Buscar

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Na elaboração das práticas, desde o ato de brincar até o investimento de rotinas com intencionalidades diferenciadas, torna-se preciso que o pedagogo possa fazer adequações durante o planejamento, conforme as variadas dificuldades detectadas. Isso requer qual tipo de preparo do pedagogo/professor? Assinale a alternativa correta.
e )
 Para que todo processo ocorra com intencionalidade, o pedagogo deve utilizar sua base teórica de conhecimentos ao elaborar essas questões.
Justificativa: O pedagogo/professor elaborará e executará suas aulas embasado nos conhecimentos teóricos adquiridos durante a sua formação. Esses conhecimentos o levarão para a prática de modo mais seguro e concreto. Apenas regatar práticas, afasta o professor da base teórica. O pedagogo é um apoiador do trabalho do professor, e não aquele que faz seu planejamento. O papel da família é importante durante o processo, mas não com interferência direta no planejamento do professor. O professor precisa não somente de cursos internos promovidos pela escola, mas também de cursos externos em outras instituições.
QUESTÃO 2
Uma das maneiras de acompanhamento frequente é a observação da resolução das atividades. Nessa, o pedagogo conseguirá observar de forma ___________ e _____________ a evolução da criança nos âmbitos social e cognitivo.
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação.
d )processual e contínua
Justificativa: A forma processual e contínua é a mais adequada para a verificação da aprendizagem, pois considera o processo de evolução da criança e é revista continuamente. Não se deve classificar de forma tradicional os alunos, mas sim verificar as individualidades de cada um, por isso, deve ser individualizada.
QUESTÃO 3
Henri Wallon (apud CARDOSO, 2015), divide o desenvolvimento infantil em alguns estágios. O __________ divide-se em três etapas: crise de oposição (3 a 4 anos), idade da graça (4 a 5 anos) e imitação (5 a 6 anos). Nesse estágio, o que prevalece, de maneira geral, é a construção das relações afetivas, a construção de si.
Assinale a alternativa que corresponde ao estágio correto que completa a afirmativa. c ) personalismo
Justificativa: Entre os estágios do desenvolvimento segundo Wallon, o personalismo é o único que possui três subdivisões e que corresponde a construção das relações afetivas. Os demais estágios possuem características próprias. No impulsivo emocional a criança não possui coordenação motora bem desenvolvida. No sensório motor e projetivo a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. No categorial, ocorre a exaltação da inteligência sobre as emoções e na adolescência a criança começa passar pelas transformações físicas e psicológicas.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa que apresenta a metodologia na qual a criança identifica o que acontecerá durante o período em que ficará na escola, trazendo benefícios para a organização mental da criança e controle do tempo.
e )Rotina.
Justificativa: A rotina diária em sala de aula traz inúmeros benefícios quanto a organização mental e de tempo da criança. O dia do brinquedo pode acontecer em momentos isolados; a hora da roda faz parte da metodologia adotada pelo professor, assim como as atividades direcionadas e a hora do parque.
QUESTÃO 5
Durante a educação infantil, a criança passa por vários estágios do desenvolvimento, entre eles o sensório-motor. Sobre esse estágio, assinale a alternativa correta. 
d ) Compreende o primeiro estágio, desde o nascimento até, aproximadamente, os dois anos. Nesse estágio, a criança começa a identificar o mundo à sua volta e desenvolver capacidades sensoriais.
Justificativa: O estágio sensório-motor, é aquele onde a criança se encontra na primeira fase do desenvolvimento até aproximadamente dois anos. O próprio nome já remete a principal habilidade desenvolvida: as sensações. O segundo estágio trata-se do pré-operatório, e nas demais alternativas as idades não correspondem a divisão correta por faixa etária do desenvolvimento.
QUESTÃO 6
O ato em que o professor propicia:
"brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças aos conhecimentos mais amplos da realidade cultural e social" (BRASIL, 1998, p. 23)
Esses encaminhamentos referem-se a qual ato? Assinale a alternativa correta.
d ) Ao ato de educar.
Justificativa: Orientar está relacionado a um ato constante no trabalho do professor, assim como ensinar e corrigir frente aos possíveis erros encontrados durante o processo.
QUESTÃO 7
Com relação ao processo de avaliação na educação infantil, assinale a alternativa correta.
e ) Deve partir de princípios em que a diversidade, as dificuldades e deficiências, sejam consideradas.
Justificativa: É correto afirmar que a avaliação do aluno na educação infantil deve partir de princípios em que a diversidade, bem como as dificuldades e deficiências, sejam respeitadas e assim planejadas para serem trabalhadas adequadamente. Por mais que as atividades possam ser coletivas, em determinados momentos a avalição deve ser individualizada, durante todo o processo e não somente no final do ano letivo. A avaliação na educação infantil é um ato obrigatório.
QUESTÃO 8
Sabe-se que na educação infantil o ato de avaliar é um processo contínuo e requer bastante cuidado e observações por parte do pedagogo/professor. O ato de avaliar pode ser classificado em várias etapas. Assinale a alternativa que menciona o tipo de avaliação indicada no início de cada processo. 
c )Avaliação dos conhecimentos prévios.
Justificativa: A avaliação dos conhecimentos prévios proporciona ao professor um olhar inicial da situação do aluno, podendo, assim, planejar a partir dessa realidade. A avaliação formativa tem o objetivo de verificar e melhorar o processo; ela deve ser contínua, a cada momento em sala e não classificatória, pois essa tem o objetivo apenas de rotular o aluno. A avaliação oral pode ser feita por meio de conversas e observações das dinâmicas entre as crianças
Parte inferior do formulário

Outros materiais