Buscar

Direito Constitucional Avançado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Constitucional Avançado – CCJ0135 – Turma: 3015
 Trabalho para AV1 ALUNO: Francisco Sartori de Sequeira - 201307190278
 Professora: Fabiana Barreto 
ESTUDO DE CASO PARA AV1
 O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (2ª Instância) no ano 2006 analisou e julgou 185 processos judiciais de cidadãos que pleiteavam no judiciário por medicamentos para tratamento cardiovascular e de sistema nervoso. Dessas 185 demandas em 3 casos foram negados pelo TJRJ. Dentre esses 185 processos, 98 processos foram denegatórios em 1º Instância, ou seja, o juiz de primeiro grau negou o pedido de liminar do indivíduo que recorreu em sede de agravo a 2ª Instância, na maioria das ações porque não constava o medicamento na lista oficial portanto o magistrado não concedeu a liminar. Os demais processos foram em sede de apelação, posto que os medicamentos não constavam em listas oficiais como da ANVISA e a sentença negou o pedido. Fato é o governo do Estado do Rio de Janeiro não tem recursos posto que o Estado RJ está em crise fiscal declarada desde 2016 argumento de defesa da Procuradoria do Estado RJ que realiza a defesa em Sede de Fazenda Pública.
 Pontos que devem ser tratados no trabalho – serão avaliados: 
1 – Qual direito estamos tratando e quais os fundamentos constitucionais e infraconstitucionais a favor do indivíduo e do Estado.
No caso estamos tratando do direito a saúde onde o Estado alega escassez de recursos seguindo o princípio da reserva do possível e em favor do indivíduo temos o princípio da dignidade humana, bem como o mínimo existencial, e ainda como postulado pela constituição todos tem direito a vida e a saúde seguindo-se assim para o art 5° parágrafo segundo da constituição.
 2 - Qual técnica da hermenêutica jurídica foi utilizada pelo Tribunal Justiça para o acórdão favorável ao indivíduo?
A hermenêutica do pós-positivismo de forma indutiva onde os princípios são regras e a constituição está acima de outras normas. Devendo-se sempre constar na fundamentação do judiciário os princípios que motivaram sua decisão. 
 3 – Análise e explique a teoria constitucional positivista ou pós-positivista que se pode identificar nas decisões de 1º e 2ª Instância.
 Nas decisões denegatórias em primeira instância podemos ver a teoria positivista onde os princípios apenas preenchem lacunas das normas ou seja não foram levados em conta os princípios como normas, já nas de segunda instância favoráveis, provavelmente foi levado em conta o princípio da dignidade humana com supremacia em relação as normas sem as desprezar.
4 – Nos três processos negados pelo TJRJ todos os indivíduos possuíam poder aquisitivo elevado. Razão que estavam promovendo recursos ao STJ alegando o caput do Art. 5º da Constituição e trazendo aos autos jurisprudência de pedido do mesmo medicamento e que o princípio da igualdade foi violado.
O princípio da igualdade no caso não foi violado pois deve-se tratar iguais com igualdade e desiguais com desigualdade para o efetivo equilíbrio de forma proporcional. Trata-se da igualdade formal contra a igualdade material.

Continue navegando