Buscar

ATIVIDADE DE BIOQUÍMICA 08-06

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a) Em 2018, um adolescente indonésio de 18 anos sobreviveu à deriva no mar, durante 49 dias depois que a sua jangada de pesca se soltou das amarras. Segundo o consulado indonésio no Japão, o jovem foi resgatado perto da ilha de Guam, no Oceano Pacífico, por um barco de bandeira panamenha. Considerando que este jovem não dispôs de nenhum alimento e baseado em seus conhecimentos sobre bioquímica, explique como ele obteve energia ao longo dos dias para manter suas células funcionando (Citar todas as possíveis vias envolvidas). Justifique sua resposta.
De início o corpo dele começaria a catabolizar os carboidratos para utilizar a glicose e realizar a respiração celular, carboidratos que são as primeiras fontes de energia do corpo por ser a molécula mais fácil de transformar em glicose, a medida que os carboidratos fossem acabando começaria a gliconeogênese degradando os glicogênios para produzir glicose e continuar realizando a respiração celular. O glicogênio é o primeiro estoque de energia a ser usado pois é o que disponibiliza glicose de maneira mais rápida. Com o fim dos glicogênios no corpo, ele começaria a catabolizar os lipídios (por serem a molécula com maior quantidade energética, os lipídios demoram mais que o glicogênio para se transformarem em glicose e por isso usamos o glicogênio primeiro), e por última opção de fonte de e energia, ele catabolizaria as proteínas por serem enzimas de extrema importância para o corpo e terem funções estruturais, ao serem degradas perdemos massa corporal degradando os músculos.
b) Explique como os mecanismos regulatórios funcionavam durante o período à deriva.
 Os hormônios responsáveis pelo equilíbrio da concentração da glicose no sangue são o glucagon e a insulina. A insulina estimula a entrada da glicose nas células e ativa a glicose e a gliconeogênese quando a alta concentração de glicose e aminoácidos no corpo. O glucagon faz a ação ao contrário, atua na ausência de glicose estimulando a lipase e inibindo a glicose. Durante a deriva ocorre a hipoglicemia devido ao jejum prolongado e assim o glucagon predomina em relação a insulina, de forma a manter a glicemia sanguínea a partir da degradação de lipídios e proteínas que manterão os níveis de glicose necessários para a manutenção da vida. 
2) O que acontece com o corpo depois que ingerimos, de uma vez, um pote inteiro de sorvete? Justifique sua resposta através dos mecanismos bioquímicos.
Favorece o ganho de peso, fazendo com que dentro do metabolismo de carboidratos temos a formação de acetil-CoA através do ciclo de Krebs e no metabolismo de gorduras, tendo a quantidade maior de acetil-CoA o corpo diminui a velocidade com que o ciclo de Krebs aconteça e ao mesmo tempo, tendo ATP suficiente, o acetil-CoA acumulado vai ser desviado para a reação de síntese de gorduras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais