Buscar

prova 4 psicomotricidade

Prévia do material em texto

1.
	O córtex cerebral é dividido em áreas, que são denominadas de lobos cerebrais, cada um com funções diferenciadas. Por isso, é importante que os pais e os professores conheçam as funções de cada lobo, pois dessa forma podem desde cedo estimular a inteligência e outras funções cognitivas da criança. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lobo frontal.
II- Lobo parietal.
III- Lobo temporal.
IV- Lobo occipital.
(    ) Desempenha a função da leitura, imagem espacial, registro tátil e imagem do corpo.
(    ) Memória auditiva, integração rítmica, interpretação espaço-temporal e estímulos auditivos.
(    ) Estimulação visual, percepção visual, relação espacial e sequencialização visual.
(    ) Tem a função da fala, função motora, controle emocional e escrita. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - III - IV - I.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	IV - I - II - III.
	2.
	O esquema corporal é a consciência do corpo. A evolução da motricidade depende de um bom desenvolvimento do esquema corporal, das percepções e da afetividade. O esquema corporal se estrutura a partir da experimentação do vivenciado e do contato com os objetos dos outros. Existem três aspectos para a formação  do esquema corporal, segundo Negrini (1998). Sobre esses aspectos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Imagem corporal.
II- Conceito corporal.
III- Esquema corporal.
(    ) Conhecimento do próprio corpo.
(    ) Representações do nosso corpo, fruto de experiências táteis.
(    ) Sensações proprioceptivas, tônus emocional, convenções sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: NEGRINI, Airton. A coordenação psicomotora e suas implicações. Porto Alegre: Pallotti, 1987.
	 a)
	I - II - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	II - I - III.
	3.
	As crianças são naturalmente ativas, pois pulam, correm, saltam, lançam, arremessam, dançam, chutam, enfim, movimentam-se o tempo todo e de múltiplas maneiras. De acordo com Gallahue e Ozmun (2003), a fase dos movimentos fundamentais divide-se em três estágios diferentes: estágio inicial, estágio elementar e estágio maduro. A partir desta informação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estágio inicial.
II- Estágio elementar.
III- Estágio maduro.
(    ) Neste estágio, precisa-se de maior controle e coordenação dos movimentos, conforme o avanço do nível de maturidade.
(    ) Neste estágio, são executados os movimentos fundamentais, de forma bem básica, representando as primeiras tentativas de execução.
(    ) Os movimentos apresentam-se mais eficientes, neste estágio com dominância maior das habilidades consideradas fundamentais.
(    ) Este estágio pode ser mantido até o final da vida por algumas pessoas que não conseguem se desenvolver conforme o esperado em alguns movimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tradução de Maria Aparecida da Silva Pereira Araújo. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2003.
	 a)
	II - II - III - I.
	 b)
	II - I - III - II.
	 c)
	III - I - II - I.
	 d)
	I - III - I - II.
	4.
	O desenvolvimento do ser humano acontece em várias fases, na infância, na adolescência, na idade adulta e na velhice. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- O desenvolvimento psicomotor na primeira infância depende de muitos fatores, dentre eles a maturação cerebral.
II- Na adolescência ocorrem as maiores transformações, e a maturidade torna-se fundamental nesta fase.
III- Na idade adulta e na velhice o corpo sofre com as várias mudanças: físicas e intelectuais.
IV- No período da vida adulta, a maturidade exerce seu maior pico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O brincar é a cultura da criança e se constitui como parte incondicional de sua formação. As brincadeiras são importantes para o desenvolvimento infantil, por isso, as instituições escolares devem organizar os tempos e espaços, planejando de forma adequada as ações para que as interações que ocorrem nos momentos lúdicos contribuam com a construção do conhecimento, estimulando o raciocínio lógico. Com relação à ludicidade, analise as sentenças a seguir:
I- O jogo, a brincadeira e o brinquedo fazem parte da cultura infantil, por isso, os jogos didáticos são encarados com naturalidade por elas.
II- As crianças se divertem enquanto brincam e interagem com os amigos ou até mesmo sozinhas, com ou sem brinquedos.
III- As mudanças históricas de ordem econômica diminuíram o tempo e o espaço para as crianças brincarem.
IV- Os educadores não precisam resgatar no ambiente formal de aprendizagem a cultura do brincar com as crianças.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	O ser humano é um ser biopsicossocial e vai se humanizando a partir dos instintos iniciais, dos reflexos, funções orgânicas, racionalidade, inteligência, criatividade, sensibilidade, afetividade e interações sociais. À medida que avança na idade vão se processado diferentes formas de adaptação e novos esquemas mentais e motores vão se ressignificando. A partir do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A experiência motora está no centro do desenvolvimento do corpo e através dela apresentamos nossas representações mentais.
PORQUE
II- Com o corpo, estabelecemos relações com o mundo e por isso é necessário compreender a complexidade do corpo vivido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e II é a justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	7.
	Atualmente os idosos de hoje vivem mais tempo e de forma mais saudável que os idosos de tempos atrás. Apesar disso, é preciso ter consciência de que na idade adulta e na senescência (velhice) podem surgir alguns comprometimentos motores, ou até mesmo um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Sobre as possíveis consequências geradas por um AVC, analise as sentenças a seguir:
