Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II Cadeia Produtiva de Culturas Perenes

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As principais doenças que ocorrem nas mudas de eucalipto são as podridões, a mela, o oídio, a mancha de Hainesia, as manchas bacterianas e a ferrugem. No campo, as doenças mais recorrentes são a ferrugem, a mancha-decylindrocladium, a mancha-de-rhizoctonia as manchas bacterianas, a mancha-de-phaeophleospora, mancha-de-coniella, murcha, podridão-branca e os cancros causados por diversos organismos, cuja predominância varia de acordo com a espécie e as condições climáticas.
Sobre as principais doenças na cultura do eucalipto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ferrugem ataca tanto plantas jovens quanto plantas velhas e é caracterizada pela morte dos tecidos da casca, decorrente da ação de vários agentes abióticos e bióticos.
( ) O cancro do eucalipto é uma das doenças mais importantes de ocorrência no campo, causado por várias espécies de fungos.
( ) A maior importância econômica da ferrugem está relacionada a plantios de campo, enquanto em viveiros é mais facilmente controlada com o uso de fungicidas.
( ) O cancro de Cryphonectria cubensis foi considerado como a principal doença que afetou a cultura do eucalipto no Brasil na década de 1970.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

O manejo do solo em áreas de culturas perenes é importante para manter a produtividade e preservar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Diversas espécies de plantas de cobertura podem ser utilizadas para o plantio e manejo da vegetação nas entrelinhas.
Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A utilização de plantas de cobertura nas entrelinhas protege o solo, evitando a degradação e o processo de erosão.
II- Facilita a infiltração da água graças à redução no escoamento superficial e pela formação de espaços após a decomposição das raízes.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A poda do cafeeiro é uma prática que colabora para a eliminação de ramos velhos, que não produzem mais, e acelera a renovação dos ramos pouco produtivos. Existem diversas formas de realizar a poda no cafeeiro, dentre elas, a poda baixa ou recepa, poda alta ou decote, esqueletamento, decote herbáceo ou capação.
Sobre as formas de poda no cafeeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A poda alta ou decote apresenta a desvantagem de causar desequilíbrios no sistema radicular e até 80% das raízes absorventes das plantas podem morrer.
( ) O esqueletamento é um tipo de decote e sua desvantagem é a ausência da gema apical, que pode provocar problemas fisiológicos na base da planta.
( ) A recepa causa o superbrotamento e gera trabalho da rebrota, além de causar desequilíbrios no sistema radicular.
( ) O esqueletamento recompõe rapidamente a planta, aumenta o crescimento e a produção de ramos laterais.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

As práticas de manejo interferem no desenvolvimento e na qualidade da madeira de eucalipto e de outras espécies arbóreas. Estas práticas de manejo podem ser adotadas com maior ou menor intensidade, dependendo do sistema de produção e das condições do produtor.
Sobre as práticas de manejo adotadas no cultivo de eucaliptos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Limpeza da área.
II- Poda ou desrama.
III- Desbaste.
a) III - I - II.
b) II - III - I.
c) II - I - III.
d) I - III - II.

O fomento florestal é um programa que estimula o reflorestamento em pequenas e médias propriedades rurais. O fomento florestal é caracterizado por várias ações, que envolvem produtores rurais, empresas, poder público e outros agentes, que têm como objetivo a produção de florestas econômicas de baixo custo.
Sobre o fomento florestal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O fomento contempla os mais diversos segmentos da produção agrossilvipastoril, podendo ser de iniciativa pública, privada ou integrada.
( ) O fomento de florestas de proteção objetiva a recuperação das matas ciliares, áreas de recarga e áreas degradadas.
( ) O fomento de florestas de proteção fornece mudas aos produtores interessados no plantio de espécies madeireiras e que serão utilizadas na propriedade.
( ) O fomento social é um conjunto de ações que visa estabelecer o contínuo abastecimento de matéria-prima florestal aos diversos segmentos consumidores.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

A colheita é uma etapa importante para qualquer cultura agrícola e deve ser realizada obedecendo a diversos critérios para evitar perdas. Essa condição também é verdadeira para espécies arbóreas com finalidade madeirável, como é o caso do eucalipto.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A colheita do eucalipto depende do objetivo e da destinação final da madeira, podendo ser realizada de forma mais precoce para utilização em indústrias de celulose, para a produção de carvão ou para postes de menor diâmetro.
II- À medida que as plantas crescem e o diâmetro aumenta, a madeira torna-se mais resistente e o valor comercial tende a ser maior, pois a madeira é destinada para postes e produção de outros itens mais nobres.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O cultivo de eucalipto envolve uma série de aspectos agronômicos de importância para o sucesso da atividade. Esse controle deve ser efetuado desde a implantação da cultura.
Sobre a implantação de uma área comercial de eucalipto, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha e qualidade das mudas apresenta grande importância para o desenvolvimento e a formação uniforme das plantas.
II- O espaçamento é um aspecto que pode ser desconsiderado, pois as árvores crescem em condições naturais e não há interferência deste fator sobre a qualidade e época de colheita.
III- Embora o eucalipto apresente boa tolerância à acidez e a solos de baixa fertilidade, a produtividade pode ser melhorada com o uso correto de corretivos e adubação equilibrada.
IV- No momento da implantação, há necessidade de observar diversas condições, dentre elas a distribuição das linhas, a localização das estradas e o combate às formigas.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

A colheita da madeira de uma área de produção de eucaliptos possibilita o retorno do investimento após muitos anos de espera. De forma geral, essa atividade deve ser realizada com alguns cuidados, planejando a sua execução e a continuidade do cultivo.
Sobre o manejo de exploração do eucalipto, analise as sentenças a seguir:
I- A idade de corte é um parâmetro importante a ser observado, porém o tempo para a colheita também depende das condições de clima, de solo e do desenvolvimento das plantas.
II- A manutenção e limpeza da área, além de facilitar o manejo de colheita, possibilita o controle mais eficiente das formigas, que podem ocasionar sérios danos à rebrota das cepas.
III- A altura de corte com relação ao solo é um fator que não deve ser considerado, pois o rebrote ocorre naturalmente de forma homogênea para todas as espécies de eucalipto.
IV- O manejo da brotação das cepas envolve limpeza, controle de formigas, além da seleção das brotações mais desenvolvidas e mais bem localizadas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As exigências edafoclimáticas e a sazonalidade são de importante conhecimento na produção do café. No cultivo de café, assim como no cultivo de outras espécies agronômicas, é fundamental a escolha da espécie mais adequada, de acordo com as características climáticas do local.
Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- A espécie Coffea arabica exige temperaturas médias anuais de 18 a 26 °C.
II- A precipitação anual entre 1.200 e 1.800 mm, com boa distribuição ao longo do ano, é considerada apta ao cultivo do café arábica.
III- Com relação à altitude, o café pode ser cultivado entre 200 e 1.200 m. O café conilon é cultivado em regiões baixas, abaixo dos 500 metros de altitude.
IV- Em regiões com altitudes acima de 1.000 m podem ocorrer ventos frios, que podem prejudicar as plantações.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As principais doenças que ocorrem nas mudas de eucalipto são as podridões, a mela, o oídio, a mancha de Hainesia, as manchas bacterianas e a ferrugem. No campo, as doenças mais recorrentes são a ferrugem, a mancha-decylindrocladium, a mancha-de-rhizoctonia as manchas bacterianas, a mancha-de-phaeophleospora, mancha-de-coniella, murcha, podridão-branca e os cancros causados por diversos organismos, cuja predominância varia de acordo com a espécie e as condições climáticas.
Sobre as principais doenças na cultura do eucalipto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A ferrugem ataca tanto plantas jovens quanto plantas velhas e é caracterizada pela morte dos tecidos da casca, decorrente da ação de vários agentes abióticos e bióticos.
( ) O cancro do eucalipto é uma das doenças mais importantes de ocorrência no campo, causado por várias espécies de fungos.
( ) A maior importância econômica da ferrugem está relacionada a plantios de campo, enquanto em viveiros é mais facilmente controlada com o uso de fungicidas.
( ) O cancro de Cryphonectria cubensis foi considerado como a principal doença que afetou a cultura do eucalipto no Brasil na década de 1970.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

O manejo do solo em áreas de culturas perenes é importante para manter a produtividade e preservar as características químicas, físicas e biológicas do solo. Diversas espécies de plantas de cobertura podem ser utilizadas para o plantio e manejo da vegetação nas entrelinhas.
Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A utilização de plantas de cobertura nas entrelinhas protege o solo, evitando a degradação e o processo de erosão.
II- Facilita a infiltração da água graças à redução no escoamento superficial e pela formação de espaços após a decomposição das raízes.
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

A poda do cafeeiro é uma prática que colabora para a eliminação de ramos velhos, que não produzem mais, e acelera a renovação dos ramos pouco produtivos. Existem diversas formas de realizar a poda no cafeeiro, dentre elas, a poda baixa ou recepa, poda alta ou decote, esqueletamento, decote herbáceo ou capação.
Sobre as formas de poda no cafeeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A poda alta ou decote apresenta a desvantagem de causar desequilíbrios no sistema radicular e até 80% das raízes absorventes das plantas podem morrer.
( ) O esqueletamento é um tipo de decote e sua desvantagem é a ausência da gema apical, que pode provocar problemas fisiológicos na base da planta.
( ) A recepa causa o superbrotamento e gera trabalho da rebrota, além de causar desequilíbrios no sistema radicular.
( ) O esqueletamento recompõe rapidamente a planta, aumenta o crescimento e a produção de ramos laterais.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - V.
d) F - V - V - F.

As práticas de manejo interferem no desenvolvimento e na qualidade da madeira de eucalipto e de outras espécies arbóreas. Estas práticas de manejo podem ser adotadas com maior ou menor intensidade, dependendo do sistema de produção e das condições do produtor.
Sobre as práticas de manejo adotadas no cultivo de eucaliptos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Limpeza da área.
II- Poda ou desrama.
III- Desbaste.
a) III - I - II.
b) II - III - I.
c) II - I - III.
d) I - III - II.

O fomento florestal é um programa que estimula o reflorestamento em pequenas e médias propriedades rurais. O fomento florestal é caracterizado por várias ações, que envolvem produtores rurais, empresas, poder público e outros agentes, que têm como objetivo a produção de florestas econômicas de baixo custo.
Sobre o fomento florestal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O fomento contempla os mais diversos segmentos da produção agrossilvipastoril, podendo ser de iniciativa pública, privada ou integrada.
( ) O fomento de florestas de proteção objetiva a recuperação das matas ciliares, áreas de recarga e áreas degradadas.
( ) O fomento de florestas de proteção fornece mudas aos produtores interessados no plantio de espécies madeireiras e que serão utilizadas na propriedade.
( ) O fomento social é um conjunto de ações que visa estabelecer o contínuo abastecimento de matéria-prima florestal aos diversos segmentos consumidores.
a) F - V - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - F - V - V.
d) V - V - F - F.

A colheita é uma etapa importante para qualquer cultura agrícola e deve ser realizada obedecendo a diversos critérios para evitar perdas. Essa condição também é verdadeira para espécies arbóreas com finalidade madeirável, como é o caso do eucalipto.
Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A colheita do eucalipto depende do objetivo e da destinação final da madeira, podendo ser realizada de forma mais precoce para utilização em indústrias de celulose, para a produção de carvão ou para postes de menor diâmetro.
II- À medida que as plantas crescem e o diâmetro aumenta, a madeira torna-se mais resistente e o valor comercial tende a ser maior, pois a madeira é destinada para postes e produção de outros itens mais nobres.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

O cultivo de eucalipto envolve uma série de aspectos agronômicos de importância para o sucesso da atividade. Esse controle deve ser efetuado desde a implantação da cultura.
Sobre a implantação de uma área comercial de eucalipto, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha e qualidade das mudas apresenta grande importância para o desenvolvimento e a formação uniforme das plantas.
II- O espaçamento é um aspecto que pode ser desconsiderado, pois as árvores crescem em condições naturais e não há interferência deste fator sobre a qualidade e época de colheita.
III- Embora o eucalipto apresente boa tolerância à acidez e a solos de baixa fertilidade, a produtividade pode ser melhorada com o uso correto de corretivos e adubação equilibrada.
IV- No momento da implantação, há necessidade de observar diversas condições, dentre elas a distribuição das linhas, a localização das estradas e o combate às formigas.
a) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
b) As afirmativas II e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e III estão corretas.
d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

A colheita da madeira de uma área de produção de eucaliptos possibilita o retorno do investimento após muitos anos de espera. De forma geral, essa atividade deve ser realizada com alguns cuidados, planejando a sua execução e a continuidade do cultivo.
Sobre o manejo de exploração do eucalipto, analise as sentenças a seguir:
I- A idade de corte é um parâmetro importante a ser observado, porém o tempo para a colheita também depende das condições de clima, de solo e do desenvolvimento das plantas.
II- A manutenção e limpeza da área, além de facilitar o manejo de colheita, possibilita o controle mais eficiente das formigas, que podem ocasionar sérios danos à rebrota das cepas.
III- A altura de corte com relação ao solo é um fator que não deve ser considerado, pois o rebrote ocorre naturalmente de forma homogênea para todas as espécies de eucalipto.
IV- O manejo da brotação das cepas envolve limpeza, controle de formigas, além da seleção das brotações mais desenvolvidas e mais bem localizadas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

As exigências edafoclimáticas e a sazonalidade são de importante conhecimento na produção do café. No cultivo de café, assim como no cultivo de outras espécies agronômicas, é fundamental a escolha da espécie mais adequada, de acordo com as características climáticas do local.
Neste sentido, analise as afirmativas a seguir:
I- A espécie Coffea arabica exige temperaturas médias anuais de 18 a 26 °C.
II- A precipitação anual entre 1.200 e 1.800 mm, com boa distribuição ao longo do ano, é considerada apta ao cultivo do café arábica.
III- Com relação à altitude, o café pode ser cultivado entre 200 e 1.200 m. O café conilon é cultivado em regiões baixas, abaixo dos 500 metros de altitude.
IV- Em regiões com altitudes acima de 1.000 m podem ocorrer ventos frios, que podem prejudicar as plantações.
a) Somente a afirmativa IV está correta.
b) As afirmativas III e IV estão corretas.
c) As afirmativas II e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

1. As principais doenças que ocorrem nas mudas de eucalipto são as podridões, a mela, 
o oídio, a mancha de Hainesia, as manchas bacterianas e a ferrugem. No campo, as 
doenças mais recorrentes são a ferrugem, a mancha-decylindrocladium, a mancha-
de-rhizoctonia as manchas bacterianas, a mancha-de-phaeophleospora, mancha-de-
coniella, murcha, podridão-branca e os cancros causados por diversos organismos, 
cuja predominância varia de acordo com a espécie e as condições climáticas. Sobre 
as principais doenças na cultura do eucalipto, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A ferrugem ataca tanto plantas jovens quanto plantas velhas e é caracterizada 
pela morte dos tecidos da casca, decorrente da ação de vários agentes abióticos e 
bióticos. 
( ) O cancro do eucalipto é uma das doenças mais importantes de ocorrência no 
campo, causado por várias espécies de fungos. 
( ) A maior importância econômica da ferrugem está relacionada a plantios de 
campo, enquanto em viveiros é mais facilmente controlada com o uso de fungicidas. 
( ) O cancro de Cryphonectria cubensis foi considerado como a principal doença 
que afetou a cultura do eucalipto no Brasil na década de 1970. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - V - V - V. 
 c) F - F - V - V. 
 d) F - V - F - V. 
 
2. O manejo do solo em áreas de culturas perenes é importante para manter a 
produtividade e preservar as características químicas, físicas e biológicas do solo. 
Diversas espécies de plantas de cobertura podem ser utilizadas para o plantio e 
manejo da vegetação nas entrelinhas. Acerca do exposto, avalie as asserções a seguir 
e a relação proposta entre elas. 
 
I- A utilização de plantas de cobertura nas entrelinhas protege o solo, evitando a 
degradação e o processo de erosão. 
 
PORQUE 
 
II- Facilita a infiltração da água graças à redução no escoamento superficial e pela 
formação de espaços após a decomposição das raízes. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 
FONTE DA IMAGEM: BRUNETTO, et al. Manejo da fertilidade de solos em 
pomares de frutíferas de clima temperado. In: Tiecher, T. Manejo e conservação do 
solo e da água em pequenas propriedades rurais no sul do Brasil: práticas alternativas 
de manejo visando a conservação do solo e da água. Porto Alegre: UFRGS, p. 141-
158. 2016. Disponível em: 
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/153247/1/Manejo-da-
fertilidade-de-solos-em-pomares-de-frutiferas-de-clima-temperado.pdf. Acesso em: 5 
jun. 2018. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_2%20aria-label=
 
 a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
da I. 
 
