Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE ONLINE7 - História das Religiões e Religiosidade

User badge image
D D

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com a dominação romana da região de Israel a partir de 63 a.C, seguiu-se um período de grande agitação, podendo este ser representado pelos Zelotas - líderes de revoltas contra os romanos – e pela destruição do Templo de Jerusalém.
Sobre este contexto histórico e os seus desenvolvimentos posteriores, assinale a alternativa correta:
a. Na “Galut”, termo hebraico para “mudança”, os judeus transformaram a sua religião e abandonaram a crença de que o povo de Israel seria o povo escolhido por Deus, tendo esta se tornado uma lembrança distante com um sentido mais alegórico do que literal.
b. Os ritos funerários foram abolidos, mas o sacrifício de animais continuou a ser realizado pelo povo judeu de maneira clandestina e em meio às outras culturas e regiões em que se estabeleceram, como a Europa ocidental, a África, a Rússia e o leste asiático.
c. Depois da destruição do Templo, a religião judaica passou a ter um caráter domiciliar onde a figura paterna adotou o papel fundamental de transmissor da tradição. O cargo de sacerdote substituiu o de rabino dentro das sinagogas, ou “Yeshiva” - casas de oração e escolas da Lei.
d. Dada a crença judaica de que a terra de Canaã havia sido dada ao patriarca Abraão pelo próprio Deus, era exigido que para que o Imperador romano, um governante terreno, comparecesse na presença do “Muro das Lamentações”, este fosse circuncidado.
e. O Templo de Jerusalém havia sido reconstruído em 522 a.C e embelezado pelo rei Herodes no século I a.C. Porém, foi destruído novamente a mando do imperador Vespasiano em 70 d.C, sendo este considerado como o marco inicial da diáspora judaica pelo mundo.

O período de três séculos entre a crucificação de Cristo (por volta de 30 d.C) e o Concílio de Niceia (325 d.C) é convencionalmente chamado de “Igreja Primitiva”, tendo sido uma época em que o cristianismo buscava se estabelecer doutrinariamente, ainda não contando com uma institucionalização sólida.
Sobre a Igreja Primitiva, assinale a alternativa correta:
a. Como um efeito das primeiras formas da doutrina do Arrebatamento, deu-se vazão entre os gentios à adoção de ritos dionisíacos pautados na fruição máxima dos prazeres da vida carnal antes que viesse o fim dos tempos. Tais cultos pagãos heréticos só vieram a ser extintos com a admoestação dos discípulos diretos de Pedro e suas práticas judaizantes.
b. As discussões acaloradas sobre a deidade de Cristo demonstraram que este tema ainda não estava claro para os cristãos dos primeiros séculos. Por seu título de Messias prometido, Jesus tendia a ser visto apenas como homem, porém, sua natureza de Deus encarnado também veio a ser apregoada pelos partidários de Pelágio, Jerônimo e Eusébio de Cesareia.
c. O período da Igreja Primitiva foi marcado por uma grande profusão de compreensões acerca do que seria a verdadeira fé cristã, tendo envolvido principalmente o duplo debate teológico sobre a existência ou inexistência de Deus e o seu amor ou indiferença para com a humanidade, suscitado com as objeções feitas na mesma época por Epicuro.
d. Houve muitas dificuldades em se reunir as comunidades dos primeiros cristãos em uma só linha de compreensão religiosa, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo almeja se desvencilhar do judaísmo dos primeiros apóstolos, ele também não pode se aliar ao paganismo do mundo greco-romano comum aos gentios recém-conversos.
e. Os crentes do século I d.C, carentes de um corpo de normas que pudessem seguir, tiveram que pautar suas vidas nos ensinamentos dos apóstolos e dos “enviados” - nome dados aos líderes das comunidades locais, uma vez que as Cartas Paulinas haviam saído completamente de circulação após a década de 50 d.C por conta da perseguição romana.

A Umbanda surgiu em 1908 com a figura de Zélio Fernandino de Moraes, e tem suas práticas marcadas pelo sincretismo entre catolicismo, espiritismo e candomblé.
Sobre essa manifestação religiosa recente na história do Brasil, assinale a alternativa correta:
a. Durante uma reunião da Federação Espírita Fluminense, Zélio teria se levantado da mesa, uma atitude proibida em uma sessão espírita. Após retornar e colocar sobre a mesa uma flor que colhera do jardim, ele incorporou diversos espíritos, como índios, caboclos e escravos.
b. Tendo começado a exibir ações estranhas, como assumir o comportamento de velhos ou de animais, Zélio foi levado por sua família a um padre, que por sua vez aconselhou que o rapaz fosse levado aos médicos. Contudo, o jovem não teve êxito ao passar pelo tratamento.
c. Incorporando o chamado “Caboclo das Sete Encruzilhadas” e realizando o sacrifício simbólico de uma galinha, Zélio teria afirmado que os espíritos desencarnados passariam a ajudar as pessoas sem qualquer discriminação baseada em condição financeira, raça ou cor.
d. Assim como os praticantes do Candomblé, os praticantes da Umbanda acreditam no poder dos Orixás, mas incorporando-os de forma conjunta com um amplo panteão de entidades que se manifestam em seus cultos, como Pretos Velhos, Baianos, Marinheiros, Erês e Pomba-giras.
e. A origem da palavra “Umbanda” vem do dialeto quimbundo que significa “a arte de curar”, e a religião se baseia em dois princípios: Luz e Amor. Por conta de suas raízes espíritas, o local de cerimônia da Umbanda é sempre fixo, podendo ser chamado de tenda, terreiro ou casa.

Sobre a Reforma Protestante e o contexto político em que ela estava situada, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da Basílica de São Pedro.
b. O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa.
c. Com suas doutrinas, Martinho Lutero colocou o homem como a medida de todas as coisas, afirmando que a salvação era individual e que cabia aos mediadores do clero ler e interpretar as escrituras para todo cristão, rejeitando o exclusivismo católico da Palavra de Deus em latim.
d. A mensagem de Lutero surtiu um grande interesse entre a nobreza germânica insatisfeita com a dominação católica, razão pela qual o príncipe Frederico III o resgatou em Roma após a realização de seu julgamento formal pela Inquisição, impedindo assim a sua morte na fogueira.
e. Com medo da perseguição da Igreja de Roma, Lutero se retratou provisoriamente de seus posicionamentos, negando-os em 3 de janeiro de 1521. Contudo, após sua excomunhão, o apoio que recebeu dos príncipes germânicos na “Dieta de Worms” o levou a reafirmá-los.

Sobre o decorrer histórico das discordâncias em relação à sucessão do Profeta Maomé após a sua morte em 632 d.C, que gerou a divisão da recém-fundada comunidade muçulmana em duas vertentes (os partidários da família de Maomé e os favoráveis à eleição de um líder justo), leia atentamente as seguintes assertivas:
É correto o que se diz em:
I – A origem do termo “xiita” remonta a shi’a, ou “Partido de Ali”. Ali ibn Abi Talib ascendeu ao califado em 656 d.C depois da morte de Uthman ibn Affan. No entanto, recusou-se a vingar os assassinos de Uthman quando isso foi exigido pelo combatente Muáuia, que se rebelou contra a autoridade do Califa. Foi o início da Primeira Fitna, ou Guerra Civil Islâmica.
II – Ainda hoje, existem duas grandes vertentes que constituem o Islã: a Ismailita e a dos Duodécimos. A primeira corresponde aos seguidores da tradição, os sunitas, que creem que o sétimo Imã após Maomé foi o último descendente do Profeta. A segunda, majoritária, é a dos fundamentalistas xiitas que creem que o último descendente é o décimo segundo Imã.
III – Para a escolha do sucessor, a rivalidade inicial era entre Ali ibn Abi Talib, o primo e genro de Maomé, e Abu Bakr, amigo do profeta e o primeiro homem a se converter ao Islã. Abu Bakr saiu vitorioso, tendo inaugurado o Período dos Califas (Califa quer dizer “Sucessor do Profeta”), os quais entraram para a história do Islã como rashidun (ortodoxos).
IV – Hassan, o filho mais novo de Ali ibn Abi Talib, liderou uma rebelião contra o exército de Yazid, filho de Muáuia, na cidade iraquiana de Karbala. Por estarem em menor número, os xiitas sofreram uma derrota humilhante e Hassan foi decapitado, o que marcou o fim da dinastia dos Omíadas. O Imã é lembrado até hoje como um mártir por xiitas do mundo todo.
a. IV, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I e II, apenas.

O Positivismo foi responsável por ter estabelecido os limites dos campos de conhecimento que com ele surgiram, como a própria História e a Sociologia. Especificamente, entre os primeiros estudiosos a investigarem historicamente as religiões, podem ser mencionados Edward Burnett Tylor (1832-1917), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920). Sendo assim, sobre os primórdios dos estudos das religiões e religiosidades em fins do século XIX e início do século XX, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Émile Durkheim (1858-1917), em suas observações da religiosidade dos aborígenes nigerianos, na qual o uso ritualístico de animais e plantas significava que estes seriam considerados como ancestrais ou símbolo de uma coletividade, além de seus protetores e objetos de deveres particulares, concluiu que a expiação era a base original da vida social.
b. Sabe-se que historiadores passaram, pela primeira vez, a desempenhar o papel previamente ocupado por antropólogos e sociólogos no estudo da história das religiões, procurando por documentos escritos que coroassem um passado glorioso e fornecessem um novo referente da herança religiosa para constituir a identidade nacional dos países europeus.
c. Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma regra geral para a compreensão das práticas religiosas segundo a qual as religiões deveriam ser entendidas pela lógica da luta de classes como um instrumento de manipulação das elites dominantes para justificar a desigualdade social na distribuição das riquezas perpetuada na estrutura da sociedade.
d. Edward Burnett Tylor (1832-1917) afirmou que a manifestação religiosa mais primitiva de todas foi o totemismo, crença que considerava como dotada de alma toda a natureza. Segundo ele, a evolução mental do ser humano partiria do politeísmo e passaria para o monoteísmo, manifestação religiosa com o grau máximo de abstração da crença.
e. Neste período, o conceito de “História” era tratado como a ciência do passado, voltada para o elencar de grandes nomes e acontecimentos políticos na formação dos países, e não necessariamente para o estudo das religiões, vide a sua resistência ao tema por conta da dessacralização das ciências vigente e do crescente ateísmo naquele momento.

Sobre o Al-Corão, a grande compilação da mensagem do Profeta Maomé em um só livro, e cujo sentido é traduzido como “A Recitação” ou “A Leitura”, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. É descrito no Corão um episódio emblemático no qual o Profeta teria dito: “Não há nenhum profeta depois de mim.” Utilizando-se da metáfora de um maravilhoso palácio cuja construção estava quase completa, Maomé afirmou que era o último tijolo a ser assentado, o que evidencia que o Islã se anuncia como a revelação final e absoluta de Deus para a humanidade.
b. O Corão contém passagens da vida de 25 profetas que andaram pela terra. Entre eles, estão Adão, Muça (Moisés), Ibraim (Abraão), Daúde (Davi), Solimão (Salomão), Ismael e Isaque. Estes últimos, filhos de Abraão, teriam sido os dois responsáveis pela reconstrução da Caaba, uma vez que a primeira, erigida por Noé, havia sido levada aos céus por Alá nos dias do dilúvio.
c. Uma vez que grande parte da população da Arábia era analfabeta, foi necessário que Maomé escrevesse as suas próprias revelações para que pudessem ser posteriormente recitadas aos fiéis. Uma vez por ano, Maomé recitava todas as revelações que havia redigido até aquele instante. No total, foram 23 anos de revelações vindas através do arcanjo Jibril.
d. De modo semelhante à Torá hebraica, os sentidos do Corão são compreendidos com grande literalidade e as suas passagens seguem uma rígida ordem cronológica, não podendo ser interpretados por abordagens alegóricas. Tanto que a tradução da obra para qualquer idioma não é considerada como fiel, uma vez que o árabe é entendido como uma língua sagrada.
e. Na narrativa corânica, Issa (o nome de Jesus no Islã) é descrito como tendo nascido de uma virgem e vivido uma vida sem pecado. Após ter sido enviado aos hebreus para endireitar os seus caminhos, foi rejeitado por eles e condenado à crucificação. Contudo, antes desta acontecer, Alá traz Issa aos céus e o substitui por Simão de Cirene, que morre em seu lugar.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Com a dominação romana da região de Israel a partir de 63 a.C, seguiu-se um período de grande agitação, podendo este ser representado pelos Zelotas - líderes de revoltas contra os romanos – e pela destruição do Templo de Jerusalém.
Sobre este contexto histórico e os seus desenvolvimentos posteriores, assinale a alternativa correta:
a. Na “Galut”, termo hebraico para “mudança”, os judeus transformaram a sua religião e abandonaram a crença de que o povo de Israel seria o povo escolhido por Deus, tendo esta se tornado uma lembrança distante com um sentido mais alegórico do que literal.
b. Os ritos funerários foram abolidos, mas o sacrifício de animais continuou a ser realizado pelo povo judeu de maneira clandestina e em meio às outras culturas e regiões em que se estabeleceram, como a Europa ocidental, a África, a Rússia e o leste asiático.
c. Depois da destruição do Templo, a religião judaica passou a ter um caráter domiciliar onde a figura paterna adotou o papel fundamental de transmissor da tradição. O cargo de sacerdote substituiu o de rabino dentro das sinagogas, ou “Yeshiva” - casas de oração e escolas da Lei.
d. Dada a crença judaica de que a terra de Canaã havia sido dada ao patriarca Abraão pelo próprio Deus, era exigido que para que o Imperador romano, um governante terreno, comparecesse na presença do “Muro das Lamentações”, este fosse circuncidado.
e. O Templo de Jerusalém havia sido reconstruído em 522 a.C e embelezado pelo rei Herodes no século I a.C. Porém, foi destruído novamente a mando do imperador Vespasiano em 70 d.C, sendo este considerado como o marco inicial da diáspora judaica pelo mundo.

