Buscar

Considere as afirmativas a seguir: I- Sobre os distúrbios genéticos, podemos subdividi-los em três grandes grupos: as doenças monogênicas (mendeli...

Considere as afirmativas a seguir:

I- Sobre os distúrbios genéticos, podemos subdividi-los em três grandes grupos: as doenças monogênicas (mendelianas)/as alterações cromossômicas e os distúrbios multifatoriais.
II- Para desvendar o padrão de herança de uma doença monogênica, utiliza-se o heredograma, que é uma forma de registro de várias informações da família (gerações, grau de parentesco, idade, irmandade etc.), as quais podem ser interpretadas e visualizadas com rapidez.
III- Pelas características de transmissão entre as gerações mostradas no heredograma, é possível inferir se o gene responsável por uma determinada doença está localizado em um autossomo ou cromossomo sexual (mais comumente, o cromossomo X), e também se a sua manifestação se dá de forma dominante ou recessiva.


a)
b)
c)
d)
e)

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO I- GENETICA E CITOGENETICA HUMANA
6 pág.

Genética I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das afirmativas apresentadas, podemos concluir que: I- É verdadeiro que os distúrbios genéticos podem ser subdivididos em três grandes grupos: doenças monogênicas, alterações cromossômicas e distúrbios multifatoriais. II- Também é verdadeiro que o heredograma é utilizado para desvendar o padrão de herança de uma doença monogênica, fornecendo informações sobre a família, como gerações, grau de parentesco, idade e irmandade. III- É possível inferir, com base nas características de transmissão entre as gerações mostradas no heredograma, se o gene responsável por uma doença está localizado em um autossomo ou cromossomo sexual, sendo mais comum no cromossomo X. Além disso, é possível determinar se a manifestação da doença é dominante ou recessiva. Portanto, as afirmativas I, II e III são verdadeiras. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais