Buscar

Resenha Critica

Prévia do material em texto

Aluno: Eder Luis Rumiatto Dos Reis
Resenha Critica
A sociedade contemporânea caracteriza-se pela globalização. As informações e a velocidade com a qual elas atingem a sociedade espantam qualquer um que tenha vivenciado as décadas de 80 e 90. Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações transformam-se cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Exigente a si próprio, com os outros, com as coisas, com tudo, tornando o mundo tão exigente, ao ponto de que os serviços e informações ficarem insuficientes, esgotáveis, pobres.
Em virtude disto, o mundo se especializou. As profissões ganharam novos rumos, novas perspectivas. Os cursos que antes eram genéricos, como engenharia, direito, medicina, tornaram-se insuficientes e foram ganhando afluentes. Se antes os clínicos gerais da engenharia mecânica e do direito davam conta da demanda profissional, com o passar dos anos e a evolução da sociedade, exigiu que os profissionais se tornassem especialistas, criando ramos e abrindo possibilidades.
Hoje os especialistas, mestres e doutores são essenciais para o desenvolvimento da sociedade, exigido em toda a parte. A especialização na sociedade do conhecimento traz benefícios inigualáveis. A criação de novos empregos, o aprofundamento do saber e a qualidade dos serviços faz com que a sociedade evolua ainda mais.
Desta maneira o ser humano na sua individualidade, não estar ampliando o seu modo de conhecer, mas sim se reduzindo à especificidade, a sociedade como um todo mergulha numa ampliação profunda do conhecimento, trazendo isto para o cotidiano, do mais trivial ao mais complexo dos trabalhos, a especialização é necessária e benéfica.
A sociedade assim como todo seu conhecimento, tem evoluído em uma escala geométrica. O conhecimento, não foi revolucionado como muitos podem pensar, mas o maior impacto foi a maneira como as informações deslocaram-se. O 'AUGE' da tecnologia possibilitou um fluxo de dados imenso que facilitou pesquisas, estudos e desenvolvimento do conhecimento. Esta facilidade ampliou o saber, criando uma nova sociedade com um imenso banco de informações na qual antes não tinha caráter muito mais restrito.
Esta nova sociedade, marcada principalmente por gerações seguidas de gerações cada vez mais rápidas e aceleradas têm mostrado os dois lados da moeda, o positivo e negativo. Da mesma forma que os fluxos de informações são imensos e rápidos as novas gerações detêm um saber muito mais quantitativo do que qualitativo. Existe uma expressão que reflete bem o que quero explicar "buscar conhecimento na internet é como tentar beber um gole de água em um hidrante". Desta forma fica mais claro, pois a internet é a ferramenta mais utilizada pelos jovens para buscar informações. Devido a isso essas informações são um pouco densas em número absurdo, tornando o saber raso, genérico com falta de qualidade. De um lado é positivo, pois há um pequeno saber em tudo, no entanto, negativo no sentido da qualidade, como uma casa alicerçada em um terreno arenoso.
A sociedade deve se equilibrar na velha e nova guarda não tão certinho como os mais experientes e nem tão precipitado como os novatos. Com este aumento na velocidade das informações traz impaciência e deixa os mais novos pouco aptos para aprofundar no saber. Já os mais velhos, no entanto tem grande dificuldade em assimilar esta nova era em que tudo são cliques de botões em velocidades assustadoras sendo pouco eficientes na obtenção de informações. 
Acredito que a afeta de maneira essencial, que precisa saber selecionar as fontes e ter a paciência para assimilá-los, não apenas analisá-los levemente e ligeiramente.

Continue navegando