Buscar

Lógica da Programação A4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	Uma vez que uma variável em um vetor possui o mesmo nome, o que as distingue é um índice, que referencia sua localização dentro da estrutura. Desta forma, suponhamos que um vetor X foi definido com 20 posições e o programador tentou fazer a operação X[25] = 1. A alternativa que indica corretamente o que ocorre quando esta atribuição é realizada para uma posição além do tamanho do vetor é:
Resposta Selecionada: 	
Correta O algoritmo é compilado, mas quando for executado pode apresentar resultados que não foram previstos ou ainda abortar a execução.
Resposta Correta: 	
Correta O algoritmo é compilado, mas quando for executado pode apresentar resultados que não foram previstos ou ainda abortar a execução.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. Ao ser executado o algoritmo irá realizar a compilação normalmente, porém quando for executado pode apresentar resultados imprevistos ou ainda o programa é abortado de forma repetida.
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	Vetores também são conhecidos como Arrays e são considerados estruturas que possuem o mesmo tipo de dados, o mesmo nome e possuem o mesmo tamanho durante a execução do algoritmo
 
O número da posição em colchetes é chamado de índice e deve ser um número inteiro. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) Os Vetores podem ser declarados para conter a maioria dos tipos de dados existentes nas linguagens de programação.
II. ( ) Em um Vetor cujo tipo de dados é primitivo, nem todo elemento precisa conter um valor do tipo que foi declarado no vetor.
III. ( ) Uma variável controladora pode ser declarada e inicializada em uma mesma instrução no algoritmo.
IV. ( ) Em um vetor, quando é feita uma referência a um valor inexistente, ocorre uma exceção referente ao índice de saída.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta Selecionada: 	
Correta V, F, V, F.
Resposta Correta: 	
Correta V, F, V, F.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois os vetores são estruturas que utilizam o mesmo tipo de dados, porém podem conter todos os tipos de dados existentes na linguagem de programação. A afirmativa III está correta, pois uma variável controladora pode ser declarada e inicializada em uma mesma instrução, porém, também podem ser feitas de forma separada.
 
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	Uma variável possui como definição poder armazenar somente um valor por vez de um tipo determinado. Quando trabalhamos com vetores, estendemos o armazenamento de um valor, para uma quantidade determinada de valores, no entanto continuam a ser do mesmo tipo.
 
Assim, um vetor é considerado uma variável multidimensional sendo indexada. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. Um vetor sempre deve ser declarado utilizando uma estrutura determinada, sendo pelo nome, seu tamanho e por fim seu tipo de dados.
 
Porque
 
II. Ao atribuirmos valores em um vetor, devemos proceder adicionando elemento por elemento, alterando-se sempre o índice do vetor.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A asserção I é uma proposição correta, pois sempre que formos declarar um vetor em um algoritmo, devemos determinar o seu limite, ou seja, a quantidade de posições que ele deve ter. Ainda, na declaração, devemos impor um nome a este vetor e o tipo de dados que ele irá aceitar. A asserção II é uma proposição verdadeira, sendo que ao atribuirmos um valor ao vetor, devemos indicar em qual índice ele irá pertencer. Devemos proceder adicionando elemento por elemento, alternando-se o índice a cada inserção.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	Nayara foi contratada para resolver um determinado problema que lhe foi passado. A sua função é auxiliá-la a resolver o problema. Analise o caso a seguir:
 
“Faça um programa que utilize uma matriz com dimensões fornecidas pelo usuário, e que a matriz seja de forma quadrada. O algoritmo deverá realizar a leitura dos elementos que vão compor a matriz e somar os elementos comente da primeira linha da matriz”.
 
Considerando as informações expostas e o conteúdo estudado, analise as afirmativas com os trechos de códigos a seguir e indique quais satisfazem o problema proposto de forma correta:
 
I –
II –
III –
IV – 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: 	
Correta II, III e IV, apenas.
Resposta Correta: 	
Correta II, III e IV, apenas.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A afirmativa II está correta, pois no trecho de código é realizado a leitura dos dados através do teclado pelo usuário, de acordo com a quantidade de linhas e colunas expostas. A afirmativa III está correta, diz respeito à atribuição de valores que serão utilizados para o tratamento dos próximos laços de repetição, e para a soma de valores. A afirmativa IV está correta, pois ao executarmos o laço de repetição iremos somar todas as colunas da linha 1.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	Matrizes são consideradas variáveis compostas, já que podemos adicionar diversos dados utilizando uma variável com o mesmo nome. As informações devem seguir o mesmo tipo de dados e indexados para diferenciá-los.
 
A indexação deve indicar para qual linha e qual coluna pertence tal dado. Considerando o exposto e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir:
 
I. É possível o uso de matrizes com mais que duas dimensões (multidimensional).
II. Uma matriz de duas dimensões (bidimensional) é composta por dois índices, que representam linhas e colunas.
III. O carregamento de matrizes pode ser facilitada através do uso de laços de repetição.
IV. O processo de leitura e apresentação de uma matriz pode ser feita sem estruturas de repetição.
 
É correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: 	
Correta I, II, III e IV.
Resposta Correta: 	
Correta I, II, III e IV.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois podemos criar matrizes com mais de duas dimensões, chamadas assim de multidimensional. A afirmativa II está correta, bidimensional significa que a matriz possui dois índices indicando linhas e colunas. A afirmativa III está correta, pois laços de repetição auxiliam no carregamento dos dados de uma matriz. A afirmativa IV está correta, podemos realizar a leitura e apresentação de dados de uma matriz sem nos utilizarmos de uma estrutura de repetição, no entanto, o trabalho vai ser dobrado, já que podemos ter uma matriz com diversas linhas e colunas.
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	Conhecer o funcionamento de cada estrutura presente na programação é essencial, desta forma, não teremos possíveis problemas quando executarmos nosso algoritmo. Cada estrutura possui suas características que devem ser respeitadas.
 
As estruturas apresentadas dos laços de repetição, vetores e matrizes necessitam uma análise especial na construção dos algoritmos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) Para incluirmos o tipo de estrutura vetor, devemos no algoritmo indicar: tipo identificador = vetor [LI .. LF] de tipo primitivo.
II. ( ) Para inserir elementos em um vetor, devemos nos utilizar de laços de repetição, onde a variável de controle do laço irá indicar cada dado inserido em cada coluna, ou ainda, diretamente em uma posição específica.
III. ( ) Para a inserção de dados em uma matriz devemos nos utilizar somente de um laço de repetição, ou a inserção pode ser feita diretamente
em uma posição específica, como MAT[3,2] = 7.
IV. ( ) Para incluirmos o tipo de estrutura matriz, devemos o algoritmo indicar: tipo identificador = matriz [LI1..LF1] de tipo primitivo.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta Selecionada: 	
Correta V, V, F, F.
Resposta Correta: 	
Correta V, V, F, F.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A afirmativa I está correta, a estrutura de um vetor deve seguir a sintaxe tipo identificador = vetor [LI .. LF] de tipo primitivo. A afirmativa II está correta, pois podemos adicionar elementos em uma posição específica, ou nos utilizando de um laço de repetição para ir incluindo os dados.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	Algoritmos possuem estruturas, como vetores, que armazenam valores que são utilizados para a resolução de determinados problemas. Para verificar se os dados e a lógica utilizada está de acordo com o problema, devemos realizar o teste de mesa, analisando assim linha por linha do nosso código.
Considere o algoritmo em pseudocódigo a seguir:
 
Inicio
tipo A = vetor [1..4] de inteiro <- {3, 5, 7};
tipo B = vetor [1..5] de inteiro <- {4, 6, 10, 18, 20};
tipo C = vetor [1..9] de inteiro;
inteiro: Ia <- 1, Ib <- 1, Ic <- 1;
inteiro: Na <-3, Nb <- 5, cont <- 0, i;
 
enquanto (Ia <= Na) e (Ib <=Nb) faça
se (A[Ia] <= B[Ib]) então
 c[Ic] <- A[Ia];
 Ia <- Ia +1;
senão
 c[Ic] <- B[Ib];
 Ib <- Ib +1;
Fimse;
Ic <- Ic +1;
cont <- cont +1;
 fimenquanto;
 para I de Ia ate Na passo 1 faça
c[Ic] <- A[i];
Ic <- Ic +1;
fimpara;
Fimalgoritmo.
 
Analisando as informações e o algoritmo apresentado, é correto afirmar que:
Resposta Selecionada: 	
Correta o vetor C resultante intercala os elementos dos vetores A e B, ordenando-os.
Resposta Correta: 	
Correta o vetor C resultante intercala os elementos dos vetores A e B, ordenando-os.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. O algoritmo irá realizar a análise dos números dos vetores, intercalando-os e ordenando-os.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	Estruturas como vetores e matrizes são muito utilizadas na resolução de problemas complexos, em que devemos armazenar diversas informações, porém, sem a necessidade de criar diversas variáveis para o armazenamento.
 
Esse tipo de estrutura deixa assim o algoritmo mais legível e mais fácil de realizar uma manutenção, já que não precisamos criar muitas variáveis. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) verdadeira(s) e (F) para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) O preenchimento de cada elemento de um vetor pode ser feito por meio de uma indexação.
II. ( ) A leitura dos elementos de um vetor pode sem a necessidade de indicar para qual índice está referenciando.
III. ( ) É muito comum utilizar estruturas de repetição para carregar dados em um vetor, principalmente quando há uma lógica para os valores a serem atribuídos.
IV. ( ) A inicialização do vetor pode ser feita para todos ou alguns elementos.
 
A partir das associações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta:
Resposta Selecionada: 	
Correta I, III e IV, apenas.
Resposta Correta: 	
Correta I, III e IV, apenas.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A afirmativa I está correta, pois os vetores também são conhecidos como arrays. O preenchimento de cada elemento de um vetor pode ser feito indicando o valor de acordo com a posição (índice) do elemento, ou seja, por meio de uma indexação. Por isso, os vetores também são conhecidos como variáveis indexadas unidimensionais, por exemplo: VA[3] = 10. A afirmativa III está correta, pois na maioria das vezes nos utilizamos de laços de repetição para carregar dados em um vetor, sempre que necessitamos ler os dados seguidos, de forma lógica. A afirmativa IV está correta, pois para inicializarmos um vetor podemos realizar de forma individual ou feita para todos.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	Em se tratando de algoritmos, sabemos que são conjuntos de instruções usadas para resolver determinados problemas. Dentro dos algoritmos temos diversas estruturas, e podemos dizer assim, vetores e matrizes mudam o conceito de simples de variável.
 
Vetores e Matrizes são variáveis compostas e homogêneas, sendo a primeira unidimensional e a segunda n-dimensional. Considerando a citação apresentada e os conteúdos estudados, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. As variáveis possuem o mesmo tipo, mesmo nome e o que distingue cada elemento é um índice, que é a sua localização dentro da estrutura.
 
Porque
 
II. O número da posição de um elemento que está entre colchetes [], damos o nome de índice, que deve ser sempre um valor inteiro.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta: 	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta: 	Resposta correta. A asserção I é uma proposição correta, pois em um vetor, ou array, as variáveis possuem o mesmo tipo de dados, ou seja, uma variável X sendo um vetor com tamanho 10, poderá armazenar 10 dados, sendo que cada dado deve possuir o mesmo tipo, inteiro por exemplo. A asserção II é uma proposição correta, pois para cada variável do tipo vetor, possuirá o mesmo tipo de dados e o mesmo nome. Para acessarmos cada elemento de um vetor, devemos nos utilizar de índices, que é o que irá distinguir cada elemento, sendo encontrado entre colchetes, e o índice sempre sendo um valor inteiro.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	Até agora, todas as variáveis com que trabalhamos eram unitárias. Porém, esta abordagem nem sempre é adequada para solucionar determinados problemas, principalmente quando precisamos lidar com muitos valores simultâneos. Variáveis mantêm valores, mas também podem manter estados. Imagine termos que criarmos 2000 variáveis para representar todas as notas dos alunos de uma escola, isso tornaria um algoritmo inviável, para isso temos os vetores, que possui como definição:
Resposta Selecionada: 	
Correta Ser uma variável composta homogênea unidimensional formada por uma seqüência de variáveis, todas do mesmo tipo, com o mesmo nome, e alocadas seqüencialmente na memória.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Resposta Correta: 	
Correta Ser uma variável composta homogênea unidimensional formada por uma seqüência de variáveis, todas do mesmo tipo, com o mesmo nome, e alocadas seqüencialmente na memória.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Feedback da resposta: 	Resposta correta. As variáveis compostas homogêneas também são conhecidas como vetores, podemos considerar tais variáveis como um subconjunto de um determinado tipo de dados. Outra característica essencial aos vetores é que seus elementos tem ordinalidade, podendo assim ser possível identificar todos os seu elementos identificando por posição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais