Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA- LINGUÍSTICA BÁSICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação On-Line 6 (AOL 6) - Atividade Contextualizada
INSTITUIÇÃO: (UNAMA) UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA.
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS.
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA BÁSICA.
PROFESSORA: HILDA MENEZES DA SILVA.
TUTORA: ROSENAIDE HELENA DA MOTA.
ACADÊMICA: SABRINA NOGUEIRA DE SOUSA.
Conteúdo do exercício
Parte superior do formulário
Olá meu querido(a) estudante, tudo bem? 
Chegamos juntos a sua última atividade avaliativa da disciplina de Linguística Básica. 
Espero que tenha aproveitado nossos encontros e que sua bagagem acadêmica, só tenha aumentado. 
Vamos para atividade? 
Leia a citação a seguir: 
Dentro da linguística existe grande pluralidade teórica, e isso é importante na medida em que dá ao pesquisador a liberdade de escolher seu objeto teórico – e favorece, também, o desenvolvimento da área, pois somente uma teoria não dá conta de trabalhar com todos os fenômenos linguísticos. É de suma importância que cada vez mais teorias façam parte da linguística, para que cada recorte feito possa ser aprofundado, abdicando do todo, mas detendo-se com atenção especial a sua teoria e seu respectivo objeto, deixando o que “não foi possível incluir” para outra teoria abarcar com seu objeto teórico competente (CABRAL, 2014, p. 88) 
 
Tomando como inspiração o enunciado anterior, nós propomos a seguinte atividade.  
Escolha duas teorias linguísticas que você desejar a partir do e-book da unidade 1. Após isso, escreva um texto de, no máximo, 1 página (Fonte: Verdana; Tamanho: 12, Espaçamento: 1,5; recuo de 1,25 na primeira linha do parágrafo), no qual você faz uma comparação entre ambas. Depois de fazer isso, envie-nos para a avaliação. 
Desde já, desejo a você uma boa atividade! 
Parte inferior do formulário
TEORIAS LINGUÍSTICAS: PRAGMÁTICA E GERATIVISMO
 O percurso teórico desenvolvido no presente artigo está organizado em duas diferentes seções. Na primeira seção, trazemos considerações acerca da Pragmática. Na segunda seção, buscamos explicitar os subsídios teóricos do gerativismo, assim como desenvolver uma discussão acerca do modelo gramatical da referida teoria.
 O papel da Pragmática na filosofia da linguagem tem sido discutido desde a formulação da distinção tradicional entre sintaxe, semântica e pragmática. A sintaxe diz respeito às relações entre os signos como unidades básicas no processo de formação de complexos como proposições, abstração feita do significado desses signos. A semântica é o estudo do significado dos signos linguísticos, de seu modo de relação com os objetos a que se referem e do valor de verdade das sentenças em que se articulam e que se referem a fatos na realidade. A pragmática, por sua vez, diz respeito à linguagem em uso, em diferentes contextos, tal como é utilizada por seus usuários para a comunicação.
 A Teoria Gerativista foi apresentada pelo linguista Noam Chomsky na década 1950. É considerado como o nascimento da Linguística Gerativista o ano de 1957, quando foi publicado o livro Estruturas Sintáticas de Noam Chomsky. A teoria apresentada, inicialmente foi uma resposta e recusa ao Behaviorismo, que caracterizava os indivíduos como tábuas rasas, afirmando que os mesmos não nasciam com capacidade para a linguagem. Para os Behavioristas, a linguagem era adquirida apenas a partir da interação, assumindo caráter externo e social. É importante sinalizar que a Gramatica Gerativa tem sua atuação, na descrição e estudo da competência. Sendo objeto de estudo, as sentenças, na gramática comum a todas as línguas, existente na mente humana. O objetivo dos gerativistas era descrever tudo o que constituísse a competência linguística do falante, valorizando a relação entre descrição e intuição dos falantes, o que proporcionou a integração à pesquisa linguística à pesquisa sobre o funcionamento da mente. É, portanto, o domínio da variação e da heterogeneidade, devido à diversidade do uso e à multiplicidade de contextos.
file:///C:/Users/pc/Downloads/6101-18667-1-SM%20(4).pdf
https://poslingualinguistica2011portela.webnode.com.br/aspectos-teoricos-da-linguistica/principais-aspectos-do-gerativismo/
Leia mais: https://poslingualinguistica2011portela.webnode.com.br/aspectos-teoricos-da-linguistica/principais-aspectos-do-gerativismo/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando