Buscar

comercio exterior Final Dissertativa


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Comércio Exterior (EMD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:514139) ( peso.:4,00)
	Prova:
	21548088
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A importação é o ingresso seguido de internalização de mercadoria estrangeira no território aduaneiro. Em termos legais, a mercadoria só é considerada importada após sua internalização no país, por meio da etapa de desembaraço aduaneiro e do recolhimento dos tributos exigidos em lei, mas para haver um certo controle de determinados produtos ingressando no país, o governo adota instrumentos para controlar o comércio internacional de seu país. Estes instrumentos são utilizados como forma de protecionismo através do aumento das alíquotas, impostos, taxas e demais barreiras ou estabelecendo cotas para as importações. Disserte sobre as Cotas de Importação.
FONTE: http://www.investexportbrasil.gov.br/definicao-de-importacao. Acesso em: 17 set. 2018.
	Resposta Esperada:
Certos produtos a serem importados são controlados pelo governo, ou seja, determinados produtos são simplesmente restritos na quantidade a serem importados. As cotas de importações tornam-se um tipo de barreira, isto é, a quantidade é limitada. Podemos mencionar a importação de carros que sofreram sobretaxas aos veículos vindos do exterior, restrições na maioria das vezes são utilizadas para proteção ao comércio interno do país. O Brasil importa veículos do México sem sofrer  a cobrança do Imposto de Importação, mas somente para um determinado limite de veículos, ultrapassando esse limite a taxa é cobrada normalmente. Este controle é feito através de licenças de importação concedida pelo governo aos importadores.
	2.
	Desde os tempos primórdios, havia as trocas de mercadorias, estas manifestações de comercialização ocorreram com o povo Fenício, grandes navegadores que mais tarde se tornaram comerciantes, atravessando mares e oceanos, para levar produtos e mercadorias de uma região a outra. Com o passar dos anos, os povos foram evoluindo e se desenvolveu-se a comercialização entre países. Hoje, com a modernização, o comércio internacional tem um papel fundamental na economia de cada país. Para que haja acordos entre importadores e exportadores, definindo responsabilidades e obrigações, foram implantados alguns aspectos administrativos e aduaneiros denominados Incoterms, que são fundamentais e relevantes nas operações das exportações e importações, estabelecendo responsabilidades aos exportadores e importadores. Disserte sobre os Incoterms.
	Resposta Esperada:
A Câmara de Comércio Internacional (CCI) criou os Incoterms (International Commercial Terms), que foram adaptados e modificados. A última modificação ocorreu em 2010, estabelecendo responsabilidade e propriedade das mercadorias, ou seja, direitos e obrigações, como: responsabilidade de carga a embarcar; frete internacional; seguro internacional; desembaraço aduaneiro na origem e destino devem cuidadosamente ser observados para evitar problemas e controvérsias entre as partes envolvidas numa operação de exportação e importação. Os Incoterms são representados por siglas. As regras são estabelecidas internacionalmente e são uniformes, harmonizadas, ou seja, todos os importadores e os exportadores possuem o mesmo entendimento a seu respeito. Não existem exceções, todos devem respeitar as mesmas regras. Isto facilita muito o processo de negociação; dependendo do Incoterm estabelecido na negociação, os exportadores e importadores do mundo todo já sabem quais são os seus direitos e suas obrigações. Atualmente, 11 termos vigentes são utilizados, indicando e definindo responsabilidades, direitos e deveres entre comprador e vendedor.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando