Buscar

biologia celular exercicio 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.
		A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:
	
	
	
	modelo de permeabilidade seletiva.
	
	
	modelo celular.
	
	
	modelo de organização membranar.
	
	
	modelo do mosaico fluido.
	
	
	modelo fosfolipídico.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre os estudos das membranas celulares eucariontes: funções e estrutura: I. A membrana que delimita a célula é chamada de membrana plasmática. II. Em células eucariontes, essa mesma membrana delimita o núcleo e também as organelas citoplasmáticas é chamadas de carioteca. III. Em células eucariontes, essa mesma membrana delimita o núcleo e também as organelas citoplasmáticas pode ser considerada, apenas membranas celulares. IV. A membrana que delimita a célula do espaço interno do externo é chamada de membrana plasmática de natureza química lipoprotéica. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O envoltório celular é basicamente constituído por fosfolipídeos, moléculas de colesterol, e uma grande variedade de proteínas. Denominada membrana plasmática ou plasmalema, este envoltório é formado por uma bicamada a qual atravessam proteínas da face citosólica para a face extracelular. Devido a estas proteínas, à sua característica hidrofóbica e hidrofílica, e a propriedades especiais de membrana plasmática, como as invaginações pinocíticas ou os pseudópodes fagocíticos, as células permitem a passagem de substâncias através da sua membrana. A respeito da membrana plasmática e das suas propriedades é correto afirmar:
	
	
	
	Quanto mais fluida for uma membrana menor será a capacidade de permitir a passagem de substâncias, assim como, terá menor interação com demais proteínas celulares e de matriz extracelular.
	
	
	Os carboidratos, junto aos fosfolipídeos, são os principais constituintes da membrana plasmática e estão ancorados em filamentos intermediários para darem sustentação à membrana plasmática.
	
	
	Que os fosfolipídeos possuem longas cadeias hidrofóbicas voltadas para o interior da bicamada, e cabeças polares voltadas para a face exoplasmática e citosólica da célula.
	
	
	Microdomínios são regiões especializadas da membrana plasmática onde não existem porções hidrofílicas que facilitam a entrada e a saída de substâncias hidrofílicas na célula.
	
	
	As proteínas integrais integram uma rede de glicoproteínas que circundam praticamente todas as células. Esta rede, ancorada em proteínas intrínsecas, é denominada glicocálix.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A insulina é muito importante para que a glicose seja transportada para o interior das células hepáticas onde é então armazenada na forma de glicogênio. O transporte é feito por uma proteína carreadora presente na membrana das células hepáticas. O tipo de transporte que ocorre neste caso é
	
	
	
	Difusão simples
	
	
	Transporte ativo
	
	
	Osmose
	
	
	Difusão facilitada
	
	
	Fagocitose
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em 1972, foi proposto, por Singer e Nicolson, um modelo para explicar a estrutura da membrana plasmática. Esse modelo ficou conhecido por:
	
	
	
	Modelo da bicamada lipídica.
	
	
	Modelo do mosaico lipídico.
	
	
	Modelo do mosaico fluido.
	
	
	Modelo da membrana de Singer.
	
	
	Modelo de Singer & Nicolson.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Dentre os lipídios que compõem as membranas celulares, o colesterol é um componente estrutural essencial, presente nas membranas da maioria dos vertebrados. Algumas das funções do colesterol são permitir a formação de uma barreira semipermeável entre os compartimentos celulares e regular a fluidez de membrana. O colesterol contém, em sua cadeia, quatro anéis que conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos. Como a cadeia carbônica do colesterol é rígida, este lipídio é empacotado juntamente com lipídios de cadeia longa, os lipídios saturados, uma vez que as cadeias dos lipídios insaturados são mais flexíveis e encurtadas, em comparação aos lipídios saturados (Simons e Vaz, 2004). Dessa forma, o colesterol acaba formando na membrana, regiões ordenadas com lipídios empacotados conferindo a essas membranas uma menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares (adaptado por: Bárbara Hissa, B et al. Membrane Cholesterol Regulates Lysosome-Plasma Membrane Fusion Events and Modulates Trypanosoma cruzi Invasion of Host Cells. Plosntds. March 2012 | Volume 6 | Issue 3). Com esse texto e os conhecimentos adquiridos sobre a temática, pode-se dizer que:
	
	
	
	O colesterol organiza junto com outros lipídeos uma membrana com menor fluidez e uma menor permeabilidade a moléculas polares.
	
	
	O colesterol é um componente agressivo à membrana pois impede sua movimentação.
	
	
	O colesterol é bem mais maleável que lipídios insaturados, dando à membrana, flexibilidade e encurtamento.
	
	
	Embora não essencial, o colesterol auxilia a membrana no seu deslocamento e na permeabilidade seletiva.
	
	
	Quatro moléculas de colesterol conferem propriedades biofísicas especiais às membranas, aumentando a organização (coesão e empacotamento) dos lipídios vizinhos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em 1838, dois pesquisadores alemães, Matthias Schleiden e Theodor Schwann, formularam a teoria celular segundo a qual ¿todos os seres vivos são formados por células¿. Sobre as células, são corretas as seguinte afirmativas, EXCETO:
	
	
	
	Para facilitar a interação da célula com o meio, a membrana plasmática permite a entrada e saída das substâncias em qualquer quantidade, com o objetivo de evitar o gasto de energia.
	
	
	O citoplasma das células eucarióticas corresponde a toda a região situada entre a membrana plasmática e a carioteca.
	
	
	O envoltório celular presente em todos os tipos de células é a membrana plasmática.
	
	
	O citoplasma da célula procariótica é muito mais simples do que o da eucariótica, mesmo quando analisado ao microscópio eletrônico.
	
	
	O núcleo é uma estrutura presente nas células eucarióticas, coordenando e comandando todas as funções celulares.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Os seres vivos, exceto os vírus, apresentam estrutura celular. Entretanto, não há nada que corresponda a uma célula típica, pois, tanto os organismos unicelulares como as células dos vários tecidos dos pluricelulares são muito diferentes entre si. Apesar dessa enorme variedade, todas as células vivas apresentam o seguinte componente:
	
	
	
	membrana plasmática.
	
	
	retículo endoplasmático.
	
	
	cloroplasto.
	
	
	mitocôndria.
	
	
	aparelho de Golgi.
	
Explicação: A membrana plasmática está presente em todas as células. Procariontes e Eucariontes.

Continue navegando

Outros materiais