Buscar

PROVA GESTÃO EDUCACIONAL

Prévia do material em texto

1.
	A legislação educacional, ao longo do tempo, foi modificando e transformando as funções do orientador educacional. Está sob os cuidados do orientador educacional a formação dos estudantes na escola e na sociedade, por isso sua formação acadêmica deve ser respeitada. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 1996, requer a formação do profissional da educação com novas competências. Qual a habilitação indicada pela lei para o orientador educacional? 
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 fev. 2018.
	 a)
	Professor com habilitação em pedagogia/licenciatura ou formação pedagógico-didática específica de orientadores, como especialistas em educação.
	 b)
	Professor com habilitação em pedagogia/licenciatura.
	 c)
	Professor com licenciatura na área da educação e com especialização na área da educação.
	 d)
	Professor com licenciatura ou formação pedagógico-didática específica de orientadores.
	2.
	A escola é o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, durante boa parte de nossas vidas. Um lugar onde se exercita o pensamento, aprende-se coisas novas, ensina-se tantas outras, realiza-se a troca de experiências e multiplica-se o saber. No entanto, ela não caminha sozinha, ou seja, conta com o auxílio de alguns colegiados. Sobre esses colegiados, analise as opções a seguir:
I- Conselho Estudantil e Docente.
II- Conselho de Classe.
III- Associação de Pais e Mestres (APM) ou Associação de Pais e Professores (APP).
IV- Grêmio Estudantil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e III estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	3.
	O conselho de classe participativo é um espaço para reunir pessoas com intenções de propor melhorias para as ações educativas. Ele se constitui em algumas etapas. Sobre as etapas do conselho de classe, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pré-conselho.
II- Conselho de classe.
III- Pós-conselho.
(    ) Momento de reflexão e autocrítica, em que a equipe pedagógica, a partir da análise das atas do conselho de classe, pensará em como redimensionar a sua prática, considerando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. 
(    ) Órgão colegiado de gestão, espaço de avaliação dos alunos, do trabalho pedagógico e do desempenho da própria instituição educacional. Contará com a presença do diretor da escola, coordenador pedagógico, professores, alunos e pais. 
(    ) Consiste no diagnóstico, no levantamento de dados sobre o processo de ensino realizado pelo professor regente da turma e/ou coordenador pedagógico. A equipe gestora organiza um instrumento para registro das considerações, informações que serão apontadas pela turma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	I - III - II.
	4.
	Existem muitos especialistas educacionais que funcionam como suporte aos demais docentes e gestores da instituição. Dentre os especialistas, destacamos o administrador, o orientador e o supervisor escolar. Com relação às atribuições do supervisor escolar, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Este profissional atua diretamente com os professores, conquistando a confiança deles.
(    ) Este profissional atua diretamente com os alunos, auxiliando-os em suas dificuldades.
(    ) Este profissional cuida das questões administrativas, supervisionando os gastos e os investimentos.
(    ) Este profissional auxilia o professor, oferecendo-lhe condições para desempenhar suas funções com maior qualidade.
(    ) Este profissional preocupa-se com o professor e o auxilia no planejamento, visando resultados que atendam às expectativas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V - F.
	5.
	Na sociedade contemporânea, as novas tecnologias são incorporadas ao meio cotidiano quase após seu lançamento no mercado. No ambiente escolar, ainda se percebe uma tímida incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC - nos trabalhos educativos. Os gestores escolares devem contribuir para a introdução de tecnologias no sistema escolar, desenvolvendo uma cultura e um processo de auto-organização que acompanhe a sociedade atual. Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- A inserção das tecnologias digitais nas atividades educacionais requer que as escolas se preparem para investimentos em equipamentos, ao acesso e uso dos aparelhos tecnológicos.
II- As TIC iniciaram na educação com a função de informatizar as atividades administrativas, agilizando os processos de gestão técnica.
III- A inserção das TIC se efetiva em situações onde apenas diretores estão envolvidos nas atividades e ações.
