Buscar

Avaliação II - Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 - Avaliação II 
	1.
	O método ideal de ensinar e de aprender, e o que fazer e como fazer para alcançar resultados positivos em relação ao ensino e aprendizagem de outras línguas além da língua materna, porém, os métodos e as abordagens são colocados como soluções para problemas de ensino que podem ser aplicados em qualquer lugar e em qualquer que seja a circunstância e o tempo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O método de ensinar não será igual, porém, o ensino de outra língua não é para todos.
	
	b) Em nenhuma sala de aula, seja ela onde for, é igual a outra em qualquer das circunstâncias.
	
	c) Em um dado momento, os alunos, independentemente da sua escola ou série, podem obter resultados mais precisos e diagnósticos. errada
	
	d) Todas as salas de aula buscam métodos para melhorar o ensino a todas as etapas e circunstância.
	 
	 
	2.
	A produção em sinais artística não obteve a atenção merecida nas escolas de surdos, uma vez que a própria língua de sinais não é a língua usada nas salas de aula pelos professores. Ao se analisar as diferenças entre as produções na Língua Portuguesa e em Libras, percebe-se uma série de diferenças. Sobre tais diferenças, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, da mesma forma como acontece com a Língua Portuguesa.
	
	b) A língua de sinais não utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, o que exclui ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa.
	
	c) A língua de sinais utiliza a estrutura de foco através de repetições sistemáticas, da mesma forma como acontece com a Língua Portuguesa.
	
	d) A língua de sinais utiliza as referências anafóricas através de pontos estabelecidos no espaço, o que exclui ambiguidades que são possíveis na Língua Portuguesa.
	3.
	Existe uma metodologia que  foi proposta e defendida em um evento internacional realizado em Milão/Itália chamado de Congresso Internacional de Educação de Surdos, congresso que, apesar de ter falado sobre os surdos e sobre a principal metodologia de ensino a esses, não deu atenção aos anseios dos surdos. O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser amenizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria a criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte. Sobre o objetivo do oralismo, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Umas das propostas dessa teoria é a inserção da criança surda por meio da língua de sinais.
	
	b) O objetivo do Oralismo é fazer uma reabilitação da criança surda em direção à normalidade.
	
	c) Essa teoria tem como embasamento criar situações problemas para resolução de conflitos.
	
	d) Esse congresso resolveu parcialmente o nosso problema, tendo como base o sujeito ouvinte.
	4.
	A Pedagogia Surda requer a presença do professor surdo em salas regulares de ensino, assim como nas escolas especiais e Centros de Atendimento Especializado para Surdos - CAES, em tempo integral. São os professores surdos que ensinam os surdos. Esse método dá ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo. A respeito das atribuições do Tradutor e Intérprete de LIBRAS no contexto de uma escola inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Orientar, sempre que oportuno, os professores e demais integrantes da equipe escolar sobre as especificidades linguístico-culturais dos alunos surdos.
	
	b) Atenuar, sempre que oportuno, falas equivocadas do aluno surdo, principalmente as de teor ofensivo, visto que a maioria das crianças surdas são filhas de pais ouvintes sem domínio da Libras.
	
	c) Ensinar Libras sempre que possível para os alunos ouvintes da turma, pois isso proporcionará maior interação entre surdos e ouvintes.
	
	d) Avisar o aluno, sempre que possível, sobre datas de atividades, avaliações e prazos, considerando que poucas informações circulam na língua de sinais em sala de aula.
	5.
	O ensino da Libras é uma proposta definitiva que veio para melhorar a aprendizagem do sujeito surdo, pois este que adquire e aprende a Língua de Sinais na escola, ou seja, na Educação Infantil e na primeira etapa do Ensino Fundamental, é aquele que terá experiências e competência linguística suficiente para não apenas acessar o conhecimento, mas também transformar esse conhecimento de forma crítica e ativa, além disso, essa aprendizagem também tem estágios. Sobre a sequência dos estágios para o desenvolvimento da habilidade de leitura em L2, analise as sentenças a seguir:
I- Nos estágios de introdução à leitura e familiarização, o aluno aprende a ler estruturas que são simples e familiares. 
II- No terceiro estágio, que corresponde à aquisição de técnicas de leitura, os alunos leem narrativas simples cujos significados podem ser deduzidos através de ilustrações, dos cognatos ou do contexto
III- O quarto estágio refere-se à prática de leitura, no qual os alunos desenvolvem a habilidade de leitura em um campo mais amplo da língua. É aqui que os alunos surdos praticam a leitura intensiva (ligada ao estudo da gramática e do vocabulário) e a leitura extensiva (que não depende do interesse do aluno).
IV- O quinto estágio não se denomina expansão e nesta fase os alunos já são capazes de ler uma grande variedade de materiais na forma original sem se sentirem desencorajados. Espera-se que estes alunos sejam capazes de discutir o conteúdo e as implicações do que leem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Dentro de pesquisas na área dos Estudos Surdos, uma ramificação dos Estudos Culturais, há os termos "povo surdo" e "comunidade surda". Sobre esses termos, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Povo surdo é o conjunto de pessoas surdas que fazem parte de um grupo visual, circunscrito às fronteiras nacionais, visto que os surdos também partilham de aspectos culturais com as pessoas ouvintes de seus respectivos países.
	
	b) Povo surdo é o conjunto de sujeitos surdos que têm costumes, história e tradições em comum, e são pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua concepção de mundo através da visão.
	
	c) Comunidade surda e povo surdo são termos equivalentes, compreendendo sujeitos que participam e compartilham dos mesmos interesses em determinada localização. Errada
	
	d) Comunidade surda é o conjunto de indivíduos que experienciam o mundo a partir da visão, longe da ideia da deficiência. Contempla apenas as pessoas surdas que adquirem, desenvolvem e vivenciam uma língua e cultura também baseada nesse sentido.
	7.
	A filosofia da comunicação total tem como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos, e entre surdos e ouvintes. Esta filosofia também se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. Por esse motivo, essa filosofia defende a utilização de recursos espaço-viso-manuais como facilitadores da comunicação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Os profissionais que trabalham com a comunicação total, mesmo sendo uma filosofia diferente da oralista, veem a surdez da mesma maneira, uma marca que não repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo da pessoa surda.
	
	b) Estudos demonstram que a comunicação total tem uma eficácia maior em relação ao bilinguismo, pois considera aspectos importantes do desenvolvimento infantil e ressalta o papel fundamental da família.
	
	c) A comunicação total, em oposição ao oralismo, acredita que somente o aprendizado da língua oral não garante o pleno desenvolvimento da criançasurda.
	
	d) A comunicação total acredita que o bimodalismo estimula o bloqueio de comunicação que a criança surda naturalmente vivencia, trazendo consequências para seu desenvolvimento.
	8.
	O surdo tem direito à igualdade de condições, mas isso não significa que será utilizada a mesma metodologia. Precisamos, primeiramente, eliminar de sua aprendizagem as situações em que ele poderia estar em desvantagem. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O surdo não possui um potencial auditivo, mas tem outras habilidades para fomentar suas limitações.
II- É preciso respeitar sua especificidade e seu modo de percepção para auxiliar o sujeito surdo.
III- A igualdade da aprendizagem diz respeitos aos alunos ditos "normais", os alunos com outras limitações não tem as mesmas possibilidades.
IV- É preciso respeitar sua especificidade, oferecendo-lhe a oportunidade de desenvolver-se conforme seu modo de percepção e organização cognitiva.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	9.
	A língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos, e o fato de constituir-se em comunidade, significa que compartilham e conhecem os usos e as normas de uso de tal língua, uma vez que interagem cotidianamente em um processo comunicativo eficaz e eficiente, isto é, desenvolveram as competências linguísticas e comunicativa - e cognitiva - por meio do uso da língua de sinais própria de cada comunidade de surdos. A língua de sinais para surdos tem características especiais que a diferencia da língua falada. As línguas de sinais não são universais, assim como as línguas faladas. Cada país define a sua própria estrutura gramatical. Sobre a Libras, analise as sentenças a seguir:
I- A Libras com as suas características viso-espaciais se inscreve no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
II- A Libras não é espacial, inscreve-se no lugar da visualidade. Constitui-se de outros fenômenos de linguagem.
III- A Libras com as suas características viso-espaciais, inscreve-se no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
IV- A Libras possui uma junção entre linguagem e sequência da linguagem, e se sobressai às variáveis das analises linguísticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa direta e indiretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, pois a intenção não é engessar o professor no uso de um determinado método, mas informá-lo das opções existentes. Sobre esse método, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Metodologia para nos guiar e criar situações em favor do aluno, priorizando pesquisas em favor dos educandos.
	
	b) Caminho pelo qual se atinge um objetivo, processo ou método de ensino, modo de proceder.
	
	c) O caminho para se chegar a uma pesquisa, não é o processo melhor e mais adequado para chegar nos resultados finais.
	
	d) A de convir que o caminho da pesquisa é árduo, porém significativo, busca respostas somente de métodos etnográficos.

Continue navegando