de fazer. Diante de tal situação, Maria instruiu seu advogado a recorrer apenas da parte da sentença relativa à obrigação de fazer.
Nessa circunstância, o advogado de Maria deve
 
a) propor Agravo de Instrumento, impugnando a tutela provisória e a condenação final à obrigação de fazer.
b) interpor Apelação, impugnando o deferimento da tutela provisória e a condenação final à obrigação de fazer.
c) interpor Agravo de Instrumento, impugnando o deferimento da tutela provisória, pois ausentes seus requisitos.
d) propor Mandado de Segurança contra a decisão que reputa ilegal, tendo como autoridade coatora o juízo sentenciante.
 
5- Provas: FCC - 2016 - Prefeitura de Campinas - SP - Procurador 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
No tocante à apelação, é correto afirmar:
 
a) As questões de fato não propostas no Juízo inferior não podem ser suscitadas na apelação, em nenhuma hipótese, porque o pedido caracterizaria inovação processual, que é vedada.
b) Quando se pleitear efeito suspensivo à apelação, o pedido deverá ser dirigido ao juiz que proferiu a sentença, cuja decisão caberá agravo.
c) Como regra geral, a apelação terá efeito meramente devolutivo, produzindo efeitos imediatamente após a publicação da sentença.
d) Quando reformar sentença que reconheça a decadência ou a prescrição, o tribunal, se possível, julgará o mérito, examinando as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao Juízo de primeiro grau.
e) As questões resolvidas na fase de conhecimento, cujas decisões comportem ou não agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação ou nas contrarrazões.
 
6- Provas: FCC - 2016 - SEGEP-MA - Procurador do Estado de Segunda Classe 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Na apelação
 
a) as questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar ou nas contrarrazões, sendo que, se nas contrarrazões, o recorrente será intimado para, em quinze dias, manifestar-se a respeito delas.
b) as questões de fato não propostas no juízo inferior não poderão ser suscitadas, ainda que a parte prove que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.
c) só será objeto de apreciação e julgamento pelo tribunal as questões suscitadas e discutidas no processo se tiverem sido solucionadas e sejam relativas ao capítulo impugnado, para não haver supressão de instância.
d) quando reformar a sentença que tenha reconhecido a decadência ou a prescrição, o tribunal necessariamente julgará o mérito, examinando todas as demais questões, sem determinar o retorno do processo ao juízo de primeiro grau, porque a sentença reformada também é de mérito.
e) não é impugnável o capítulo da sentença que confirme, conceda ou reveja a tutela provisória, porque suscetível de agravo de instrumento.
 
7- Provas: VUNESP - 2016 - Prefeitura de Mogi das Cruzes - SP - Procurador Jurídico 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
A apelação interposta antes da publicação da sentença será considerada
 
· a) intempestiva.
· b) intempestiva, exceto se houver recurso adesivo.
· c) tempestiva.
· d) tempestiva, se ratificada após a publicação.
· e) sue) suspensa, até ser recebida pelo tribunal.
 
 
8- Provas: FGV - 2016 - MPE-RJ - Técnico do Ministério Público - Área Notificação e Atos Intimatórios 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Segundo a legislação vigente, a apelação é dotada de efeito suspensivo caso seja interposta contra sentença que:
 
a) rescindir contrato de compra e venda em que figure incapaz;
b) condenar o réu a pagar alimentos;
c) confirmar tutela provisória concedida liminarmente;
d) decretar a interdição;
e) extinguir, sem resolução do mérito, embargos do executado.
 
9- Provas: VUNESP - 2011 - TJ-RJ - Juiz 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Sobre a apelação, é correto afirmar:
 
a) a apelação é recebida apenas no efeito devolutivo quando interposta de sentença que homologar a divisão ou demarcação.
b) interposta apelação contra sentença que julgou procedente o pedido de instituição de arbitragem, deve ser ela recebida no efeito suspensivo.
c) a apelação é recebida só no efeito devolutivo quando interposta de sentença que julgar a liquidação de sentença.
d) é recebida no efeito devolutivo e suspensivo a apelação interposta contra sentença condenatória de prestação de alimentos.
 
 
10- Provas: CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária CESPE - 2016 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 7.1. Procedimento comum 7.1.12. Sentença9. Processos nos Tribunais e meios de impugnação das decisões judiciais 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
Determinado indivíduo propôs ação judicial contra empresa pública federal, pelo procedimento ordinário, requerendo o pagamento no valor de R$ 200.000. O juiz proferiu sentença acolhendo o pedido relativo a R$ 100.000 e, quanto aos outros valores objeto da cobrança, reconheceu de ofício a existência de prescrição.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 
a) No julgamento
de apelação interposta contra a sentença, caso o tribunal verifique a ocorrência de nulidade sanável no processo, deverá obrigatoriamente determinar o retorno dos autos ao juízo que prolatou a sentença.
b) Eventual recurso de apelação interposto pelo autor da ação pode ser provido monocraticamente, pelo relator, caso a sentença esteja em manifesto confronto com súmula de tribunal superior.
c) A sentença é nula de pleno direito porque, conforme o CPC, é vedado ao magistrado reconhecer de ofício a prescrição.
d) A sentença que condenou a empresa pública está sujeita ao reexame necessário e somente produzirá efeitos depois deconfirmada pelo tribunal.
e) Se somente a empresa pública apelar da sentença, o tribunal poderá aumentar o valor da indenização caso entenda, pela prova dos autos, não ter havido prescrição.
 
11- Provas: VUNESP - 2012 - TJ-RJ - Juiz 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 7. Processo de conhecimento e cumprimento de sentença 9.2. Recursos 9.2.2. Apelação
É correto afirmar que o recurso de apelação comporta juízo de retratação nas seguintes hipóteses:
 
a) em regra, em todas as ações de conhecimento, seja o procedimento ordinário ou sumário, cautelar ou execução.
b) excepcionalmente, nos casos de julgamento liminar de improcedência e nos de indeferimento da inicial.
c) em regra, nas hipóteses do art. 520 do CPC, em que não há recebimento no efeito suspensivo.
d) excepcionalmente, nos casos em que há deferimento de tutela de urgência, seja antecipada ou cautelar.
 
12- Provas: CESPE - 2016 - TCE-PR - Analista de Controle - Área Jurídica 
Disciplina: Direito Processual Civil - Assuntos: 9.2. Recursos
Rafael ajuizou ação, pelo procedimento comum, contra determinado ente federativo, pedindo anulação de decisão de tribunal de contas. Durante a instrução processual, o juiz indeferiu pedido de juntada superveniente de documento feito por Rafael. Nessa situação hipotética, a decisão que indeferiu o requerimento de juntada de documento feito pelo autor
 
a) será irrecorrível, mas poderá ser impugnada por mandado de segurança.
b) poderá ser objeto de agravo de instrumento que terá de ser interposto diretamente no tribunal.
c) poderá ser objeto de agravo retido, sob pena de preclusão da decisão interlocutória.
d) poderá ser objeto de recurso em apelação ou contrarrazões de apelação.
e) não poderá ser impugnada por recurso nem por ação autônoma de impugnação.
 
GABARITO
 
 
1-A / 2-CERTO / 3-C / 4-B / 5-D / 6-A / 7-C / 8-A / 9-A / 10-B / 11-B / 12-D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais