Buscar

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DAS ABORDAGENS TEÓRICAS DO BEHAVIORISMO, PSICANÁLISE, GESTALT E HUMANISMO
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
SÃO PAULO
2020
	Disciplina: Psicologia da educação 
	Tarefa: Atividade Ciclo II
	Nome: Cecilia Ungaretti Jesus
	RA: 8105584
	Turma: 
DGPED201SPOA30
A partir dos estudos da Unidade 2 do curso de Psicologia da Educação apresento abaixo uma tabela com um resumo das possibilidades e limitações no contexto escolar de cada uma delas.
	
	Possibilidades
	Limitações
	BEHAVIORISMO/ NEOBEHAVIORISMO
	Utilizar o conceito de reforço positivo e negativo para educar os alunos, tornando ações positivas mais constantes e comportamentos inadequados mais escassos. 
Por exemplo, um aluno recompensado por um reforço positivo pode vir a repetir a ação da qual resultou aquele reforço, como uma lição de casa feita ou bom comportamento. 
	Os reforços podem ou não fazer efeito no comportamento do aluno, dependendo de uma questão de indivíduo.
O reforço também pode ser mal aplicado ou incompleto, fazendo com que o reforço dado possa resultar no oposto do desejado. Ele também depende de um estímulo para o resultado (E-R), o que pode significar que sem o estimulo aconteça a extinção do resultado, e não uma mudança de comportamento.
	PSICANÁLISE
	A abordagem da psicanálise na educação permite um aprofundamento da relação entre aluno e professor. Dessa relação pode surgir a transferência, que é quando o aluno associa o professor a sentimentos bons e isso acaba por facilitar o processo de aprendizado.
	O professor que é depositário de algo que pertence ao aluno, ou seja, que faz parte de um caso transferência, precisa saber lidar com ela. Isso se trata da contratransferência, e é importante que a formação do pedagogo abarque a observação dos vínculos entre professor-aluno.
	HUMANISMO
	O humanismo foca em criar ambientes favoráveis ao aprendizado do aluno. O aluno é o centro. Tal abordagem possibilidade tanto a aproximação afetiva entre aluno e professor quanto um clima mais favorável ao aprendizado e desenvolvimento dos educandos. 
	Não existe método para ensinar, o humanismo prega a liberdade de pensamento de cada um. Se por um lado isso é maravilhoso, por outro é uma formação mais difícil de ser feita, pois depende da capacidade de cada indivíduo em desenvolver seu próprio repertório como professor.
	GESTALT
	Entender o todo para depois se fixar nas partes, como um processo global, pode ser um método de aprendizado muito eficaz, permitindo uma compreensão mais simples de coisas complexas e específicas. Além disso utilizar outras formas de percepção além das sensitivas contribui para encontrar novos tipos de aprendizado, como o insight. 
Ilusão de ótica e figuras-fundo são elementos que mostram como a percepção humana pode ter uma leitura diferente da realidade. 
	A abordagem pode ser um pouco vaga na definição de suas bases. 
O professor tem que estar bem preparado para conseguir adaptar o método de ensino aos seus alunos de maneira a proporcionar um ambiente o insight seja possível.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais