Buscar

AV1 dermatofuncional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

AV1
01. Explique a fisiopatia das estrias e cite suas características.
A pele é o maior órgão do corpo humano, e tem como função proteger nosso corpo contra atritos, patógenos, perda excessiva de água e atua na termorregulação. Entretanto, não tem uma definição especifica para o surgimento das estrias e não afligem só uma classe especifica. Elas podem surgir, tanto em homens quanto em mulheres, porém, com mais frequência em mulheres; podendo surgir na adolescência, gravidez, obesidade, e sua maior incidência é entre 12 a 20 anos. As estrias, são alterações cutâneas adquiridas que surgem com o rompimento das fibras elásticas e colágenas. Com seu rompimento se formam cicatrizes, e suas características são disposição paralela, perpendiculares a linha de fenda, tendem a simetria e a bilateralidade.
02.Descreva a classificação das estrias.
- Eritematosas (rubras): são estrias com tom avermelhado, tem essa coloração por ser uma estria recente. Ainda há muita vascularização presente no local e é o melhor momento para o tratamento, porque ainda está na fase inicial, e os tratamentos serão bastante satisfatórios.
- Brancas (albas): nessa fase as estrias já se tornaram esbranquiçadas, por serem antigas perderam bastante vascularização no local. Mesmo sendo estrias antigas, com o tratamento adequado se alcançará o estreitamento ou atenuação das estrias.
- Azuladas (cerúleas): essas estrias aparecem particularmente em pacientes que fazem uso de um medicamento especifico, o corticoide, por um longo período ou possuem uma síndrome, chamada cushing que desencadeia esse tipo de disfunção.
- Enegrecidas (nigra): esse tipo de estria aparece em pacientes que tem o tom da pele morena ou negra. Nesses pacientes, podemos utilizar o tratamento com laser e galvanopuntura, porém devem ser utilizados com respaldo, pois esses pacientes correm maior risco de desenvolver queloides e cicatrizes hipertróficas.
03. Diferencie cicatriz hipertrófica e queloide (cite pelo menos 3 características de cada uma)
A cicatrização acontece de forma natural no organismo. Ocorre como um tipo de resposta quando o corpo sofre algum tipo de lesão (lesões teciduais ou subcutâneas), decorrente de algum acidente, cirurgias ou doenças. Quando o processo de cicatrização acontece de forma incorreta, pode acarretar para formação de queloides ou cicatrizes hipertróficas.
Cicatriz hipertrófica: quando acontece a regeneração do tecido, acontece a elevação do tecido regenerado, porém não ultrapassa a área da cicatriz original, e pode ter regreção espontânea dentro de um período de um ano.
Quelóide: ocorre quando os tecidos crescem de forma exagerada, assim ultrapassando os limites da cicatriz original, como um aspecto irregular, pigmentado e duro, podendo causar coceira e ardor.
04.Explique o que são cicatrizes atróficas e discrômicas
Cicatrizes atróficas: são cicatrizes causadas por traumas, que independem de fatores genéticos e aparecem quando a perca de estrutura (músculos e gordura), e deixam uma espécie de fenda na pele e é mais comum em casos de cirurgia, acidentes e acne. 
Cicatrizes discrômicas: Cicatriz que destoam do tom original da pele (mais clara ou mais escura) normalmente em pessoas com mais melanina.
05.Descreva com detalhes a classificação das queimaduras em graus.
1° Grau
Atinge a derme, camada externa da pele
Apresenta pequeno grau de dor 
Rubor 
Sem alterações clinicas e hemodinâmicas 
Ex: queimaduras solares.
2°Grau
Queimadura que envolve uma parte da derme e toda a epiderme
Apresentação de bolhas 
Dor profunda 
Aspecto avermelhado 
Ex: líquidos quentes.
3° grau
Acomete derme, epiderme, tecido muscular, tendão e tecido ósseo 
Tem redução da elasticidade tecidual 
Perda de irrigação sanguínea no local
Ex: choque elétricos.
4° Grau
Perca total da pele
Escurecimento da pele 
Amputação 
Ex: grandes incêndios .