Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final Objetiva - Auditoria Contábil UNIASSELVI

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Eventos contábeis podem apontar determinadas falhas no sistema de controle interno. De acordo com a necessidade, o auditor pode pedir um maior volume de informações ou testes, garantindo assim a segurança das informações. Podem existir falhas apontadas em um exame realizado no setor de almoxarifado, por exemplo, no que tange à entrada de mercadorias.
Sobre o que se relaciona com os registros de entrada de mercadorias (registros com erros), analise as afirmativas a seguir: I- Nota fiscal de entrada com falta de ordem de compra. II- As bases de cálculo do ICMS não mudam conforme o tipo de finalidade; uso/consumo ou industrialização e a inexistência de transparência. III- Verificar e gerar diferenças de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, pelo NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul e classificação de mercadorias. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

Concluída a auditoria, é necessário fazer um esboço do relatório, listando os itens que serão incluídos no relatório de acordo com sua importância. Após este procedimento, é aconselhável fazer uma revisão deste esboço para certificar-se de que todos os pontos importantes foram incluídos, bem como prezar pela coerência dos assuntos. Feito isto, é elaborado o relatório em si, no qual devem ser demonstrados com clareza os objetivos, os resultados dos exames, as conclusões e as recomendações. Dentro deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os objetivos devem apresentar os setores que foram auditados, bem como os tipos de exames e a data em que foi realizado.
II- Os resultados dos exames devem identificar os problemas detalhadamente.
III- Na conclusão, deverá ser levada em conta a opinião do auditor referente aos resultados da auditoria.
IV- Nas recomendações, sugestões de melhoria nos procedimentos por parte dos auditores não se levam em consideração.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Os controles internos necessitam ser revisados periodicamente, como intuito de se avaliar o cumprimento das exigências determinadas. Essa avaliação do sistema de controle interno como um procedimento compreende a algumas atividades, como a identificação dos erros ou irregularidades que poderia acontecer. A conferência do sistema atual de controles é capaz de detectar de forma imediata erros ou irregularidades, entre outas. No processo de avaliação, há três etapas que precisam ser seguidas. Sobre essas etapas, associe os itens utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Levantamento geral do sistema
II- Avaliação propriamente dita do sistema
III- Testes de observância (cumprimento)
a) III- II - I.
b) I - III - II.
c) II - III - I.
d) II - I - III.

Um bom sistema de controle interno permite auxiliar o auditor a realizar a verificação dos registros contábeis na empresa. A auditoria permite validar essas informações contidas na contabilidade. Existe, no ramo da auditoria, diversos tipos que contribuem de acordo com a necessidade de o auditor aprofundar ou não os exames a serem realizados.
Sobre a auditoria de revisão integral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estabelece a investigação do exame de parte dos registros contábeis. ( ) Pode-se confundir com a perícia, pois o auditor passa a investigar possíveis evidências de erros ou fraudes. ( ) A auditoria mais completa é a geral e integral, que atinge o máximo de extensão e profundidade nos exames. ( ) Esse tipo de auditoria é necessário e aconselhável, pois não possui elevado custo para a entidade, e o auditor externo pode executá-la, pois permite a sua permanência na empresa em tempo integral. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - V - V - V.
C V - F - V - V.
D V - F - F - V.

O auditor, para a execução de suas atividades, precisa seguir os procedimentos mencionados nas Normas Profissionais de Auditor Independente – NBC P1. Deve ainda verificar a existência de coligações, controladas, coligadas ou empresas participantes do mesmo grupo. Assim, considerando as situações em que se encontram impedimentos para o auditor realizar os seus trabalhos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O auditor pode ser acionista, apresentando participação direta ou indireta na empresa. Assim, entende-se que apresenta facilidade para a realização da auditoria.
II- O auditor não poderá assumir o trabalho caso tenha algum grau de parentesco em linha reta com os administradores, sócios ou com empregados que exercem atividades na área contábil.
III- O auditor, nos últimos dois anos, não pode ter tido nenhum vínculo com a empresa em que realizará seus trabalhos, evitando assim qualquer inferência no seu parecer.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

No que se refere à amostragem, há um fator que se refere ao ?risco de detecção?, que está relacionado com os procedimentos de auditoria que foram adotados pelo auditor. Em outras palavras, é necessário saber se o risco de detecção não está associado somente ao tamanho da amostra; afinal, o auditor pode estar exposto a outros riscos decorrentes da escolha da amostra realizada, aplicação e interpretação de resultados dos procedimentos de auditoria. Sobre a sequência para apuração do 'Controle de Risco? de auditoria, ordene os itens a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Forma da evidência.
II- Momento da evidência.
III- Origem da evidência.
IV- Amplitude da evidência.
a) I - III - II - IV.
b) III - I - IV - II.
c) IV - II - I - III.
d) II - IV - III - I.

O passivo e o ativo são compostos pelo circulante e não circulante. O passivo é formado pelo conjunto de dívidas que a empresa tem num determinado momento, que podem ser de curto ou longo prazo. O ativo é constituído por bens e direitos. Nos moldes de um balanço patrimonial, sobre o que se relaciona com os tipos de contas do Passivo, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Empréstimos são os valores que a empresa recebe de instituições financeiras, na forma de dividendos.
II- Duplicatas a pagar são os valores das duplicatas que a empresa deve em decorrência da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.
III- Contas a pagar são os valores que a empresa deve, tais como impostos sobre as vendas, salários/encargos etc.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas em um exercício social, reunindo a movimentação financeira. É como se fosse uma fotografia, que irá mostrar como está a situação da empresa nos diversos grupos de contas, incluindo o grupo de contas do Ativo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao grupo do Ativo:
a) É a relação dos recursos da empresa que tiveram como origem as contas de terceiros, como fornecedores, impostos a recolher, entre outros.
b) É o conjunto de meios utilizados pelo administrador, para que possa operar e conseguir os fins para a geração da riqueza da empresa, composto pelos bens e direitos.
c) São os recursos que a empresa e o governo mantêm em seus estoques para a geração de novos recursos futuros através de vendas.
d) São os recursos gerados a partir do Estado - União, estados e municípios, como doação de áreas geográficas -terrenos para as empresas poderem constituir suas atividades operacionais.

A ética é imprescindível para a qualidade de uma auditoria. A ética profissional faz parte da ética geral, de onde o profissional recebe as normas de conduta referentes à responsabilidade para com a sociedade, a empresa, os clientes, entre outros. A profissão de auditor possui um código de ética muito rígido. De acordo com Attie (2010), no que se refere aos princípios éticos pertinentes à auditoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Independência, integridade e objetividade.
II- Competência e padrões técnicos.
III- Responsabilidade perante o auditado.
IV- Responsabilidade perante os colegas.
V- Outras responsabilidades e práticas.
a) IV - I - II - V - III.
b) IV - II - I - III - V.
c) III - II - I - V - IV.
d) I - II - IV - III - V.

A administração do programa de segurança dos sistemas de informações deve oferecer soluções por um custo razoável e principalmente com responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atualização constante do manual.
( ) Desenvolvimento do sistema de prevenção de riscos de acidentes operacionais.
( ) Coordenação da seleção e implantação de estratégias para um padrão de segurança de dados.
( ) Coordenação na classificação das informações e implantação de programas de recuperação judicial.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - F.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

(ENADE 2012) Um sistema de informações é um conjunto de subsistemas inter-relacionados que funcionam conjuntamente para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle.
O subsistema de inventário e custo contábil tem como objetivo a mensuração dos estoques e sua avaliação, bem como o controle das movimentações de compras, vendas e saldos finais, inclusive para apuração do custo do produto, contribuindo para a formação do preço de venda, atendendo às necessidades da contabilidade societária, em consonância aos objetivos do sistema de informação gerencial. O subsistema de inventário de estoques e custo implica a adoção de controles internos necessários para a gestão eficiente desses itens. Os procedimentos que devem ser considerados na revisão desse subsistema pela auditoria interna incluem: I. O exame dos registros físicos e financeiros dos estoques, os quais devem estar contabilizados com base nos princípios da contabilidade. II. A comprovação física dos estoques, que pode ser realizada por meio de testes estatísticos, utilizando critérios estabelecidos para definição de amostragem e de extensão dos testes a serem realizados. III. O exame da avaliação dos estoques, essencial para uma análise da eficiência do subsistema de controle patrimonial e do subsistema de gestão de impostos, servindo como fonte de veracidade das quantidades e de comprovação física. IV. A circularização dos valores constantes nos saldos dos relatórios internos, destacando as quantidades em estoque, especificações completas, bem como as solicitações de certificados de depósitos em consignação ou de ônus. É correto apenas o que se afirma em:
A I, III e IV.
B I e III.
C III e IV.
D I, II e IV.

(ENADE, 2015) É muito importante que o empreendedor conheça o próprio negócio, para não deixar, nas mãos de terceiros, cuidados essenciais como a boa gestão de custos. O conhecimento do assunto auxilia o proprietário do negócio a ter uma boa gestão financeira: administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos. O preço final de um serviço prestado ou produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista. Caso a gestão de custos não seja eficaz, corre-se o risco de a empresa cobrar valores que não condizem com a realidade, o que pode afetar as margens de lucro, o volume de vendas ou o andamento geral do negócio. Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Quando o preço de venda de um produto ou serviço é determinado pelo mercado, a empresa só ampliará sua margem de lucro por meio da redução de custos e aumento da produtividade.
II- Praticar preços acima do mercado, quando os produtos ou serviços não agregam valores que os diferenciem de outros produtos similares disponíveis, provocará queda da demanda esperada, uma vez que os consumidores tenderão a comprar dos concorrentes.
a) A asserção I é uma proporção falsa, e a II é uma proporção verdadeira.
b) As asserções I e II são verdadeiras.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Eventos contábeis podem apontar determinadas falhas no sistema de controle interno. De acordo com a necessidade, o auditor pode pedir um maior volume de informações ou testes, garantindo assim a segurança das informações. Podem existir falhas apontadas em um exame realizado no setor de almoxarifado, por exemplo, no que tange à entrada de mercadorias.
Sobre o que se relaciona com os registros de entrada de mercadorias (registros com erros), analise as afirmativas a seguir: I- Nota fiscal de entrada com falta de ordem de compra. II- As bases de cálculo do ICMS não mudam conforme o tipo de finalidade; uso/consumo ou industrialização e a inexistência de transparência. III- Verificar e gerar diferenças de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI, pelo NCM – Nomenclatura Comum do Mercosul e classificação de mercadorias. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.

Concluída a auditoria, é necessário fazer um esboço do relatório, listando os itens que serão incluídos no relatório de acordo com sua importância. Após este procedimento, é aconselhável fazer uma revisão deste esboço para certificar-se de que todos os pontos importantes foram incluídos, bem como prezar pela coerência dos assuntos. Feito isto, é elaborado o relatório em si, no qual devem ser demonstrados com clareza os objetivos, os resultados dos exames, as conclusões e as recomendações. Dentro deste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os objetivos devem apresentar os setores que foram auditados, bem como os tipos de exames e a data em que foi realizado.
II- Os resultados dos exames devem identificar os problemas detalhadamente.
III- Na conclusão, deverá ser levada em conta a opinião do auditor referente aos resultados da auditoria.
IV- Nas recomendações, sugestões de melhoria nos procedimentos por parte dos auditores não se levam em consideração.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Os controles internos necessitam ser revisados periodicamente, como intuito de se avaliar o cumprimento das exigências determinadas. Essa avaliação do sistema de controle interno como um procedimento compreende a algumas atividades, como a identificação dos erros ou irregularidades que poderia acontecer. A conferência do sistema atual de controles é capaz de detectar de forma imediata erros ou irregularidades, entre outas. No processo de avaliação, há três etapas que precisam ser seguidas. Sobre essas etapas, associe os itens utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Levantamento geral do sistema
II- Avaliação propriamente dita do sistema
III- Testes de observância (cumprimento)
a) III- II - I.
b) I - III - II.
c) II - III - I.
d) II - I - III.

Um bom sistema de controle interno permite auxiliar o auditor a realizar a verificação dos registros contábeis na empresa. A auditoria permite validar essas informações contidas na contabilidade. Existe, no ramo da auditoria, diversos tipos que contribuem de acordo com a necessidade de o auditor aprofundar ou não os exames a serem realizados.
Sobre a auditoria de revisão integral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estabelece a investigação do exame de parte dos registros contábeis. ( ) Pode-se confundir com a perícia, pois o auditor passa a investigar possíveis evidências de erros ou fraudes. ( ) A auditoria mais completa é a geral e integral, que atinge o máximo de extensão e profundidade nos exames. ( ) Esse tipo de auditoria é necessário e aconselhável, pois não possui elevado custo para a entidade, e o auditor externo pode executá-la, pois permite a sua permanência na empresa em tempo integral. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - V - V - V.
C V - F - V - V.
D V - F - F - V.

O auditor, para a execução de suas atividades, precisa seguir os procedimentos mencionados nas Normas Profissionais de Auditor Independente – NBC P1. Deve ainda verificar a existência de coligações, controladas, coligadas ou empresas participantes do mesmo grupo. Assim, considerando as situações em que se encontram impedimentos para o auditor realizar os seus trabalhos, analise as seguintes sentenças:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- O auditor pode ser acionista, apresentando participação direta ou indireta na empresa. Assim, entende-se que apresenta facilidade para a realização da auditoria.
II- O auditor não poderá assumir o trabalho caso tenha algum grau de parentesco em linha reta com os administradores, sócios ou com empregados que exercem atividades na área contábil.
III- O auditor, nos últimos dois anos, não pode ter tido nenhum vínculo com a empresa em que realizará seus trabalhos, evitando assim qualquer inferência no seu parecer.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

No que se refere à amostragem, há um fator que se refere ao ?risco de detecção?, que está relacionado com os procedimentos de auditoria que foram adotados pelo auditor. Em outras palavras, é necessário saber se o risco de detecção não está associado somente ao tamanho da amostra; afinal, o auditor pode estar exposto a outros riscos decorrentes da escolha da amostra realizada, aplicação e interpretação de resultados dos procedimentos de auditoria. Sobre a sequência para apuração do 'Controle de Risco? de auditoria, ordene os itens a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Forma da evidência.
II- Momento da evidência.
III- Origem da evidência.
IV- Amplitude da evidência.
a) I - III - II - IV.
b) III - I - IV - II.
c) IV - II - I - III.
d) II - IV - III - I.

O passivo e o ativo são compostos pelo circulante e não circulante. O passivo é formado pelo conjunto de dívidas que a empresa tem num determinado momento, que podem ser de curto ou longo prazo. O ativo é constituído por bens e direitos. Nos moldes de um balanço patrimonial, sobre o que se relaciona com os tipos de contas do Passivo, analise as sentenças a seguir:
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Empréstimos são os valores que a empresa recebe de instituições financeiras, na forma de dividendos.
II- Duplicatas a pagar são os valores das duplicatas que a empresa deve em decorrência da aquisição de mercadorias/produtos a prazo.
III- Contas a pagar são os valores que a empresa deve, tais como impostos sobre as vendas, salários/encargos etc.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações contábeis preparadas em um exercício social, reunindo a movimentação financeira. É como se fosse uma fotografia, que irá mostrar como está a situação da empresa nos diversos grupos de contas, incluindo o grupo de contas do Ativo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao grupo do Ativo:
a) É a relação dos recursos da empresa que tiveram como origem as contas de terceiros, como fornecedores, impostos a recolher, entre outros.
b) É o conjunto de meios utilizados pelo administrador, para que possa operar e conseguir os fins para a geração da riqueza da empresa, composto pelos bens e direitos.
c) São os recursos que a empresa e o governo mantêm em seus estoques para a geração de novos recursos futuros através de vendas.
d) São os recursos gerados a partir do Estado - União, estados e municípios, como doação de áreas geográficas -terrenos para as empresas poderem constituir suas atividades operacionais.

A ética é imprescindível para a qualidade de uma auditoria. A ética profissional faz parte da ética geral, de onde o profissional recebe as normas de conduta referentes à responsabilidade para com a sociedade, a empresa, os clientes, entre outros. A profissão de auditor possui um código de ética muito rígido. De acordo com Attie (2010), no que se refere aos princípios éticos pertinentes à auditoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Independência, integridade e objetividade.
II- Competência e padrões técnicos.
III- Responsabilidade perante o auditado.
IV- Responsabilidade perante os colegas.
V- Outras responsabilidades e práticas.
a) IV - I - II - V - III.
b) IV - II - I - III - V.
c) III - II - I - V - IV.
d) I - II - IV - III - V.

A administração do programa de segurança dos sistemas de informações deve oferecer soluções por um custo razoável e principalmente com responsabilidades. Sobre essas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Atualização constante do manual.
( ) Desenvolvimento do sistema de prevenção de riscos de acidentes operacionais.
( ) Coordenação da seleção e implantação de estratégias para um padrão de segurança de dados.
( ) Coordenação na classificação das informações e implantação de programas de recuperação judicial.
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - F.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

(ENADE 2012) Um sistema de informações é um conjunto de subsistemas inter-relacionados que funcionam conjuntamente para coletar, processar, armazenar, transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e controle.
O subsistema de inventário e custo contábil tem como objetivo a mensuração dos estoques e sua avaliação, bem como o controle das movimentações de compras, vendas e saldos finais, inclusive para apuração do custo do produto, contribuindo para a formação do preço de venda, atendendo às necessidades da contabilidade societária, em consonância aos objetivos do sistema de informação gerencial. O subsistema de inventário de estoques e custo implica a adoção de controles internos necessários para a gestão eficiente desses itens. Os procedimentos que devem ser considerados na revisão desse subsistema pela auditoria interna incluem: I. O exame dos registros físicos e financeiros dos estoques, os quais devem estar contabilizados com base nos princípios da contabilidade. II. A comprovação física dos estoques, que pode ser realizada por meio de testes estatísticos, utilizando critérios estabelecidos para definição de amostragem e de extensão dos testes a serem realizados. III. O exame da avaliação dos estoques, essencial para uma análise da eficiência do subsistema de controle patrimonial e do subsistema de gestão de impostos, servindo como fonte de veracidade das quantidades e de comprovação física. IV. A circularização dos valores constantes nos saldos dos relatórios internos, destacando as quantidades em estoque, especificações completas, bem como as solicitações de certificados de depósitos em consignação ou de ônus. É correto apenas o que se afirma em:
A I, III e IV.
B I e III.
C III e IV.
D I, II e IV.

(ENADE, 2015) É muito importante que o empreendedor conheça o próprio negócio, para não deixar, nas mãos de terceiros, cuidados essenciais como a boa gestão de custos. O conhecimento do assunto auxilia o proprietário do negócio a ter uma boa gestão financeira: administrar e controlar os custos gerados na produção e comercialização de serviços ou produtos. O preço final de um serviço prestado ou produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista. Caso a gestão de custos não seja eficaz, corre-se o risco de a empresa cobrar valores que não condizem com a realidade, o que pode afetar as margens de lucro, o volume de vendas ou o andamento geral do negócio. Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Quando o preço de venda de um produto ou serviço é determinado pelo mercado, a empresa só ampliará sua margem de lucro por meio da redução de custos e aumento da produtividade.
II- Praticar preços acima do mercado, quando os produtos ou serviços não agregam valores que os diferenciem de outros produtos similares disponíveis, provocará queda da demanda esperada, uma vez que os consumidores tenderão a comprar dos concorrentes.
a) A asserção I é uma proporção falsa, e a II é uma proporção verdadeira.
b) As asserções I e II são verdadeiras.

Prévia do material em texto

Disciplina: Auditoria Contábil (CTB39) 
Avaliação: 
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656139) 
( peso.:3,00) 
Prova: 22947474 
Nota da 
Prova: 
10,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Eventos contábeis podem apontar determinadas falhas no sistema de controle 
interno. De acordo com a necessidade, o auditor pode pedir um maior volume de 
informações ou testes, garantindo assim a segurança das informações. Podem existir 
falhas apontadas em um exame realizado no setor de almoxarifado, por exemplo, no 
que tange à entrada de mercadorias. Sobre o que se relaciona com os registros de 
entrada de mercadorias (registros com erros), analise as afirmativas a seguir: 
 
I- Nota fiscal de entrada com falta de ordem de compra. 
II- As bases de cálculo do ICMS não mudam conforme o tipo de finalidade; 
uso/consumo ou industrialização e a inexistência de transparência. 
III- Verificar e gerar diferenças de alíquotas do Imposto sobre Produtos 
Industrializados ? IPI, pelo NCM ? Nomenclatura Comum do Mercosul e 
classificação de mercadorias. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a afirmativa II está correta. 
 b) As afirmativas I e II estão corretas. 
 c) As afirmativas II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I e III estão corretas. 
 
2. Concluída a auditoria, é necessário fazer um esboço do relatório, listando os itens 
que serão incluídos no relatório de acordo com sua importância. Após este 
procedimento, é aconselhável fazer uma revisão deste esboço para certificar-se de 
que todos os pontos importantes foram incluídos, bem como prezar pela coerência 
dos assuntos. Feito isto, é elaborado o relatório em si, no qual devem ser 
demonstrados com clareza os objetivos, os resultados dos exames, as conclusões e as 
recomendações. Dentro deste contexto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Os objetivos devem apresentar os setores que foram auditados, bem como os tipos 
de exames e a data em que foi realizado. 
II- Os resultados dos exames devem identificar os problemas detalhadamente. 
III- Na conclusão, deverá ser levada em conta a opinião do auditor referente aos 
resultados da auditoria. 
IV- Nas recomendações, sugestões de melhoria nos procedimentos por parte dos 
auditores não se levam em consideração. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, II e III estão corretas. 
 c) Somente a sentença III está correta. 
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 
3. Os controles internos necessitam ser revisados periodicamente, como intuito de se 
avaliar o cumprimento das exigências determinadas. Essa avaliação do sistema de 
controle interno como um procedimento compreende a algumas atividades, como a 
identificação dos erros ou irregularidades que poderia acontecer. A conferência do 
sistema atual de controles é capaz de detectar de forma imediata erros ou 
irregularidades, entre outas. No processo de avaliação, há três etapas que precisam 
ser seguidas. Sobre essas etapas, associe os itens utilizando o código a seguir: 
 
I- Levantamento geral do sistema 
II- Avaliação propriamente dita do sistema 
III- Testes de observância (cumprimento) 
 
( ) Definir até que ponto o sistema de controle é confiável para o auditor. Consiste 
na identificação dos controles-chave do sistema como o aspecto de maior 
importância. 
( ) Nesta etapa, o auditor constitui uma opinião sobre a eficácia do sistema 
mediante representações verbais ou escritas feitas tanto pelos funcionários como 
pelos empregados, assim o profissional de auditoria constata se o sistema funciona 
realmente como foi descrito. 
( ) O objetivo é obter informações referentes o funcionamento do sistema mediante 
contato com as pessoas responsáveis pelo controle e pela fluxogramação. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) III- II - I. 
 b) I - III - II.
 c) II - III - I.
 d) II - I - III.
 
4. Um bom sistema de controle interno permite auxiliar o auditor a realizar a 
verificação dos registros contábeis na empresa. A auditoria permite validar essas 
informações contidas na contabilidade. Existe, no ramo da auditoria, diversos tipos 
que contribuem de acordo com a necessidade de o auditor aprofundar ou não os 
exames a serem realizados. Sobre a auditoria de revisão integral, classifique V para 
as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Estabelece a investigação do exame de parte dos registros contábeis. 
( ) Pode-se confundir com a perícia, pois o auditor passa a investigar possíveis 
evidências de erros ou fraudes. 
( ) A auditoria mais completa é a geral e integral, que atinge o máximo de extensão 
e profundidade nos exames. 
( ) Esse tipo de auditoria é necessário e aconselhável, pois não possui elevado custo 
para a entidade, e o auditor externo pode executá-la, pois permite a sua permanência 
na empresa em tempo integral. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - F - F - V. 
 b) F - V - V - F. 
 c) V - F - V - V.
 d) F - V - V - V.
 
5. O auditor, para a execução de suas atividades, precisa seguir os procedimentos 
mencionados nas Normas Profissionais de Auditor Independente ? NBC P1. Deve 
ainda verificar a existência de coligações, controladas, coligadas ou empresas 
participantes do mesmo grupo. Assim, considerando as situações em que se 
encontram impedimentos para o auditor realizar os seus trabalhos, analise as 
seguintes sentenças: 
 
I- O auditor pode ser acionista, apresentando participação direta ou indireta na 
empresa. Assim, entende-se que apresenta facilidade para a realização da auditoria. 
II- O auditor não poderá assumir o trabalho caso tenha algum grau de parentesco em 
linha reta com os administradores, sócios ou com empregados que exercem 
atividades na área contábil. 
III- O auditor, nos últimos dois anos, não pode ter tido nenhum vínculo com a 
empresa em que realizará seus trabalhos, evitando assim qualquer inferência no seu 
parecer. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e III estão corretas. 
 b) As sentenças I e II estão corretas. 
 c) Somente a sentença II está correta. 
 d) As sentenças II e III estão corretas.
 
