Buscar

atividade Contextualizada - Educação e tecnologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD 20202.A
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS
CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA
ANDREA CESAR PEDROSA DA SILVA
MAELY MORAIS DE PAULA RODRIGUES
lá caro (a) estudante, chegamos então a nossa última atividade da disciplina. O que você acha de praticarmos o conteúdo trabalhado nessas quatro unidades.
Dentre as várias mudanças que se processam na sociedade com o avanço das invenções tecnológicas, podemos falar de ressignificações relativas ao papel do/a professor/a e dos/as alunos/as. Quanto aos/as estudantes, o protagonismo juvenil é algo que pode ser potencializado através das tecnologias, apontando para a autonomia e o desenvolvimento do pensamento crítico. No que diz respeito aos/as professores/as, esses/as deixam de ser vistos/as como transmissores/as do conhecimento, o qual deve ser construído de forma colaborativa entre os sujeitos. O/a professor/a é visto como aquele/a que cria pontes de saber. Essas e outras características marcam um contexto educacional mediado pelas tecnologias e indicam a ultrapassagem dos lugares tradicionais antes ocupados pelos/as professores/as e estudantes. 
O texto a seguir nos ajudar a compreender melhor a discussão específica sobre os novos papeis assumidos pelos/as professores/as: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/14359/8641
(VIERIA, Matheus Machado. Educação e Novas Tecnologias: O Papel do Professor nesse Cenário de Inovações. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v.11, nº 129, págs. 95-102, 2012).
Com base no comentário acima e tomando por referência o que foi lido, elabore um texto argumentativo-dissertativo de 30 linhas focando nos/as professores/as, suas atividades e relações com outros sujeitos e com o conhecimento em um cenário educacional onde a presença das tecnologias é cada vez mais forte.
Com a chegada da era digital, a educação deu um salto, o acesso ao conhecimento tornou-se algo muito fácil, pois os recursos e as ferramentas disponíveis contribuem de forma significativa para o desenvolvimento de novas habilidades.
Por isso, é importante para o professor aderir aos avanços tecnológicos ou seja, investir em si próprio e possibilitar ao outro o acesso à informação e ao conhecimento, transformando-o permitindo que ele próprio seja o agente transformador de ambas as histórias.
Os recursos tecnológicos da era moderna podem ser considerados pelo professor como um facilitador da aprendizagem, um dispositivo a mais, capaz de despertar o interesse pelas diferentes áreas do conhecimento.
O papel do professor diante das novas tecnologias é imprescindível, ele tornou-se o elo entre o ensino/aprendizagem, ou melhor, ele facilita a aquisição do conhecimento a partir das ferramentas tecnológicas. Então, é interessante que os professores percebam que o mundo evoluiu e que o jeito de fazer educação hoje não é o mesmo de outrora. Diante desta realidade, os mesmo precisam trabalhar em conjunto com a tecnologia, contribuindo de forma significativa com o aprendizado dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
http://www2.seduc.mt.gov.br/-/o-professor-frente-as-novas-tecnologias-de-informacao-e-comunicac-1
http://www.pucrs.br/ciencias/viali/doutorado/ptic/aulas/aula_1/Boer_Vestena_Souza.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando