Buscar

LOGISTICA INTEGRADA FINAL

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Há uma metodologia que apresenta gargalos ou críticas de cada etapa do processo. Esta metodologia compara o percentual de entrega das atividades considerando o seu período inicial e final. Por fim, esta ferramenta pode contribuir para o planejamento das etapas de produção da empresa e identificar possíveis gargalos que possam atrapalhar a entrega de produtos e serviços. Sobre o nome desta ferramenta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	ERP - Enterprise resource planning.
	 b)
	Kanban.
	 c)
	Caminho crítico.
	 d)
	Modelo PERT.
	2.
	O setor de logística, principalmente no quesito que diz respeito a suprimentos, vem ganhando destaque dentro das organizações. O processo de suprimentos pode ocupar uma posição de decisão nas formas de integração entre clientes e fornecedores. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O responsável pelo setor de compras aumenta o lucro da empresa desde que compre no momento em que seus estoques estão chegando ao fim.
	 b)
	O responsável pelo setor de compras não possui influência no lucro da empresa, tornando-se um profissional sem grande importância.
	 c)
	O profissional do setor de compras é o único responsável pelo aumento de lucros das organizações.
	 d)
	O responsável pelo setor de compras pode aumentar os lucros da empresa a partir do momento em que realiza suas compras de forma correta.
	3.
	Em função do foco organizacional no sistema de produção empurrado, as empresas detinham uma preocupação reduzida quanto à gestão da cadeia de valores. Com o aumento da competitividade organizacional em nível global, empresas têm se desafiado para a gestão dos diversos atores da cadeia de valores para mitigação das quebras de suprimento. Sobre os níveis da cadeia de valores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Fornecedores de primeiro nível são aqueles diretamente relacionados à empresa focal.
(    ) Parceiros de segundo e terceiro nível estão indiretamente relacionados à empresa focal.
(    ) Cliente de terceiro nível é obrigatoriamente um consumidor final para um fornecedor de segundo nível.
(    ) A gestão dos múltiplos níveis da cadeia de suprimento permite à empresa focal mitigar riscos de quebra de abastecimento na cadeia de valor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	A logística reversa tem sido amplamente discutida no mundo como prática sustentável, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental. Desta maneira, a origem e o destino do bem comercializado torna-se uma preocupação da empresa proprietária do bem. Sobre a logística reversa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O retorno de bens se aplica apenas para bens recicláveis.
(    ) Os bens retornados podem ser reutilizados.
(    ) O destino dos itens retornados deve ser unicamente a reciclagem.
(    ) Empresas podem contratar terceiros para realizar a coleta de bens pós-venda e/ou pós-consumo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	Com o advento do sistema do código de barras, passou-se a difundir uma outra ferramenta de registro e identificação chamada radio frequency identification (RFID) ou identificação por radiofrequência. As RFIDs são denominadas de etiquetas eletrônicas ou smart tags (ou etiquetas inteligentes), pois estas etiquetas têm a capacidade de armazenar dados em um chip instalado em sua estrutura. Sobre o RFID, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As etiquetas RFID são imprescindíveis para o funcionamento de um sistema de registro de transações em determinado mercado (Blockchain).
(    ) A possibilidade de erros operacionais é consideravelmente menor em relação a movimentações manuais ou com código de barras.
(    ) Em sua completude, um pacote RFID incluir etiquetas com microchips nos produtos e antena para leitura no armazém conectada a um computador.
(    ) Apesar de serem mais confiáveis, são menos eficientes que a leitura por meio de códigos de barras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Desde os anos 1990, a logística no Brasil vem acompanhando as grandes transformações na maneira de executar as atividades produtivas, comerciais e logísticas. Entretanto, existem ainda grandes limitações pendentes a serem resolvidas nas estruturas organizacionais das empresas brasileiras. Sobre essas limitações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pela falta de integração de dados em rede e falta de investimento, na grande parte das empresas existem problemas nos sistemas informatizados, aliás, muito necessários na logística de hoje.
(    ) A empresa brasileira é muito parceira, pois consegue estabelecer acordos entre empresas, mas, muitas vezes, esses acordos não conseguem ser cumpridos, gerando excesso de confiança que logo vira desconfiança, atrapalhando as parcerias de longo prazo.
(    ) Em função da complexidade dos processos logísticos, apresenta-se a necessidade de desenvolver sistemas de custos com informações adequadas e consistentes, isso gera maior demanda de investimento que a grande parte da empresa brasileira não tem.
(    ) O aumento do poder aquisitivo do brasileiro vem trazendo a necessidade de maiores volumes de mercadorias, que são movimentadas ao longo do Brasil. Diante disso, as empresas não vêm fazendo quase nada, ficando praticamente como eram as atividades logísticas antes da década de 1990.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	7.
	Os custos logísticos aumentam proporcionalmente ao nível do serviço oferecido ao cliente. Nível de serviço excessivo pode ampliar sobremaneira os custos logísticos para níveis indesejáveis pelos clientes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a maior parte dos custos logísticos, que são vitais para o processo logístico:
	 a)
	Atividades de estocagem.
	 b)
	Atividades principais.
	 c)
	Atividades de suporte.
	 d)
	Atividades de compras.
	8.
	A evolução da logística foi acompanhando as grandes evoluções tecnológicas ao longo da história da humanidade até atingir um crescimento exponencial sem precedentes na grande Revolução Industrial do século XVIII. Todavia, nas últimas décadas do século passado também houve algumas etapas evolutivas muito importantes no que tange ao desenvolvimento da logística. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fase considerada antes da década de 1950 (anos meio parados).
II- Fase entre 1950 até 1970 (décadas de grande desenvolvimento).
III- Período evolutivo após 1970.
(    ) A partir deste período, houve realmente uma decolagem na prática da logística, percebendo-se mudanças importantes na sua gestão. Antes desta época existia um claro foco no produto, mas posteriormente houve um foco mais norteado à produção daquilo que o cliente necessitava.
(    ) Nesta época existiu um crescimento exponencial na logística como um todo. Com a grande crise do petróleo, aconteceu, também, uma grande necessidade de aprimorar os custos e fluxos logísticos, vinculando-se assim a logística com a competitividade da empresa.
(    ) Antes deste período, cada atividade da Logística estava dividida entre os diversos departamentos de um negócio, ou seja, ainda não existia um conceito bem definido sobre o que realmente representava a logística integrada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	9.
	Para que os objetivos organizacionais possam ser alcançados, é necessário o desenvolvimentode Cadeias de Suprimento ágeis e que garantam a manutenção das atividades ajustadas aos requisitos dinâmicos dos mercados. Sobre as principais características necessárias às cadeias de suprimentos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Ser sensível ao mercado virtual, processos integrados e ser baseada em redes.
	 b)
	Processos individuais, baseados em manuais e rotinas e desconsiderar o mercado.
	 c)
	Modelos fixos, apoiados em modelos burocráticos e impor sua visão.
	 d)
	Impor suas práticas e modelos, privilegiar seus objetivos individuais e não ter visão sistêmica.
	10.
	Na gestão logística, existem dois grandes tipos de atividades: as primárias e as secundárias. Essas duas atividades geram consumo de recursos e custos, e as duas fazem parte da cadeia de suprimentos. Levando em consideração essas atividades, analise as sentenças a seguir:
I- As atividades consideradas essencialmente secundárias fazem parte do custo logístico total e, dependendo do consumo de recursos destas, elas poderiam não gerar custos à empresa.
II- As atividades consideradas primárias contribuem com um maior peso do custo logístico total e são essenciais aos processos logísticos. 
III- As atividades secundárias são consideradas de apoio e complementares às atividades primárias, sendo seu objetivo dar suporte às atividades de logísticas e contribuir ao aprimoramento de recursos.
IV- As atividades secundárias fazem parte dos processos que geram valor agregado às atividades primárias, ou seja, servem para aprimorar as atividades logísticas, logo, não geram custos adicionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2018) Na logística, o RFID (Radio-Frequency Identification) surge com o objetivo de automatizar o processo de rastreamento de cargas, produtos e demais elementos necessários para o transporte de mercadorias ao longo de um trajeto, sem que haja a necessidade de se incluir trabalho manual para sua conferência ou controle. A utilização de RFID no sistema de infraestrutura e monitoramento de
cargas internacionais apresenta, para a logística, vantagens relacionadas ao registro de dados, à agilidade no repasse de informações e à garantia de rigor e qualidade nos serviços prestados. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que, no transporte internacional, o RFID agrega valor ao produto se for aplicado a:
FONTE: NASSAR, V.; VIEIRA, M.L.H. A aplicação de RFID na logística: um estudo de caso do Sistema de Infraestrutura e Monitoramento de Cargas do Estado de Santa Catarina. Gest. Prod., v. 21, n. 3, p. 520-531, 2014 (adaptado).
	 a)
	Contêineres, porque garante a identificação de cada um, diminuindo a margem de erros na contagem dos contêineres e mostrando de forma clara seu tamanho e sua capacidade de carga.
	 b)
	Diferentes rotas de distribuição, porque as gerencia, apontando alternativas no caso de uma delas falhar e permitindo o acesso remoto aos níveis de combustível do veículo e a outros dados referentes ao seu estado.
	 c)
	Contêineres, porque garante a identificação das cargas, a rastreabilidade dos produtos e o monitoramento on-line do trajeto, fornecendo dados, em tempo real, de diferentes indústrias ou equipamentos de transportes.
	 d)
	Diferentes rotas de distribuição, pois facilita as transações comerciais e reduz os custos, agilizando a identificação dos produtos ao serem embarcados, durante o trajeto e no desembarque.
	12.
	(ENADE, 2018) Em logística empresarial, utilizam-se diversos tipos de tecnologia da informação e comunicação para o controle da produção e operação de produtos e serviços, seja qual for o porte da empresa. Com relação à operação, esses sistemas possibilitam controlar os turnos dos operadores, o custo da operação, entre outras funcionalidades. Considerando essas informações, bem como as ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que podem contribuir para o controle de processos empresariais, analise as sentenças a seguir:
I- O ERP (enterprise resource planning) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar processos de negócios a serem realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças e de recursos humanos de uma empresa.
II- O CRM (customer relationship management) é um tipo de programa que permite controlar o registro financeiro da empresa, criando mais fidelidade para os clientes e explorando a possibilidade de obter novos clientes.
III- O e-business é o processo de comercialização de produtos e serviços que se realiza por meio da internet e envolve todos os aspectos do relacionamento caracteristicamente eletrônico que a empresa tenha com seus clientes, fornecedores, parceiros e empregados.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I e II, apenas.
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	II, apenas.
	 d)
	III, apenas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando