Buscar

PROVA FINAL DE PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
	(x)
	b) A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
	
	c) A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
	
	d) Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
	 
	 
	2.
	O Relatório do World Economic Forum (2016) descreve o contexto em que vivemos em plena Revolução Industrial desta nova geração, que provoca rupturas nos padrões de produção nunca antes vivenciados. Todas essas mudanças exigem habilidades específicas relacionadas ao trabalho no mundo atual. Estas habilidades podem ser divididas em três grupos. Quais são os grupos em que as principais habilidades relacionadas ao trabalho podem ser divididas de acordo com esse Relatório?
FONTE: WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs: Employment, skills and workforce strategy for the fourth industrial revolution. World Economic Forum, Geneva, Switzerland, 2016.
	
	a) Aptidões, Habilidades Básicas, Habilidades Multifuncionais.
	
	b) Competência Cognitiva; Conhecimentos Multivariados; Capacidades Criativas.
	
	c) Habilidades simples, Habilidades Medianas, Habilidades Complexas.
	
	d) Atributos Psicofisiológicos; Competências Cognitivas; Habilidades Sociais.
	 
	 
	3.
	Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa III está correta.
	
	c) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	4.
	Muitas empresas atualmente realizam avaliações rotineiras de seus funcionários. Estes dados devem ser analisados pelo profissional, para que possa aperfeiçoar-se, pois um bom profissional é aquele que desenvolve, entre as competências específicas exigidas pelo seu emprego atual, um hábito de contínua avaliação de si. Franco (1997) apresenta vários itens que são centrais no processo avaliativo profissional. Sobre a Resistência Emocional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O profissional deve buscar integrar sua vida emocional aos desafios enfrentados nas tarefas de seu trabalho, buscando satisfação em suas atividades no local de trabalho.
(    ) O profissional deve conseguir resistir e separar as suas emoções, usando somente seus recursos racionais no local de trabalho, mantendo assim uma postura puramente profissional.
(    ) Caso o profissional assuma posição de liderança, poderá deixar fluir todas as suas emoções, não importando se as mesmas vão gerar conflitos com subordinados, pois o objetivo é cumprir as metas.
(    ) Resistência emocional é um aspecto muito simples e objetivo que o profissional deve desenvolver, que é simplesmente o ter a "cabeça fria", nada mais que isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FRANCO, S. Criando o próprio futuro: mercado de trabalho na era da competitividade total. São Paulo: Ática, 1997.
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - F.
	 
	 
	5.
	Há alguns anos, quem possuía um diploma tinha um diferencial, depois era ter uma pós-graduação e uma língua estrangeira, em seguida os MBAs. No entanto, atualmente, há inúmeros profissionais que possuem esses requisitos e, com isso, os diferenciais ficaram mínimos e imperceptíveis. Planejar estrategicamente essa diferenciação é o ponto-chave para uma carreira de sucesso. Com relação ao planejamento de carreiras, analise as afirmativas a seguir:
I- As atitudes profissionais se tornam diferenciais à medida em que os sujeitos compreendem aquilo que as empresas necessitam e que o mercado de trabalho requer deles.
II- É importante que os sujeitos se aprofundem nas áreas em que atuam, pois é fundamental que haja uma constante busca por aprofundar os conhecimentos associados ao que faz para conseguir realizá-lo da melhor maneira possível.
III- As pessoas estão tão concentradas nos seus trabalhos e problemas cotidianos que não conseguem enxergar além disso. Nesse sentido, para se diferenciar, o profissional deve concentrar seus esforços na melhor maneira de realizar seus trabalhos cotidianos.
IV- O estabelecimento de um planejamento estratégico de carreira está intimamente relacionado com aquilo que é denominado como "marca pessoal", ou seja, características distintivas que podem garantir maior competitividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	 
	6.
	O ensino a distância passou por cinco gerações distintas num processo evolutivo, começando pelo ensino por correspondência oferecido pelo Instituto Monitor e Instituto Universal brasileiro até chegar aos dias atuais com a modernização das tecnologias de informação e comunicação. Nesse sentido, gerações de educação a distância foi o termo criado para determinar o período em que ocorrem os avanços tecnológicos e, consequentemente, resulta em avanços nesta modalidade de ensino. Acerca da quarta geração (1995-2005), assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Múltiplas mídias.
	
	b) Multimídia conectada e contextual.
	
	c) Multimídia colaborativa.
	
	d) Multimídia interativa.
	 
	 
	7.
	Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
	
	a) Resultados.
	
	b) Resumo.
	
	c) Introdução.
	
	d) Metodologia.
	 
