Buscar

prova lincenciatura em foco

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Luzineide Assunção Morais (1158255)
	
	Disciplina:
	Licenciatura em Foco (LED107)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655963) ( peso.:3,00)
	Prova:
	22998195
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os recursos interferem fortemente no processo de ensino e aprendizagem; o uso de qualquer recurso depende do conteúdo a ser ensinado, dos objetivos que se deseja atingir e da aprendizagem a ser desenvolvida, visto que a utilização de recursos didáticos facilita a observação e a análise de elementos fundamentais para o ensino experimental, contribuindo com o aluno na construção do conhecimento. Sobre os aspectos conceituais de tecnologia, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de tecnologia envolve artefatos, objetos, ferramentas, sistemas, resultados industriais, transportes, sistemas de comunicação e controle de produção. 
II- O próprio Estado pode ser considerado uma tecnologia de "governo".
III- O conceito de tecnologia não envolve artefatos, objetos, ferramentas, sistemas, resultados industriais, transportes, sistemas de comunicação e controle de produção. O próprio Estado pode ser considerado uma tecnologia de "governo".
IV- O conceito de tecnologia envolve o próprio Estado, considerado uma tecnologia de "governo".
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	2.
	No período entre os anos 1970 e 1990, a comunicação social se transformou. Toda a produção escrita em papel ganhou uma concorrência voraz, que são as publicações on-line. Já a partir dos anos de 2010, o canal Youtube se transformou num forte concorrente da TV aberta. Logo, o papel da comunicação ampliou e criou novos espaços na discussão sobre todo e qualquer assunto, bem como sobre as preocupações do mundo educacional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Diferentemente da TV e do rádio, a internet é um meio de comunicação que faz parte dos meios chamados TIC.
	 b)
	As TIC foram incorporadas às ações didáticas com mais intensidade a partir da ampliação da informática escolar.
	 c)
	Entretenimento e dinamismo de operação são características marcantes da didática tradicional na educação.
	 d)
	As tecnologias tradicionais de ensino, como a música e a poesia, são incompatíveis com as mídias eletrônicas.
	3.
	Para valorizar a diversidade, no que diz respeito à inclusão, é necessário atender a todas as especificidades, sejam elas físicas ou intelectuais. Dessa forma, o sujeito tem acesso a seus direitos e a oportunidade de se desenvolver como cidadão com os mesmos direitos dos demais. Sobre a perspectiva da inclusão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Promove o acesso aos sujeitos negados, sem a preocupação de atender às especificidades de cada sujeito.
(    ) Considera os ajustes necessários para que qualquer pessoa se sinta parte do grupo.
(    ) Respaldada-se nos Direitos Humanos para defender uma educação para todos.
(    ) Reconhece a importância de uma política educacional que apoie a reformulação dos currículos, avaliação e formação dos professores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V -V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	4.
	A educação intercultural e os direitos humanos nos fazem construir diversos caminhos. Como educadores, somos desafiados a promover processos de desconstrução e de desnaturalização de preconceitos e discriminações que impregnam, muitas vezes, com caráter difuso, as relações sociais e educacionais que configuram os contextos em que vivemos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um dos fatores de ser natural é abdicar os direitos das crianças, propondo ações exclusivas para cada sociedade, para tornar um ambiente mais acessível.
	 b)
	Ao se naturalizar com posturas incorretas, a sociedade se acostuma com práticas discriminatórias, prejudicando a natureza das situações advindas de várias culturas.
	 c)
	A naturalização é um componente que faz em grande parte invisível e especialmente complexa esta problemática, que invade e povoa nossos imaginários individuais e sociais.
	 d)
	A natureza humana, advinda de fatores sociais, muitas vezes vem sendo inserida a contextos preconceituosos, não levando em conta o lado individual do ser humano.
	5.
	Os debates e as pretensões voltadas a uma educação inclusiva iniciaram no Brasil a partir do final da década de 1980 e início da década de 1990, porém somente se concretizou com a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, em Salamanca (1994). Dos diálogos e discussões surgiram ações que manifestavam um objetivo. Qual era esse objetivo?
	 a)
	De tornar o ensino regular as pessoas com necessidades especiais, uma opção para instituições de ensino.
	 b)
	De efetivar o ensino regular ao encargo da comunidade.
	 c)
	De unir o ensino especial com o regular.
	 d)
	De adaptar os alunos às necessidades da escola.
	6.
	Os sites, os programas, as fontes on-line e os softwares educacionais podem auxiliar o professor na elaboração e na construção de suas aulas. Nesse contexto, o professor necessita estabelecer uma avaliação criteriosa das ferramentas utilizadas, da mesma forma que ele faz com um livro didático. Sobre como podemos descrever os recursos didáticos on-line, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	São projetos educacionais que devem reproduzir integralmente os livros didáticos impressos com a finalidade de atrair a atenção dos alunos com déficit de atenção.
	 b)
	Programas que devem ser destinados exclusivamente aos professores para facilitar a realização de planejamentos e atividades, sem acesso aos alunos.
	 c)
	São aplicativos educacionais que desconsideram os objetivos pedagógicos tradicionais, podendo ser utilizado para o lazer e entretenimento dos alunos.
	 d)
