Buscar

Relatório - Primeiros Socorros

Prévia do material em texto

5
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST - UNIFACVEST
TÂNIA MARA NEGRI GUERRA DE OLIVEIRA
	
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
“ESTÁGIO ONLINE”
RESOLUÇÃO EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Nº002, DE 01 DE JUNHO DE 2020
PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFESSORES EM AMBIENTE ESCOLAR
Garça, SP. 2020
TÂNIA MARA NEGRI GUERRA DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, para demonstrar as atividades de Estágio Curricular Supervisionado em Primeiros Socorros para Professores no Ambiente Escolar.
Garça, SP. 2020
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 3 
2. APRESENTAÇÃO.......................................................................................... 4 
3. ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLÓGICO................... 6 
4. CONCLUSÃO................................................................................................. 7
 REFERENCIAS................................................................................................. 8
1 INTRODUÇÃO
O estágio curricular obrigatório foi realizado online, e elaborado a partir da análise de vídeo aulas e da leitura do material em PDF, sobre primeiros socorros para professores no ambiente escolar. O relatório visa transmitir os conhecimentos adquiridos durante o estudo online do estágio.
O tema, primeiros socorros é importantíssimo, pois pode auxiliar em situações emergenciais, garantindo a possibilidade de salvar vidas e não agravar a situação da vítima, sendo realizado até a chegada de uma equipe especializada “Resgate ou Samu” ou socorrida e levada ao “Pronto Socorro”, se necessário. 
Então, sabendo que a escola é um espaço organizado para atender bebês, crianças, adolescente e até adultos é de suma importância que toda a equipe escolar tenham noções básicas de primeiros socorros, podendo prestar atendimentos diante de emergências, principalmente em instituições de ensino que atendem crianças de quatro meses a três anos de idade, onde pode ocorrer com mais frequência engasgo, sufocamento, quedas, entre outras. 
Com a realização deste relatório, pretendi demonstrar o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, de modo a melhorar e poder assim refletir todo esse desenvolvimento na prática pedagógica como educadora e professora.
	O estágio online “primeiros socorros no ambiente escolar”, contribuiu muito na minha formação, pois aprendi a maneira correta de como agir diante de um acidente ou mal súbito, sem colocar a vida da vítima em risco, enriquecendo muito minha formação acadêmica e de grande importância na minha prática docente.
2 APRESENTAÇÃO
Aprender sobre os primeiros socorros no ambiente escolar é de suma importância, pois a qualquer momento o professor pode ser surpreendido com um acidente, sendo ele o mais próximo da vítima terá que agir para não colocar em risco a vida da mesma.
O objetivo do estágio foi um maior aprofundamento no tema tão atual e importante para a sociedade em geral, não somente no ambiente escolar. Os materiais disponibilizados durante esse estudo, sendo vídeo aulas e materiais em PDF, forneceram conhecimentos de algumas práticas em primeiros socorros dentro e fora da escola, que são fundamentais na prática docente, principalmente para quem trabalha em instituições educacionais com crianças de quatro meses a três anos de idade, a falta desse conhecimento pode agravar a situação, pois os profissionais envolvidos podem prestar o socorros de forma insatisfatória colocando a vida da vítima em risco ou agravando as lesões.
O estágio online curricular supervisionado com a disciplina primeiros socorros para professores no ambiente escolar, foi realizado no ambiente virtual AVA de educação a distância do centro universitário, UNIFACVEST, sendo fundamental para enriquecer a minha prática docente.
O presente estágio foi realizado de maneira online aprovada pelo MEC, devido às escolas estarem fechadas, por conta da pandemia (Covid-19). Sendo assim, oportunizou o ensino somente a distância.
O estágio online trouxe uma visão diferenciada de como agir diante de um acidente dentro da escola, dando a oportunidade de ampliar o conhecimento na área, refletir sobre o que já se conhecia e também na importância de buscar novos conhecimentos e aplicá-los dentro e fora da escola, ajudando a ter uma atuação mais eficaz, agindo de forma correta no momento necessário. 
Segundo Brasil, 2003,podemos definir primeiros socorros, como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.
Então, sabendo que a escola é um espaço organizado para atender bebês, crianças, adolescente e até adultos é de suma importância que toda a equipe escolar tenham noções básicas de primeiros socorros, podendo prestar atendimentos diante de emergências, principalmente em instituições de ensino que atendem crianças de quatro meses a três anos de idade, onde pode ocorrer com mais frequência engasgo, sufocamento, quedas, entre outras. 
A Lei 13722, mais conhecida como Lei Lucas, institui como obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de colégios públicos e privados. O principal objetivo do texto legislativo é preparar os profissionais para agir com segurança diante de acidentes que, como apresentamos, são comuns no espaço escolar.
 Sendo assim, para garantir a segurança das crianças, criou-se a Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação de toda a equipe da instituição escolar, após a morte de uma criança vítima de engasgamento durante um passeio da escola, na qual, ninguém do corpo docente, presente no local, sabia realizar os procedimentos de primeiros socorros.
Então, prestar socorro é uma obrigação legal, e tornando ato criminoso a omissão. Por isso, o estágio curricular supervisionado em primeiros socorros para professores no ambiente escolar é importantíssimo para formação acadêmica, qualificando para agir com segurança diante de eventuais acidentes, em situações emergências.
3 ATIVIDADES E RECURSOS DE MATERIAIS/TECNOLÓGICO
O professor além de educador é o primeiro a prestar cuidados de primeiros socorros a vítima em casos de acidentes ou mal súbito até a chegada de uma equipe especializada “Resgate ou Samu”, ou socorre-la até a Unidade de Pronto Atendimento. Os professores que não sabem como agir em situações de emergências, colocam em risco a vida da vítima ou o agravamento das lesões.
Desta forma, é de suma importância que toda a equipe escolar tenha conhecimento e treinamento em primeiros socorros, mas também é necessário trabalhar as medidas preventivas contra os acidentes. 
Primeiramente, propor uma conversa com a equipe gestora, para que façam uma avaliação e sendo necessário, uma adequação aos espaços, pensando na segurança das crianças, como por exemplo: verificar corrimões de escadas, saídas de emergências, extintores de incêndios, entre outros.
Sugerir atividades como: 
· Registro de ficha de saúde do aluno junto com os pais; 
· Palestras sobre prevenção de acidentes com equipe da saúde e corpo de bombeiros; 
· Produção de cartazes com os números dos serviços de emergências;
· Assistir a vídeo aulas, treinamento para toda a equipe escolar;
· Participar de treinamento contra incêndio com a equipe do corpo de bombeiros;
· Elaboração de um estojo de primeiros socorros (contendo os itens obrigatórios);
· Histórias ou leituras informativas sobre o assunto; 
Desta forma, espera-se desenvolver ações de prevençãoe promoção da saúde no ambiente escolar, a fim de diminuir danos de procedimentos incorretos ou a falta dos primeiros socorros. 
4 CONCLUSÃO
Conclui-se que é de suma importância o treinamento e aperfeiçoamento de toda a equipe escolar quanto às práticas de primeiros socorros, sendo este um ambiente onde se tornam responsáveis pelos alunos no período em que se encontram na instituição escolar.
Sabemos que prestar socorro é uma obrigação legal, tornando ato criminoso a omissão. Por isso, o estágio curricular supervisionado em primeiros socorros para professores no ambiente escolar, o estágio possibilitou a compreensão da importância, de toda comunidade escolar ter acesso a essa formação, a falta desta pode gerar prejuízos irreparáveis a vida da vítima.
Por meio do estágio e dos estudos foi possível perceber que é necessário estar sempre atualizando e buscando novos conhecimentos conforme as diretrizes e legislação, buscando também o conhecimento do corpo humano, respeitando a faixa etária de cada criança.
A realização do estágio foi de grande aprendizagem e muito significativo para a construção da minha vida acadêmica, assim sendo, faz-se necessário estar em constante pesquisa e busca de novos conhecimentos. Foi uma experiência muito rica, trazendo uma ampla visão do cuidado, da aplicação das diretrizes e leis, bem como, a prevenção e abordagem correta para cada momento de intercorrência.
REFERÊNCIAS 
BRASIL, Lei. 13.722, de 4 de outubro de 2018. Institui o código civil. Diário oficial da união. Dispõe: preparar os profissionais para agir com segurança diante de acidentes que são tão comuns no espaço escolar. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm>. Acesso em: 07 set. 2020.
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/biosseguranca/manualdeprimeirossocorros.pdf. Acesso em: 07 set. 2020
CARVALHO, F. F. Acidentes Infantis: relatos de diretores e professores do ensino fundamental e análise do material didático. 2008. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/PosGraduacao/Educacao/Dissertacoes/carvalho_ff_me_mar.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.

Continue navegando

Outros materiais