	 
	8.
	Um aspecto relevante com relação à postura profissional é a etiqueta profissional, ou seja, detalhes de comportamento que podem, se não forem objetos de cuidado, causar "prejuízos". Com relação aos aspectos da etiqueta profissional, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vestimenta apropriada é recomendado.
(    ) Conversar com os colegas é produtivo, mesmo que seja pessoal.
(    ) Escutar sempre, pois é educado e se aprende sempre.
(    ) Atenção ao código de ética e conduta da empresa.
(    ) Atender ao celular no ambiente de trabalho é indiferente para o gestor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V - F.
	
	b) F - F - V - V - V.
	
	c) V - V - F - V - F.
	
	d) F - V - V - F - F.
	 
	 
	9.
	Os estilos de aprendizagem apresentam as características específicas que cada aluno demonstra para aprender, principalmente quando opta pelo ensino a distância. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que se refere ao estilo auditivo, quando se trata da resolução de problemas:
	
	a) Lembra-se das coisas que fez, mas não das coisas que ouviu.
	
	b) Demonstra ação, vai diretamente no problema, escolhe solução que envolvam muitas atividades.
	
	c) Fala sobre os problemas, testa as soluções de forma verbal.
	
	d) Elabora um planejamento antes, consegue organizar seus pensamentos.
	 
	 
	10.
	A educação a distância passou por cinco gerações distintas, cada uma delas teve sua relevância e contribuiu para que a educação a distância tivesse o prestígio que tem nos dias atuais. Sobre as gerações de educação a distância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A primeira geração de educação a distância surgiu na Inglaterra e estava pautada no Tele Ensino, no período de 1850 e 1910.
(    ) A terceira geração de educação a distância trouxe como novidade a utilização da multimídia, no período entre 1985 e 1995.
(    ) A quarta geração de educação a distância trouxe o M-Learning como alternativa aos serviços telefônicos pagos pelos acadêmicos.
(    ) A quinta geração de educação a distância introduz o uso do M-Learning, por meio do uso de multimídia conectada e contextual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - V - F - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) F - F - V - V.
	 
	 
	11.
	(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação  permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	c) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	
	d) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 
	 
INSTRUÇÕES PARA CPA
	a)
	A Avaliação Institucional é realizada pela Comissão Própria de Avaliação ? CPA.
	b)
	A CPA tem como meta construir um planejamento institucional, guiado pela gestão participativa e pela autonomia universitária.
	c)
	Sua opinião fomenta a realização de melhorias na qualidade do seu curso.
	d)
	Leia cuidadosamente cada uma das questões e escolha a alternativa que responde cada uma delas.
	e)
	As alternativas correspondem às seguintes notas: a) Insatisfeito: 1,25; b) Satisfeito: 2,5;c) Muito bom: 3,75 e d) Excelente: 5
	1.
	Satisfação com o livro didático da disciplina em curso.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	2.
	Satisfação com as videoaulas da disciplina em curso, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	3.
	Satisfação com os recursos interativos e animações (objetos de aprendizagem) da disciplina em curso, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	4.
	Satisfação com a trilha de aprendizagem da disciplina em curso, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	5.
	Satisfação geral com o material didático da disciplina em curso, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	6.
	Satisfação com o tutor da turma do polo de apoio presencial (atende às dúvidas, orienta a leitura dos materiais disponíveis na trilha da disciplina em curso, no Ambiente Virtual de Aprendizagem).
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	7.
	Satisfação com o tutor da turma do polo de apoio presencial (acompanha os seminários da prática ou interdisciplinares, projeto de ensino, trabalho de conclusão de curso, estágio).
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	8.
	Satisfação geral com o(a) tutor(a) da sua turma do polo de apoio presencial na disciplina em curso.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	9.
	Satisfação quanto à facilidade de navegação e disponibilidade do AVA, quando você precisa.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	10.
	Satisfação quanto à localização de informações e solicitação de atendimento para solucionar seus problemas através do AVA, sem ir ao polo.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	11.
	Satisfação quanto à disponibilidade de documentos no AVA, adequada às suas necessidades.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	12.
	Satisfação quanto à interatividade entre docentes, tutores e acadêmicos no AVA.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	13.
	Satisfação geral com o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	14.
	Satisfação quanto à contribuição das disciplinas para a sua formação integral, como cidadão e profissional ético.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	15.
	Satisfação quanto à contribuição do curso para ampliar suas perspectivas profissionais.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	16.
	Satisfação quanto à preparação oferecida pelo seu curso para o mercado de trabalho.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar
	 
	 
	17.
	Satisfação geral com a formação profissional do seu curso.
	
	a) Insatisfeito
	
	b) Satisfeito
	
	c) Muito bom
	
	d) Excelente
	
	e) Desconheço/Não sei opinar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando