Buscar

Relatorio ETPT

Prévia do material em texto

18
Índice 
Agradecimento……………………………………………………………………………………iii
1.0.Introdução	4
1.1.Objectivo	4
1.1.1.Objectivo Geral	4
1.1.2.Objectivo Específicos	4
1.2.Metodologia	4
2.0. Actividades desenvolvidas e aprendizagens adquiridas na sala de aula	5
2.1.Planificação	5
2.1.1.Definição	5
2.2. Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 8ª Classe	6
2.3. Descrição das aulas e posturas dos professores 9ª Classe	7
2.4. Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 10ª Classe	10
2.5.Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 12ª Classe	11
3.0. Apresentação dos resultados	13
Observações / constrangimentos	15
Sugestões	16
Considerações	17
Bibliografias	18
1.0.Introdução 
O presente relatório é da cadeira de Estágio Técnico Profissional de Turismo, levado acabo pela Universidade Pedagógica (UP), para a formação do futuro professor e técnico do turismo. Esta cadeira tem como propósito a compilação de dois conceitos fundamentais que vão nortear a cadeira sobre tudo da teoria e prática. 
Ainda pode se afirmar que, o estágio técnico profissional de turismo constitui um grande aprendizado, onde se aplicam conhecimentos adquiridos que possam contribuir e proporcionar o desenvolvimento cognitivo no estudante no que tange a planificação e gestão do turismo, desta feita o relatório será desenvolvido por meio actuação e adaptação de actividades realizados na sala de aula com base nas micros aulas. Vários contextos no sector da do Turismo permitem ao estudante o aperfeiçoamento dos seus conhecimentos técnicos no Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA).
O estágio técnico procura consistir numa actividade de modo a diversificar, tendo vista a consolidação prévia do desempenho técnico e profissional do turismo desejado de acordo com as suas particularidades.
O estágio técnico profissional tem como objectivo que os estudantes aprimorem os seus conhecimentos, tenha ideia do perfil profissional exigido no mercado de trabalho e identificar os pontos que precisam ser melhorados para a sua adequação as exigências. Com a função de que o estudante proporcione o desenvolvimento de suas habilidades interpessoais, pois terá que lidar 
1.2.Metodologia 
Entretanto pode-se dizer que de acordo com a natureza da disciplina praticada, seja ela técnico, cingiu-se em manuais de ensino da Geografia qua facilitou a identificação dos temas requereu-se o uso de vários meios e técnicas, consultas bibliográficas que ajudaram a colecta de dados na perspectiva terem princípios teóricos para a sua execução. Portanto, foram estes meios auxiliares que adequaram as exigências do relatório.
2.0. Actividades desenvolvidas e aprendizagens adquiridas na sala de aula 
De acordo com ROSÁRIO apud AZEVEDO, s/d diz que “A sala de aula terá de proporcionar uma nova atitude face à construção do saber, centrando o processo de ensino aprendizagem na participação e desempenho do aluno”. 
No que diz respeito a este capítulo, é de salientar que as actividades desenvolvidas na sala de aula foram várias, onde numa primeira fase criou-se 5 grupos, cada grupo foi responsável em identificar temas relacionados com turismo. Os temas foram distribuídos um (1) para cada estudante que devendo apresentar em forma de micro aula. No que tange as conferências, logo na primeira aula do semestre 2018 o docente da cadeira falou dos aspectos inerente estágio técnico profissional de turismo e sua relevância. Um outro aspecto relevante foi quando referenciou o tema relacionado com a Planificação Gestão turística, tipos de plano com base nos atractivos turísticos da cidade.
2.1.Planificação
2.1.1.Definição 
Segundo LIBÂNEO, (1994:222) “Planificação é um processo de racionalização, organização e coordenação da acção docente, articulando a actividade escolar e a problemática do contexto social”. 
“Planificação é a previsão mais objectiva possível de todas as actividades escolares para a efectivação do processo de ensino e aprendizagem que conduz o aluno a alcançar os objectivos previstos; e, neste sentido, a planificação do ensino é uma actividade que consiste em traduzir em termos mais concretos e operacionais o que o professor e os alunos farão na aula para conduzir os alunos a alcançar os objectivos educacionais propostos” (NIVAGARA, s/d: 218).
Contudo, planificação consiste na organização do trabalho docente ou técnico, como forma de articular a matéria que irá leccionar e algumas actividades a realizar para que haja uma resposta coerente em caso de imprevistos. Assim sendo será feita a descrição das aulas leccionadas.