I- Falta de sensibilidade e dor.
II- O cérebro não consegue enviar os estímulos necessários para que ocorram alguns movimentos.
III- Desequilíbrio, paralisia facial e dificuldades para engolir.
IV- A visão não é afetada em casos de acidente vascular cerebral (AVC).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	Alguns autores, como, por exemplo, Boiko e Zamberlan (2001), defendem que o brincar deve ser considerado um componente curricular fundamental para a pré-escola. Estas autoras se embasam na teoria vygotskyana, que aponta o brincar como o momento propício para que se desenvolva a constituição do sujeito, por meio das interações entre as crianças. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- Embora o brincar seja importante para o desenvolvimento psicomotor, praticamente não contribui para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do senso crítico.
II- Através do brincar, as crianças aprendem a administrar a sua relação com o outro e com o mundo. Elas se apropriam da realidade, assimilam-na e a recriam.
III- Sobre o brincar no ambiente escolar, deve-se deixar ocorrer espontaneamente, pois é um momento que dispensa a ação pedagógicae objetivos específicos.
IV- O professor deve levar o tempo em conta ao propor uma brincadeira. É preciso haver tempo suficiente para que a brincadeira surja, desenvolva-se e termine.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo. Maringá, v. 6, n. 1, jun. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722001000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 set. 2012.
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Ao revisitar os primórdios da psicomotricidade, observa-se que ela recebeu diversas influências teóricas, com distintas visões e enfoques acerca do trabalho corporal. A respeito das abordagens que inspiraram e sustentaram as primeiras teorias da psicomotricidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas as áreas que cooperaram para o avanço do processo de formação da psicomotricidade são relevantes, principalmente na compreensão de trabalhar o indivíduo em sua totalidade.
	 b)
	Dentro da abordagem pedagógica foi a teoria de Emilia Ferreiro a mais significativa para dar início aos estudos da psicomotricidade relacional no norte da Europa.
	 c)
	Uma das principais áreas que forjaram a criação da psicomotricidade foi a neuropsicopedagogia e até hoje é área de maior renome e proeminência para a psicomotricidade.
	 d)
	A Biologia foi uma das áreas com menor participação e representatividade na elaboração dos primeiros escritos da psicomotricidade.
	10.
	O cérebro humano é um órgão muito complexo e possui diferentes lobos. Há uma determinada área do cérebro conhecida por lobo frontal, responsável por vários aspectos comportamentais. A criança com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) tem sua atividade comprometida nesse lobo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O lobo frontal está localizado na frente da cabeça, na parte que conhecemos por testa.
(    ) Junto ao lobo frontal temos o córtex pré-frontal, o córtex pré-motor, o córtex motor e a área de Broca.
(    ) O córtex pré-frontal é responsável pelas funções intelectuais e alguns aspectos do comportamento e da aprendizagem.
(    ) O lobo frontal está diretamente ligado à interpretação da linguagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	11.
	(ENADE, 2014) Considere a situação em que uma professora da educação infantil, há cinco anos, prevê no planejamento de suas aulas a utilização de muitas brincadeiras em sala de aula, que está organizada para atender as crianças em seus aspectos físicos, cognitivos, afetivos e motores. Considere, ainda, que, em determinada aula, seus alunos organizaram a sala para simular o atendimento a animais machucados e doentes. Enfileiraram bichos de pelúcia e começaram a tratá-los e medicá-los. Colocaram na porta uma placa que indicava que a sala era um consultório veterinário. Alguns alunos vestiram aventais e outros atuaram como atendentes ou donos dos animais. Como base na situação descrita, infere-se que, entre os objetivos da atividade realizada pela professora, inclui-se o de:
I- Ensinar comportamentos sociais, por meio de processos de interação que se iniciam aos três anos de idade e, portanto, correspondem a um nível mais elementar do desenvolvimento cognitivo da criança.
II- Desenvolver a sociabilidade e o senso de cooperação na criança.
III- Demonstrar às crianças a capacidade delas para agir como adultos, constituindo um ritual de passagem da infância para a adolescência.
IV- Auxiliar no desenvolvimento da imaginação e da capacidade de utilização de símbolos representativos de pessoas e coisas do mundo real.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2014/36_pedagogia.pdf. Acesso em: 21 jul. 2020.
	 a)
	II e IV, apenas.
	 b)
	I, III e IV, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
	12.
	(ENADE, 2005) Após discussão pela disputa de um brinquedo, uma das crianças fica quieta, senta-se próximo à casinha de bonecas e chora. A professora a observa sem intervir. Após alguns instantes, conversa com ela e depois a acompanha para que tome um copo d'água e lave o rosto, a fim de retomarem as atividades, incentivando-a a participar. A professora de Educação Infantil, que considera o sentimento como uma construção social e se preocupa em observar, escutar e aprender com a criança, entende o choro como manifestação de medo, insegurança, raiva ou tristeza, sensações que:
	 a)
	Exigem a intervenção do professor para acalmar a ansiedade da criança.
	 b)
	Fazem sofrer e, por isso, devem ser evitadas ou reduzidas nas situações escolares.
	 c)
	Necessitam ser vivenciadas pela criança da mesma forma que as relacionadas à alegria, à curiosidade e ao prazer.
	 d)
	Precisam ser estimuladas de modo a fortalecer a criança para enfrentar as situações de violência.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando