Buscar

Atividade 2 MECANISMOS BASICOS DE AGRESSAO E DEFESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividade 2
MECANISMOS BASICOS DE AGRESSAO E DEFESA
· Pergunta 1 
0 em 1 pontos
	
	
	
	Os granulócitos são células do sistema imunológico que possuem grânulos que ficam visíveis quando corados pela utilização de técnicas de coloração histológica. Os grânulos ajudam na eliminação do patógeno e, também, medeiam a resposta inflamatória. Dentre os granulócitos, temos os basófilos, os eosinófilos e os neutrófilos. 
Sobre os granulócitos, onde e como, respectivamente, são produzidos esses tipos celulares? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.Medula óssea e uma célula-tronco originam um progenitor linfoide que, em seguida, originará um segundo progenitor, denominado de progenitor de linfoide de macrófagos e granulócitos. 
	Resposta Correta: 
	
.Medula óssea e uma célula-tronco hematopoiética pluripotente originam um progenitor mieloide que, em seguida, originará um segundo progenitor, denominado de progenitor de macrófagos e granulócitos. 
	Feedback da resposta: 
	Sua resposta está incorreta. Para responder a questão corretamente, lembre-se, primeiro da origem comum de todas as células do sistema imune. Após isso, considere os diferentes progenitores – o linfoide e o mieloide – e as células que cada um origina. Em caso de dúvidas, consulte novamente o conteúdo referente ao sistema imunológico. Tente mais uma vez! 
	
	
	
· Pergunta 2 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para que uma célula B virgem seja ativada é necessário que ela encontre um antígeno específico. Após a ativação, as células B se multiplicam e se diferenciam em células secretoras de anticorpos (plasmócitos). Durante o processo de formação, ativação, multiplicação e diferenciação, as células B virgens transitam pelos órgãos linfoides. 
Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir. 
I. Após o progenitor linfoide se diferenciar em célula B virgem madura na medula óssea, a célula cai na corrente sanguínea e adentra os linfonodos. 
II. No momento em que a célula B encontra o antígeno específico dentro do linfonodo inicia sua proliferação, podendo formar o chamado centro germinativo. 
III. Após sua multiplicação e diferenciação, essas células deixam os linfonodos e chegam à medula óssea, onde produzem anticorpos. 
IV. Para que o linfócito B seja efetivo na produção de anticorpos ele deverá encontrar o antígeno e sofrer dois processos de ativação, um na medula óssea e outro no linfonodo. 
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.I e II apenas. 
	Resposta Correta: 
	
.I e II apenas. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Os linfócitos B, também conhecidos como células B, iniciam e terminam sua diferenciação na medula óssea, originando o linfócito B virgem. Ao encontrar um antígeno na periferia os mesmo podem se diferenciar em plasmócitos ou células de memória. 
	
	
	
· Pergunta 3 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Existem dois tipos de resposta imunológica: a resposta inata e a adaptativa. A função de ambas é exterminar o patógeno da forma mais eficiente possível, utilizando suas células específicas. 
Em relação às respostas inata e adaptativa, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
(  ) A resposta imune inata entra em ação nas primeiras horas após a invasão de um patógeno, enquanto que a resposta imune adaptativa pode demorar dias para iniciar sua atuação. 
(  ) O sistema imune inato tem um número limitado de especificidades, ao passo que o sistema imune adquirido possui inúmeras especificidades, as quais são altamente seletivas. 
(  ) A resposta inata é constante, não evoluindo ao longo do processo de resposta imunológica, nem sequer gera memória imunológica. Já o sistema imune adaptativo tem sua resposta melhorada ao longo do tempo e é capaz de gerar memória imunológica. 
(   ) O sistema imune adaptativo gera memória imunológica, tendo resposta melhorada ao longo do tempo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.V, V, V, F. 
	Resposta Correta: 
	
.V, V, V, F. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Conforme você estudou, as respostas inata e a adaptativa diferem no reconhecimento de antígenos específicos por meio dos receptores expressos nos linfócitos. 
	