O período de três séculos entre a crucificação de Cristo (por volta de 30 d.C) e o Concílio de Niceia (325 d.C) é convencionalmente chamado de “Igreja Primitiva”, tendo sido uma época em que o cristianismo buscava se estabelecer doutrinariamente, ainda não contando com uma institucionalização sólida.
Sobre a Igreja Primitiva, assinale a alternativa correta:
a. Como um efeito das primeiras formas da doutrina do Arrebatamento, deu-se vazão entre os gentios à adoção de ritos dionisíacos pautados na fruição máxima dos prazeres da vida carnal antes que viesse o fim dos tempos. Tais cultos pagãos heréticos só vieram a ser extintos com a admoestação dos discípulos diretos de Pedro e suas práticas judaizantes.
b. As discussões acaloradas sobre a deidade de Cristo demonstraram que este tema ainda não estava claro para os cristãos dos primeiros séculos. Por seu título de Messias prometido, Jesus tendia a ser visto apenas como homem, porém, sua natureza de Deus encarnado também veio a ser apregoada pelos partidários de Pelágio, Jerônimo e Eusébio de Cesareia.
c. O período da Igreja Primitiva foi marcado por uma grande profusão de compreensões acerca do que seria a verdadeira fé cristã, tendo envolvido principalmente o duplo debate teológico sobre a existência ou inexistência de Deus e o seu amor ou indiferença para com a humanidade, suscitado com as objeções feitas na mesma época por Epicuro.
d. Houve muitas dificuldades em se reunir as comunidades dos primeiros cristãos em uma só linha de compreensão religiosa, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo almeja se desvencilhar do judaísmo dos primeiros apóstolos, ele também não pode se aliar ao paganismo do mundo greco-romano comum aos gentios recém-conversos.
e. Os crentes do século I d.C, carentes de um corpo de normas que pudessem seguir, tiveram que pautar suas vidas nos ensinamentos dos apóstolos e dos “enviados” - nome dados aos líderes das comunidades locais, uma vez que as Cartas Paulinas haviam saído completamente de circulação após a década de 50 d.C por conta da perseguição romana.

A Umbanda surgiu em 1908 com a figura de Zélio Fernandino de Moraes, e tem suas práticas marcadas pelo sincretismo entre catolicismo, espiritismo e candomblé.
Sobre essa manifestação religiosa recente na história do Brasil, assinale a alternativa correta:
a. Durante uma reunião da Federação Espírita Fluminense, Zélio teria se levantado da mesa, uma atitude proibida em uma sessão espírita. Após retornar e colocar sobre a mesa uma flor que colhera do jardim, ele incorporou diversos espíritos, como índios, caboclos e escravos.
b. Tendo começado a exibir ações estranhas, como assumir o comportamento de velhos ou de animais, Zélio foi levado por sua família a um padre, que por sua vez aconselhou que o rapaz fosse levado aos médicos. Contudo, o jovem não teve êxito ao passar pelo tratamento.
c. Incorporando o chamado “Caboclo das Sete Encruzilhadas” e realizando o sacrifício simbólico de uma galinha, Zélio teria afirmado que os espíritos desencarnados passariam a ajudar as pessoas sem qualquer discriminação baseada em condição financeira, raça ou cor.
d. Assim como os praticantes do Candomblé, os praticantes da Umbanda acreditam no poder dos Orixás, mas incorporando-os de forma conjunta com um amplo panteão de entidades que se manifestam em seus cultos, como Pretos Velhos, Baianos, Marinheiros, Erês e Pomba-giras.
e. A origem da palavra “Umbanda” vem do dialeto quimbundo que significa “a arte de curar”, e a religião se baseia em dois princípios: Luz e Amor. Por conta de suas raízes espíritas, o local de cerimônia da Umbanda é sempre fixo, podendo ser chamado de tenda, terreiro ou casa.

Sobre a Reforma Protestante e o contexto político em que ela estava situada, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da Basílica de São Pedro.
b. O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao poder do Papa.
c. Com suas doutrinas, Martinho Lutero colocou o homem como a medida de todas as coisas, afirmando que a salvação era individual e que cabia aos mediadores do clero ler e interpretar as escrituras para todo cristão, rejeitando o exclusivismo católico da Palavra de Deus em latim.
d. A mensagem de Lutero surtiu um grande interesse entre a nobreza germânica insatisfeita com a dominação católica, razão pela qual o príncipe Frederico III o resgatou em Roma após a realização de seu julgamento formal pela Inquisição, impedindo assim a sua morte na fogueira.
e. Com medo da perseguição da Igreja de Roma, Lutero se retratou provisoriamente de seus posicionamentos, negando-os em 3 de janeiro de 1521. Contudo, após sua excomunhão, o apoio que recebeu dos príncipes germânicos na “Dieta de Worms” o levou a reafirmá-los.

