Buscar

Psicologia Humanista Existencial e Psicologia da Saúde

Prévia do material em texto

1
        Questão
	
	
	"Verifica-se, ainda, o enfoque nas situações atuais e recentes na vida do paciente. Então, devemos ressalvar que, o entendimento da pessoa como singular (um ser único, com características particulares) não tem o propósito de o distanciar ou desfasar do mundo em que vive. Pelo contrário, deve referir-se que é dado especial enfoque à natureza da existência humana, focando a experiência-vivida na atualidade e em contato com o outro (Cooper,2003)". Acerca destas afirmações sobre a prática clínica da Psicologia Humanista Existencial assinale a resposta INCORRETA:
		
	
	A Psicologia Humanista Existencial enfatiza a pessoa em sua singularidade.
	
	A Psicologia Humanista Existencial enfatiza a liberdade de escolha.
	 
	A Psicologia Humanista Existencial refere-se a experiências da vida infantil.
	
	A Psicologia Humanista Existencial favorece o potencial de escolha do cliente.
	
	A Psicologia Humanista Existencial Humanista tem como foco a vivência atual.
	Respondido em 28/09/2020 21:03:57
	
Explicação:
A Psicologia Humanista Existencial é uma abordagem terapêutica que não busca nas vivencias infantis as causas dos conflitos psíquicos da pessoa adulta. A Psicologia Humanista Existencial busca a solução dos conflitos nas experiências vividas no presente da pessoa no momento atual e em relação com o outro.
 
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Saúde e de doença são compreendidas por um viés histórico e em relação a cultural e as condições sociopolíticas e econômicas. Considerando a psicologia da saúde, marque a alternativa correta:
		
	
	A psicologia da saúde estuda como normatizar e enquadrar as pessoas as regras sanitárias
	
	Há doenças que não podem ser diagnosticadas por meios físicos e científicos
	
	O tratamento psicológico visa adequar o sujeito a sociedade
	
	Todo profissional da saúde deve exercer um pouco da profissão de psicólogo.
	 
	A Psicologia da Saúde preconiza uma visão holística do sujeito
	Respondido em 28/09/2020 21:06:29
	
Explicação:
A saúde é entendida em dimensões traduzidas no conceito de biopsicossocial. A visão é integrativa e holística. A psicologia é uma ciência e uma profissão. É fundamentada nos direitos humanos universais, não busca normatizar e/ou enquadrar as pessoas, mas desenvolver um autoconhecimento na busca pela qualidade de vida no escopo da psicologia da saúde. Assim como a enfermagem, a nutrição, a fisioterapia, a medicina, a fonoaudiologia, a psicologia têm sua atuação demarcada em práticas que não podem ser confundidas com uma atuação empática e acolhedora dos profissionais de saúde, que é uma obrigação de todos, mas que por si só, não caracteriza o exercício da psicologia. O exercício e prerrogativas de cada profissão da saúde e suas especificidades técnicas são garantidas por leis federais.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Considerando que o conceito de subjetividade segundo Bock, "é a síntese individual e singular que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural". BOCK, A.M.B; Furtado, O. E Teixeira, M. de L. T. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva. É INCORRETO afirmar que:
		
	
	A subjetividade é uma manifestação afetiva e do comportamento.
	
	A subjetividade é a forma como os indivíduos atribuem sentido à realidade.
	
	A subjetividade é o mundo de ideias internas e singulares de cada um.
	 
	A subjetividade é uma manifestação inata da mente sem consequências no corpo.
	
	A subjetividade é uma construção dinâmica e sempre inacabada.
	Respondido em 28/09/2020 21:04:08
	
Explicação:
O próprio conceito do enunciado mostra que a subjetividade é construída e envolve aspectos biológicos, bem como ambientais, cognitivos, comportamentais, ou seja está relacionado com tudo que diz respeito ao sujeito. Sendo assim ela não pode ser considerada inata.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	As terapias são abordagens clínicas que têm como objetivo a modificação subjetiva e uma nova relação da pessoa com seu sofrimento.
A Psicologia Humanista Existencial é uma das abordagens clínicas que buscam mudanças subjetivas no sujeito. Esta mudança subjetiva obtida pela Terapia Humanista  Existencial tem como premissa:
 
		
	
	
Que a pessoa modifica sua visão de mundo
 
 
	
	Que a pessoa resignifca seus pensamentos
	
	 
Que a pessoa modifica seu comportamento
 
	 
	
Que a pessoa modifica seu modo de existir
 
	
	
Que a pessoa reordena suas crenças
 
	Respondido em 28/09/2020 21:04:16
	
Explicação:
 
 
A Psicologia Humanista Existencial formulou que estruturamos  um modo-de-existir construído por escolhas conscientes. A terapia existencialista tem como objetivo buscar que o sujeito escolha um novo modo-de-existir .Como as escolhas são sempre conscientes sempre é possível se escolher um novo significado que retire o sujeito da desordem da qual se queixa.
 
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Em meados do século XIX, os temas em psicologia eram, fundamentalmente, discutidos por filósofos e passam a ser investigados pela neurofisiologia. Com isso, torna-se necessária a identificação dos mecanismos psíquicos que fazem o cérebro funcionar. A descoberta do movimento reflexo contribui, primordialmente, para:
		
	
	A compreensão de que o inconsciente determina o comportamento.
	 
	A compreensão de que nem todas as atividades motoras estão ligadas à consciência.
	
	A compreensão de que a fisiologia determina o comportamento humano.
	
	A compreensão de que a consciência não influencia o comportamento.
	
	A  compreensão de que mente e corpo funcionam separadamente.
	Respondido em 28/09/2020 21:06:49
	
Explicação:
A resposta correta é a C - a compreensão de que nem todas as atividades motoras estão ligadas à consciência. Trata-se do estudo do comportamento reflexo que deu origem ao nascimento da Psicologia como ciência.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A Filosofia clássica contribuiu com a perspectiva e uma abordagem holística do ser humano. Esta afirmação encontra seu fundamento na explicação que os filósofos davam da:
 
		
	
	 
Noção da existência da alma
 
	 
	 
Noção de continuidade do corpo com a mente
 
	
	
Noção que a memória é inata no ser humano.
	
	
Noção de que a razão é a essência do homem
 
	
	
Noção de que a razão é adquirida pela experiência.
 
	Respondido em 28/09/2020 21:06:55
	
Explicação:
 
A noção de uma continuidade entre corpo e alma toma um lugar importante na filosofia clássica com Platão. A noção holística do homem é anunciada por Platão de forma inovadora: ele já antecipava o olhar holístico postulando que alma e corpo estão associados.
 
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	
As terapias são abordagens clínicas têm como objetivo a modificação subjetiva e uma nova relação da pessoa com seu sofrimento.
A psicanálise é uma das abordagens clínicas que buscam mudanças subjetivas no sujeito. Esta mudança subjetiva obtida pela terapia psicanalítica tem como premissa:
		
	
	
Que a pessoa modifica seu modo de existir
 
 
	 
	
Que a pessoa resignifca seus pensamentos
	
	
Que a pessoa reordena suas crenças
	
	
Que a pessoa modifica sua visão de mundo
 
	
	
Que a pessoa modifica seu comportamento
	Respondido em 28/09/2020 21:04:34
	
Explicação:
 
A psicanálise formulou o conceito de inconsciente . Este conceito ressalta que a subjetividade é  estruturada por memórias que foram construídas por um sujeito histórico, dando  lugar a uma  dimensão subjetiva fundamentada  na significação e no sentido. Trata-se de uma forma singular de inscrição de uma memória esquecida no inconsciente que pode ser re-estruturada e resignificada, modificando  os pensamentos e a relação do sujeito com seu sofrimento.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Leia atentamente o trecho: "J.P.S., sexo feminino, 23 anos, foi encaminhada pelo clínico geral para um psiquiatraapós ter sofrido uma "crise de fadiga" (sic) e por problemas quanto ao sono. Estas crises provocavam tonturas, cansaço, enxaqueca e taquicardia. Ele prescreveu dois medicamentos: sertralina antes de dormir e clonazepan para quando se sentisse .nervosa e agitada. Já o psiquiatra a encaminhou para atendimento psicológico". O psicólogo identificou que J. tinha crenças disfuncionais não acessíveis ao nível consciente, como por exemplo "vou me dar mal nesta prova". A Terapia Cognitivo Comportamental identifica que as crenças centrais podem ser modificadas porque não são acessíveis a nível consciente. Acerca destas afirmações, assinale a resposta correta:
		
	
	Tanto a primeira como a segunda são afirmações falsas.
	
	A primeira afirmação é uma proposição verdadeira e a segunda uma proposição falsa
	
	A primeira é uma afirmação falsa e a segunda uma afirmação verdadeira
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Continue navegando