Buscar

Avaliação Mediadora Concepções e Metodologias em Discussão - Jussara Hoffmann

Prévia do material em texto

Avaliação Mediadora: Concepções e Metodologias em Discussão - Jussara Hoffmann
Avaliação mediadora traz uma abordagem referente a como avaliar um educando, nesse método o educador não deve dar e corrigir a avaliação para saber o que o aluno não sabe, mas sim para pensar sobre suas estratégias de ensino para interagir com o educando. 
Para Jussara Hoffmann os educadores devem refletir sobre os métodos utilizados para a elaboração de questões e analisar as respostas dos educandos, ela chama isso de caráter dinâmico, para a especialista os alunos constroem suas verdades e valorizam suas manifestações e interesses e os educadores devem considerar essas ideias.
O sentido da avaliação mediadora é promover melhores métodos de aprendizagem para o entendimento do educando, as formas de avaliações tradicionais (oral e escrita) contribuem para o fracasso escolar, pois nem sempre determinam o grau de conhecimento, a avaliação mediadora possibilita a construção de conhecimento e valorização das ideias. Nesse processo o aprendizado flui de uma maneira mais natural com facilidade no entendimento do conteúdo explicado em sala de aula.
Na avaliação tradicional o educador ensina e depois questiona, na visão mediadora os educadores e educandos questionam-se e buscam informações pertinentes para construir conceitos e resolver problemas.
Uma avaliação deve favorecer a aprendizagem, promover a evolução e respeitar o tempo de cada educando, o diálogo é um dos fatores mais importantes em uma avaliação, através disso os educadores tem a capacidade de conhecer melhor cada educando.
A avaliação mediadora é uma postura construtivista, o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. Onde o conhecimento é construído por todos, ninguém é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, nessa avaliação o educador não é o único transmissor das informações, acontece um sistema democrático onde todos opinam, aprendem e ensinam.
O objetivo de uma escola que segue o construtivismo é trabalhar por uma educação relevante, de qualidade, para a comunidade escolar, e não classificar os educandos e exclui-los, como na avaliação tradicional.
Superar a prática tradicional é uma tarefa difícil, as escolas demostram certo receio quando se trata de inovar a avaliação, essas mudanças acabam gerando críticas da sociedade em relação à educação, medo de uma avaliação ineficaz.
A realidade das escolas atualmente não pode ser considerada como eficaz, visto que não atende adequadamente os educandos que recebe, na maioria das escolas públicas a reincidência de casos como: muitas turmas, sala superlotada, muita evasão e retenção mostra a ineficácia do sistema atual.

Continue navegando