Buscar

Relatório de estágio HIBRIDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

14
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
 
 
 
 
 
DANIELA CRISTINI FLACH, 1386184, 2016/3 
 
 
 
 
 
 
 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO MÉDIO
 
 
 
 
 
 
 
 
MONTENEGRO
2020 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
 
 
 
 
DANIELA CRISTINI FLACH, 1386184, 2016/3 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório de Estágio Supervisionado – 
Ensino Médio, apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER. 
 
 
 
 
 
 
MONTENEGRO 
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 TEXTO TEÓRICO RELACIONANDO OS CONHECIMENTOS DO SEU CURSO COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO ESTAGIADO	3
2.1 FICHA DE ANÁLISE DE DOCUMENTÁRIO	5
2.1.1 Ficha técnica do documentário/filme	5
2.2 PESQUISA ESTADO DA ARTE	7
2.3 DESCRIÇÃO REFLEXIVA SOBRE A AÇÃO REALIZADA EM CAMPO E O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL PRODUZIDO	9
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório refere-se aos debates que foram feitos durante a realização do estágio híbrido de Ensino Médio, etapa indispensável na formação de docentes dos cursos de licenciatura em Pedagogia. O trabalho teve duração de 15 dias, iniciando no dia 11 de agosto e terminando no dia 25 do mesmo mês. Para a sua realização foi criado um grupo no WhatsApp com um total de seis participantes, afim de debatermos alguns questionamentos sobre o filme.
O filme relata a história de um garoto indiano chamado Ishaan que, diferente de muitas crianças, não consegue fazer amigos nem aprender a ler ou a escrever e não sabe se comportar. Ishaan é incompreendido pelas pessoas a sua volta, sendo tratado com rispidez pelo pai. O garoto é levado para um internato pelo mal comportamento e rebeldia, e lá o menino fica recluso e triste, até o momento em que surge o professor substituto da disciplina de artes, que logo percebe o problema de Ishaan, começando então a trabalhar com o menino, motivando-o e compreendendo-o.
2 TEXTO TEÓRICO RELACIONANDO OS CONHECIMENTOS DO SEU CURSO COM AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO ESTAGIADO
O estágio híbrido também possibilita ao acadêmico reflexões sobre a possibilidade de ser educador. Caso contrário, o mesmo poderá perceber a tempo que não é essa a profissão que almeja e assim seguir outros caminhos, pois é necessário gostar de ensinar e aprender juntamente com os alunos. 
Sabe aquele filme que te faz pensar em como você age com o mundo ao seu redor? Como você trata as pessoas, como você enxerga o mundo, como você julga alguma coisa ou até mesmo como você deduz que algo é ou não irrelevante para você? O filme indiano “Como estrelas na Terra – Toda criança é especial” é exatamente esse tipo de filme. 
Sabendo que a criança aprende por meio da brincadeira, cabe ao professor proporcionar atividades que promovam experiências diversas para seus alunos, tais como: “sentir, manipular, observar, criar, descobrir, relacionar, articular, elaborar hipóteses e verificá-las compreender informações cada vez mais complexas. A criança que possui diversas experiências terá mais facilidade para desenvolver- se, aprender conteúdos e tudo o que a cerca. Pois desta forma aumentará a interação na realização das atividades.
Diante das reflexões expostas e de todos os conhecimentos adquiridos no curso de Pedagogia, estes não se distanciaram da prática no estágio híbrido, sendo que sempre buscou-se relacionar a teoria com a prática.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), uma das propostas pedagógicas é garantir que a criança possa ter vários conhecimentos e aprendizagem. Assim também, tem o direito a proteção, saúde, liberdade, confiança, respeito, a convivência com outras crianças, adultos e principalmente o brincar, que é através deste que a criança tem uma aprendizagem significante.
A ludicidade em sala proporciona felicidade, tornando leve a rotina dos alunos, mas o professor precisa trabalhá-las pensando no conteúdo. Assim, ao abordarmos o conteúdo descrito acima acerca dos aprendizados obtidos no curso de Pedagogia, em comparação ao que foi retratado no filme, podemos ver que o método que vigorava era o método de ensino tradicional, há muito, já ultrapassado. Graças ao professor substituto é possível ver uma nova visão no sistema educacional, levando em consideração a individualidade de cada aluno. 
A coragem do professor é um ponto alto desta obra, com a atitude de apostar em alguém que já estava rotulado pelos demais colegas de trabalho. As posturas entre os demais são as mesmas com a justificativa de que a direção zela por disciplina. Uma cena retrata a forma em que muitas instituições se encontram quando o novo professor de artes pergunta se ele poderia colocar os desenhos dos alunos no armário e os demais respondem que ali só pode os livros. No armário só pode guardar o que está determinado. Não há lugar para questionamentos ou mudanças. Mesmo assim o professor pede apoio ao diretor para trabalhar com Ishaan. É sem dúvida o ápice do filme quando os dois, professor e aluno começam a trabalhar três horas a mais depois das aulas. Este é o tipo de educador que precisamos ser. O empenho e dedicação do professor unidos ao esforço do aluno começam a modificar as cenas iniciais do filme em relação ao ensino-aprendizagem. 
Dois momentos impactantes nesta obra que são a postura do professor com o pai do aluno em duas cenas: quando ele vai na casa da família de Ishaan e pede que ele leia chinês e o pai diz que é impossível e o professor faz o pai se colocar no lugar do filho o chamando de insolente e dizendo para se esforçar mais. E outro momento é quando ele vai na escola falar com o professor a fim de que ele mude a primeira impressão pelo ocorrido em sua casa e o professor novamente mostra que o pai realmente não se importa com seu próprio filho. Os confrontos terminam em resultados de reflexão para o pai devido a postura do professor. 
Os desenhos e pinturas feitos por Ishaan são descobertas desse professor ao se importar com o aluno indo em sua casa, ponto alto para trabalhar com ele. A metodologia utilizada pelo professor e o resgate daquilo que o aluno mais gostava faz com que Ishaan tenha sucesso na leitura e escrita. A proposta de um concurso de pintura entre os alunos e professores é um momento de muita interação e descontração no filme. Ishaan vence o concurso e ganha uma nova forma de ser visto na escola. Abre-se uma nova possibilidade de alunos e professores enxergá-lo de uma maneira diferente.
Esse filme é, sem dúvida, uma indicação para os profissionais docentes, mas também fortemente aos pais que lidam com crianças e adultos com o transtorno de dislexia e outros transtornos. Ele revela de forma profunda a realidade na educação e os discursos que a permeiam. Obriga-nos a repensarmos o nosso papel enquanto educadores, além de dar-nos subsídio para que pensemos infinitamente sobre os problemas e as potencialidades presentes no espaço escolar. 
2.1 FICHA DE ANÁLISE DE DOCUMENTÁRIO
2.1.1 Ficha técnica do documentário/filme 
	Documentário: Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial
 
