Buscar

Taxonomia das Espécies Arbóreas

Prévia do material em texto

Taxonomia das Espécies Arbóreas
Taxonomia ou sistemática vegetal
Definição
Ramo da Botânica que trata da classificação, nomenclatura e identificação das plantas.
Taxonomia das plantas
usa-se o sistema de classificação proposto por Lineu. Nele espécies (plantas) muitas parecidas são agrupadas em género. Cada espécie recebe um nome composto por duas palavras em latim. A primeira eh o nome do género e a segunda um nome para qualificar tal espécie dentro do género. Ex. Basiloxylon brasiliensis. Nesse exemplo, Basiloxylon eh o género e brasiliensis o de talhador no género. Caso os botânicos resolvam reclassificar a espécie, o nome composto vai mudar. Isso já aconteceu com essa espécie: chamava-se Pterygota brasiliensis.
Identificação: Discrição inicial de uma espécie que não é igual a qualquer outro. Nova descoberta de sp.
Divisões
A principal divisão de plantas na Botânica chama-se Magnoliophyta. Ou seja, plantas grandiosas. São todas as plantas que produzem flores e frutos.
Nomenclatura botânica é o emprego correto dos 
Classificação
Ordenação das plantas em níveis hierárquicos, de acordo com as características apresentadas, de modo que cada nível reúna as características do superior. Quando se denomina uma planta já descrita, está ocorrendo determinação ou identificação, enquanto, quando se procura localizar uma planta ainda não conhecida, dentro de um sistema de classificação, está ocorrendo classificação.
Indentifcação Determinação de um táxon como idêntico ou semelhante a outro já existente, utilizando-se a comparação com material de herbário devidamente identifcado, chaves dicotômicas de identifcação e literatura específca.
Categorias sistemáticas
A seguir têm-se as categorias sistemáticas organizadas em ordem decrescente de hierarquia de ordem a espécie:
Ordem
Família
Gênero
Espécie

Continue navegando