Sobre o decorrer histórico das discordâncias em relação à sucessão do Profeta Maomé após a sua morte em 632 d.C, que gerou a divisão da recém-fundada comunidade muçulmana em duas vertentes (os partidários da família de Maomé e os favoráveis à eleição de um líder justo), leia atentamente as seguintes assertivas:
É correto o que se diz em:
I – A origem do termo “xiita” remonta a shi’a, ou “Partido de Ali”. Ali ibn Abi Talib ascendeu ao califado em 656 d.C depois da morte de Uthman ibn Affan. No entanto, recusou-se a vingar os assassinos de Uthman quando isso foi exigido pelo combatente Muáuia, que se rebelou contra a autoridade do Califa. Foi o início da Primeira Fitna, ou Guerra Civil Islâmica.
II – Ainda hoje, existem duas grandes vertentes que constituem o Islã: a Ismailita e a dos Duodécimos. A primeira corresponde aos seguidores da tradição, os sunitas, que creem que o sétimo Imã após Maomé foi o último descendente do Profeta. A segunda, majoritária, é a dos fundamentalistas xiitas que creem que o último descendente é o décimo segundo Imã.
III – Para a escolha do sucessor, a rivalidade inicial era entre Ali ibn Abi Talib, o primo e genro de Maomé, e Abu Bakr, amigo do profeta e o primeiro homem a se converter ao Islã. Abu Bakr saiu vitorioso, tendo inaugurado o Período dos Califas (Califa quer dizer “Sucessor do Profeta”), os quais entraram para a história do Islã como rashidun (ortodoxos).
IV – Hassan, o filho mais novo de Ali ibn Abi Talib, liderou uma rebelião contra o exército de Yazid, filho de Muáuia, na cidade iraquiana de Karbala. Por estarem em menor número, os xiitas sofreram uma derrota humilhante e Hassan foi decapitado, o que marcou o fim da dinastia dos Omíadas. O Imã é lembrado até hoje como um mártir por xiitas do mundo todo.
a. IV, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. I e III, apenas.
e. I e II, apenas.

O Positivismo foi responsável por ter estabelecido os limites dos campos de conhecimento que com ele surgiram, como a própria História e a Sociologia. Especificamente, entre os primeiros estudiosos a investigarem historicamente as religiões, podem ser mencionados Edward Burnett Tylor (1832-1917), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920). Sendo assim, sobre os primórdios dos estudos das religiões e religiosidades em fins do século XIX e início do século XX, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Émile Durkheim (1858-1917), em suas observações da religiosidade dos aborígenes nigerianos, na qual o uso ritualístico de animais e plantas significava que estes seriam considerados como ancestrais ou símbolo de uma coletividade, além de seus protetores e objetos de deveres particulares, concluiu que a expiação era a base original da vida social.
b. Sabe-se que historiadores passaram, pela primeira vez, a desempenhar o papel previamente ocupado por antropólogos e sociólogos no estudo da história das religiões, procurando por documentos escritos que coroassem um passado glorioso e fornecessem um novo referente da herança religiosa para constituir a identidade nacional dos países europeus.
c. Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma regra geral para a compreensão das práticas religiosas segundo a qual as religiões deveriam ser entendidas pela lógica da luta de classes como um instrumento de manipulação das elites dominantes para justificar a desigualdade social na distribuição das riquezas perpetuada na estrutura da sociedade.
d. Edward Burnett Tylor (1832-1917) afirmou que a manifestação religiosa mais primitiva de todas foi o totemismo, crença que considerava como dotada de alma toda a natureza. Segundo ele, a evolução mental do ser humano partiria do politeísmo e passaria para o monoteísmo, manifestação religiosa com o grau máximo de abstração da crença.
e. Neste período, o conceito de “História” era tratado como a ciência do passado, voltada para o elencar de grandes nomes e acontecimentos políticos na formação dos países, e não necessariamente para o estudo das religiões, vide a sua resistência ao tema por conta da dessacralização das ciências vigente e do crescente ateísmo naquele momento.

Sobre o Al-Corão, a grande compilação da mensagem do Profeta Maomé em um só livro, e cujo sentido é traduzido como “A Recitação” ou “A Leitura”, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. É descrito no Corão um episódio emblemático no qual o Profeta teria dito: “Não há nenhum profeta depois de mim.” Utilizando-se da metáfora de um maravilhoso palácio cuja construção estava quase completa, Maomé afirmou que era o último tijolo a ser assentado, o que evidencia que o Islã se anuncia como a revelação final e absoluta de Deus para a humanidade.
b. O Corão contém passagens da vida de 25 profetas que andaram pela terra. Entre eles, estão Adão, Muça (Moisés), Ibraim (Abraão), Daúde (Davi), Solimão (Salomão), Ismael e Isaque. Estes últimos, filhos de Abraão, teriam sido os dois responsáveis pela reconstrução da Caaba, uma vez que a primeira, erigida por Noé, havia sido levada aos céus por Alá nos dias do dilúvio.
c. Uma vez que grande parte da população da Arábia era analfabeta, foi necessário que Maomé escrevesse as suas próprias revelações para que pudessem ser posteriormente recitadas aos fiéis. Uma vez por ano, Maomé recitava todas as revelações que havia redigido até aquele instante. No total, foram 23 anos de revelações vindas através do arcanjo Jibril.
d. De modo semelhante à Torá hebraica, os sentidos do Corão são compreendidos com grande literalidade e as suas passagens seguem uma rígida ordem cronológica, não podendo ser interpretados por abordagens alegóricas. Tanto que a tradução da obra para qualquer idioma não é considerada como fiel, uma vez que o árabe é entendido como uma língua sagrada.
e. Na narrativa corânica, Issa (o nome de Jesus no Islã) é descrito como tendo nascido de uma virgem e vivido uma vida sem pecado. Após ter sido enviado aos hebreus para endireitar os seus caminhos, foi rejeitado por eles e condenado à crucificação. Contudo, antes desta acontecer, Alá traz Issa aos céus e o substitui por Simão de Cirene, que morre em seu lugar.

Prévia do material em texto

26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 1/15
Painel / Meus cursos / HRRHIST / 📝 AVALIAÇÕES 2023/3 / PROVA - AVP2023/3
Iniciado em sábado, 26 ago 2023, 10:52
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 26 ago 2023, 11:38
Tempo
empregado
45 minutos 19 segundos
Avaliar 6,00 de um máximo de 6,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A palavra “Religião” pode ser compreendida como uma tentativa de ligar novamente os seres
humanos à esfera do sagrado, um plano distinto do mundo material. Sendo assim, assinale a
alternativa que defina corretamente o conceito de “Sagrado” e como este se relaciona com a
realidade:
Escolha uma opção:
a. O Sagrado compreende tudo aquilo que é secreto e foge à explicação natural. Sua
contrapartida é o “Sobrenatural”: tudo o que é manifesto, palpável e miraculoso no mundo.
b. O Sagrado se constitui na concepção de um mundo trans-humano de origem divina e
transcendental. A sua violação cometida pelo plano profano recebe o nome de “hierofania”.
c. O contato com o Sagrado requer simbolismos próprios e se faz através do rito, do
símbolo, do culto e de maneira que provoque a ruptura com o não-sagrado, chamado de
“profano”. 
d. O Sagrado é entendido como a única base da esfera do mundo cotidiano. A esfera
sobre-humana do profano é denominada como “pecado”, o que destitui o homem da glória
de Deus.
e. As “hierofanias” são os determinados sinais e elementos ritualísticos que são a pré-
condição essencial para a manifestação do Sagrado, sem os quais ele não existiria mais
na consciência.
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3396
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=3396#section-5
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=124171
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 2/15
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Originada com as contribuições de Marc Bloch e Lucien Febvre, a Escola dos Annales
representou uma revolução definitiva sobre a historiografia ocidental, tendo ampliado
significativamente a compreensão da História e seus objetos de análise e passando a estudar
o homem em seu desenvolvimento. Nesse ínterim, em 1942, deu-se a publicação de “O
Problema da Incredulidade no Século XVI: a Religião de Rabelais”, por Febvre. A respeito dos
termos em que se situa a relevante discussão da obra, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Febvre analisou as críticas à Igreja Católica encontradas nos textos de Rabelais e
concluiu que o conceito moderno do termo “ateísmo” se originou já com o Humanismo do
século XVI.
b. Febvre contestou a opinião de Lefranc de que Rabelais teria sido ateu, argumentando
que este havia sido moldado a partir de um instrumental intelectual que não permitia a
descrença. 
c. Febvre criticou a abordagem historiográfica de Lefranc por sua identificação
equivocada de Rabelais com o deísmo (ou religião natural) predominante nos círculos
intelectuais da época.
d. Febvre afirmou que as convicções religiosas de Rabelais recaíram em um
etnocentrismo que não atentou para os significados culturais de seus contemporâneos
durante a Renascença.
e. Febvre utilizou-se de diversos objetos de estudo retirados da vida de Rabelais para
dar suporte à tese de Lefranc de que o escritor fora um dos representantes do anti-
clericalismo.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 3/15
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Com a dominação romana da região de Israel a partir de 63 a.C, seguiu-se um período de
grande agitação, podendo este ser representado pelos Zelotas - líderes de revoltas contra os
romanos – e pela destruição do Templo de Jerusalém. Sobre este contexto histórico e os seus
desenvolvimentos posteriores, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Na “Galut”, termo hebraico para “mudança”, os judeus transformaram a sua religião e
abandonaram a crença de que o povo de Israel seria o povo escolhido por Deus, tendo
esta se tornado uma lembrança distante com um sentido mais alegórico do que literal.
b. Os ritos funerários foram abolidos, mas o sacrifício de animais continuou a ser
realizado pelo povo judeu de maneira clandestina e em meio às outras culturas e regiões
em que se estabeleceram, como a Europa ocidental, a África, a Rússia e o leste asiático.
c. Depois da destruição do Templo, a religião judaica passou a ter um caráter domiciliar
onde a figura paterna adotou o papel fundamental de transmissor da tradição. O cargo de
sacerdote substituiu o de rabino dentro das sinagogas, ou “Yeshiva” - casas de oração e
escolas da Lei.
d. Dada a crença judaica de que a terra de Canaã havia sido dada ao patriarca Abraão
pelo próprio Deus, era exigido que para que o Imperador romano, um governante terreno,
comparecesse na presença do “Muro das Lamentações”, este fosse circuncidado.
e. O Templo de Jerusalém havia sido reconstruído em 522 a.C e embelezado pelo rei
Herodes no século I a.C. Porém, foi destruído novamente a mando do imperador
Vespasiano em 70 d.C, sendo este considerado como o marco inicial da diáspora judaica
pelo mundo. 
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 4/15
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O período de três séculos entre a crucificação de Cristo (por volta de 30 d.C) e o Concílio de
Niceia (325 d.C) é convencionalmente chamado de “Igreja Primitiva”, tendo sido uma época em
que o cristianismo buscava se estabelecer doutrinariamente, ainda não contando com uma
institucionalização sólida. Sobre a Igreja Primitiva, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Como um efeito das primeiras formas da doutrina do Arrebatamento, deu-se vazão
entre os gentios à adoção de ritos dionisíacos pautados na fruição máxima dos prazeres da
vida carnal antes que viesse o fim dos tempos. Tais cultos pagãos heréticos só vieram a
ser extintos com a admoestação dos discípulos diretos de Pedro e suas práticas
judaizantes.
b. As discussões acaloradas sobre a deidade de Cristo demonstraram que este tema
ainda não estava claro para os cristãos dos primeiros séculos. Por seu título de Messias
prometido, Jesus tendia a ser visto apenas como homem, porém, sua natureza de Deus
encarnado também veio a ser apregoada pelos partidários de Pelágio, Jerônimo e Eusébio
de Cesareia.
c. O período da Igreja Primitiva foi marcado por uma grande profusão de compreensões
acerca do que seria a verdadeira fé cristã, tendo envolvido principalmente o duplo debate
teológico sobre a existência ou inexistência de Deus e o seu amor ou indiferença para com
a humanidade, suscitado com as objeções feitas na mesma época por Epicuro.
d. Houve muitas dificuldades em se reunir as comunidades dos primeiros cristãos em
uma só linha de compreensão religiosa, pois, ao mesmo tempo em que o cristianismo
almeja se desvencilhar do judaísmo dos primeiros apóstolos, ele também não pode se aliar
ao paganismo do mundo greco-romano comum aos gentios recém-conversos. 
e. Os crentes do século I d.C, carentes de um corpo de normas que pudessem seguir,
tiveram que pautar suas vidas nos ensinamentos dos apóstolos e dos “enviados” - nome
dados aos líderes das comunidades locais, uma vez que as Cartas Paulinas haviam saído
completamente de circulação após a década de 50 d.C por conta da perseguição romana.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 5/15
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A Umbanda surgiu em 1908 com a figura de Zélio Fernandino de Moraes, e tem suas práticas
marcadas pelo sincretismo entre catolicismo, espiritismo e candomblé. Sobre essa
manifestação religiosa recente na história do Brasil, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Durante uma reunião da Federação Espírita Fluminense, Zélio teria se levantado da
mesa, umaatitude proibida em uma sessão espírita. Após retornar e colocar sobre a mesa
uma flor que colhera do jardim, ele incorporou diversos espíritos, como índios, caboclos e
escravos. 
b. Tendo começado a exibir ações estranhas, como assumir o comportamento de velhos
ou de animais, Zélio foi levado por sua família a um padre, que por sua vez aconselhou
que o rapaz fosse levado aos médicos. Contudo, o jovem não teve êxito ao passar pelo
tratamento.
c. Incorporando o chamado “Caboclo das Sete Encruzilhadas” e realizando o sacrifício
simbólico de uma galinha, Zélio teria afirmado que os espíritos desencarnados passariam a
ajudar as pessoas sem qualquer discriminação baseada em condição financeira, raça ou
cor.
d. Assim como os praticantes do Candomblé, os praticantes da Umbanda acreditam no
poder dos Orixás, mas incorporando-os de forma conjunta com um amplo panteão de
entidades que se manifestam em seus cultos, como Pretos Velhos, Baianos, Marinheiros,
Erês e Pomba-giras.
e. A origem da palavra “Umbanda” vem do dialeto quimbundo que significa “a arte de
curar”, e a religião se baseia em dois princípios: Luz e Amor. Por conta de suas raízes
espíritas, o local de cerimônia da Umbanda é sempre fixo, podendo ser chamado de tenda,
terreiro ou casa.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 6/15
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O Cristianismo só veio a se consolidar como vertente religiosa independente do Judaísmo
corrente na Palestina depois da conversão de Saulo, que mais tarde viria a ser conhecido
como “Paulo de Tarso”. Sobre a importância desta figura histórica no nascimento da nova
religião, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Paulo teve sérias divergências com os outros apóstolos sobre as obrigações da dieta
judaica e da prática da circuncisão, recusando-se a aplicá-las entre os novos conversos
não-judeus. 
b. A teoria da salvação proposta por Paulo retirava a totalidade de seus princípios do
culto do Orfismo, uma crença nascida na Ásia Menor ao redor do culto helênico à deusa
Diana de Éfeso.
c. A influência exercida por Paulo sobre o Novo Testamento se limitou a seu discipulado
feito junto a João Marcos e a Lucas, pois a veracidade da autoria de todas as suas cartas é
duvidosa.
d. Em sua grande influência e determinação, Paulo foi o responsável por criar a palavra
grega Euangelion (“Novidade”) em seus esforços para alcançar os gentios dispersos pela
Ásia Menor.
e. Paulo era herdeiro de uma base religiosa judaica e um erudito do pensamento grego,
contudo, a falta de sua cidadania romana foi decisiva para o seu martírio a mando de Nero.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 7/15
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
No Candomblé, os filhos de santo (Iaôs), pais de santo (Babalorixás) e mães de santo
(Ialorixás) manifestam os Orixás em seus corpos. Sobre as suas funções, assim como as
demais características dos integrantes do culto candomblecista, leia atentamente as seguintes
assertivas:
I – No culto candomblecista, os Alagbê são os responsáveis pelos toques de atabaque, e os
Iabassê, os responsáveis pela preparação dos alimentos, sendo que para cada Orixá existe um
alimento específico. Os Ogãs fazem sacrifícios de animais em cerimônias específicas.
II – Os Xangôs são os responsáveis pela confecção artesanal das imagens dos Orixás,
historicamente advindas do sincretismo religioso entre o Candomblé e o Catolicismo, que
misturam a aparência de divindades africanas com a dos santos católicos.
III – O Babalorixá ou Ialorixá passam por uma formação demorada de cerca de 7 anos até que
dominem todos os aspectos religiosos. Quando ele(a) alcança a graduação necessária para
ser responsável pelo terreiro, dificilmente terá outra função laboral fora da religião.
IV – As Ialorixás são as únicas que têm permissão de atender os adeptos se utilizando do jogo
de búzios, ou Ifá. Aos Babalorixás cabe se dedicarem à administração do sagrado, uma marca
do Candomblé devido ao zelo e grande complexidade de seus ritos cotidianos.
É correto o que se diz em:
Escolha uma opção:
a. II e IV, apenas.
b. I e II, apenas.
c. I e III, apenas. 
d. I, apenas.
e. III, apenas.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 8/15
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O termo Hinduísmo, introduzido pelo próprio Ocidente, não foi historicamente utilizado pelos
adeptos dessa religião. Os seus praticantes a chamam de Sanatana Dharma, cujo sentido vem
do sânscrito: “A Eterna Lei”. Sendo assim, assinale a alternativa que contenha a definição
correta do “Dharma”, uma das três crenças fundamentais do hinduísmo (Dharma, Samsara,
Karma):
Escolha uma opção:
a. O Dharma é o caminho para uma verdade superior, a maneira correta de se agir no
mundo. 
b. O Dharma é o plano onde se dá o encerramento do ciclo de morte e renascimento da
alma.
c. O Dharma é o longo ciclo de nascimento, morte e renascimento da alma, ou
reencarnação.
d. O Dharma são as consequências dos caminhos seguidos por alguém em sua vida
terrena.
e. O Dharma é ápice do ciclo de reencarnação onde a alma paga o Karma de suas vidas
passadas.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 9/15
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Sabe-se que os movimentos de contestação da Igreja Católica só puderam obter êxito no
século XVI por conta das transformações sócio-políticas pelas quais a Europa passava na
época. Entre os séculos XII e XV, a Igreja já havia reprimido vários movimentos religiosos
divergentes dentro da cristandade. Sobre a Reforma Protestante e o contexto político em que
ela estava situada, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. As 95 teses fixadas por Lutero na porta da Igreja de Wittenberg, na Saxônia, tiveram o
propósito de denunciar publicamente a Bula Decet Romanum Pontificem, a qual
intensificava a abusiva cobrança de indulgências do Papa Leão X para a construção da
Basílica de São Pedro.
b. O fortalecimento das monarquias absolutistas colocava em xeque os interesses
religiosos, pois os reis fundadores dos Estados Modernos tinham o objetivo de colocar a
Igreja sob os seus próprios desígnios, e não o contrário, o que implicava uma oposição ao
poder do Papa. 
c. Com suas doutrinas, Martinho Lutero colocou o homem como a medida de todas as
coisas, afirmando que a salvação era individual e que cabia aos mediadores do clero ler e
interpretar as escrituras para todo cristão, rejeitando o exclusivismo católico da Palavra de
Deus em latim.
d. A mensagem de Lutero surtiu um grande interesse entre a nobreza germânica
insatisfeita com a dominação católica, razão pela qual o príncipe Frederico III o resgatou
em Roma após a realização de seu julgamento formal pela Inquisição, impedindo assim a
sua morte na fogueira.
e. Com medo da perseguição da Igreja de Roma, Lutero se retratou provisoriamente de
seus posicionamentos, negando-os em 3 de janeiro de 1521. Contudo, após sua
excomunhão, o apoio que recebeu dos príncipes germânicos na “Dieta de Worms” o levou
a reafirmá-los.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 10/15
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
As religiões afro-brasileiras remontam ao passado escravista do Brasil. Entre os séculos XVI e
XIX, o território recebeu por volta de 4,8 milhões de escravos africanos. Vindos de diversas
regiões da África Ocidental, eles trouxeram consigo sua cultura, seu idioma e sua fé. Assinale a
alternativa que forneça a melhor explicação possível para o fato de que, nos estudos de
religiosidades como o Candomblé, por exemplo, se utiliza a expressão “Religião Afro-
Brasileira”, e não simplesmente “Religião Africana” ou “Religião Brasileira”:
Escolha uma opção:
a. Entre os povos africanos que se estabeleceram no território brasileiro,não havia
praticantes do monoteísmo cristão, mas apenas adeptos de religiosidades tribais forçados
a se adaptar.
b. A etnia Iorubá, majoritária na Bahia, foi a única a trazer da África o costume de nomear
o seu corpo de crenças e a sua relação espiritual com a natureza como uma necessidade
da fé.
c. No Brasil, essas formas de religiosidade deram origem de forma sincrética ao
Candomblé e à Santeria, credos totalmente diversos de suas origens tribais politeístas e
não cristianizadas.
d. Embora os elementos primários dessas religiões tenham surgido em solo africano,
como o culto aos Orixás, a institucionalização das suas práticas só veio a ocorrer em
território nacional. 
e. O termo remete à variedade de etnias africanas cujas fés se mesclaram com o
catolicismo, dentre as quais a etnia Ovambo seria a mais importante na formação inicial do
Candomblé.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 11/15
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Sobre o decorrer histórico das discordâncias em relação à sucessão do Profeta Maomé após a
sua morte em 632 d.C, que gerou a divisão da recém-fundada comunidade muçulmana em
duas vertentes (os partidários da família de Maomé e os favoráveis à eleição de um líder justo),
leia atentamente as seguintes assertivas:
I – A origem do termo “xiita” remonta a shi’a, ou “Partido de Ali”. Ali ibn Abi Talib ascendeu ao
califado em 656 d.C depois da morte de Uthman ibn Affan. No entanto, recusou-se a vingar os
assassinos de Uthman quando isso foi exigido pelo combatente Muáuia, que se rebelou contra
a autoridade do Califa. Foi o início da Primeira Fitna, ou Guerra Civil Islâmica.
II – Ainda hoje, existem duas grandes vertentes que constituem o Islã: a Ismailita e a dos
Duodécimos. A primeira corresponde aos seguidores da tradição, os sunitas, que creem que o
sétimo Imã após Maomé foi o último descendente do Profeta. A segunda, majoritária, é a dos
fundamentalistas xiitas que creem que o último descendente é o décimo segundo Imã.
III – Para a escolha do sucessor, a rivalidade inicial era entre Ali ibn Abi Talib, o primo e genro
de Maomé, e Abu Bakr, amigo do profeta e o primeiro homem a se converter ao Islã. Abu Bakr
saiu vitorioso, tendo inaugurado o Período dos Califas (Califa quer dizer “Sucessor do
Profeta”), os quais entraram para a história do Islã como rashidun (ortodoxos).
IV – Hassan, o filho mais novo de Ali ibn Abi Talib, liderou uma rebelião contra o exército de
Yazid, filho de Muáuia, na cidade iraquiana de Karbala. Por estarem em menor número, os
xiitas sofreram uma derrota humilhante e Hassan foi decapitado, o que marcou o fim da
dinastia dos Omíadas. O Imã é lembrado até hoje como um mártir por xiitas do mundo todo.
É correto o que se diz em: 
Escolha uma opção:
a. IV, apenas.
b. III e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. I e III, apenas. 
e. I e II, apenas.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 12/15
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O Positivismo foi responsável por ter estabelecido os limites dos campos de conhecimento que
com ele surgiram, como a própria História e a Sociologia. Especificamente, entre os primeiros
estudiosos a investigarem historicamente as religiões, podem ser mencionados Edward Burnett
Tylor (1832-1917), Émile Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920). Sendo assim,
sobre os primórdios dos estudos das religiões e religiosidades em fins do século XIX e início do
século XX, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. Émile Durkheim (1858-1917), em suas observações da religiosidade dos aborígenes
nigerianos, na qual o uso ritualístico de animais e plantas significava que estes seriam
considerados como ancestrais ou símbolo de uma coletividade, além de seus protetores e
objetos de deveres particulares, concluiu que a expiação era a base original da vida social.
b. Sabe-se que historiadores passaram, pela primeira vez, a desempenhar o papel
previamente ocupado por antropólogos e sociólogos no estudo da história das religiões,
procurando por documentos escritos que coroassem um passado glorioso e fornecessem
um novo referente da herança religiosa para constituir a identidade nacional dos países
europeus.
c. Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma regra geral para a compreensão das
práticas religiosas segundo a qual as religiões deveriam ser entendidas pela lógica da luta
de classes como um instrumento de manipulação das elites dominantes para justificar a
desigualdade social na distribuição das riquezas perpetuada na estrutura da sociedade.
d. Edward Burnett Tylor (1832-1917) afirmou que a manifestação religiosa mais primitiva
de todas foi o totemismo, crença que considerava como dotada de alma toda a natureza.
Segundo ele, a evolução mental do ser humano partiria do politeísmo e passaria para o
monoteísmo, manifestação religiosa com o grau máximo de abstração da crença.
e. Neste período, o conceito de “História” era tratado como a ciência do passado, voltada
para o elencar de grandes nomes e acontecimentos políticos na formação dos países, e
não necessariamente para o estudo das religiões, vide a sua resistência ao tema por conta
da dessacralização das ciências vigente e do crescente ateísmo naquele momento. 
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 13/15
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
 Sobre o Concílio Ecumênico de Niceia, convocado por Constantino em 325 d.C com bispos de
todas as regiões do mundo conhecido na época e a finalidade de unificar a doutrina cristã,
assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. O Concílio foi o responsável por definir quais livros iriam compor o cânone do Novo
Testamento, por firmar a doutrina da Trindade e pelo distanciamento das práticas judaicas.

b. O Concílio teve a duração de três meses e dependeu em grande parte do auxílio da
Igreja de Alexandria e de seus grandes acervos, no Egito, para as seus determinações
doutrinárias.
c. O Concílio postulou regras no “Credo Niceno” a fim de normatizar a liturgia da religião
cristã, optando por seguir a doutrina monista da consubstanciação para o rito da santa
ceia.
d. O Concílio fez uma aproximação com a Igreja do Oriente quanto ao tema da Páscoa:
para os dois lados, esta passou a ter sua centralidade em Cristo e não mais na história da
fuga do Egito.
e. O Concílio buscou combater o Arianismo, explicação segundo a qual a divindade de
Jesus Cristo não vinha de seu nascimento como Deus encarnado, mas sim de sua virtude
humana.
26/08/23, 11:38 PROVA - AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 14/15
Questão 14
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Em termos geopolíticos e religiosos, a Península Arábica, no Oriente Médio, era um lugar muito
diferente antes do advento e da vasta expansão do Islã. Sendo assim, assinale a alternativa
que descreva corretamente as suas circunstâncias gerais antes da mensagem do Profeta
Maomé:
Escolha uma opção:
a. A agricultura de larga produção não era viável por conta de questões climáticas, de
modo que todas as fontes de renda e subsistência vinham do comércio com o Império
Selêucida.
b. O grande entreposto comercial de Constantinopla era um centro religioso e
cosmopolita que recebia a maioria das visitas de devotos, o qual veio a ser substituído por
Meca com o Islã.
c. Suas principais cidades eram Meca, onde eram comercializados os ídolos de todos os
deuses adorados pelos árabes, e Yatrib, local que hospedava a Caaba e o meteorito da
Pedra Negra.
d. Os árabes da época possuíam uma unidade religiosa politeísta cujo epicentro era
Meca, mas não havia unidade política entre eles. Sua organização seguia a divisão entre
clãs e linhagens.
e. Durante séculos, esta foi ocupada por populações nômades como os beduínos, os
quais se movimentavam pelo clima desértico em busca de alimento para si e seus
pequenos rebanhos. 
26/08/23, 11:38 PROVA- AVP2023/3
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2970829 15/15
Questão 15
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Sobre o Al-Corão, a grande compilação da mensagem do Profeta Maomé em um só livro, e
cujo sentido é traduzido como “A Recitação” ou “A Leitura”, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
a. É descrito no Corão um episódio emblemático no qual o Profeta teria dito: “Não há
nenhum profeta depois de mim.” Utilizando-se da metáfora de um maravilhoso palácio cuja
construção estava quase completa, Maomé afirmou que era o último tijolo a ser assentado,
o que evidencia que o Islã se anuncia como a revelação final e absoluta de Deus para a
humanidade.
b. O Corão contém passagens da vida de 25 profetas que andaram pela terra. Entre
eles, estão Adão, Muça (Moisés), Ibraim (Abraão), Daúde (Davi), Solimão (Salomão),
Ismael e Isaque. Estes últimos, filhos de Abraão, teriam sido os dois responsáveis pela
reconstrução da Caaba, uma vez que a primeira, erigida por Noé, havia sido levada aos
céus por Alá nos dias do dilúvio.
c. Uma vez que grande parte da população da Arábia era analfabeta, foi necessário que
Maomé escrevesse as suas próprias revelações para que pudessem ser posteriormente
recitadas aos fiéis. Uma vez por ano, Maomé recitava todas as revelações que havia
redigido até aquele instante. No total, foram 23 anos de revelações vindas através do
arcanjo Jibril.
d. De modo semelhante à Torá hebraica, os sentidos do Corão são compreendidos com
grande literalidade e as suas passagens seguem uma rígida ordem cronológica, não
podendo ser interpretados por abordagens alegóricas. Tanto que a tradução da obra para
qualquer idioma não é considerada como fiel, uma vez que o árabe é entendido como uma
língua sagrada.
e. Na narrativa corânica, Issa (o nome de Jesus no Islã) é descrito como tendo nascido
de uma virgem e vivido uma vida sem pecado. Após ter sido enviado aos hebreus para
endireitar os seus caminhos, foi rejeitado por eles e condenado à crucificação. Contudo,
antes desta acontecer, Alá traz Issa aos céus e o substitui por Simão de Cirene, que morre
em seu lugar. 

Mais conteúdos dessa disciplina