Buscar

Heranças mendelianas e multifatoriais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Referencia: http://uenf.br/cbb/lbt/files/2014/09/Extens%C3%A3o-da-heran%C3%A7a-mendeliana.pdf
Compartilhamento de alelos entre parentes
•Mais relacionados na família mais alelos em comum
•Quanto mais distante o parente menos alelos
compartilhados
•Quanto mais intimamente relacionados são 2 indivíduos geralmente compartilham o mesmo ambiente doméstico e seus genes. 
Ex 1. gêmeos monozigóticos com anemia falciforme
concordância = 100% gêmeos monozigóticos com diabetes tipo 1 concordância = 40% Concordância < 100% fatores não genéticos são importantes 
Semana 13- Modulo 3 Isabella Miranda Gomes Carneiro 
Herança Multifatorial 
Conceito: combinação de múltiplos fatores, genéticos e não genéticos (ambientais), onde cada alelo tem um efeito na determinação da característica.: Recorrem dentro de famílias, não apresentam padrões de Heredogramas. 
*Interação gene-gene + gene-ambiente: parentes de um indivíduo afetado são mais propensos a desenvolverem a mesma doença (hábitos parecidos, mesmo ambiente, mesma cultura, etc.).
*Agregação familiar: membros de uma mesma família compartilham informação genética e estão expostos aos mesmos fatores ambientais em proporção maior do que indivíduos escolhidos aleatoriamente na população. 
Herança Mendeliana
A genética mendeliana, herança mendeliana ou mendelismo é um conjunto de princípios relacionados à transmissão hereditária das características de um organismo a seus filhos. Forma a base principal da genética clássica.
-Leis de Mendel:
* Lei da dominância: Afirma que todos os descendentes de progenitores que diferem em apenas uma característica terão o fenótipo de apenas um deles, o dominante. A outra característica é chamada recessiva, e só se manifesta caso ambos os fatores sejam recessivos.
* Lei da segregação: Afirma que fatores determinam uma característica e a formação dos gametas, os progenitores segregam os fatores aleatoriamente de modo que cada gameta possui apenas um deles. Ou seja, cada descendente possui um fator vindo de um progenitor, e um segundo vindo do outro progenitor.
*Lei da segregação independente:Afirma que uma característica é herdada independentemente de outra característica. Ou seja, durante a formação dos gâmetas, os factores que determinam cada uma das características são segregados independentemente.
Heranças mendelianas e multifatorial

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando