Buscar

AP-HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA-exercicios

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA 
1a Questão (Ref.:201703601115) Pontos: 0,1 / 0,1 
O útero é um órgão ôco e piriforme, apresentando suas camadas ricas em diferentes tecidos. dentifique entre as
alternativas abaixo aquela que contém o nome da camada mais espessa das paredes do endométrio e o nome da
região do útero que se encaixa no canal vaginal, respectivamente.
(x) Miométrio e colo do útero.
Miométrio e fundo do útero.
Endométrio e corpo do útero.
Perimétrio e fundo do útero.
Perimétrio e colo do útero.
 
2a Questão (Ref.:201703601201) Pontos: 0,0 / 0,1 
Analise o gráfico e identifique o nome dos hormônios ovarianos A e B produzidos durante as fases indicadas 
O FSH é o principal hormônio do ciclo menstrual, uma vez que tem a responsabilidade de promover o
aumento do endométrio e prepará-lo para ocorrer a gravidez.
 O FSH e o LH são hormônios ovarianos que controlam o ciclo à distância e a progesterona são também
hormônios ovarianos mas que fazem esse controle in locu.
O estrógeno é o primeiro hormônio de ciclo e é responsável por estimular o folículo ovariano em seu
desenvolvimento.
( x) O LH é o hormônio que rompe o folículo e forma o corpo lúteo. Esse hormônio tem sua produção estimulada
pelo aumento do estrógeno circulante.
O estrógeno e progesterona são produzidos pelos ovários e possuem seu pico maior antes mesmo da
ovulação.
 
4a Questão (Ref.:201703601369) Pontos: 0,1 / 0,1 
Os hormônios responsáveis pela maior massa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nas
mulheres são, respectivamente:
Folículo Estimulante e Ocitocina
Aldosterona e Folículo Estimulante
(x)Testosterona e Estrógeno.
Ocitocina e Progesterona
Luteinizante e Prolactina.
 
5a Questão (Ref.:201704076198) Pontos: 0,0 / 0,1 
No ovário, há cerca de um milhão de folículos ao nascimento e de 400.000 na menarca. Ciclos sucessivos de ovulação e atresia esgotam os folículos, e o estroma predomina nos ovários. Há a irregularidade e finalmente a interrupção dos sangramentos menstruais, a menopausa, em torno dos 50 anos. A diminuição na secreção de estrógeno provoca
atrofia do epitélio vaginal e da pele, osteoporose e instabilidade vasomotora (notada como ondas de calor, os fogachos) e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Esse trecho foi extraído do e-book : Montanari, Tatiana.
Embriologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas [recurso eletrônico] / Tatiana Montanari. Porto Alegre: Ed. Do autor, 2013. Observando a temática extraída do referido texto, pode-se dizer que entre as funções do estrógeno, só não estaria correta a alternativa:
 aumento da lubrificação dos tecidos da vagina, que propiciaria um ato sexual confortável.
aumento da libido sexual, propiciando com isso o desejo pelo ato sexual e uma possível gravidez.
a estimulação da liberação do LH que por sua vez atuará na ovulação, processo conhecido atualmente por
ovocitação.
(x) a estimulação do FSH, que seria o segundo hormônio do ciclo sexual feminino, responsável pela ovulação.
o estímulo a proliferação do endométrio, que é um tecido de acolhimento do concepto, no útero.
 
 
 
	nalisando as seguintes afirmações podemos concluir que:
I - As espécies mantêm sempre o mesmo número de cromossomos, e esse número não sofre alterações ao longo da vida do indivíduo. Os seres humanos possuem 46 cromossomos dispostos em 23 pares. Destes, 22 pares são semelhantes morfologicamente e portanto são chamados de autossomos; e o último par possui diferenças morfológicas e forma o par de cromossomos sexuais.
II - As células de um indivíduo são chamadas de somáticas por possuírem dois conjuntos de cromossomos, um conjunto materno (n) e outro conjunto paterno (n), e todas são 2n. Para manter esse número constante, as células germinativas (ovócito e espermatozoide) somente possuem metade do número, isto é, um conjunto (n).
III - Durante sua formação, as células que dão origem às células germinativas (ovócito e espermatozoide) passam por várias divisões celulares (meiose) em que o número de cromossomos é reduzido a um conjunto.
IV - Quando o espermatozoide (n) fertiliza o ovócito (n) o padrão (2n) é reestabelecido. A partir daí, se inicia a mitose que será responsável pelo crescimento em número de células do embrião e do feto.
		
	 
	As afirmativas I e IV estão incorretas
	 
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Está correta apenas a afirmativa IV
	
	Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III
	
	Estão corretas apenas as afirmativas I, II
	Respondido em 28/04/2020 16:5
 O FSH é o principal hormônio do ciclo menstrual, uma vez que tem a responsabilidade de promover oaumento do endométrio e prepará-lo para ocorrer a gravidez. O FSH e o LH são hormônios ovarianos que controlam o ciclo à distância e a progesterona são tambémhormônios ovarianos mas que fazem esse controle in locu.O estrógeno é o primeiro hormônio de ciclo e é responsável por estimular o folículo ovariano em seudesenvolvimento. O LH é o hormônio que rompe o folículo e forma o corpo lúteo. Esse hormônio tem sua produção estimuladapelo aumento do estrógeno circulante.O estrógeno e progesterona são produzidos pelos ovários e possuem seu pico maior antes mesmo daovulação. 4a Questão (Ref.:201703601369) Pontos: 0,1 / 0,1 
 Os hormônios responsáveis pela maior massa muscular nos homens e pela maior gordura e tecido adiposo nasmulheres são, respectivamente:Folículo Estimulante e OcitocinaAldosterona e Folículo Estimulante Testosterona e Estrógeno.Ocitocina e ProgesteronaLuteinizante e Prolactina.
 5a Questão (Ref.:201704076198) Pontos: 0,0 / 0,1 No ovário, há cerca de um milhão de folículos ao nascimento e de 400.000 na menarca. Ciclos sucessivos de ovulaçãoe atresia esgotam os folículos, e o estroma predomina nos ovários. Há a irregularidade e finalmente a interrupção dossangramentos menstruais, a menopausa, em torno dos 50 anos. A diminuição na secreção de estrógeno provocaatrofia do epitélio vaginal e da pele, osteoporose e instabilidade vasomotora (notada como ondas de calor, osfogachos) e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. 
Esse trecho foi extraído do e-book : Montanari, Tatiana.Embriologia: texto, atlas e roteiro de aulas práticas [recurso eletrônico] / Tatiana Montanari. Porto Alegre: Ed. doautor, 2013. Observando a temática extraída do referido texto, pode-se dizer que entre as funções do estrógeno, sónão estaria correta a alternativa:
 aumento da lubrificação dos tecidos da vagina, que propiciaria um ato sexual confortável.aumento da libido sexual, propiciando com isso o desejo pelo ato sexual e uma possível gravidez.a estimulação da liberação do LH que por sua vez atuará na ovulação, processo conhecido atualmente porovocitação. a estimulação do FSH, que seria o segundo hormônio do ciclo sexual feminino, responsável pela ovulação.o estímulo a proliferação do endométrio, que é um tecido de acolhimento do concepto, no útero.

Continue navegando