Buscar

AV1 Direito Constitucional Avançado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 Direito Constitucional Avançado
1. (Ministério Público/PR – 2011) – questão adaptada – Relativamente à ação direta de inconstitucionalidade é incorreto afirmar que Leis Municipais impugnadas em face da Constituição Federal também são sujeitas ao controle de constitucionalidade por essa via? Explique:
Sim. Leis municipais também podem afrontar a Constituição, mas somente via ADPF, respeitando os requisitos estabelecidos, não podendo ser via ADI. 
2. (Ministério Público/SP – 2010) – questão adaptada – São legitimados ativos para a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade o Presidente da República, o Presidente do Senado Federal, o Presidente Câmara dos Deputados, o Presidente da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o partido político com representação no Congresso Nacional, a Confederação Sindical ou entidade de classe de âmbito nacional. Responda: a) A afirmativa acima é verdadeira ou falsa? Por quê? b) Que modelo de controle de constitucionalidade refere-se a afirmativa acima? c) Com base na resposta anterior, diga como também é conhecido esse modelo de controle de constitucionalidade: 
A) Falso. Pois não apenas o Presidente do Senado, da Câmara dos Deputados, da Assembleia ou da Câmara Legislativa, mas sim, as referidas mesas como um todo. Inclui-se também o Governador dos Estados e Distrito Federal. 
B) O modelo de controle de constitucionalidade supracitado é o Controle Concentrado. 
C) O Controle Concentrado é também conhecido como Controle Abstrato. 
3. (Magistratura/PR- 2010/PUC/PR) – questão adaptada – Analise as alternativas a seguir: I- Emendas à Constituição constituem obra do Poder Constituinte derivado reformador, que se submete a limitações diversas emanadas do Poder Constituinte Originário. Se alguma emenda constitucional for aprovada com desrespeito, formal ou material, ao comando preconizado no art. 60 da CF, deverá ser declarada inconstitucional, (podendo a impugnação se dar por meio de um ADIN genérica perante a Corte Suprema (STF). II- Podem ser impugnados por ação direta de inconstitucionalidade leis e atos normativos federais ou estaduais.
Responda: a) As alternativas são verdadeiras ou falsas? b) Em relação a alternativa I: b.1) Cite um exemplo de ocorrência de vício formal: b.2) Indique o artigo constitucional respectivo: b.3) De acordo com o exemplo citado (na questão b.1) diga se o vício é subjetivo ou objetivo e por quê?
A) As alternativas são verdadeiras.
B.1) Uma lei estatal criada para dispor sobre direito penal.
B.2) Artigos 60, 61 e 62 da Constituição Federal de 1988. 
B.3) O vício citado é subjetivo, pois se encontra na fase de iniciativa, ou seja, a pessoa ou órgão que criou não é competente. 
4. O Deputado Federal Alfredo Rodrigues apresentou projeto de lei prevendo o estabelecimento de penas de prisão perpétua e de trabalhos forçados para os condenados pela prática de crimes considerados hediondos pela legislação brasileira. Outro deputado, Silmar Correa, decide consultálo acerca da possibilidade de questionar perante o Poder Judiciário uma suposta inconstitucionalidade do referido projeto de lei antes mesmo que ele venha a ser submetido a votação pelo Congresso Nacional. Responda: a) O que você responderia ao deputado Silmar Correa? Explique: b) Que momento de controle de constitucionalidade estar-se-ia exercendo? c) Qual sistema de controle de constitucionalidade se trata? 
A) Poderá ser impetrado um Mandado de Segurança, pois o PL ofende Direitos e Garantias Fundamentais. 
B) Controle preventivo.
C) Neste caso, se trata de Controle Judicial. 
5. (Magistratura/MT – 2009 – VUNESP) – questão adaptada – Um Município teve questionada, em mandado de segurança na Justiça Estadual, uma lei que instituiu um tributo municipal. O Tribunal de Justiça, pela 2ª Câmara de Direito Público, entendendo que a exigência tributária não estava de acordo com a repartição constitucional de competências, afastou a cobrança do tributo dando provimento à apelação do contribuinte, mas no acórdão não houve declaração expressa de inconstitucionalidade. Nesse caso, nos moldes da Constituição Federal, responda se o Tribunal agiu corretamente e explique:
Não cabe ao Tribunal de Justiça afastar a lei sem ser anteriormente declarada inconstitucional pelo órgão especial competente. Sendo assim, cabe ao Município ajuizar uma reclamação perante o STF, a fim de declarar a inconstitucionalidade da lei.

Continue navegando