	São aplicativos voltados às atividades pedagógicas e que possibilitem ao estudante produzir e desenvolver conhecimentos.
	7.
	Na história do ser humano, a tecnologia está presente desde os primórdios através das invenções úteis para a sobrevivência e superação das intempéries da natureza. Iniciando através da técnica, a tecnologia tem sua gênese nesta primeira fase do homem, a Pré-história. Com relação à escola, ocorre um processo semelhante. A presença da tecnologia na escola é cercada de mitos, por parte de alguns educadores, que temiam que ela pudesse ocupar o seu lugar em sala de aula. A partir da visão crítica da tecnologia na escola, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O professor deve reconhecer o problema das mídias e redes sociais na vida de seus alunos e utilizá-las para substituir as ações tradicionais da didática.
	 b)
	O professor não pode ignorar a presença da internet na vida das pessoas e deve aproveitá-la em sala de aula, integrando-a aos conteúdos e às atividades previstas.
	 c)
	A tecnologia educacional exige a substituição do professor pelo profissional técnico que não tenha medo de inovar e que transforme seus alunos.
	 d)
	A tecnologia na escola desfavorece a sintetização e a memorização das informações e conteúdos, não sendo necessário tanto estudo e dedicação por parte dos estudantes.
	8.
	Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado, superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas (LIMA, 2014). São as pessoas dentro da própria escola que acabam julgando ou nivelando o grau de conhecimento do professor de acordo com sua cor, etnia, poder aquisitivo, sexualidade, gênero, condição física e de moradia, não considerando seu grau de estudo, formação, empenho, leituras, entre outros, ou seja, julgam pelas características, na maior parte, físicas.Sobre as maiores vítimas do preconceito dentro do contexto escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA; C. F. Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racismo-e-discriminacao-contexto-escolar/>. Acesso em: 15 out. 2017.
	 a)
	Professor branco, pobre e nordestino.
	 b)
	Professor negro, pobre ou homossexual.
	 c)
	Professor pobre, pardo e que vive em zona rural.
	 d)
	Professor homossexual, branco e que vive em zona urbana.
	9.
	A  Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, aconteceu no ano de 1994, na cidade espanhola de Salamanca. A partir dessa conferência nasceu a Declaração de Salamanca que trata de princípios, políticas e práticas no contexto das necessidades educativas especiais. Sobre essa declaração, analise as sentenças a seguir:
I- Toda a criança tem o direito à educação de qualidade e manter seu nível adequado de aprendizagem.
II- Crianças com necessidades especiais têm salas diferenciadas e não necessitam estudar em escola regular.
III- As escolas devem atuar numa concepção inclusiva para que todos tenham condições iguais de acesso ao ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentenças II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	No atual contexto, por influência da globalização, a desigualdade social, caracterizada, entre outros aspectos, pela desigualdade no acesso aos recursos financeiros (renda, por exemplo) provoca a dificuldade no acesso à alimentação, à saúde, à moradia, à educação de qualidade, à segurança, à habitação, ao emprego etc. Nesse aspecto, a falta de oportunidades passa a existir, o que leva muitos indivíduos à droga, à violência e à marginalização. Isso implica outras consequências, inclusive o preconceito, nas suas variadas formas. Acerca da desigualdade social, analise as afirmativas a seguir:
I- A diferença no tratamento do outro relaciona-se ao aspecto desigualdade.
II- A diferença entre os indivíduos relaciona-se ao aspecto desigualdade.
III- As relações conflitantes no contexto social mantêm relação direta com a desigualdade.
IV- O respeito para com o outro é um impedimento à igualdade entre os indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2011) Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. A receita "Tacacá", comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra:
	 a)
	Uma interação cultural, com a incorporação de ingredientes advindos de tradições culinárias distintas.
	 b)
	Um modo de preparo espontâneo, associado aos padrões culinários da colônia.
	 c)
	Um modo de utilizar os ingredientes provenientes do extrativismo, associado ao nomadismo dos quilombos.
	 d)
	Um modelo ritualista de servir, vinculado ao formalismo religioso africano.
	12.
	(ENADE, 2011) A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses "valores" se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto apresentado, a cibercultura:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998.
	 a)
	Constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.
	 b)
	Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.
	 c)
	Banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.
	 d)
	Valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.
Quando o assunto é tecnologia na educação temos varias possibilidades. À utilização das TIC pelos professores,como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem, pode servir de inovação pedagógica. Mas para que isso aconteça, é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre as possibilidades do recursos tecnológicos, para poder usa-ló com instrumento de aprendizagem.Só não e considerado como um processo de cunho didático, se esse uso for isolado e sem orientação. As tecnologias consideradas na educação são: Tabletes, celulares, mídias eletrônicas, computadores ,informáticas, jogos, mapas, programas, aparelhos de áudio e vídeo em geral e outros. O uso de todos esses recursos devem ser utilizados com responsabilidade e com objetivo de ampliar o conhecimento.Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando