Buscar

Metodologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia
A metodologia aplicada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica. Para isso foram utilizados livros, artigos, sites e pesquisas que tratavam do assunto. O tema ainda parece novo para muitas pessoas havendo limitações de debates e disponibilidade de livros em bibliotecas.
Sendo metodologia um meio de desenvolver uma pesquisa num determinado campo, onde nesse estudo será utilizado a pesquisa exploratória cujo qual finalidade tem de realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, habituando-se com o fato que está sendo investigado, de modo que a pesquisa conseqüentemente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão, onde será uma pequena amostra, permitindo ao pesquisador compreender o problema da pesquisa para formular a hipótese com mais precisão.
O trabalho será desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo.
Essa pesquisa exploratória, será baseada em referencias bibliográficas e fatos divulgados na internet que avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a problematização da pesquisa ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos sobre esse tema. Visando proporcionar um maior conhecimento do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.
3 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
	O presente capítulo tem como objetivo esclarecer os processos metodológicos e científicos utilizados para a realização da pesquisa, descrevendo os passos de desenvolvimento. Neste capítulo serão evidenciados os tipos de pesquisa e o instrumento de coleta de dados.
	A pesquisa é definida como o procedimento racional e sistemático no qual proporciona respostas aos problemas definidos. A pesquisa é solicitada quando não se tem informação suficiente para resolver tal problema ou então quando a informação que se tem está em desordem que não possa ser relacionada ao problema (GIL, 2002).
	Para Oliveira (1999) a pesquisa tem por objetivo estabelecer uma série de compreensões no sentido de descobrir respostas para as questões que existem em todas as áreas do conhecimento humano, envolvendo a abertura dos horizontes e a apresentação de diretrizes fundamentais, que podem contribuir para o desenvolvimento do conhecimento.
	A pesquisa tem por finalidade tentar conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem nas suas mais diferentes manifestações e a maneira como se processam os seus aspectos estruturais e funcionais (OLIVEIRA, p.118,1999).
3.1 Abordagem metodológica e tipo de pesquisa
	Tendo em vista que este trabalho focaliza na comunicação interna, dentro de diversos tipos de pesquisa existentes, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e descritiva, com abordagem quali-quantitativa.
	Em relação o tipo de pesquisa quanto aos procedimentos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica.
	Conforme Gil (2002), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados, sua principal vantagem está no fato de permitir ao pesquisador a cobertura de uma gama de fenômenos mais ampla.
	Para Oliveira (1999, p.119) “a pesquisa bibliográfica tem por finalidade conhecer as diferentes formas de contribuição cientifica que se realizaram sobre determinado assunto ou fenômeno.” Neste caso foi pesquisado em livros de diversos autores, com finalidade de adquirir mais conhecimento e informação sobre o estudo abordado.
	A respeito dos objetivos da pesquisa foi utilizada a pesquisa descritiva, pois, conforme Gil (2002, p.42) “as pesquisas descritivas tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis”.
Ainda na idéia de Gil (2002) a pesquisa descritiva estuda as características de um grupo. São incluídas as pesquisas que levantam opiniões, atitudes e crenças de uma população.
	Quanto à forma de abordagem do problema foi adotada à pesquisa qualitativa para que possa ser mostrada a visão dos funcionários em relação aos processos de comunicação interna na empresa.
	Segundo Oliveira (1999), as pesquisas qualitativas possuem facilidade em descrever a complexidade de um determinado problema ou hipótese, analisar a interação de certas variáveis, compreender e qualificar os processos dinâmicos, prestar contribuições no processo de mudança, criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permitir, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos.
	Conforme Oliveira (1999), a pesquisa quantitativa tem objetivos de quantificar opiniões, em forma de coleta de dados, através de questionários.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ªed. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 2ªed. São Paulo: Editora pioneira, 1999.
1.4 - Metodologia
Sendo metodologia um meio de desenvolver uma pesquisa num determinado campo, onde nesse estudo será utilizado a pesquisa exploratória cujo qual finalidade tem de realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, habituando-se com o fato que está sendo investigado, de modo que a pesquisa consequentemente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão, onde será uma pequena amostra, permitindo ao pesquisador compreender o problema da pesquisa para formular a hipótese com mais precisão.
O trabalho será desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo.
Essa pesquisa exploratória será baseada em referencias bibliográficas e fatos divulgados na internet que avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a problematização da pesquisa ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos sobre esse tema. Visando proporcionar um maior conhecimento do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.
8. METODOLOGIA DA PESQUISA
Cada abordagem para investigar determinado fato na Pesquisa Científica admite diversos níveis de aprofundamento e foco em linha com o que está sendo pesquisado. Podemos afirmar que existem vários tipos de pesquisa que se enquadram a cada caso. Dado o contexto exposto e as diversas formas de pesquisa existentes Cervo e Berviam (1983) distinguem a pesquisa pura e aplicada.
