Buscar

IMPORTANCIA DOS COSTUMES

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TEOLOGIA,FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS GAMALIEL – FATEFIG
Curso Superior Bacharel em Direito turma: DI3N26.1
Disciplina: Direito Internacional
Docente: Igor Brandão
Discente: Maria do Carmo de Brito Lemos Ribeiro
A IMPORTANCIA DOS COSTUMES COMO FONTE DO DIREITO INTERNACIONAL
Presume-se que o direito internacional é o conjunto de fundamentos e normas que dão base para regular as relações na sociedade internacional, sociedade essa, que é composta por Estados soberanos, organizações internacionais e indivíduos, toda via, o direito internacional surgiu na idade média, tendo seu marco inicial em 1648 através do tratado de vestfália, onde ficou estabelecido a soberania, a igualdade jurídica entre os Estados, a territorialidade e a não intervenção.
É sabido que o direito internacional possui diversas modalidades usadas como base jurídica, uma delas é o costume. Por ser uma fonte formal do direito o costume é a mais antiga das fontes do direito. Fontes do direito são os fatos em que o direito busca fundamentar o próprio direito, servem como embasamento, justificativa para determinadas ações e vem se perpetuando ao longo dos anos com as modificações na sociedade. As fontes do direito são baseadas de acordo com cada sociedade, pois cada uma tem sua própria cultura, ou aquilo que entende com certo ou errado. O costume é considerado uma fonte secundaria do direito, sendo acionada somente quando não é encontrado na lei a resposta esperada, como está previsto no art°4 decreto lei 4.657/42 onde determina que quando a lei for omissa o juiz decidira o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito. Entende se por costume condutas reiteradas, generalizada e prolongadas de uma comunidade, sociedade, etc. É também o costume uma verdadeira norma jurídica, cuja principal característica é ser criada espontaneamente pela consciência comum do povo e não ditada pelo poder público. O costume pode ser uma fonte do direito, desde que não tenha uma lei que trate o tema, ou seja, quando não existe determinada lei para tratar determinado assunto, poderá então entrar em cena o costume, mas para isso é necessário o costume possuir dois requisitos básicos, sendo eles:
*Ser algo que é realizado reiteradamente, algo que seja normal, que seja um costume, que seja tido como normal dentro do nosso dia a dia, não podendo ser um ato isolado, tem que ser um algo repetido ao longo do tempo.
*Possuir noção de obrigatoriedade, como por exemplo, o uso de roupas, as pessoas usam roupas porque tem a noção de que devem usar roupas, outro exemplo corriqueiro são as filas, não estão na lei, mas é um costume adotado pela sociedade.
Vale ressaltar que os costumes não se confundem com natureza religiosa, moral ou social, os países predominantes costumeiros são a Inglaterra, Eua- common law, uma vantagem do costume é a adaptação a realidade, correspondendo com a vida social, uma desvantagem é que o costume pode trazer incerteza, insegurança ,pois a lei fixa normas em termos definidos, o costume não tem formulação escrita e clara, então na falta da lei usa se o costume, se a lei já estiver defasada naquela realidade social também é usado o costume.
 TUCURUÍ-PA 2020

Mais conteúdos dessa disciplina