6. No que se refere à amostragem, há um fator que se refere ao ?risco de detecção?, que 
está relacionado com os procedimentos de auditoria que foram adotados pelo auditor. 
Em outras palavras, é necessário saber se o risco de detecção não está associado 
somente ao tamanho da amostra; afinal, o auditor pode estar exposto a outros riscos 
decorrentes da escolha da amostra realizada, aplicação e interpretação de resultados 
dos procedimentos de auditoria. Sobre a sequência para apuração do "Controle de 
Risco? de auditoria, ordene os itens a seguir: 
 
I- Forma da evidência. 
II- Momento da evidência. 
III- Origem da evidência. 
IV- Amplitude da evidência. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) I - III - II - IV.
 b) III - I - IV - II.
 c) IV - II - I - III.
 d) II - IV - III - I.
 
7. O passivo e o ativo são compostos pelo circulante e não circulante. O passivo é 
formado pelo conjunto de dívidas que a empresa tem num determinado momento, 
que podem ser de curto ou longo prazo. O ativo é constituído por bens e direitos. Nos 
moldes de um balanço patrimonial, sobre o que se relaciona com os tipos de contas 
do Passivo, analise as sentenças a seguir: 
 
I- Empréstimos são os valores que a empresa recebe de instituições financeiras, na 
forma de dividendos. 
II- Duplicatas a pagar são os valores das duplicatas que a empresa deve em 
decorrência da aquisição de mercadorias/produtos a prazo. 
III- Contas a pagar são os valores que a empresa deve, tais como impostos sobre as 
vendas, salários/encargos etc. 
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) Somente a sentença II está correta. 
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e II estão corretas. 
 d) As sentenças I e III estão corretas. 
 
8. O Balanço Patrimonialé uma das demonstrações contábeis preparadas em um 
exercício social, reunindo a movimentação financeira. É como se fosse uma 
fotografia, que irá mostrar como está a situação da empresa nos diversos grupos de 
contas, incluindo o grupo de contas do Ativo. Assinale a alternativa CORRETA que 
corresponde ao grupo do Ativo: 
 a) É a relação dos recursos da empresa que tiveram como origem as contas de 
terceiros, como fornecedores, impostos a recolher, entre outros. 
 b) É o conjunto de meios utilizados pelo administrador, para que possa operar e 
conseguir os fins para a geração da riqueza da empresa, composto pelos bens e 
direitos. 
 c) São os recursos que a empresa e o governo mantêm em seus estoques para a 
geração de novos recursos futuros através de vendas. 
 d) São os recursos gerados a partir do Estado - União, estados e municípios, como 
doação de áreas geográficas -terrenos para as empresas poderem constituir suas 
atividades operacionais. 
 
9. A ética é imprescindível para a qualidade de uma auditoria. A ética profissional faz 
parte da ética geral, de onde o profissional recebe as normas de conduta referentes à 
responsabilidade para com a sociedade, a empresa, os clientes, entre outros. A 
profissão de auditor possui um código de ética muito rígido. De acordo com Attie 
(2010), no que se refere aos princípios éticos pertinentes à auditoria, associe os itens, 
utilizando o código a seguir: 
 
I- Independência, integridade e objetividade. 
II- Competência e padrões técnicos. 
III- Responsabilidade perante o auditado. 
IV- Responsabilidade perante os colegas. 
V- Outras responsabilidades e práticas. 
 
( ) A auditoria deve ser feita de forma a promover a participação e a cooperação de 
todos. 
( ) Deve ser mantida a integridade, a transparência e a independência dos 
prestadores do serviço. 
( ) A competência e a melhoria contínua nos serviços deve ser levada em conta. 
( ) Elevar o nível desta profissão e servir ao público. 
( ) Deve ser justo e honesto com seus auditados, defendendo profissionalmente 
seus interesses, sempre com responsabilidade perante ao público. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: ATTIE, William. Auditoria: conceitos e aplicações. 5. ed. São Paulo: Atlas, 
2010. 
 a) IV - I - II - V - III.
 b) IV - II - I - III - V.
 c) III - II - I - V - IV.
 d) I - II - IV - III - V.
 
10.A administração do programa de segurança dos sistemas de informações deve 
oferecer soluções por um custo razoável e principalmente com responsabilidades. 
Sobre essas responsabilidades, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas: 
 
( ) Atualização constante do manual. 
( ) Desenvolvimento do sistema de prevenção de riscos de acidentes operacionais. 
( ) Coordenação da seleção e implantação de estratégias para um padrão de 
segurança de dados. 
( ) Coordenação na classificação das informações e implantação de programas de 
recuperação judicial. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - V.
 b) F - V - F - F. 
 c) F - F - V - F. 
 d) V - F - V - F. 
 
11.(ENADE 2012) Um sistema de informações é um conjunto de subsistemas inter-
relacionados que funcionam conjuntamente para coletar, processar, armazenar, 
transformar e distribuir informações para fins de planejamento, tomada de decisões e 
controle. 
O subsistema de inventário e custo contábil tem como objetivo a mensuração dos 
estoques e sua avaliação, bem como o controle das movimentações de compras, 
vendas e saldos finais, inclusive para apuração do custo do produto, contribuindo 
para a formação do preço de venda, atendendo às necessidades da contabilidade 
societária, em consonância aos objetivos do sistema de informação gerencial. O 
subsistema de inventário de estoques e custo implica a adoção de controles internos 
necessários para a gestão eficiente desses itens. Os procedimentos que devem ser 
considerados na revisão desse subsistema pela auditoria interna incluem: 
 
I. O exame dos registros físicos e financeiros dos estoques, os quais devem estar 
contabilizados com base nos princípios da contabilidade. 
II. A comprovação física dos estoques, que pode ser realizada por meio de testes 
estatísticos, utilizando critérios estabelecidos para definição de amostragem e de 
extensão dos testes a serem realizados. 
III. O exame da avaliação dos estoques, essencial para uma análise da eficiência do 
subsistema de controle patrimonial e do subsistema de gestão de impostos, servindo 
como fonte de veracidade das quantidades e de comprovação física. 
IV. A circularização dos valores constantes nos saldos dos relatórios internos, 
destacando as quantidades em estoque, especificações completas, bem como as 
solicitações de certificados de depósitos em consignação ou de ônus. 
 
É correto apenas o que se afirma em: 
 
FONTE: MOSCOVE, S.; SIMKIN, M. G.; BAGRANOFF, N. A. Sistemas de 
informações contábeis. São Paulo: Atlas, 2002 (adaptada). 
 a) III e IV. 
 b) I, III e IV.
 c) I, II e IV. 
 d) I e III. 
 
12.(ENADE, 2015) É muito importante que o empreendedor conheça o próprio negócio, 
para não deixar, nas mãos de terceiros, cuidados essenciais como a boa gestão de 
custos. O conhecimento do assunto auxilia o proprietário do negócio a ter uma boa 
gestão financeira: administrar e controlar os custos gerados na produção e 
comercialização de serviços ou produtos. O preço final de um serviço prestado ou 
produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista. Caso a gestão de 
custos não seja eficaz, corre-se o risco de a empresa cobrar valores que não 
condizem com a realidade, o que pode afetar as margens de lucro, o volume de 
vendas ou o andamento geral do negócio. Considerando essas informações, avalie as 
asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
 
I- Quando o preço de venda de um produto ou serviço é determinado pelo mercado, a 
empresa só ampliará sua margem de lucro por meio da redução de custos e aumento 
da produtividade. 
 
PORQUE 
 
II- Praticar preços acima do mercado, quando os produtos ou serviços não agregam 
valores que os diferenciem de outros produtos similares disponíveis, provocará 
queda da demanda esperada, uma vez que os consumidores tenderão a comprar dos 
concorrentes. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE: Disponível em: <http://www.exame.abril.com.br>. Acesso em: 27 jul. 
2015. 
 a) A asserção I é uma proporção falsa, e a II é uma proporção verdadeira. 
 b) As asserções I e II são proporções verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da 
I. 
 c) As asserções I e II são proporções verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
 d) A asserção I é uma proporção verdadeira, e a II é uma proporção falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina