Buscar

Trabalho Portugues

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO - DIREITO
Trabalho de Língua Portuguesa – Professora Patrícia Miranda - Data de entrega – 04/05 - Grupo de até 05 alunos.
Alunas : AMANDA ROSA SILVEIRA / MATRICULA 202001213198
 ELIANE ROCHA CHARLES / MATRICULA 20200256371
1. Leia o artigo “A Elitização da Linguagem Jurídica e a Necessidade de sua Simplificação”, assista ao vídeo "Projeto Petição 10, Sentença 10, é alternativa do TJRS para agilizar a tramitação processual”, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=lGUqRPltDx4, então, cite os principais assuntos e problemas abordados, realizando conexões entre os dois.
O principal assunto abordado pelos dois é como fazer a justiça chegar mais rápido e de maneira clara. O vídeo menciona que em qualquer área é necessário uma objetividade, com petições enxutas e que dizem diretamente o que se quer. Isso é necessário para a celeridade e para desafogar o judiciário. Já o texto menciona a parte da clareza e da linguagem ‘’PARA TODOS’’. Onde observamos, em muitos casos, a elitização do vocabulário jurídico tradicional, e concluimos que é indispensável a simplificação da linguagem jurídica para a democratização do acesso à justiça. 
2. Fica claro de que forma a linguagem pode auxiliar no acesso à justiça? Comente.
Sim. Fica óbvio que uma linguagem simples, porém direta e esclarecedora, atinge muito mais fácil o objetivo, que é levar a justiça a todos, inclusive aos menos favorecidos. Uma linguagem mais rebuscada dificulta o entendimento até de quem é da área, quem dirá do povo.
3. De acordo com o artigo e com os conhecimentos adquiridos nesta disciplina, a linguagem jurídica é considerada formal? Retire exemplos do texto.
Sim. ...‘’numerosas expressões jurídicas tradicionais persistem tendo seus significados incompreendidos pelos leigos e, também em parte pelos profissionais das diversas carreiras jurídicas ’’,’’Advoga-se aqui que a sociedade não tenha o acesso ao judiciário obstaculizado em razão da elitização do vocabulário jurídico nacional ’’, ‘’ as expressões jurídicas vêm se constituindo em um saber elitizado’’, ‘’...vem sendo construído um repertório jurídico acessado por alguns e ininteligível para muitos.’’
4. As perguntas enumeradas no artigo foram esclarecedoras e pertinentes ao tema? Justifique.
Sim. Na nossa opinião as questões foram assertivas e diretas, abrangendo na totalidade os pontos necessários para se obter uma percepção de como é e de como fazer para melhorar e simplificar a linguagem jurídica. Fazendo chegar a justiça a todos.
5. Comente se concorda com as considerações realizadas no trecho extraído do artigo: “um professor visualizou que não entendia a existência de uma relação forte entre a linguagem jurídica e a democratização do acesso das pessoas à Justiça, por não ser necessário um maior ou menor conhecimento da linguagem jurídica para que as pessoas acessassem a Justiça, especialmente porque o acesso das pessoas ao Poder Judiciário não se dá, via de regra, de forma direta, mas sim com a intermediação de um advogado”.
De jeito nenhum. Pois mesmo o acesso sendo por meio indireto (advogado), a parte precisa entender o que está acontecendo para que a verdade seja sempre esclarecida. Em um eventual depoimento, se a parte não estiver compreendendo o que está sendo perguntado certamente ela sairá prejudicada.
6. Na sua opinião, a linguagem jurídica é rebuscada e precisa ser modificada? Por quê?
Sim, porque os termos e expressões usados pelos profissionais de Direito são muito difíceis, requintados e trazem uma linguagem muito técnica, com termos antigos que não são usados no nosso cotidiano, e ainda inserem o Latim tornando complexo seu entendimento para os leigos. A linguagem deveria ser rápida e clara, e os termos deveriam acompanhar a evolução e a variedade linguística da sociedade, sempre atento as inovações socioculturais e expressar de forma que haja o entendimento de todos, mas sem se tornar uma linguagem informa. Um vocabulário amplo dentro da formalidade que tange a profissão do Direito, termos formais, cultos, porém sem bloquear a comunicação e a interpretação, pois cada área de atuação tem sua especificidade própria.
7. Segundo o artigo, qual o papel do ensino da Língua Portuguesa na graduação em Direito?
O papel da Língua Portuguesa na graduação do Direito, é dar conhecimento para o profissional conhecer, analisar e refletir a linguística textual, ter domínio de um vocabulário amplo, pois o conhecimento linguístico é o instrumento de trabalho dos profissionais do Direito. 
8. Explique as duas proposições abaixo, levando em consideração o artigo.
a) “Além disso, a compreensão de determinados termos jurídicos e de seu contexto é que torna possível, em princípio, o efetivo exercício da cidadania e do subsequente acesso à Justiça”.
Acreditamos que o acesso a Justiça ficaria mais fácil se os termos jurídicos fossem mais simples o que tornaria a sua compreensão mais acessível garantindo o direito a cidadania. 
b) “Atinente ao questionamento número quatro, os professores reputaram que não é bom o processo de comunicação do mundo jurídico com a sociedade, tendo em vista que, mesmo sem o uso de linguagem rebuscada, existem vários termos jurídicos que possuem significados diferentes no trato jurídico, comparados ao uso comum.”
Com certeza é muito difícil para um cidadão que não é conhecedor da Ciência do Direito, conseguir entender todos os termos usados por esses profissionais. Os termos e o vocábulo fazem parte da especificidade da área jurídica
9. Faça considerações sobre a petição inicial e identifique o tipo textual predominante neste gênero.
A petição inicial, não deve passar de 10 páginas , para facilitar e agilizar os processos. Deve ter um texto coeso e coerente. Deve ser claro e objetivo com uma riqueza lexical. O tipo textual pode ser narrativo, descritivo e argumentativo.
10. Defendemos que o advogado deve conhecer, analisar, refletir e empregar com segurança os sete fatores de textualidade propostos pela Linguística Textual. Comente a afirmativa, citando a importância dos fatores de textualidade na produção e na compreensão do texto jurídico. 
 
Para os advogados é muito importante ter conhecimento tanto da linguística textual, quanto da língua portuguesa, uma vez que a linguagem se dá por meio da palavra. E é uma ferramenta indispensável dos operadores de Direito saber como desenvolver um texto claro e objetivo. Esses fatores podem variar um pouco, mas com certeza, é por meio do texto que a comunicação é feita entre as partes de um processo de um processo. Então o texto deverá ser coerente (dado/sentido); coeso (uso das conexões/pronomes/advérbios/conjunções) ; intencionalidade ( a idéia); informatividade (dados suficientes); intertextualidade( várias maneiras de produção); aceitabilidade (autor,texto e leitor em sintonia); e situacionalidade ( que se adéqua a uma situação).

Continue navegando