A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
HISTÓRIA E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Pré-visualização | Página 1 de 1

TRABALHO DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
1. Em que medida a História é relevante para o estudo do Direito?
A história é de grande relevância para o Direito pois é através dela que é possível compreender o processo de evolução e as transformações das civilizações conforme o passar do tempo a as mudanças culturais.
2. Podemos dizer que o Direito, no decorrer da história, amoldou-se às diversas formas de organização social? Explique.
Sim, pois as pessoas mudam, consequentemente a forma de pensar também, então as normas também terão de mudar e moldar-se a civilização em seu momento histórico.
3. As sociedades teocráticas apresentavam uma ligação entre Direito e Religião. É possível fazer uma analogia com a sociedade contemporânea.
Na sociedade contemporânea o Direito também terá de moldar-se a forma de pensamento da época, onde há uma grande busca pela igualdade, tanto de gênero,social e raças. Assim como as pessoas se tornam cada vez mais conscientes quanto aos seus direitos e como protegê-los 
4. É possível afirmar que a racionalização do pensamento, própria dos gregos antigos, influenciou na relação de poder e na forma de organização jurídica dessa civilização? Explique.
Sim, pois a forma que a civilização tem de enxergar o mundo e a forma de agir quanto aos demais vai definir quais serão as normas e qual vai ser a forma imposta aos demais.
5. A lei de Talião, prevista no Cód. de Hammurabi previa uma reciprocidade entre a conduta criminosa e a pena estabelecida. A implantação dessa tipo de penalidade poderia diminuir a criminalidade e a impunidade no Brasil atual? Explique.
Acredito que não, pois não acho que a frequência nos crimes esteja relacionado com as penas, e sim com investimentos na cultura, educação e com maior foco na ressocialização para que o cidadão possa de fato voltar para a sociedade e ter chances de se reerguer e não acabar voltando para o crime.
6. A lei da XII Tábuas implicava em uma legislação que tinha por preocupação a isonomia entre os grupos sociais? Explique e exemplifique a reposta.  
A legislação atual preserva o direito à igualdade? Explique.
Sim, pois as lei das 12 Tábuas foram criadas com a iniciativa de permitir que os plebeus também conhecessem as leis e impedir os abusos que até então eram acometidos pelos patrícios. Assim fazendo com que ambas as classes sociais respondessem as mesmas normas.
A legislação atual assegura o direito à igualdade, o que é descrito pelo artigo 5° da constituição federal “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.