	Título Original: Taare Zameen Par
 
	Ano: 2007
 
	País: Índia
	Idioma: inglês, hindi
	Duração: 165min
	Gênero: drama\musical
 
	Cor: colorido
	Idade recomendada: livre
	Palavras-chave: avaliação, dislexia, professor, educação
 
	Direção: Aamir Khan
 
	Produção: Aamir Khan
	Elenco Principal: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra, Vipin Sharma
 
	Informações de Produção[footnoteRef:1]: o Filme foi produzido, dirigido e contracenado pelo indiano Aamir Khan, no papel do professor Nikumbr. O filme recebeu os prêmios Filmfare Awards de 2008 como melhor filme, melhor ator e melhor direção. Em 2010 os estúdios Disney compraram os direitos e distribuíram o filme nos EUA, Austrália e Reino Unido. [1: Informações de produção: são informações como locações, custos de produção, adaptações de livros, entre outras
e que possibilitam ao professor contextualizar o uso da obra. Essas informações também podem estabelecer ações interdisciplinares com outras áreas;] 
	Restrições: sem restrições
 
	Sinopse: é a história de uma criança que sofre com dificuldade de aprendizado e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan, não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção, e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após serem chamados pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbr, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver. 
	Conteúdos Explícitos[footnoteRef:2]: A forma rude com que o pai e o professor tratam Ishaan, através de punições e castigos. [2: Conteúdos explícitos: são aqueles conteúdos que a narrativa apresenta de forma clara e direta, ou seja, que o aluno identifica sem dificuldades. Podem representar um desdobramento do Assunto;] 
 
 
	Conteúdos Implícitos[footnoteRef:3]: O menino Ishaan que não entende porque é afastado dos pais, que não é compreendido por eles, pelos colegas e professores. [3: Conteúdos implícitos: são aqueles que de alguma forma podem ser subentendidos na narrativa. Não ocupam uma cena principal, porém fazem parte, implicitamente, da história. Podem surgir em diálogos, ações, figurinos, cenários, músicas ou outras formas.
4 Interdisciplinaridade com outras áreas: relaciona as áreas que podem estabelecer diálogos com a área principal. A interdisciplinaridade ocorre ou, pode ser proposta, a partir da área de formação do professor que propõe a utilização do documentário.
] 
	Interdisciplinaridade com outras áreas[footnoteRef:4]: No filme, o professor Nikumbr, através da disciplina de artes, integrou todas as outras disciplinas, compreendendo assim a realidade dos alunos e principalmente do Ishaan, trabalhando então, as linguagens necessárias para adquirirem conhecimentos e obterem resultados. [4: ] 
	Observações:
 
2.2 PESQUISA ESTADO DA ARTE
Com base nos acontecimentos do filme, visando o método de ensino abordado na escola em questão, que pratica e valoriza os conhecimentos tradicionais, onde o professor é o detentor do saber e ensina de uma maneira mecânica e não há espaço para alunos sonhadores e criativos, realizei um debate acerca dos acontecimentos que vimos. Criei um grupo no WhatsApp com docentes para então discutirmos sobre algumas questões. Um dos questionamentos abordados acerca do filme, foi referente ao método de ensino tradicional que vigorava no mesmo. O método de ensino tradicional, muito usado ainda há pouco tempo atrás era muito comum, inclusive como retratado no filme, através de punições, palmadas e castigos. Qual sua opinião sobre este método?
 	Todas as docentes que participaram do grupo são opostas a este método, já que dar punições a base de violência acaba gerando mais violência, fazendo com que a criança reproduza essa violência que está vivenciando em casa com os colegas. Este método não leva em consideração que uma criança é reflexo do que vê, ouve e vive, tendo comportamentos de acordo com aquilo que vivenciou. 
Assim, por estes e outros motivos, o método de ensino tradicional se torna sempre mais obsoleto. Com tantos meios, tanta tecnologia e acesso a informação é primordial que os professores explorem alternativas dinâmicas de ensino e que entendam que cada criança carrega consigo um universo particular dentro de si. Precisamos entender que somos, muitas vezes, o canal de ligação mais importante de uma criança com seu “ser” futuro. Educar é moldar, mas principalmente, deixar moldar-se. E se não levarmos em conta a importância do afeto e do respeito a individualidade de cada criança, estaremos cada vez mais, travando seus instintos e anulando desejos e expectativas de infância, que são fundamentais na formação do caráter e da personalidade.
Outro questionamento importante dentro deste contexto, é saber qual a contribuição do filme para a trajetória docente das educadoras. Dentro do nosso debate pude perceber que as educadoras têm o filme como uma visão de tornarem-se pessoas mais humanas, justas e solidárias com as crianças. Uma delas, bastante reflexiva com o questionamento mencionou a importância de saber identificar quando um dos discentes necessita de ajuda e amparo, já que o apoio a essa criança pode ser fundamental e decisivo para a mudança de comportamento e da realidade dessa criança. Como no filme, um professor pode ser o único canal de conforto para uma criança. Somos para elas, o exemplo, a personificação do bem. Cada criança deixa em nós a sua marca, desde que saibamos ter a sensibilidade de nos permitir sentir. Além de sermos transmissores de conhecimento, somos também, muitas vezes, “mães” e amigas dessas crianças, criando um laço precioso para elas.
Destacamos também a importância da frase “Toda criança é especial”, que nos remete ao contexto do individualismo, pois cada criança que passa pela nossa jornada, nos marca de alguma maneira. Ensinar está intimamente ligado ao ato de aprender. Isso porque o altruísmo da profissão é deixar que os pequenos nos mostrem algo, do mais singelo ao mais especial, do mais simples ao mais complexo. Fato é que o universo particular de cada criança nos faz crer que o respeito ao “ser” de cada um é o caminho mais bonito para o processo de ensino aprendizagem justo, afetivo e solidário, sendo este uma construção e não apenas uma operação automática. 
Além disso, dentro do nosso debate, as educadoras mencionaram o tipo de educadora que gostariam de ser. Segundo Daiane, “ser professor vai muito além de compartilhar informações e conhecimentos, é dar as mãos a cada um de nossos alunos, aproximar-se, criar vínculo, para que assim juntos possam crescer. E é isso que busco ser diariamente, pois acredito que se criarmos um vínculo a criança acaba tendo mais prazer e vontade de aprender”.
Levando em consideração a importância de cada pequeno para nosso próprio desenvolvimento e evolução, não só como educadoras, mas também como cidadãos, seremos cada vez mais capazes de tornar a educação uma forma de afago, um carinho para alma, algo que conforte, ensine e desenvolva de forma dinâmica e eficaz. Assim, moldaremos seres pensantes e ativos para a construção de um futuro melhor.
 	O filme aborda as diferentes formas de aprender se assimilando as inteligências múltiplas. Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente, com talentos diferentes. Precisamos pensar e entender que todos somos estrelas e que só precisamos de um lugar para poder brilhar.
2.3 DESCRIÇÃO REFLEXIVA SOBRE A AÇÃO REALIZADA EM CAMPO E O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL PRODUZIDO
Com o passar dos anos, dentro do contexto educacional, os professores foram aprendendo aos poucos que é muito difícil modificar comportamentos baseando-se apenas em teoria. E isso acontece porque o lado puramente intelectual não tem uma ligação imediata com a prática. Justamente por isso, o ensino em escolas realmente preocupadas em manter um determinado padrão de excelência é cada vez mais focado na vivência. E por vivência queremos dizer uma aplicação cotidiana do que foi aprendido. Assim, podemos destacar o uso de tecnologias já que, a tecnologia é a maior responsável por todas as mudanças pelas quais deve passar a escola tradicional. E isso acontece por não mais vivermos em uma época de conhecimento enciclopédico, em que toda informação é pensada em termos de certo e errado, mas sim, onde o assunto é encarado por diversos prismas, com cada aluno podendo ser o seu próprio coautor em seu próprio aprendizado.
 	O papel da escola tradicional é justamente fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do professor que repassa a eles todo o conhecimento, de uma forma extremamente mecânica, fria e crua, e de uma forma generalizadora na qual as particularidades de cada aluno não eram respeitadas, alunos sempre seriam alunos independente das especificidades, e o professor seria
o dono do saber e do conhecimento, deixando assim vigente a posição do professor como sujeito ativo, e o aluno como sujeito passivo, sujeito este que deveria apenas receber o conhecimento e por si só desenvolver suas características sociais, políticas e humanas em geral de uma forma que os menos capazes ficariam para trás nessa escala de desenvolvimento. 
O método de ensino tradicional é marcado por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência do aluno e das realidades sociais, fazendo com que a pedagogia tradicional seja vista como enciclopedista.
O ensino independia do aluno, pois este não tinha o poder de contestar e nem de dar a sua opinião, neste caso cabia ao aluno a função da aprendizagem crua e decorativa, e ao professor a função do ensino direto e sem delongas.   
Nesse contexto educacional o processo de educação que deveria envolver professor-aluno e ensino-aprendizagem e/ou vice-versa, é falho, pois o professor é visto como um ditador em sala de aula, e praticamente não há uma relação entre ele e os alunos, o professor é como uma máquina de repassar conhecimento sem nada de sentimentos, para o professor tradicional alunos eram apenas alunos, e as especificidades não existiam, todos eram os mesmos. Podemos ter a certeza disso, através do filme assistido.
 	Pensando nisso, afim de debater acerca do contexto educacional, elaborei um resumo do filme “Como Estrelas na Terra” através de slides, com imagens e produção textual. Esses slides foram encaminhados para o grupo do WhatsApp onde debatemos acerca das informações do filme e da realidade da educação. 
O filme retrata bem as dificuldades e a dinâmica familiar de quem tem um filho com dificuldades de aprendizagem e que esse problema se acentua conforme os ambientes hostis que a criança está inserida. As falas dos professores e dos pais sempre gritando no começo do filme retratam a intolerância e a impaciência primeiramente com aquilo que é relativo a infância e consequentemente com aquilo que o transtorno de linguagem apresenta. Quando o pai fala ao professor que já tinham feito de tudo, e de que não tinha outra opção a não ser colocá-lo num colégio interno, vemos aqui a crítica feita as famílias em relação as cobranças e demandas exageradas incorporadas pelos pais diante dos filhos advindas de sistema que aprova ou reprova e que zela pela competitividade. A intolerância do pai diante de uma problemática é o estopim para acentuação da dificuldade do garoto. 
Além disso, o filme também apresenta brilhantemente uma crítica ao sistema educacional nas atitudes agressivas e intolerantes dos professores com as salas cheias de alunos e com o lema da disciplina, ordem e competitividade. 
Como podemos ver na imagem, a falta de aproximação dos docentes com os alunos é retratada no filme. O contato distante, os castigos, palmatórias e os gritos pela chamada de atenção. Sob vários ângulos percebe-se no filme, como um problema pode se tornar ainda maior para uma criança se o professor não estiver realmente interessado naquilo que escolheu como profissão. 
O esmero e a atitude de um novo professor em investigar as razões daquilo que se passam com o aluno além da sala de aula. A realização profissional é apresentada no filme além da identificação que o professor tem com o aluno por ter tido dificuldades escolares como as de Ishaan. O contentamento em realizar a docência é apresentado nos momentos em que ele está na escola de Ishaan, mas também numa outra escola onde ele trabalha com alunos especiais. Gostar do que se faz revela amor nas atitudes da profissão docente. 
A contribuição do filme para a formação do pedagogo é grandiosa, pois ressalta a importância do profissional no contexto educacional para o sujeito, onde é possível transmitir conhecimento, construir o saber, ser exemplo e proporcionar o desenvolvimento do aluno em sua formação como indivíduo e profissional. 
Através de toda evolução tecnológica que estamos vivendo e dos novos métodos de ensino, faz-se necessário que cada escola escolha a metodologia adequada, para colocar em prática a sua missão, visão e valores implementados na aprendizagem dos alunos. Desse modo, eles são educados seguindo esses princípios, motivados pelo que a gestão acredita ser o melhor para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus estudantes.
A metodologia escolhida guiará os professores nesse processo, indicando novas formas de ensino e, às vezes, até mesmo novos recursos de aprendizagem. 
A velocidade da mudança é uma característica da sociedade atual, com acesso rápido, amplo e atualizado à informação a qualquer momento e em qualquer lugar, por qualquer um, por meio da internet. Caberá ao Professor transformar essa informação em conhecimento, fazendo o aluno pensar, avaliar, sintetizar e discernir o valor dessa informação para seu projeto de vida, inserido na sua época e no seu contexto social.
Ainda, o filme nos traz a reflexão acerca da educação inclusiva, assunto tão comentado nos últimos tempos. Com as políticas de inclusão determinadas para crianças e adolescentes com alguma necessidade especial, seja ela de natureza física ou cognitiva, é necessário que as escolas estejam devidamente preparadas para recebê-los. E isso compreende todos: os educadores, os funcionários e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar.
Oferecer uma infraestrutura adequada para receber estudantes com diferentes necessidades faz parte da escola inclusiva. É necessário planejar rampas de acesso, que permitem melhor locomoção nas áreas externas e internas da instituição; oferecer equipamentos especiais, como computadores personalizados para cegos; além de possuir professores preparados para o atendimento a todos que possuam alguma necessidade.
Quando há acessibilidade e inclusão, a escola assegura que todas as crianças e jovens tenham as mesmas oportunidades de ensino, independentemente de qualquer limitação física ou intelectual que possa trazer inicialmente consigo.
Mas, tudo isso em teoria parece fácil de ser realizado. Sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam e a dificuldade que o sistema brasileiro sofre em atender as demandas realmente necessárias. Contudo, acredito muito que, embora uma das principais funções da comunidade escolar seja a construção da aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, há que se evidenciar as relações afetivas como sendo importantíssimas. O professor precisa conquistar o aluno, utilizar a transmissão de conhecimento de forma positiva, a fim de envolvê-lo, motivá-lo com palavras de incentivo e expressões positivas, pois o grau de envolvimento afetivo e emocional do professor interfere positiva ou negativamente no processo de aprendizagem do aluno.
Assim, refletindo acerca do filme e do cenário atual, o filme mostra uma lição de vida muito importante. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usando como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo novo professor, fazendo que com o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Assim, vemos que o filme retrata a realidade na qual vivemos, onde os alunos têm diversas deficiências e são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os docentes não estão preparados para esta mudança.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O estágio supervisionado é a oportunidade que o aluno tem de colocar em ação toda a teoria aprendida dentro da sala de aula. É o espaço que ele possui para adquirir as primeiras experiências, aprendendo sobre a prática profissional e o mercado de
trabalho.
 Contudo, esse cenário ganhou uma nova configuração em 2020, desde que começou a pandemia do novo coronavírus. Foi necessário que nos reinventássemos e realizássemos novas adaptações. Assim, foi disponibilizado um novo formato de estágio, o ensino híbrido, possibilitando novas aprendizagens a nós alunos. 
 Através do estágio supervisionado de ensino médio tive a oportunidade de ter uma valiosa experiência, pois além de toda teoria já aprendida pude colocar um pouco em prática, e principalmente, através do método de ensino híbrido, realizar uma forma de projeto até então não elaborada por mim.
 O estágio supervisionado favorece a descoberta, é um processo dinâmico de aprendizagem em diferentes áreas de atuação no campo profissional e em situações reais em contextos possíveis da futura atuação profissional. É uma honra adentrar em distintos espaços para observar, analisar e praticar atividades.
 	Os momentos que tive estudando ou mesmo elaborando os slides, foram momentos muito proveitosos e muito significantes, pois além de ter assistido ao filme, pude criar slides e um grupo de debates afim de conversar sobre os métodos de ensino.
 	Foi muito bom poder conhecer e debater com outras colegas da área da educação, podendo interagir com todas e trocar ideias.
			Na prática de estágio supervisionado através do modelo híbrido, formato extensão, experimenta-se desde identificação do público até produção de evidências da atividade realizada. 
 A prática favorece muito na descoberta, pois é um processo dinâmico na aprendizagem, e em diferentes áreas da atuação do futuro profissional de Pedagogia. Através de situações reais, fazendo com que o acadêmico possa conhecer, compreender a aplicar na realidade escolhida a teoria como prática. A formação básica do conhecimento didático-pedagógico tem como finalidade inserir o estagiário na realidade vida, já que o mesmo é um eixo articulador entre a teoria e a prática.
 A metodologia híbrida foi projetada para possibilitar uma formação mais interativa e personalizada tendo como objetivo formar profissionais capacitados a lidar com os desafios de um mercado cada vez mais tecnológico e exigente.
 A partir dos feedbacks é possível compreendermos que ao adotar atividades que proporcionam a interface entre atividades presenciais e de estudo no ambiente virtual utilizando as novas tecnologias disponíveis, confirma-se que o caminho trilhado no processo de ensino-aprendizado, tem efetivamente contribuído para romper paradigmas e (pré) conceitos enfrentado em relação a Educação Distância.
			Assim, é importante que o futuro professor entre em contato com a realidade profissional com todas suas implicações, para que além de conhecê-las melhor, possa desenvolver suas habilidades e competências, aplicando seus conhecimentos teóricos e metodológicos trabalhos durante o curso, de forma a ampliar seus conhecimentos.
 
REFERÊNCIAS
Como Estrelas na Terra, toda criança é especial. Direção: Aamir Khan, Amole Gupte. Produtor: Aamir Khan. O Behaviorismo. Acesso em:..................Disponível em: https://www.culturagenial.com/filme-como-estrelas-na-terra/
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil /Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010a.
https://filmow.com/como-estrelas-na-terra-t9872/ficha-tecnica/??????????????????/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais