Buscar

1ª ATIVIDADE

Prévia do material em texto

Aluna: Ana Júlia dos Reis Braga
Turma: 3004
1ª ATIVIDADE 
ATIVIDADE DE REVISÃO 
 
 
QUESTÃO 1: Complete o texto com as palavras abaixo: 
 
Origem - Universo – naturalistas - fantástico -razão - Mythos - Pré-socráticos - natureza- 
filósofos - coisas 
 
 
Mito, do grego ____Mithus______ , é uma narrativa tradicional cujo objetivo é explicar a origem e existência das ____coisa____ .Esse foi o recurso utilizado durante anos para explicar tudo o que existe no _____universo____ . Desta forma, foram criados mitos para explicar a ____origem_____ dos homens, dos sentimentos, dos fenômenos naturais, entre outros. 
Além de explicar as origens, a mitologia - o conjunto dessas histórias fantásticas - desempenhava um papel moral. Esse tipo de narrativa era pertinente para responder aos questionamentos até que, a partir do século VII a.C. as explicações oriundas dessas histórias iam deixando de satisfazer os primeiros filósofos gregos – os _Pré-socráticos__. 
. 
Assim, o mundo começava a ser investigado através da _____razão____, priorizando o natural em detrimento do sobrenatural, o _______fantástico_______. Assim, começando a fazer uso da razão, os ____Filósofos________não acreditavam nos mitos e exigiam comprovações. Eram ______naturalistas_____________, pois acreditavam que o mundo surgiu da ______natureza_____. 
QUESTÃO 2: Preencha os parênteses com o número 1 o que for característica do mito e com o número 2 o que for característica da Filosofia: 
 
 
 ( 1 ) Imaginário 
 ( 2 ) Lógico 
Mito (1) ( 2 ) Coerente 
 ( 1 ) Fantasioso 
 ( 2 ) Racional 
Filosofia (2) ( 1 ) Sobrenatural 
 ( 2 ) Real 
QUESTÂO 3: 
Texto I 
Duas concepções dominaram o pensamento filosófico durante bastante tempo: por um lado, as ideias de Parmênides e, por outro, o pensamento de Heráclito. Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, em fluxo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel. 
 
 Texto II 
Como uma onda 
Nada do que foi será 
De novo do jeito que já foi um dia 
Tudo passa 
Tudo sempre passará 
A vida vem em ondas 
Como um mar 
Num indo e vindo infinito 
Tudo que se vê não é 
Igual ao que a gente 
Viu há um segundo 
Tudo muda o tempo todo 
No mundo 
Não adianta fugir 
Nem mentir 
Pra si mesmo agora 
Há tanta vida lá fora 
Aqui dentro sempre 
Como uma onda no mar Como uma onda no mar Como uma onda no mar 
 
Lulu Santos e Nelson Motta 
 
 
 
 
 
 
 
De acordo com a leitura do Texto I, a música do Lulu Santos e Nelson Motta representa o pensamento de qual filósofo pré-socrático? ______Heráclito__________ QUESTÃO 4: Leia o texto e responda a questão abaixo. 
 
 O filósofo grego Sócrates (469 a.C. – 399 a.C.), mestre de Platão e considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, iniciou sua jornada filosófica quando ao visitar o Oráculo de Delfos ouviu de uma de suas sacerdotisas que o fato de ele não saber nada o tornava o homem mais inteligente do mundo. Em todas as ocasiões, Sócrates não emitia nenhuma afirmação apenas fazia novas perguntas. Ao caminhar em praça pública fazia indagações aos cidadãos que ali passavam sobre assuntos diversos como, por exemplo, política e religião. 
 A filosofia de Sócrates, responsável por dar origem ao método socrático, tinha como princípio a construção do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias. Sócrates tinha convicção de que era o diálogo que favorecia uma verdadeira troca de conhecimento, pois através deles os discípulos conseguiriam refletir sobre suas próprias afirmações e conclusões. Valendo-se da Ironia e da Maiêutica – princípios fundamentais em todo o pensamento socrático – estimulava seus interlocutores a exporem e defenderem suas opiniões para então despojá-los de toda ilusão de saber e extrair o conhecimento verdadeiro. 
 A morte de Sócrates 
Resultado de imagem para imagem de socrates tomando veneno 
 
 
Como Sócrates, por meio da Maiêutica, conseguia fazer seus interlocutores pensarem? 
R: Através do diálogo que favorecia uma verdadeira troca de conhecimento, pois através deles os discípulos conseguiram refletir sobre suas próprias afirmações e conclusões.
 
QUESTÃO 5: Por que Sócrates não foi considerado um burro, como afirma Chaves, ao dizer essa frase? 
R: Porque Sócrates era considerado sábio a sua época por causa desse princípio, que é o de reconhecer sua própria ignorância enquanto a grande maioria quer se passar por sábio.
Resultado de imagem para meme de socrates em portugues 
 
 
Questão 6: Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, fez uma adaptação do Mito da Caverna de Platão. Leia o quadrinho abaixo e depois responda as questões propostas. 
	Aponte as diferenças entre a história de Maurício de Sousa e a de Platão. 
R: Na história de Maurício os personagens conseguiam acreditar que fora da caverna existia vida, mas na de Platão os prisioneiros só acreditavam no que viam dentro da caverna.
 
	Relacione o final da historinha com o que Platão queria passar com a história do Mito da Caverna? 
R: Que os prisioneiros somos nós e nós estamos vivendo presos em nossos costumes.

Continue navegando

Outros materiais