Buscar

relatorio FORÇA DE EMPUXO


Continue navegando


Prévia do material em texto

SUMÁRIO
OBJETIVO..................................................................................................................04
INTRODUÇÃO...........................................................................................................05
PARTE EXPERIMENTAL.......................................................................................07
 PROCEDIMENTO......................................................................................................07
MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS....................................................08
RESULTADO E DISCUSSÕES................................................................................09
CONCLUSÃO.............................................................................................................11
 REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
OBJETIVO
Calcular a densidade de um sólido através da relação entre o peso e a força de empuxo do matérias de Alumínio, Ferro e Madeira , utilizando água, instrumentos e fórmulas matemáticas.
INTRODUÇÃO
O empuxo é uma força vertical que atua sobre todo objeto mergulhado em um fluido, e é conhecida como Princípio de Arquimedes.
Ao mergulhar total ou parcialmente um objeto em um fluido qualquer, surgirá sobre o objeto uma força denominada de empuxo, que é exercida pelo fluido e possui direção vertical e sentido para cima.
Ilustração 01: Força de Empuxo e Peso (Autor: JÚNIOR, 2019)
A Ilustração 01 mostra um objeto esférico parcialmente imerso em um fluido de densidade ρ. Sobre o objeto atuam duas forças: peso e empuxo.
O surgimento do empuxo , é quando um objeto está completamente imerso em água, a pressão exercida pelo líquido atua em todos os pontos do objeto, e a medida que o corpo vai afundando, a pressão em seus pontos inferiores torna-se maior que a pressão nas partes superiores. Onde a diferença de pressão gera a força denominada de empuxo.
A descoberta da força de empuxo é atribuída ao grego Arquimedes, que definiu a grandeza da seguinte forma: “Todo corpo mergulhado em um líquido sofre uma força chamada de empuxo que corresponde ao peso do volume de líquido deslocado”(ARQUIMEDES).
O empuxo é mencionado em diversas literaturas como Princípio de Arquimedes.
A força do empuxo é corresponde ao peso do volume de líquido deslocado pelo corpo imerso em um fluido. Sabendo que o peso é fruto do produto da massa pela gravidade e chamando de mDES a massa de líquido deslocado, temos:
E = mDES . g
A densidade volumétrica é definida como a razão entre a massa e o volume da substância, sendo assim, para o volume de líquido deslocado (VDES), temos:
ρ = mDES ÷ VDES
mDES = ρ . VDES
Portanto, o empuxo pode ser definido como:
E = ρ . VDES . g
Sendo, que o volume de líquido deslocado corresponde ao volume imerso do corpo mergulhado no fluido.
Uma das aplicações de força de empuxo é em grandes navios, que flutuam por causa do equilíbrio entre peso e empuxo
Quando determinado objeto não maciço é depositado sobre um fluido, o seu peso atua na vertical para baixo. À medida que o objeto desce, a quantidade de fluido deslocado aumenta e o empuxo também aumenta. No momento em que o empuxo se tornar igual à força peso, o objeto permanecerá em um estado de equilíbrio estático e flutuará na superfície do líquido.
(JÚNIOR, 2019)
PARTE EXPERIMENTAL
PROCEDIMENTO
Inicialmente montou-se aparelhagem para a pesagem dos materiais.
Peso
Utilizou-se um dinamômetro de 1 Newton ou 2 Newton , para pesagem do Alumínio, Ferro e Madeira, e com auxílio de um barbante, suspendeu-se os matérias, e coletou-se os dados do peso de cada objeto.
Força de Empuxo 
Utilizou-se um dinamômetro de 1 Newton ou 2 Newton , para pesagem do Alumínio, Ferro e Madeira, e com auxílio de um barbante, suspendeu-se os matérias, dentro de um Becker contendo água e coletou-se os dados da força de empuxo de cada objeto.
Densidade
Para o cálculo da densidade, utilizou-se os dados da Tabela 1, e as fórmulas matemáticas fornecidas pelas professora.
MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS
- Dinamômetro de 1 Newton
- Dinamômetro de 2 Newton
- Bécker 
- Água
- barra de Ferro
- barra de Alumínio
- barra de Madeira
- Suporte
RESULTADO E DISCUSSÕES
Dados obtidos e Resultados
Após coletar-se os dados , pode-se constrói-se a Tabela 1.
	Corpos
	Peso (N)
	Força Elástica (N)
	Resultante (N)
	Volume (cm3)
	Massa real (g)
	Densidade
(g/cm3)
	Alumínio
	0,18
	0,12
	0,06
	6,12
	18,37
	2,99
	Ferro
	0,44
	0,38
	0,06
	6,12
	44,89
	7,33
	Madeira
	0,04
	0,00
	0,04
	4,08
	4,08
	1,00
Tabela 1 : Densidade dos objetos através da Força de Empuxo
Cálculos
ALUMÍNIO
Força resultante (R), é a diferença entre o Peso e a Força Elástica, e pode-se calcular a massa do objeto em relação ao fluido (água). 
 Gravidade 9,8m/s2
Volume (cm³) , pode-se calcular com a relação da densidade da água com a massa do objeto em relação ao fluido (água).
Densidade da água 1g/cm3
Massa real (g), pode-se calcular com a relação do Peso do objeto e a gravidade. 
Densidade (g/cm³) do corpo do objeto, pode-se calcular com a relação da massa real e o volume do objeto.
	
E calculou-se para os outros 2 objetos.
FERRO
Massa real 
Densidade do corpo
MADEIRA
Massa real
Densidade do corpo
 
CONCLUSÃO
 
A força de empuxo, é a relação do peso do objeto com o volume de fluido deslocado quando o objeto está submerso sobre o fluido, utilizando pelo Principio de Arquimedes, e sendo aplicado esta força em navios de grande porte.
Conforme mostrado na Tabela 1, a força resultante do Alumínio e do Ferro são as mesmas, e a da Madeira com um valor inferior, e a partir deste dado , pode-se encontrar o volume de cada material, e se comparamos os matérias , pode-se dizer, que a madeira tem o menor volume, mesmo os objetos tendo as mesmas dimensões, a densidade de um objeto pode alterar o volume de fluido deslocado, sendo assim alterando a força de empuxo. 
A partir de cada dado coletado, calculou-se uma variável do objeto, e inicialmente as variáveis coletadas foram a do Peso e da Força Elástica , e por fim a densidade, dos objetos, então pode-se dizer que a partir da força de empuxo, pode-se encontrar as características matemáticas de um objeto.
Por fim, comparou-se as densidades obtidas neste relatório , com o relatório anterior, e pode-se dizer que os valores encontrados foram , próximos , sendo uma diferença de 0,22 (g/cm³) para o Ferro, 0, 39 (g/cm³) para o Alumínio e 0,4 (g/cm³) para a Madeira.
Então pode-se concluir que o experimento foi bem sucedido, pois os resultados obtidos foram satisfatórios, havendo apenas algumas pequenas diferenças, que pode ter sido ocorrido devido ao manuseio do experimento ou pelos diferentes tipos de matérias utilizados. 
REFERÊNCIAS
JÚNIOR, Joab. Empuxo. 2019 . Disponível :< https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ fisica/empuxo.htm>. Acesso em: 21/03/19.