Buscar

QUESTIONÁRIO DOC BUS 174

Prévia do material em texto

Atividade – Aula 01/09/2020
Universidade do Estado de Minas Gerais.
Unidade: Diamantina.
Curso: Direito.
Disciplina: Sociologia.
Karl Emil Maximilian Weber (1864 – 1920) foi um sociólogo, jurista e economista alemão. Weber fundou um método de estudo sociológico baseado no que ele chamou de ação social e produziu estudos profícuos para a compreensão da formação do capitalismo. Max Weber foi profundamente influenciado pela filosofia de Immanuel Kant sustentada pelo idealismo. 
Para Max Weber, o monopólio do uso da força, de modo a fornecer segurança aos cidadãos, era o símbolo da soberania e a própria razão para a existência de um Estado. Seu estudo considerava que o modelo ideal consistia em que o Estado é o único que pode julgar e condenar qualquer um dentro de seu território (um grande exemplo disso é o controle de quem entra e quem sai nas fronteiras). 
Em uma sociedade atual o monopólio do uso da força é do Estado e está contido nos grupos que realizam a segurança da sociedade (polícia). Contudo, no documentário do Ônibus 174, Sandro busca por um instante o seu lugar na sociedade, ao mesmo tempo em que tenta se vingar do Estado, descarrega na polícia todo o desafeto de uma vida alimentada pela exclusão social. O sequestrador fica em uma situação que lhe permite ter, por hora, o monopólio do uso da força em suas mãos, pois com os reféns Sandro fica no controle da situação, realizando diversas vezes ameaças de morte e uso de violência aos passageiros do ônibus. A polícia se vê sem saída, pois uma vez que deveria agir contra o sequestrador para proteger a vida das vitimas, deveria se atentar também á tentativa de conter Sandro sem que o mesmo fosse ferido. Ou seja, na situação do sequestro não ocorreu o monopólio do uso da força.
.

Continue navegando