	
	
· Pergunta 4 
1 em 1 pontos
	
	
	
	As células CD4+ ou células T auxiliares são as células que expressam em sua superfície o CD4. Após sua ativação, as células T auxiliares se diferenciam em cinco tipos de células T efetoras distintas. 
Considerando os subtipos e suas funções, assinale a alternativa que representa aquele que possui a relação tipo/função correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.T H2: auxilia no combate dos parasitas extracelulares multicelulares. 
	Resposta Correta: 
	
.TH2: auxilia no combate dos parasitas extracelulares multicelulares. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! O T H1, na verdade, aumenta a atividade microbiana de fagócitos ou auxilia na ativação das células T CD8 +; o T H17 aumenta o recrutamento de neutrófilos para o local da infecção logo no início da resposta imune adaptativa; o T FH 
promove a produção de anticorpos pelos plasmócitos; já o Treg inibe a resposta imune adaptativa evitando o desencadear de um descontrole. Assim, a alternativa correta só pode ser a c, uma vez que o T H2 combate, efetivamente, os parasitas extracelulares multicelulares. 
	
	
	
· Pergunta 5 
1 em 1 pontos
	
	
	
	O elo entre as respostas inata e adaptativa é realizado pelas células dendríticas. Elas participam da eliminação do patógeno no momento que o internalizam e ativam os linfócitos T virgens. 
Em relação ao processo de internalização e ativação do sistema imune adaptativo, julgue as alternativas abaixo em verdadeiras (V) ou falsas (F). 
  
(  ) As células dendríticas possuem projeções celulares que auxiliam no processo de macropinocitose. Após realizarem a macropinocitose, essas células migram até os linfonodos onde apresentam o antígeno para os linfócitos T, iniciando a ativação da resposta adaptativa. 
(.  ) As células dendríticas realizam fagocitose, internalizando o patógeno e, ao migrarem para os linfonodos, ativam os linfócitos T e os linfócitos B. 
(  ) As células dendríticas atuam como APCs nos linfonodos, onde internalizam o patógeno por meio da micropinocitose. Após apresentarem o antígeno para as células NK, iniciam a ativação da resposta imune adaptativa. 
(   ) As células dendríticas realizam a micropinocitose, uma vez que a quantidade de conteúdo celular é reduzida. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.V, F, F, F. 
	Resposta Correta: 
	
.V, F, F, F. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! As células dendríticas realizam a macropinocitose, e não micropinocitose. No processo de macropinocitose, uma grande quantidade de conteúdo extracelular é internalizada. Essas células, então, deixam os tecidos onde realizaram a macropinocitose e migram para os linfonodos via vasos linfáticos. Neles, apresentam os antígenos aos linfócitos T, podendo, portanto, ativar a resposta imune adaptativa. 
	
	
	
· Pergunta 6 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma vez que as células B foram ativadas, inicia-se a diferenciação em plasmócitos, cuja função é produzir e secretar anticorpos no sangue. Esses anticorpos atuam na eliminação do patógeno impedindo que ele cause algum dano ao organismo. Dos cinco tipos de anticorpos secretados, somente dois conferem proteção aos recém-nascidos. Um deles é um monômero capaz de atravessar a placenta. O outro é um dímero, presente no leite materno. 
Assinale a alternativa que contenha respectivamente esses dois tipos. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.IgG e IgA. 
	Resposta Correta: 
	
.IgG e IgA. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! A IgG é a única classe de imunoglobulina capaz de atravessar a barreira placentária. Já a IgA, em sua forma dimérica, é encontrada nas secreções por meio do epitélio, incluindo o leite materno, o que reforça a importância do aleitamento. 
	
	
	
· Pergunta 7 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Após a ativação dos linfócitos T ou B por um antígeno
específico, uma parte das células dará origem às células de memória, uma característica importante da resposta imunológica adaptativa. Essas células responderão rapidamente em um segundo contato com o antígeno que deu origem a elas. 
Considerando as informações acima, analise as afirmativas a seguir. 
I. Na resposta primária, as células B virgens nos tecidos linfoides periféricos são ativadas a partir do contato com o antígeno, proliferam e diferenciam-se em células secretoras de anticorpos e células B de memória. 
II. A resposta secundária é mais rápida e ocorre a partir da ativação das células B de memória promovendo a produção de maiores quantidades de anticorpos. 
III. O conceito de memória imunológica é aplicado às vacinas. 
IV. Quando utilizamos um soro, os anticorpos são produzidos pelas células de memória em nosso organismo. 
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
I, II, III, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
I, II, III, apenas. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta!  Células B virgens em tecidos linfoides se ativam quando entram em contato com o antígeno. Nesse processo elas se proliferam ao mesmo tempo em que se diferenciam de células secretoras de anticorpos e células B de memória. 
	
	
	
· Pergunta 8 
1 em 1 pontos
	
	
	
	A principal função de uma célula apresentadora de antígenos (APC) é a de fagocitar o patógeno, processá-lo e apresentar os pequenos fragmentos de antígenos para os linfócitos T. Em relação às células apresentadoras de antígeno, analise as seguintes afirmativas. 
I. Nem todas as APCs fazem fagocitose e apresentam antígenos para os linfócitos T. 
II. As células dendríticas, os macrófagos e os linfócitos B são células apresentadoras de antígenos. 
III. A ativação dos linfócitos T não depende diretamente da apresentação do antígeno pelas APCs. 
IV. As APC possuem em sua superfície MHC I e II, o que possibilita a apresentação aos linfócitos T. 
É correto o que se afirma em: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.II e IV, apenas. 
	Resposta Correta: 
	
.II e IV, apenas. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Células apresentadoras de antígenos são células que possuem a capacidade de internalizar antígeno extracelular, processá-lo por meio da formação do fagolisossoma e, por fim, apresentá-lo às células T. Uma vez que o receptor de célula T é incapaz de interagir diretamente com antígenos, as células apresentadoras de antígeno possuem papel central na ativação da imunidade adaptativa. Células B, macrófagos e células dendríticas são as células com capacidade de realizar a função de apresentação de antígenos. 
	
	
	
· Pergunta 9 
1 em 1 pontos
	
	
	
	A formação da memória imunológica é uma das características da resposta imune adaptativa. As células de memória garantem que no próximo contato com o antígeno ele seja eliminado de uma forma rápida e eficiente. Elas são geradas após a ativação das células do sistema imunológico, em que uma parte começa a secretar anticorpos e a outra parte se torna uma célula de memória. 
O texto acima trata da formação de um tipo celular específico de célula de memória. Esse tipo é o: 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.linfócito B; 
	Resposta Correta: 
	
.linfócito B; 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta. Após a ativação, os linfócitos B se diferenciam em células efetoras. Uma parte dos linfócitos B se diferenciará em plasmócitos (responsáveis por produzir e secretar anticorpos), e a outra parte se diferenciará em células de memória. 
	
	
	
· Pergunta 10 
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma das primeiras células a chegar no local da inflamação é o neutrófilo. Mas também há o recrutamento de outras células leucocitárias e linfócitos para a região. Alguns leucócitos são recrutados, principalmente, na vigência de respostas contra vermes helmintos ou em respostas alérgicas. 
Com relação à resposta contra os helmintos e alergia, assinale a alternativa que apresenta os tipos celulares responsáveis por responder a tais agentes. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada: 
	
.Eosinófilos e basófilos. 
	Resposta Correta: 
	
.Eosinófilos e basófilos. 
	Feedback da resposta: 
	Resposta correta! Eosinófilos e basófilos também podem ser recrutados para os tecidos. Porém, essas células serão recrutadas principalmente na vigência de respostas contra vermes helmintos ou em respostas alérgicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando