Buscar

Questionário História das Religiões (25 PERGUNTAS)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Fenômeno é o que aparece, é manifestação, é tudo que pode ser percebido. E o que é fenômeno religioso? (Em suas palavras) 
R. São todas as manifestações, em todas as épocas e culturas, que o ser humano expressa em relação a sua percepção sobre o sentido da vida.
2) O que é Religião e qual o significado do termo religião?
R. É o batismo numa igreja cristã. É a adoração num templo budista. São os judeus com o rolo da Toráh diante do Muro das Lamentações em Jerusalém. São os peregrinos reunindo-se diante da Caaba em Meca. O termo vem do latim religio que indica a noção de ata.
3) Quais são os quatro principais elementos (componentes de uma religião) estudados pelas ciências da religião?
R. Sagrado, símbolo, mito e rito.
4) Em um breve resumo descreva os quatro elementos (sagrado, símbolo, mito e rito). 
R. Sagrado é essencialmente uma relação entre o sujeito (o ser humano), e um termo (Deus). (Croatto, José Severino). “O símbolo é, então, um elemento desse mundo fenomênico (desde uma coisa até uma pessoa ou um acontecimento) que foi ‘transignificado’, enquanto significa algo além de seu próprio sentido primário”. Croatto afirma que “o mito é o relato de um acontecimento originário, no qual os deuses agem e cuja finalidade é dar sentido a uma realidade significativa” (p.209). Já rito é ação, converte em cena o que o mito fala. 
5) Quem foi o fundador do Hinduísmo?
R. O Hinduísmo diferente das outras religiões mundiais (budismo, cristianismo e islã), não tem fundador, nem credo fixo, nem organização de espécie alguma.
6) Quando teria sido fundado o Hinduísmo? 
R. As raízes do hinduísmo podem ser encontradas em algum ponto entre o ano 1500 a.C. e o ano 200 a.C., quando os chamados arianos (isto é, os “nobres”) começaram a subjugar o vale do Indo.
7) Quem foi o fundador do Budismo?
R. O fundador do budismo foi o filho de um rajá, Sidarta Gautama (c. 560-480 a.C.), que viveu no Nordeste da Índia.
8) Sidarta aos 35 anos de idade deparou-se com sua vocação quando tornou-se Buda. Descreva esse momento e o significado da palavra buda!
R. Ele alcançou a iluminação (bodhi), enquanto estava sentado em meditação sob uma figueira, à margem de um afluente do rio Ganges. Sidarta agora se transformara num Buda, ou seja, um “iluminado”.
9) Buda descreve o “caminho do meio”, que dá fim ao sofrimento, em oito partes. Quais são? R. A perfeita compreensão, perfeita aspiração, perfeita fala, perfeita conduta, perfeito meio de subsistência, perfeito esforço, perfeita atenção, e perfeita contemplação.
10) Nome ideologia predominante da china até 1911, onde o imperador reinava acima de tudo e era considerado o representante do país diante do supremo deus Céu. Era também chamado o filho do Céu na Terra.
R. Confucionismo.
11) Nome do filósofo, nascido cerca de 551 a 479 a.C., formador do conjunto de pensamentos, regras e rituais sociais componentes dessa ideologia que prevaleceram na China até a queda do imperador.
R. kong Fuzi (ou, na forma latina, Confucius).
12) O Taoísmo se baseia num livro chamado Tao Te Ching, “O livro do Tao e do Te”. Como se traduz a expressão “Tao e Te”?
R.Tao (ordem do mundo) e Te (força vital).
13) Qual é a composição material do li Tao Te Ching e qual o nome de seu escritor?
R. Vinte ou vinte e cinco páginas e 81 capítulos. Ninguém sabe ao certo quem o escreveu, mas diz a lenda que foi o filósofo lao-Tse, que viveu no século VI a.C.
14) Para Lao-Tse, o líder do Taoísmo deveria ser um religioso, mágico, sacerdote ou filósofo?
R. O líder do taoísmo deveria ser um filósofo, e sua única tarefa era que sua passividade e seu distanciamento servissem de exemplo para os outros.
15) A palavra judeu deriva de Judéia, nome de uma parte do antigo reino de Israel. Judaísmo reflete essa ligação. Diga uma das formas pela a religião também é chamada e porquê?
R. A religião é chamada ainda de “mosaica”, já que se considera Moisés um de seus fundadores.
16) Qual o livro sagrado dos judeus?
R. O livro sagrado dos judeus é a Toráh, uma coleção de textos de natureza histórica, literária e religiosa.
17) O menino judeu (levado a sinagoga) se torna um Bar Mitsvá. Uma menina se torna automaticamente Bat Mitsvá quando completa 12 anos. Qual o significado das expressões, originárias do Hebraico, Bar Mitsvá e Bat Mitsvá? E com quantos anos o menino se torna um Bar Mitsvá?
R. Bar Mitsvá “filho do mandamento” e Bat Mitsvá “filha do mandamento”. A menina quando completa 12 anos e o menino quando completa 13 anos.
18) O Islamismo teve origem na Arábia e ainda hoje está intimamente relacionado à cultura árabe. Qual o principal fator que mantém firme relacionamento do islã e a cultura árabe? 
R. Entre outras razões, porque o livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão, foi escrito em árabe.
19) Qual o significado da palavra islam e quais são os tópicos principais dessa religião?
R. Submissão. E são três tópicos principais: credo (monoteísmo e revelação); deveres religiosos (os cinco pilares); e relações interpessoais (ética e política). 
20) Qual o fundador do Islã?
R. O fundador do islã é Maomé ou Mohammed/Muhammd, que nasceu em meca, na Arábia, no final do século VI, por volta de 570 d.C
21) Em uso casual, quando as pessoas falam de “católicos” ou de “catolicismo”, a quem geralmente pretendem indicar?
R. Os aderentes à Igreja Católica Romana, sob o Papado.
22) No cristianismo ocidental, as principais fés a se considerarem “Católicas”, para lá da Igreja Católica Romana, são a Igreja Católica Antiga, a Velha Igreja Católica, a Igreja Católica Liberal, a Associação Patriótica Católica Chinesa e alguns elementos anglicanos (os “Anglicanos da Alta Igreja”, ou os “Anglo-Católicos”). Estes grupos têm crenças e praticam rituais religiosos semelhantes aos do Catolicismo Romano, mas no que se diferenciam? 
R. Eles se diferem substancialmente no que diz respeito ao estatuto, poder e influência do Bispo de Roma.
23) No sentido lato, o que designa a palavra protestante?
R. Todos os grupos religiosos cristãos de origem européia ocidental, que romperam com a Igreja Católica Romana como resultado da influência de Martinho Lutero, fundador das igrejas luteranas, e de João Calvino, fundador do movimento Calvinista.
24) Surgiram diversos intelectuais no âmbito da igreja que discordaram de tais atos. Porém, aquele que detonou a Reforma foi Martinho Lutero (1483-1546), que no dia 31 de outubro de 1517, afixou as suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Em que consistia esse documento?
R. Lutero tornava públicas as suas ideias, com a finalidade de expor questões que o incomodavam a respeito das “vendas de perdão/indulgências”, cujas contradições práticas e doutrinais, somadas à corrupção de determinados setores do clero, eram vistas por ele como uma ameaça à credibilidade em relação a fé cristã e à Igreja de Roma.
25) Em contraposição à Lutero, qual foi a primeira medida tomada pelo Papa Leão X?
R. Por ordem do Papa Leão X (1475-1521; pontificado: 1513-1521), foi redigida contra Lutero uma carta de excomunhão datada de 21 de janeiro de 1521, que ele receberia meses depois.

Continue navegando