Buscar

Elasticidade de Preços e Tomada de Decisão

Prévia do material em texto

Atividade 2 – Fundamentos da Economia
Vasconcellos e Garcia ensinam que “cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se, desse modo, o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade. O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração pública. Nas empresas, a previsão de vendas é de extrema importância, pois permite uma estimativa da reação dos consumidores em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e em seus salários. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode-se prever, por exemplo, qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 68
Vamos supor que você é diretor financeiro da Kellogs e está diante de uma situação na qual ocorrerá aumento dos preços dos insumos. Como primeira e mais lógica solução para evitar uma eventual redução das margens de lucro, a sua solução seria o aumento imediato dos preços de seus produtos ou haveria outras opções? Justifique seu posicionamento com argumentos de seu aprendizado sobre elasticidade e inelasticidade-preço.
Acredito que a melhor opção será pesquisar por novos fornecedores com preços mais vantajosos, assim seria possível continuar a produzir sem redução exponencial no lucro e necessidade de aumento do valor repassado ao consumidor.
Caso realmente seja necessário subir o preço do produto, a demanda tende a cair e a oferta tende a aumentar gerando uma elasticidade. Pelo fato do produto comercializado pela Kellogs não ser considerado essencial as vendas podem diminuir.
Conforme aprendemos no módulo:
1º Disponibilidade de bens substitutos: o bem é facilmente substituído por outro, qualquer alteração nos preços faz com que os consumidores reduzam a quantidade demandadas do bem. 
2º Essencialidade do bem: quanto mais essencial for o bem, menores serão as respostas às variações nos preços.
3º Importância do bem no orçamento do consumidor: quanto maior o peso do bem no orçamento do consumidor, maior tende a ser a elasticidade.
O preço da oferta conseguirá calcular a intensidade da mudança da quantidade ofertada para cada alteração de preço dos produtos, ou seja. preços mais altos incentivam o produtor a aumentar a oferta, entretanto, tende a variar de acordo com o bem e produto que está sendo comercializado, pois a elasticidade não é igual para todos os casos, tendo variações infinitas, sendo preciso avaliar o seguimento do produto comercializado, realizar uma pesquisa de mercado para posterior com o gráfico de variação percentual de elasticidade realizar a tomada de decisão se iremos aumento o preço ou ofertar uma quantidade maior para compensar o valor do produto/bem.

Continue navegando