IV- O gestor passa a ser o principal responsável pela implantação dos novos recursos tecnológicos no cotidiano da escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III  estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	O gestor precisa estar preparado para enfrentar os desafios da escola, ou seja, precisa exercer com segurança e tranquilidade a sua função. Para tanto, cabe aos sistemas de ensino providenciar formação aos gestores escolares, dando-lhes condições para que exerçam sua função com competência, conhecimento e sabedoria. Sobre o que se espera do gestor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A formação do gestor escolar e sua capacitação deve ser um processo fechado e restrito e com especialidade somente na sua área de atuação.
	 b)
	A gestão do gestor escolar, em sua competência, não implica necessariamente ter uma visão dinâmica, envolve uma avaliação constante.
	 c)
	O gestor escolar prioriza desenvolver uma construção social, em que o saber fazer, ser, conviver e aprender sejam uma constante.
	 d)
	O gestor escolar deve ser racional e deliberar a partir, apenas, de seu entendimento.
	7.
	Existem muitos especialistas educacionais que funcionam como suporte aos demais docentes e gestores da instituição. Dentre os especialistas, destacamos o administrador, o orientador e o supervisor escolar. Com relação às atribuições de cada um, analise as sentenças a seguir:
I- O orientador preocupa-se com o aprendizado e com os sentimentos dos alunos, bem como com suas atitudes com relação aos demais alunos e com ele mesmo.
II- O orientador preocupa-se apenas com as questões de aprendizagem de seus alunos, pois é a família quem deve cuidar das suas questões sentimentais.
III- O supervisor mantém seu foco nos professores, verificando se estão cumprindo com o que prevê o currículo, na execução de suas funções.
IV- O supervisor preocupa-se com as questões burocráticas, além de supervisionar os documentos da secretaria e as questões financeiras.
V- O administrador cuida de tudo, desde a merenda até o calendário escolar, envolvendo questões administrativas, burocráticas e pedagógicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	8.
	O Projeto Político-Pedagógico é um documento construído de forma democrática, dialógica e compartilhada pelos membros que compõem a comunidade escolar. Para tanto, esse projeto deve conter elementos que permitam propiciar o resultado esperado na sua aplicação. Sobre esses elementos, analise as opções a seguir:
I- Comunicação leviana e prática.
II- Suporte institucional e financeiro.
III- Controle, acompanhamento e avaliação.
IV- Referencial teórico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e III estão corretas.b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	9.
	As políticas de educação na atualidade reiteram a proposta de "educação para todos", baseada nas propostas legais que vigoram no território nacional, pois a partir da Conferência Mundial em Educação Especial, organizada pelo governo da Espanha, em cooperação com a UNESCO, realizada em Salamanca, entre os dias 7 e 10 de junho de 1994. A partir do princípio da educação inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O princípio da inclusão determina que as escolas necessitam revisar suas propostas e práticas pedagógicas, de modo a acolher todos os alunos e atuarem com qualidade e eficiência pedagógica. 
(    ) A construção do sistema educacional inclusivo é uma opção política que necessita de ações político-administrativas e técnico-científicas. É opcional aos sistemas de ensino público.
(    ) O gestor escolar para desenvolver uma prática inclusiva necessita desenvolver reuniões pedagógicas e ações relacionadas à acessibilidade.
(    ) A educação inclusiva somente se efetivará com qualidade nas unidades escolares, quando as medidas administrativas e pedagógicas forem adotadas pela equipe escolar, amparadas na construção de um sistema que a efetive na prática.
(    ) A educação inclusiva exige adaptações que priorizem a formação dos recursos humanos, materiais e financeiros, com uma prática voltada para o pedagógico, ações que estão vinculadas ao deferimento do gestor escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	10.
	O primeiro registro legal sobre a atuação do supervisor escolar no Brasil foi em 1931 e executavam as normas prescritas pelos órgãos superiores, chamados de orientadores pedagógicos ou orientadores de escola. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função básica do supervisor escolar nesse período:
	 a)
	Direção.
	 b)
	Orientação pedagógica.
	 c)
	Inspeção.
	 d)
	Administração escolar.

Continue navegando

Outros materiais