Buscar

RELATORIO SOBRE EMPUXO

Prévia do material em texto

NOME: Patrick de Oliveira Alencar
RELATORIO SOBRE EMPUXO
PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES: Certamente você já teve a sensação de que os corpos submersos em uma piscina aparentam diminuir seus pesos, ou já se perguntou porque um cubo de gelo fica boiando na superfície de um copo contendo água. Estes e outros diversos exemplos que ocorrem no nosso cotidiano são aplicações do princípio de Arquimedes. 
O princípio de Arquimedes (ou teorema de Arquimedes) diz que todo corpo totalmente imerso ou parcialmente imerso em um líquido qualquer fica sujeito a uma força vertical de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado pelo corpo. Esta força é denominada força de empuxo, ou seja E = P = m . g .Uma vez que é conhecida a relação entre massa, densidade e volume, D=mV, a equação para o empuxo fica dada por E=D⋅Vliq. desl.⋅g.
Na equação acima, Vliq. desl. é o volume de líquido deslocado pelo corpo que foi submerso ao líquido. Desta forma destacam-se as seguintes situações:
Quando um corpo estiver totalmente submerso a um líquido, então, Vliq. desl.=Vreal do corpo.
Se o corpo estiver flutuando no líquido, só a porção do corpo que está mergulhada no líquido representará o volume de líquido deslocado.
Se a força peso for maior que a força de empuxo isso quer dizer que o corpo descerá com aceleração constante quando a densidade de corpo for maior do que a densidade do líquido
Se a força peso for menor que a força de empuxo o corpo subirá com aceleração constante até ficar flutuando na superfície do líquido. Isso acontecerá quando a densidade do corpo for menor do que a densidade do líquido.
Caso a força peso seja igual a força de empuxo o corpo ficará em equilíbrio, qualquer que seja o ponto em que for colocado. Isso acontecerá quando as densidades do corpo e do líquido forem iguais.
EXPERIMENTO
VAMOS USAR: um tripé, um dinamometro tubular, conjunto de massas, becker e água.
modo de fazer o experimento: acoplar cada cilindro em um dinamometro e suspende-los dentro da agua, para achar os valores.
CALCULOS
E=Da.VFD.g(1)
da=1gcm-³=0,001kg/(10-³)/10-³kg/10-^6m=1000kg/m3=1000kg/m3
cilindro
pi.R²=3.14(0.014)².(0,07)m=0,00004³m=4,310-^5m
E=10³.4.3.10^-5.10=0,43N
CONCLUSÃO
Um exemplo de empuxo é a estrutura para movimentação de alguns peixes. Para ajudar na sua flutuação, alguns tem uma estrutura chamada bexiga natatória. De modo simples, trata-se de uma espécie de bolsa capaz de se inflar de ar, aumentando seu volume sem variações significativas de massa. Essa adaptação permite que o peixe, que sofre a força peso da gravidade da Terra e o empuxo exercido pela água, suba porque o volume deslocado pelo corpo do peixe aumenta, aumentando o empuxo, como reação.

Continue navegando