“Na pesquisa pura ou básica, o pesquisador tem como meta o saber, buscando satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento. Já na pesquisa aplicada, o investigador é movido pela necessidade de contribuir para fins práticos, mais ou menos imediatos, buscando soluções para problemas concretos.” (CERVO; BERVIAN, 1983 p.00.) 
Podemos classificar o estudo ora apresentado como pesquisa aplicada, uma vez que estamos com o objetivo de mostrar a eficácia de determinado Programa de Gestão no aprimoramento do Clima Organizacional. Para este estudo foi realizada uma pesquisa de campo com os funcionários da Área de Gestão de Gastos do Banco Santander, conforme apêndice 2, com o intuito de identificar se a aplicação de um feedback era positivo e se poderia realmente trazer melhoria nos pontos de insatisfação. Esta pesquisa aconteceu no Ano de 2009 e trouxe como ação principal a implantação de um feedback periódico que acontecia 2 vezes ao ano. Posterior a essa ação, foi aprimorado o feedback implantado de forma a deixá-lo mais estruturado, apêndice 1. A base para a análise do resultado foram as pesquisas de clima realizadas através do Método GPTW, dos anos de 2009 a 2011 serviram para demonstrar se os programas iniciados a partir da identificação dos gaps surtiram efeito.
A pesquisa realizada
pela empresa GPTW é rigorosa e objetiva, e é realizada através de um questionário conforme apêndice 3, estabelecendo um padrão global na definição de excelentes ambientes de trabalho nos negócios, na educação, em empresas sem fins lucrativos e no governo. Através dos resultados por elas apurados , formasse a listas das Melhores Empresas para Trabalhar, que são publicados anualmente através de respeitados parceiros de mídia de todo o mundo, como o Financial Times (UK), Fortune (EUA, Coréia), Época (Brasil) e Business Day (Nigéria). Para as empresas que aparecem nas listas, esse reconhecimento representa a escolha do funcionário que nela trabalha e esse é o melhor selo de qualidade de ambiente de trabalho que qualquer empresa pode receber.
O questionário foi enviado diretamente aos funcionários e respondidos sem a presença de entrevistadores. O tipo de pesquisa realizada, alinhada com a complexidade inerente ao tamanho da amostra é o que justifica a escolha do instrumento.
Metodologia 01
Sendo metodologia um meio de desenvolver uma pesquisa num determinado campo, onde nesse estudo será utilizado a pesquisa exploratória cujo qual finalidade tem de realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, habituando-se com o fato que está sendo investigado, de modo que a pesquisa conseqüentemente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão, onde será uma pequena amostra, permitindo ao pesquisador compreender o problema da pesquisa para formular a hipótese com mais precisão.
Essa pesquisa exploratória, será baseada em referencias bibliográficas e fatos divulgados na internet que avaliará quais teorias ou conceitos existentes podem ser aplicados a problematização da pesquisa ou se novas teorias e conceitos devem ser desenvolvidos sobre esse tema.
Metodologia 02
O trabalho será desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo.
A pesquisa será exploratória mas de caráter social, que envolvendo um levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão do problema pesquisado, com a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Visando proporcionar um maior conhecimento do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.
1.5 – Metodologia
O trabalho será desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo.
A pesquisa será exploratória mas de caráter social, que envolvendo um levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão do problema pesquisado, com a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Visando proporcionar um maior conhecimento do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.
A pesquisa é assim, a atividade básica da ciência na sua construção da realidade. A pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Pesquisa Exploratória Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Dessa forma, este tipo de estudo visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (GIL, 1999, p. 43). As pesquisas exploratórias, segundo Gil (1999, p. 43) visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo.
2. METODOLOGIA
 
O trabalho será desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo.
A pesquisa será exploratória mas de caráter social, que envolvendo um levantamento bibliográfico e análise de exemplos que estimulem a compreensão do problema pesquisado, com a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Visando proporcionar um maior conhecimento do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.
A pesquisa é assim, a atividade básica da ciência na sua construção da realidade. A pesquisa qualitativa, no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Pesquisa Exploratória Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Dessa forma, este tipo de estudo visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (GIL, 1999, p. 43). As pesquisas exploratórias, segundo Gil (1999, p. 43) visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo.
 
O trabalho foi desenvolvido com o embasamento teórico com pesquisa bibliográfica para definições e conceitos e uma busca na internet para analisar as ações e iniciativas de como está sendo abordado esse tema no Brasil e no mundo para o desenvolvimento da aula.
A pesquisa é assim, a atividade básica da ciência na sua construção da realidade. Segundo Clemente (2007) a pesquisa qualitativa, 
“ [. . .] no entanto, trata-se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados e outros construto profundos das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis.”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando