Buscar

Estudo Dirigido AV2 Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – AV2 – Biofísica
1 – Como podemos dividir as radiações quanto à sua natureza?
R. Podemos dividi-las em radiação corpular e eletromagnética.
2 – Quanto à energia das radiações eletromagnéticas, estas são diretamente proporcionais à sua frequência. E quanto ao comprimento de onda?
R. O comprimento é inversamente proporcional à frequência, sendo, portanto, menor quando aquela aumenta, ou maior, quando as frequências diminuem.
3 – Quais os efeitos nocivos das radiações em tecidos vivos?
R. Os efeitos D radiação são capazes de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
4 – Cite outras aplicações dos raios X.
R. Efeitos de irradiação de colônias de células em culturas de tecidos; Irradiação de animais de experimentação; Análise dos acidentes ocasionados por explosões de bombas atômicas e em usinas nucleares e de urânio; Análise dos efeitos colaterais em aplicação terapêutica de raios x em seres humanos; Estudo das reações decorrentes do uso incorreto dos raios x em radiodiagnóstico.
5 – O que é Ultrassonografia?
R. A ultrassonografia é um método diagnóstico amplamente usado para avaliar órgãos, tecidos moles e fluxo sanguíneo. Trabalha por ondas sonoras de alta frequência enviadas ao corpo por um transdutor pressionado contra a pele do paciente. Este transdutor também recebe as ondas sonoras refletidas do tecido e sangue como um eco. Estes ecos são convertidos pelo ultra-som em imagens de tempo real.
6 – Quais as vantagens da Ultrassonografia?
R. Custo benefício muito bom, energia utilizada não é ionizante, exames não são invasivos, inerentemente tomográfico: dinâmica e exames realizados pelos próprios médicos especialistas.
7 – Os exames de RM geralmente não podem ser realizados em pacientes com marca-passo cardíaco. Para completa segurança do paciente, algumas informações são necessárias para a realização do exame. Cite duas informações:
R. Permanecer deitado em posição horizontal com mínimo de movimento por um período médio de 35 minutos e não ser portador de exames metálicos.
8 – O que é um Radiofármaco ou radiotraçador?
R. É uma substância capaz de demonstrar a fisiologia ou a fisiopatologia de um órgão em estudo, sem alterar a função do órgão ao ser administrado. Também, é emitido em uma radiação que possa ser detectada.
9 – Defina um Radiofármaco ideal.
R. Um radiofármaco ideal tem: biodistribuição adequada ao objetivo; emissão única de raios gama em energia ideal para a realização da imagem (100-200K e V); meia-vida efetiva suficiente para a realização do exame, ausência de toxidade ou efeitos secundários.
10 – Quais são os benefícios do radiodiagnóstico?
R. Os benefícios do radiodiagnóstico são: fornecer informações sobre a função do órgão, não apenas morfologia; permitir imagens (não invasivas) de todo o corpo; em alguns casos, detecção mais precoce da doença do que com outras modalidades de obtenção da imagem devido à capacidade de visualização de alterações funcionais/metabólicas; obter pequenas quantidades de substâncias são utilizadas; ter indices muitos baixo de reações adversas à droga (quase irrelevantes na prática).
11 – O que é Radioterapia?
R. A radioterapia é um tratamento que se baseia na radiação, utilizando vários tipos de energia que podem atingir o local dos tumores ou áreas do corpo onde se alojam as enfermidades, com a finalidade de destruir suas células. A radioterapia pode ser usada para dar alívio ao paciente e melhorar a qualidade de vida, diminuir o tamanho dos tumores, diminuir ou estancar hemorragias, ou atuar sobre outros sintomas, como dor.
12 – Explique Braquiterapia.
R.É a colocação de um implante de material radioativo em um tumor. Na braquiterapia a fonte fica em contato ou dentro do paciente. Esta especialidade da radioterapia, também conhecida como curieterapia ou endocurieterapia.
13 – Os pacientes tratados com radioterapia (irradiação de tumores de cabeça e pescoço) podem apresentar efeitos colaterais que são alterações importantes para odontologia. Cite duas destas alterações.
R. As alterações podem ser a xerostomia ou osteorradionecrose.
14 – Quais os Efeitos Biológicos da Radiação Ultravioleta na pele? Cite pelo menos três.
R. A exposição excessiva à radiação ultravioleta está associada com diferentes tipos de cancro de pele, queimaduras solares, envelhecimento acelerado da pele, bem como a catarata e outras doenças oculares.
15 – A Exposição solar é o principal fator desencadeante de pigmentações. Os raios ultravioletas (UV) aumentam a atividade dos melanócitos, provocando a pigmentação que pode surgir imediatamente após a exposição intensa à luz solar ou instalar-se gradualmente, devido à exposição constante. Após o tratamento, é necessária uma proteção solar permanente, visto que a mancha poderá reaparecer. Estamos falando do?
R. Filtro solar.
16 – Qual o câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e tem predominância em adultos brancos, sendo ainda o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase?
R. Melanoma.
17 – Com o envelhecimento celular a capacidade de reparo de DNA decresce. Cite os três prováveis destinos da célula.
R. Os destinos podem ser: senescência, apoptose ou carcinogênese.
18 – Defina Apoptose.
R. É um tipo de “autodestruição celular” que requer energia e síntese protéica, exercendo papel oposto ao da mitose.
19 – Como podemos classificar os efeitos biológicos quanto à quantidade de energia depositada?
R.Podemos classificar em: efeitos estocásticos e determinísticos.
20 – Os danos no DNA podem ser divididos em dois tipos principais. Quais são eles e justifique.
R. Podem ser divididos em: Endógenos, produzidos do metabolismo celular normal, mutação espontânea e Exógenos, causados por agentes externos como radiação UV, outros comprimentos de onda, hidrólise ou rompimento por temperatura, produtos industrializados e quimioterapia e radioterapia.
21 – Defina Genoma?
R. Genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA.

Continue navegando