Buscar

QUESTOES DE DIREITO ADMINISTRATIVO DESAPROPRIAÇÃO

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1. A intervenção do Estado se dá de diversas formas, explique, brevemente, a servidão administrativa e a desapropriação.
Servidão administrativa é o direito real público que autoriza o Poder Público a utilizar a propriedade privada para executar obras e serviços.
Desapropriação é o procedimento pelo qual o Poder Público transfere propriedade de terceiro por razão de utilidade pública, interesse público ou interesse social.
2. No que diz respeito à desapropriação, explique o que é tredestinação e direito de extensão do bem desapropriado.
Tredestinação ocorre quando há a destinação de um bem expropriado a finalidade diversa da que se planejou inicialmente.
O direito de extensão surge no caso de desapropriação parcial, quando a parte não expropriada do bem fica prática ou efetivamente inútil, inservível, sem valor econômico ou de difícil utilização. Para que não fique apenas com a propriedade dessa parte inservível, requer o proprietário que a desapropriação (e a consequente indenização) seja estendida a todo o bem, convertendo-se a desapropriação parcial em desapropriação total.
O direito de extensão deve ser manifestado pelo expropriado durante as fases administrativa ou judicial do procedimento de desapropriação. Não se admite o pedido após o término da desapropriação.
3. A Constituição Federal estabelece que sobre desapropriação e a forma em se realiza o pagamento do bem expropriado. Como serão pagas as desapropriações por interesse social e por necessidade pública?
4. Explique a requisição temporária. Como ocorre e todas as suas características. 
5. Imagine a seguinte situação hipotética: Determinado município do estado do Piauí entende que não há condições para prestação direta de transporte urbano no referido município. Qual será a alternativa legal para a prestação desse serviço público de transporte urbano? Que tipo de prestação indireta se adequa ao caso?

Continue navegando