Buscar

Atividade 2 Genero Raça Etnia no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Serviço Social 
Prof.(ª): Prof. Me. Lilia Odete Nantes de Oliveira 
Disciplina: Gênero, Raça e Etnia no Brasil- 
Carga Horária: 40h 
Semestre Letivo: 8º
Acadêmica: Juliana Pereira Gonçalves	 RGM: 183.2332
ATIVIDADE 2 
1 - Depende de uma conduta ou ato (ação ou omissão), que resulta em violar direitos com base na raça, sexo, idade, estado civil, deficiência física ou mental, opção religiosa e outros. Essa afirmativa está relacionada conceito de:
Assinale a alternativa correta
a) Racismo;
b) Preconceito;
c) Discriminação;
d) Estereótipo.
2 -Disserte o que você entendeu sobre a seguinte afirmação: “ 5 linhas)
	“Para Comparato, (2003, p. 57), os Direitos Humanos são inerentes ao próprio ser humano, sem estar conectado com qualquer particularidade de pessoas ou grupo. Não se pode falar em Direitos humanos sem abordar a dignidade e não se pode falar em dignidade sem abordar os Direitos Humanos.”( de 5 a 10 linhas)
Os direitos humanos conforme a ONU  incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos e todas merecem estes direitos, sem discriminação.
 Os direitos humanos são também um conjunto de leis, que buscam a igualdade do ser humano independente do sexo, raça, etnia ou classe social. Serve para que o respeito permeie entre todos e torne a vida de todos mais digna. São regras impostas pelo Estado e todos os cidadãos devem obedecer e cumprir. Os direitos humanos devem estar em constante discussão, reflexão e analise para que não fique esquecido ou banalizado, é importante que toda a sociedade colabore para que seja eficaz, pois sem eles, o ser humano não consegue participar plenamente da sociedade. 
3 -As práticas do racismo são diversas e se apresentam de diversas formas. Por meio das estatísticas sobre escolaridade, mercado de trabalho, criminalidade, presença nas artes e outros, pode-se perceber o problema na prática. A discriminação dá-se de duas formas: direta ou indireta. Explique cada uma delas.
A discriminação racial resulta do comportamento humano, o qual transparece através das atitudes de cunho negativo, como ofensas, xingamentos, segregação, ou até mesmo violência física. Esses comportamentos são lançados em face da cor, atingindo diretamente a pessoa ofendida em seu âmago. Discriminação Racial direta é possível de ser detectada existindo previsão legal para a punição de quem pratica racismo
A discriminação racial indireta proveniente de um comportamento racista mascarado, não é uma manifestação explícita, mas as práticas administrativas, empresariais ou de políticas públicas aparentemente neutras, porém dotadas de grande potencial discriminatório. A discriminação indireta é caracterizada por sua invisibilidade e dissimulação é identificada quando os resultados de determinados indicadores socioeconômicos são sistematicamente desfavoráveis para um subgrupo etnicamente definido em face dos resultados médios da população.
4 - Temos, no Brasil, uma grande diversidade cultural e racial. Descendentes de povos africanos e de índios brasileiros, de imigrantes europeus, asiáticos e latino- americanos compõem o cenário brasileiro. Por conta disso, podemos que afirmar que:
a) atualmente, o termo “pluralidade cultural” não se aplica ao Brasil por causa da Globalização.
b) a mistura de todas estas raças e etnias não caracteriza a identidade do povo brasileiro.
c) o Brasil é um país dotado de uma ampla “pluralidade cultural”, ou seja, diferentes culturas foram e são produzidas pelos grupos sociais que fazem parte da nossa história.
d) a diversidade cultural e racial não interfere nas formas com que os habitantes do Brasil organizaram sua vida social e política.
e) ações racistas e discriminatórias não existem na sociedade brasileira por causa da grande diversidade cultural e racial do país.
5- No que tange a inclusão, explique sobre o que garante a Lei 11.645, de 10 de março de 2008 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996. 
 A Lei 11.645/2008 altera a Lei 9.394/1996, modificada pela Lei 10.639/2003, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. Isso implica a necessidade de abordar a temática em questão no ensino de todas as disciplinas do currículo da educação básica, que inclui o ensino fundamental e médio. Consequentemente, essa temática aparece também no livro didático, uma vez que ele é um dos instrumentos mais utilizados pelos professores e alunos nos processos de ensino e aprendizagem.
6- De acordo com a aula 5, Mota (1999, p.41) constata que: Até os anos 70, era comum a suposição de que as populações indígenas não tinham futuro. Também era lugar comum a ideia de que não tinham passado. A situação começou a mudar nas legislações que atuam na garantia do Direito Indígena. 
Você poderia citar no mínimo três das legislações que atuam na garantia do Direito Indígena atualmente?
A Lei n.º 11.645, de 10 de março de 2008, que obriga o ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, particulares e públicas do Brasil;
Crime de genocídio – Lei n.º 2.889, de 01 de outubro de 1956;
Dia nacional de luta dos povos indígenas: Lei n.º 11.696, de 12 de junho de 2008;
Convenção 104 – Abolição penal de trabalhadores indígenas – Decreto n.º 58.821, de 14 de julho de 1966;
2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais