Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Planejamento Estratégico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Quando há a necessidade de diversificar, ou seja, ampliar o campo de ação dos negócios, uma empresa pode adotar diversos tipos de estratégias. Neste sentido, suponha uma empresa que produz produtos alimentares congelados diversos deseja ampliar seus negócios comprando uma empresa especializada na produção de pizzas congeladas. Qual seria o tipo de estratégia, de diversificação horizontal ou de diversificação vertical? Justifique sua resposta e apresente um exemplo desta situação de estratégia.
	Resposta Esperada:
A situação exposta é de uma estratégia de diversificação horizontal. Por meio deste tipo de estratégia, uma empresa realiza investimentos em ampliação em negócios que sejam similares aos atuais, objetivando atingir consumidores do mesmo tipo, potencializando a sinergia comercial atual, pois os canais de distribuição são semelhantes. Um exemplo disto pode ser uma empresa que produz e comercializa camisetas esportivas, faz investimento na compra de uma empresa que produz meias esportivas.
	2.
	A ideia de montar um sistema de BSC (Balanced Scorecard) em uma organização é para evidenciar e analisar processos operacionais que precisam ser melhorados para aproveitar uma oportunidade de mercado, ou porque a empresa precisa aprimorar processos e custos. Um BSC efetivo acontece quando a estratégia estabelecida é transmitida por meio de um conjunto de medidas integradas, tanto financeiras como operativas. Levando isso em consideração, por que é importante levantar um BSC como estratégia de modelo de negócio, no contexto de interação das estratégias a serem seguidas? O que acontece quando todos os funcionários não conseguem enxergar os objetivos estabelecidos no BSC?
	Resposta Esperada:
Deve-se considerar que o BSC desenvolve um modelo de interação das estratégias a serem seguidas pela empresa, devendo mostrar para todos os funcionários como cada um deles pode ajudar no sucesso organizacional.
Se, por qualquer motivo, não se conseguir esse elo, os funcionários dificilmente poderão contribuir à dinâmica organizacional dos objetivos desejados no BSC, pois é necessário que os funcionários tenham a possibilidade de participar. Isso valoriza, motiva as pessoas e gera uma dinâmica participativa de inovação empresarial.

Outros materiais

Outros materiais