3. A poda do cafeeiro é uma prática que colabora para a eliminação de ramos velhos, 
que não produzem mais, e acelera a renovação dos ramos pouco produtivos. Existem 
diversas formas de realizar a poda no cafeeiro, dentre elas, a poda baixa ou recepa, 
poda alta ou decote, esqueletamento, decote herbáceo ou capação. Sobre as formas 
de poda no cafeeiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A poda alta ou decote apresenta a desvantagem de causar desequilíbrios no 
sistema radicular e até 80% das raízes absorventes das plantas podem morrer. 
( ) O esqueletamento é um tipo de decote e sua desvantagem é a ausência da gema 
apical, que pode provocar problemas fisiológicos na base da planta. 
( ) A recepa causa o superbrotamento e gera trabalho da rebrota, além de causar 
desequilíbrios no sistema radicular. 
( ) O esqueletamento recompõe rapidamente a planta, aumenta o crescimento e a 
produção de ramos laterais. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - V - F - V. 
 c) V - V - F - V. 
 d) F - V - V - F. 
 
4. O manejo da poda em culturas perenes é um dos aspectos importantes para a 
manutenção da arquitetura desejada e para a produção equilibrada das plantas. Este 
manejo pode ser realizado em diferentes fases da vida das plantas e em diferentes 
épocas do ano, dependendo das condições de cultivo e das necessidades de cada área 
(FILHO et al., 2011). Acerca das técnicas de poda, associe os itens, utilizando o 
código a seguir: 
 
I- Poda de formação. 
II- Poda de frutificação. 
III- Poda de renovação. 
IV- Poda verde. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_4%20aria-label=
 
( ) Esta poda busca regular o desenvolvimento das plantas, sendo realizada ao final 
do inverno, com o objetivo de manter um número equilibrado de gemas ou ramos 
produtivos. 
( ) Esta poda apresenta a finalidade de direcionar o crescimento dos ramos jovens, 
possibilitando a formação da arquitetura desejada. 
( ) Esta poda apresenta o objetivo de fazer correções pontuais nas plantas, durante a 
fase vegetativa, em condições de crescimento exagerado de ramos. 
( ) Esta poda está relacionada com a recuperação de toda a parte aérea da planta, 
podendo ser utilizada em condições de danos severos à copa ou na mudança do 
formato de condução. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: Filho, J.A.S.; Medina, R.B.; Silva, S.R. Poda de árvores frutíferas. 
Piracicaba: USP/ESALQ, 54p. 2011. 
 a) II - III - I - IV. 
 b) IV - II - III - I. 
 c) II - I - IV - III. 
 d) III - IV - I - II. 
 
5. As práticas de manejo interferem no desenvolvimento e na qualidade da madeira de 
eucalipto e de outras espécies arbóreas. Estas práticas de manejo podem ser adotadas 
com maior ou menor intensidade, dependendo do sistema de produção e das 
condições do produtor. Sobre as práticas de manejo adotadas no cultivo de 
eucaliptos, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
 
I- Limpeza da área. 
II- Poda ou desrama. 
III- Desbaste. 
 
( ) Esta prática se relaciona com a melhoria da qualidade da madeira produzida 
através da obtenção de toras desprovidas de nós, sendo efetuada pela eliminação de 
ramos. 
( ) Esta prática é realizada em estágios mais adiantados da cultura, objetivando 
diminuir a população de plantas para a obtenção de árvores com maior diâmetro. 
( ) Esta prática está associada à redução da competição com plantas invasoras, 
podendo ser efetuada de forma manual, mecanizada ou através de herbicidas. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) III - I - II. 
 b) II - III - I. 
 c) II - I - III. 
 d) I - III - II. 
 
6. O fomento florestal é um programa que estimula o reflorestamento em pequenas e 
médias propriedades rurais. O fomento florestal é caracterizado por várias ações, que 
envolvem produtores rurais, empresas, poder público e outros agentes, que têm como 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_5%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_6%20aria-label=objetivo a produção de florestas econômicas de baixo custo. Sobre o fomento 
florestal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) O fomento contempla os mais diversos segmentos da produção 
agrossilvipastoril, podendo ser de iniciativa pública, privada ou integrada. 
( ) O fomento de florestas de proteção objetiva a recuperação das matas ciliares, 
áreas de recarga e áreas degradadas. 
( ) O fomento de florestas de proteção fornece mudas aos produtores interessados 
no plantio de espécies madeireiras e que serão utilizadas na propriedade. 
( ) O fomento social é um conjunto de ações que visa estabelecer o contínuo 
abastecimento de matéria-prima florestal aos diversos segmentos consumidores. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - F - V - V. 
 c) F - V - V - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
7. A colheita é uma etapa importante para qualquer cultura agrícola e deve ser realizada 
obedecendo a diversos critérios para evitar perdas. Essa condição também é 
verdadeira para espécies arbóreas com finalidade madeirável, como é o caso do 
eucalipto. Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta 
entre elas. 
 
I- A colheita do eucalipto depende do objetivo e da destinação final da madeira, 
podendo ser realizada de forma mais precoce para utilização em indústrias de 
celulose, para a produção de carvão ou para postes de menor diâmetro. 
 
PORQUE 
 
II- À medida que as plantas crescem e o diâmetro aumenta, a madeira torna-se mais 
resistente e o valor comercial tende a ser maior, pois a madeira é destinada para 
postes e produção de outros itens mais nobres. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
da I. 
 c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
 
8. O cultivo de eucalipto envolve uma série de aspectos agronômicos de importância 
para o sucesso da atividade. Esse controle deve ser efetuado desde a implantação da 
cultura. Sobre a implantação de uma área comercial de eucalipto, analise as 
sentenças a seguir: 
 
I- A escolha e qualidade das mudas apresenta grande importância para o 
desenvolvimento e a formação uniforme das plantas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_8%20aria-label=
II- O espaçamento é um aspecto que pode ser desconsiderado, pois as árvores 
crescem em condições naturais e não há interferência deste fator sobre a qualidade e 
época de colheita. 
III- Embora o eucalipto apresente boa tolerância à acidez e a solos de baixa 
fertilidade, a produtividade pode ser melhorada com o uso correto de corretivos e 
adubação equilibrada. 
IV- No momento da implantação, há necessidade de observar diversas condições, 
dentre elas a distribuição das linhas, a localização das estradas e o combate às 
formigas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas I, III e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas II e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas II e III estão corretas. 
 d) As afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 
9. A colheita da madeira de uma área de produção de eucaliptos possibilita o retorno do 
investimento após muitos anos de espera. De forma geral, essa atividade deve ser 
realizada com alguns cuidados, planejando a sua execução e a continuidade do 
cultivo. Sobre o manejo de exploração do eucalipto, analise as sentenças a seguir: 
 
I- A idade de corte é um parâmetro importante a ser observado, porém o tempo para 
a colheita também depende das condições de clima, de solo e do desenvolvimento 
das plantas. 
II- A manutenção e limpeza da área, além de facilitar o manejo de colheita, 
possibilita o controle mais eficiente das formigas, que podem ocasionar sérios danos 
à rebrota das cepas. 
III- A altura de corte com relação ao solo é um fator que não deve ser considerado, 
pois o rebrote ocorre naturalmente de forma homogênea para todas as espécies de 
eucalipto. 
IV- O manejo da brotação das cepas envolve limpeza, controle de formigas, além da 
seleção das brotações mais desenvolvidas e mais bem localizadas. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e III estão corretas. 
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
10. As exigências edafoclimáticas e a sazonalidade são de importante conhecimento na 
produção do café. No cultivo de café, assim como no cultivo de outras espécies 
agronômicas, é fundamental a escolha da espécie mais adequada, de acordo com as 
características climáticas do local. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: 
 
I- A espécie Coffea arabica exige temperaturas médias anuais de 18 a 26 °C. 
II- A precipitação anual entre 1.200 e 1.800 mm, com boa distribuição ao longo do 
ano, é considerada apta ao cultivo do café arábica. 
III- Com relação à altitude, o café pode ser cultivado entre 200 e 1.200 m. O café 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=QUdSMTAwMA==&action2=QUdSMjA=&action3=NjU1Njc5&action4=MjAyMC8y&prova=MjM4ODUyNjU=#questao_10%20aria-label=
conilon é cultivado em regiões baixas, abaixo dos 500 metros de altitude. 
IV- Em regiões com altitudes acima de 1.000 m podem ocorrer ventos frios, que 
podem prejudicar as plantações. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As afirmativas II e IV estão corretas. 
 b) As afirmativas III e IV estão corretas. 
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 d) Somente a afirmativa IV está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina