Buscar

ED 2 SUS COM RESPOSTAS DO 01 AO 22

Prévia do material em texto

Nota
	Avaliação: ESTUDO DIRIGIDO 1
	
	Aluno (a): Debora Barbosa Bastos Junqueira
	Data: 26/08 /2020
	Disciplina: SAÚDE COLETIVA
	Professor (a): FERNANDA AFFONSO
	 Curso: ANÁLISES CLÍNICAS.
	Turma: 2020-2
	Turno: Noite
	· Não use caneta vermelha
· Seja claro(a) nas suas respostas
· Não deixe questões em branco
· Evite rasuras e não faça desenhos indevidos na sua avaliação
	· Cabeçalho: nome completo, letra legível
· Não é permitido o uso de folhas para rascunho
· Os cálculos devem constar na prova
· Não é permitido o uso da calculadora de celular
 Centro de Aperfeiçoamento Profissional Biomédico http://www.capbio.com.br/ Página 2 de 3
1. QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PSF? R: Possibilitar ações de prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua. Gerar práticas de saúde que integrem ações individuais e coletivas.
2. DESCREVA A EQUIPE MÍNIMA DE PROFISSIONAIS E AS DE APOIO. R: Equipe mínima: 1 Médico; 1 enfermeiro; 1 Téc. de enfermagem; 6 agentes comunitários de saúde (ACS). Outros profissionais (dentista, fisio, assistente social, psicólogo...) podem ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio.
3. CITE OS RAMOS DE ASSISTÊNCIA DO PAISM. R: Assistência Clinica Ginecológica no campo da reprodução; Planejamento Familiar; IST; Doenças Crônicas e Agudas; Além de outras necessidades.
4. CITE OS PRINCIPAIS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PAISM. R: Direitos sexuais e reprodutivos; Melhoria da atenção obstétrica; Planejamento familiar; Atenção ao abortamento inseguro e no combate à violência doméstica e sexual; Prevenção e o tratamento de mulheres vivendo com HIV/AIDS e as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e de câncer ginecológico.
5. DEFINA PAISC. R: É o conjunto das ações básicas de saúde que visam assegurar a integridade na assistência prestada á criança no seu processo de desenvolvimento e crescimento, reduzindo a morbimortalidade das menores de 5anos.
6. CITE OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PAISC. R: Acompanhamento da metodologia de assistência a criança; Promover o aleitamento materno e orientar a alimentação no 1º ano de vida; Aumentar a cobertura vacinal; Identificar precocemente as patologias Promover a educação para saúde, destacando a importância da participação infantil.
7. DESCREVA AS AÇÕES DO PAISC. R: 1. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento; 2. Estimulo e apoio ao aleitamento materno; 3. Realização do teste do pezinho; 4. Controle das doenças diarréicas: terapia de reidratação oral (TRO); 5. Controle das infecções respiratórias agudas (IRA); 6. Programa nacional de imunização (PNI).
8. QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES DO PROGRAMA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE EM CASOS DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA, IST/AIDS? R: Orientação sexual descoberta do corpo, novos sentimentos e prazeres, métodos contraceptivos, relacionamento interpessoal e familiar, autoestima e relações de gênero, acesso facilitado continuidade na dispensação de métodos contraceptivos, com ênfase na dupla proteção, integração com a educação para ações educativas em sexualidade e saúde reprodutiva.
9. COMO SE CHAMA O CONJUNTO DE LEIS QUE SE DESTINA A REGULAR OS DIREITOS ASSEGURADOS ÀS PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 (SESSENTA) ANOS? R: ESTATUTO DO IDOSO- LEI 10741/03.
10. DESCREVA PELO MENOS TRÊS DIREITOS DA PESSOA IDOSA NA SAÚDE. R: Prioridade na tramitação dos processos e dos procedimentos na execução de atos e diligências judiciais. Direito de requerer o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a partir dos 65 anos de idade, desde que não possua meios para prover sua própria subsistência ou de tê-la provida pela família. Direito de 25% de acréscimo na aposentadoria por invalidez (casos especiais).
11. COMO A VACINAÇÃO AJUDA O NOSSO SISTEMA IMUNOLÓGICO?
R: Quando uma pessoa é infectada pela primeira vez por um antígeno (substância estranha ao organismo), o sistema imunológico produz anticorpos (proteínas que atuam como defensoras no organismo) para combater aquele invasor.
12. O QUE É IMUNIDADE? R: É quando o sistema imunológico produz anticorpos em uma velocidade suficiente para evitar que a pessoa fique doente uma segunda vez.
13. DEFINA VACINA. R: As vacinas são substâncias que têm como objetivo estimular uma resposta imunológica do corpo e, assim, promover a proteção contra diversas doenças, podendo ter em sua composição fragmentos do microrganismo responsável pela doença ou o próprio microrganismo morto, inativado ou atenuado.
14. CITE E EXPLIQUE OS TIPOS DE VACINA.
R: Vacinas de microrganismos atenuados: Em que o microrganismo responsável pela doença sofre uma série de procedimentos no laboratório, que diminuem a sua atividade. Assim, quando vacina é administrada, é estimulada uma resposta imunológica contra esse microrganismo, porém não há desenvolvimento de doença. Exemplos destas vacinas são a vacina BCG, tríplice viral e a da varicela.
Vacinas de microrganismos inativados ou mortos: Que contêm microrganismos inteiros, mas que não estão vivos ou apenas fragmentos desses microrganismos, estimulando a resposta do corpo, como é o caso da vacina para hepatite e a vacina meningocócica.
15. QUAL A IMPORTÂNCIA DA CADERNETA DE VACINAÇÃO? R: O cartão de vacinação é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais.
16. AS VACINAS DA REDE PÚBLICA E DA REDE PRIVADA SÃO IGUAIS? EXPLIQUE. R: Não parece, mas há diferenças importantes entre vacinas ofertadas pelo SUS e pelas clínicas particulares de vacinação. Há vacinas que são indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) e que não são fornecidas pelo sistema público, ou apresentam diferenças de qualidade em relação às disponíveis nas clínicas privadas.
17. EM RELAÇÃO A VACINA CONTRA O HPV, EXPLIQUE COMO OCORRE EM MENINOS E MENINAS. R: Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. 1ª dose até 14 anos, 11 meses e 29 dias. 2ª dose sem limite de idade. 
18. CITE AS VACINAS DISPONÍVEIS PARA OS IDOSOS E O QUE ELAS PROTEGEM. R: Pneumocócica 23 valente (Inativada) para indivíduos asilados, anualmente, no período de campanha de vacinação. Doenças evitadas: Pneumonia, meningites e outras doenças causadas por 23 tipos de pneumococo. 
19. QUAIS VACINAS SÃO TOMADAS AO NASCER? R: BCG (Bacilos atenuados) e Hepatite B (Recombinante)
20. QUAL A DIFERENÇA ENTRE REFORÇO E DOSES MÚLTIPLAS? R: Reforço é aplicação de mais uma dose de determinada vacina com o objetivo de restabelecer a quantidade ideal de anticorpos que eventualmente tenha se reduzido com o passar do tempo. 
Dose múltipla é uma segunda dose, cuja recomendação não se baseia em perda de imunidade, mas na necessidade de prevenir eventual falha na resposta à primeira dose da vacina.
21. QUAL A DIFERENÇA ENTRE VACINAS COMBINADAS, CONJUGADAS E VALENTES? R: Nas vacinas combinadas existem diferentes antígenos (vírus ou bactérias) na mesma vacina (Tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola, por exemplo); Nas conjugadas, um polissacarídeo da cápsula é conjugado a uma proteína carreadora, a fim de produzir uma resposta imunológica mais eficaz e induzir memória duradoura (Vacina contra o Haemophilus influenzae b – Hib., por exemplo); Nas valentes temos vários sorotipos, de vírus ou bactérias, na mesma vacina (Pneumo 13valente, HPV Quadrivalente, por exemplo).
22. PORQUE É IMPORTANTE RESPEITAR O INTERVALO MÍNIMO ENTRE AS DOSES DAS VACINAS? R: Porque a aplicação com intervalos menores que o mínimo, diminui a resposta imunológica, e doses em intervalos muito curtos não devem ser consideradas válidas.

Continue navegando