Buscar

atividade 03 -A3 Circuitos Elétricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta Acrescentada 
Em um circuito RC, para obter a reposta natural, primeiro temos que eliminar a fonte de alimentação externa do circuito, quando em estado natural o capacitor inicia com tensão V0 e vai decaindo conforme a valor constante de tempo Ï„ ( R *C), tendendo a zero, a corrente também segue o mesmo princípio inicia em I0 e vai caindo conforme o valor da constante Ï„( R*C), tendendo a zero.
Em uma resposta natural de um circuito RL vemos que a tensão e a corrente se comportam da mesma forma que do circuito RC ela iniciam em V0 e I0 e vai decaindo até zero conforme o valor da constante Ï„ (R / L) tendo similaridade com o circuito RC.
Para obter uma resposta de um circuito RC, é necessário determinar do valor inicial da tensão, nomeada por V0 no capacitor. Em seguida, determine a constante de tempo do circuito, resultante da associação dos valores de resistência e capacitância. Utilizar a Equação v(t)=v(0) e(−t/τ) para obter v(t) a partir dos valores já obtidos de Vo e τ. Seguindo essa sequência, é possível determinar o valor da tensão em função do tempo.
A corrente no capacitor começa no valor máximo porque está carregando o capacitor e decai ao longo do tempo até 0, isso considerando que o capacitor não está energizado. A tensão no capacitor começa no 0 (considerando que o capacitor não esteja carregado) e ao decorrer do tempo chega na mesma tensão da fonte assim fazendo que o capacitor vire um circuito aberto. Quando a fonte é cortada, o capacitor é descarregado aos poucos fazendo sua tensão chegar a zero.
Desta forma a resposta natural de um circuito RL, é uma queda de corrente exponencial a partir da corrente inicial. Sendo τ a constante que determina a velocidade da queda, o indutor cria uma variação de tensão nos seus terminais quando há uma variação de corrente. Inicialmente a tensão fica igual a tensão da fonte porque a corrente varia muito, gerando assim um campo magnético gerando tensão induzida no indutor assim não tendo uma diferença de potencial e a corrente não irá fluir pelo indutor. Conforme o passar do tempo, a corrente para de variar e a tensão induzida que era produzida pelo campo magnético diminui chegando a zero. Logo a corrente passa pelo indutor pois agora tem uma diferença de potencial embora ainda tenha um campo magnético no indutor.
A similaridade dos dois circuitos RC e RL a corrente como a tensão tem que ir para zero depois de um certo tempo ou como no cálculo “ao infinito”.

Continue navegando