2.2. Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 8ª Classe
TEMA: Factores físicos naturais que influenciam no desenvolvimento do turismo
Importa frisar que o professor entrou bem na sala, estava bem apresentado e que durante a aula estava ciente nas actividades que seriam desenvolvido em cada função didáctica. Mas por um momento o professor usou conceitos muito complexo tendo em conta a classe que estava leccionar 8ª Classe, isto de certa formas dificultaria o entendimento do conteúdo. Por outro lado não usou muito quadro levando em consideração os termos que poderia ser novos para os alunos seria difícil acatar ou escrever. Por tanto ouve falta de gestão de tempo que por um momento o objectivo da aula não seria comprido, mas proporcionou momentos necessários baseando na vida dos alunos que facilitou a compressão do conteúdo. De certa forma mostrou-se ter domínio do conteúdo e consequência a aula foi boa. 
TEMA: Factores que influenciam no desenvolvimento da actividade turística (antrópicos)
A aula da professora foi dinâmica e estava bem apresentado, foi motivadora e que durante a aula esteve convicto detalhe por detalhes nas actividades de cada função didáctica. Fez aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno tendo em conta a classe que estava leccionar 8ª Classe, isto de certa formas facilitou a sua compressão. Por outro lado dividiu e usou devidamente tomando notas os conceitos chaves da aula no quadro levando em consideração os termos que poderia ser novos para os alunos seria inconveniente não escrever. De certa forma mostrou-se ter domínio do conteúdo e consequência a aula foi óptima, quanto a avaliação de saber ser e estar na aula compreende na qualidade de professora, buscou o conhecimento de outras disciplinas para facilitar o entendimento.
TEMA: O papel do ecoturismo na protecção e conservação do meio ambiente
O professor estava bem apresentado, foi motivador e que durante a aula esteve convicto nas actividades de cada função didáctica. Fez aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno tendo em conta a classe que estava leccionar 8ª Classe, isto de certa formas facilitou o entendimento do conteúdo. Por outro lado dividiu e usou muito quadro levando em consideração os termos que poderia ser novos para os alunos seria difícil escrever, mas proporcionou momentos necessários baseando na vida dos alunos que facilitou a compressão do conteúdo. De certa forma mostrou-se ter domínio do conteúdo e consequência a aula foi boa e dinâmica com a participação dos alunos.
TEMA: Importância do relevo para o desenvolvimento do turismo de aventura
A aula teve um bom inicio foi motivador e que durante a aula esteve disperso nas suas actividades de cada função didáctica. Deveria fazer aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno tendo em conta a classe que estava leccionar 8ª Classe, isto de certa formas facilitaria o entendimento da matéria. Mas a aula não se percebia de decido a falta de clareza dos objectivos. Um aspecto positivo foi ter divido o quadro e usou muito, mas proporcionou momentos necessários facto que soube ser dentro da sala baseando na vida dos alunos. De certa forma mostrou-se ter domínio do conteúdo apesar da falta de clareza dos objectivos e criou interacção com os alunos incentivando a participar na aula. 
2.3. Descrição das aulas e posturas dos professores 9ª Classe
TEMA: Conceito e importância do Turismo 
O professor começou bem suaaula voz abrangente fez o controlo e recapitulação da aula anterior, para criar uma disposição no aluno. E entrando no novo conteúdo seguiu todas funções didácticas adequadas no processo de ensino e aprendizagem, facilitou a fixação do conteúdo porque foi mas aula apara todos envolvendo o professor e o aluno. Fez a interdisciplinaridade para fazer entender o conteúdo e alcançar os objectivos por meio de transposição didáctica. Explorou o quadro o necessário com vista a destacar os aspectos relevantes da sua aula tratando-se de 9ª classe. Mas o professor precisa regular a tonalidade da voz com base as salas e o número de aluno em alguns momentos criou ruído faltou equalizar. 
TEMA: Evolução histórica da actividade turística
Foi pelo proponente que o tema foi leccionado durante a aula estava seguro nos critérios da função didáctica no seu todo para uma aula dinâmica. Ao introduzir uma a aula, primeiramente avaliei o nível de conhecimentos dos alunos com objectivos de enquadrá-los. No cumprimento desta função didáctica aproximadamente dois (2) há quatro (4) minutos de duração aproximando os alunos à realidade circundante, e em seguida cumpria com as restantes funções didácticas. Explorei o quadro necessariamente para ajudar a destacar os aspectos chaves da aula com intuito de que os alunos adquiram o necessário, por meio dos objectivos definidos. Foi preciso fazer a transposição didáctica, que facilitou ao adequar os conceitos no âmbito escolar para melhorar a compreensão. De certa forma esteve bem na aula.
TEMA: Impactos socioculturais e políticos do Turismo
A aula foi interessante professor estava bem apresentado, nervosismos em primeiro minutos mas logo enquadrou-se foi motivador e seguiu as actividades de cada função didáctica. Fez aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno tendo em conta a classe que estava leccionar 8ª Classe o princípio geográfico mas usado, isto de certa proporcionou um ambiente de integração de todos adormecidos da aula a participarem. Porem dividiu e explorou quadro de forma necessária para tomar nota dos conteúdos. De bom como professor ele apresenta, soube estar e ser dentro da aula certa forma mostrou ter domínio do conteúdo, facilitara o suficiente na carreira docente pelo espírito de aprender e humildade que o professor apresentou 
TEMA: Impactos ambientais e económicos do turismo
Quanto a postura o professor esteve em óptimas condições, a aula teve um bom início foi motivador, mostrou-se em dúvida em alguma passagem, facto que ele tem conhecimento mas teve dificuldade de mediar ou transmitir, faltou criar mecanismos de buscar aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno visto que ao leccionar 9ª Classe, isto de certa formas facilitaria o entendimento da matéria. Um aspecto positivo foi ter divido o quadro e usou muito, mas proporcionou momentos necessários, com muita prática ele poderá superar, visto que o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula exige cada vez mais dedicação por parte do professor. De certa forma mostrou-se ter domínio do conteúdo apesar da falta de objectividade na explicação, criou interacção com os alunos incentivando a participar na aula. 
TEMA: Impactos do turismo no local de emissores e receptivos 
De bom como professor apresentou desviou-se do conteúdo que estava a leccionar, não teve uma tonalidade única da voz e circulou muito na sala de forma desnecessária isto de certa formas dificultaria o entendimento do conteúdo. Deveria ter explorado o quadro ajuda a fazer o resumo dos conteúdo para facilitar a compreensão. Por tanto ouve falta de gestão de tempo que por um momento o objectivo da aula não seria comprido, apesar disso mostrou se confiante e não mostrou aos alunos quanto ao equivoco que teve na explicação, foi pertinente ter proporcionado momentos necessários baseando na vida dos alunos porque quanto ao diagnóstico foi exactamente neste momento que facilitou a compressão do conteúdo.
TEMA: Importância do turismo para o desenvolvimento local
A professora seguiu os passos inicias de uma aula criando controlo e recapitulação da aula, no acto de explicação a professora resumiu muito, de certa forma a aula durou poucos minutos, isto deve-se pelo facto a professora não ter espírito de criatividade na explicação, outro facto ela só usou quadro para escrever o tema, isso na careira docente não é aconselhável. Com isso não se fez sentir as ultimas funções didácticas devido a falta de aprofundamento do conteúdo. Bom o pouco que mediou mostrou segurança e eficiências no conteúdo. Todavia ela precisa muito melhorar na criatividade e capacidade de buscar o aprofundamento do conteúdo fazendo a ligação de um fenómeno por meio de outras ciências, não se restringindo apenas na disciplina ou área de questão. 
TEMA: O papel das áreas de conservação/protegidas para o desenvolvimento da actividade turística
O professor seguiu os passos inicias de uma aula controlo e recapitulação da aula, no âmbito da explicação o professor se esqueceu de controlar o tempo com as metas que havia definido, de certa forma a aula não foi terminado como devia ser, isto deveu pelo facto que professor de tanto ter capacidade criativa na explicação, explorou o quadro sempre que foi necessário, isso na careira docente é aconselhável. Apenas devido a falta de gestão do tempo não se fez sentir a última função didáctica devido o aprofundamento do conteúdo e extensão deveria ter dado a metade da aulas e ter que dar continuidade na aula seguinte. Salientar que o professor mostrou ser competente na segurança e eficiências e interdisciplinaridade no conteúdo, criando oportunidade de participação de todos na aula, é necessário levar esto acto com a realidade actual do processo de ensino.
2.4. Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 10ª Classe
TEMA: Historial da evolução do turismo em Moçambique 
Professor fez controlo da turma, mas faltou motivação e um ambiente de cooperação, destacar que quando estava explicar circulou de forma demasiado criando perturbação facto que movimentava carteiras criando ruído, não teve uma postura única. Deveria ter explorado o quadro ajuda a fazer o resumo dos conteúdo para facilitar a compreensão. Faltou confiança na abordagem visto que à priori quando os alunos participavam na aula mostrou resistência nas contribuições mas com o decorrer da aula acabou concordando, criando desconforto nos alunos. Por tanto ouve falta de gestão de tempo que por um momento o objectivo da aula não seria comprido, difícil seguir as funções didácticas como deveria ser.
TEMA: Factores que influenciam na actividade turística em Moçambique
Quanto a descrição da aula do professor foi a aula monótona, vários factores contribuíram nessa situação, partindo que ele assumiu não estar preparado, faltou a motivação, bem que o professor criou recapitulação, mas no decorrer da aula o professor desviou-se dos conteúdos, este colado no plano de aula e o quadro, faltou buscar aproximar os alunos a participarem na aula de modo a fazer elaboração conjunta do conteúdo que seria uma estratégia para a aula não estar fria e virado só no professor. Precisa melhorar sua postura dentro da aula o que significa saber ser e transposição didáctica, feito análise da sua aula o professor destacou uma atitude muito boa quando se trata de aprendizagem humildade e desejo de aprender com os erros cometidos no decorrer da aula isso o ajudara a crescer na sua vida profissional assim como no meio em que estiver inserido. 
TEMA: Principais Tipos de Turismo Praticados em Moçambique
Fazendo descrição das actividades do professor na aula, fez o controlo e recapitulação, conseguiu dominar a turma e seguir com base nas etapas das funções didácticas com vista a materializar os objectivos. Explorou de forma sabia o quadro consoante a natureza da aula facilitando o resumo dos apontamentos. Frisar que mostrou competência, eficiências e transversalidade no conteúdo, criando oportunidade de elaboração conjunta do conhecimento. 
Houve falta gestação do tempopós é indispensável ajuda a avaliar a compreensão da matéria com base na hierarquia do plano de aula, validou as sugestões das questões levantados 
TEMA: Principais centros emissores e receptores do turismo em Moçambique
Quando aula a professora foi motivadora seguindo os protocolos dos minutos iniciais da por meio de controlo e recapitulação, no decorrer estimulou vontade de todos participarem devimos a estratégias que usou para sua aula, porem pouco tempo ela explicou, por outro lado mostrou não ter insegurança na resposta ao ser questionado pelo aluno sobre a localização de uma praia plasmado no quadro. Destacar que aula foi óptima, muitas coisas boas ele mostrou a sua abordagem restrita no contexto turístico facilitou a compreensão pela natureza do tema e aula a aula foi como deveria ser mas debate de todos que por final deu a tender o que ela pretendia com os objectivos definidos. De tanto participarem a professora se esqueceu do tempo, mas por sinal conseguiu terminar o conteúdo e se esqueceu de deixar actividade para casa. 
TEMA: Contributo do turismo para o desenvolvimento nacional 
Avaliação da postura, o docente soube estar e ser na aula, deu a introdução e motivação marcando presenças no livro da turma, mostrou uma capacidade de lidar com alunos indisciplinados sem ter que perder a aula e desviar do conteúdo que pretendia leccionar, esteve aberto para receber questões e acréscimos dos alunos na sua aula para melhor compreensão. Auto avaliação destacou que esteve nervoso nos primeiros minutos devido a ansiedade de como seria aula e como os alunos reagiriam no decorrer da explicação. Frisar que mostrou sua capacidade de ter assimilado o suficiente no decorrer da sua formação. Orientou-se que precisa melhorar como ele responde as questões lançadas pela turma e ao explicar ter que trazer abordagens de outras disciplinas para ajudar a entender e solidificar o conhecimento produzido pelos alunos.
2.5.Descrição das aulas e posturas dos professores nas micros aulas 12ª Classe
TEMA: Atractivos e destinos turísticos (conceito, características e ciclo de vida)
Professor fez controlo da turma, muita motivação e um ambiente de cooperação, Mas destacar que quando introduziu o conteúdo e tentar explicar foi uma total confusão, não se percebeu nada por sinal teve uma postura única. Deveria ter explorado o quadro ajuda a fazer o resumo dos conteúdo para facilitar a compreensão. Faltou confiança na abordagem, o que dificultou ao entender o que se queria com base nos objectivos e que a aula foi se sabotando aos poucos, com isso ouve falta de gestão de tempo, foi difícil seguir as funções didácticas como deveria ser. O docente deveria ter usado o quadro, tomar nota, buscar usar conceitos que não o dificultasse explicar, o que de certa maneira prejudicial. Esta num caminho de evolução, com muita prática vai ultrapassar os erros foi último aspecto levantado. 
TEMA: Produtos e serviços turísticos (conceito, características e ciclo de vida)
A professora seguiu os parâmetros inicias de uma aula criando controlo e recapitulação da aula, foi meio fraca no acto de explicação a professora resumiu muito, isto deve-se pelo facto a professora não ter espírito de criatividade na explicação, não explorou o quadro sempre que for preciso fez sentir as ultimas funções didácticas devido a falta de aprofundamento do conteúdo faltou dinamismo vivacidade. Bom o pouco que mediou mostrou segurança e eficiências no conteúdo. Ela precisa melhorar na criatividade e capacidade de buscar o aprofundamento relacionar os conteúdo fazendo a ligação de um fenómeno por meio de outras ciências aproximar com a realidade mas próxima dos alunos para criar um ambiente e aula de elaboração conjunta dos apontamentos e conhecimento, visto que os alunos actuais estão muito acelerado com a internet.
TEMA: Estratégias de Marketing Turístico 
A aula teve um bom começo o professor foi motivador e que durante a aula esteve desviado nas suas actividades. Seria fácil aproximação do conteúdo e a realidade mas próxima do aluno tendo em conta o nível de desenvolvimento cognitivos dos alunos e estar facilitado pela idade que já entende o estímulo de pesquisar, isto de certa formas facilitaria o entendimento da matéria.
Mas a aula não se percebia verificou-se a falta de clareza nos argumentos. Um aspecto positivo foi ter divido o quadro e usou muito, mas proporcionou momentos necessários facto que soube ser dentro da sala baseando na vida dos alunos. O que faltou foi clareza no desenvolvimento da sua abordagem deve ser melhorado e criar coerência dos factos. Bem que criou interacção com os alunos incentivando a participar na aula. 
TEMA: Novas tendências de marketing aplicadas ao turismo 
Salientar que o professor começou bem com a sua aula com muito ânimo, fez o controlo e resumo da aula anterior, no decorrer da aula teve muitos momentos bons, começando com uso do quadro ao tomar nota, fazer ligação dos conteúdos com outras ciências e pelo uso do princípio geográfico que mais identifica o geógrafo que é a comparação permanente com a realidade mas próxima do aluno. Pois apresentou uma voz abrangente, mas em alguns momentos criou ruído precisava regular com base as salas e o número de alunos. Mostrou confiança na abordagem, dominou a turma e pós ordem necessária nos alunos sem intimida-os a não participar, fez gestão do tempo, alcançou as metas na medida em que conseguiu abordar de forma concisa e clara por de divisão das actividades nas funções didácticas. 
3.0. Apresentação dos resultados 
A operacionalização do estágio técnico profissional está descrito cronologicamente no cronograma contudo, falta fundamentar com maior detalhe as razões que nos levam a não ir praticar, às várias tomadas de decisões, tendo em conta especialmente três grandes áreas ligadas à prática lectiva propriamente dita. Reportamo-nos concretamente à planificação de aulas, à sua realização e, à respectiva avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos. 
No que se refere à planificação no processo de ensino e aprendizagem, existe a articulação constante entre os objectivos específicos para cada aula, e os objectivos gerais: aplicação dos conhecimentos científicos será útil para carreira que nos foi formado, decisões tomadas para o contexto da escola, para o nível etário dos alunos e aos diagnósticos realizados.
Para AZEVEDO (s/d), “importa adquirir previamente um conhecimento preciso dos alunos: nível de desenvolvimento físico, intelectual, afectivo e social; conhecimentos, estilo cognitivo, atitudes, valores, interesse”. 
A planificação pressupõe a existência de um modelo de ensino e aprendizagem, que baseia nos documentos legais desde a Lei de Bases do Sistema Educativo, o Currículo Nacional, as Orientações Curriculares de cada disciplina e os documentos reguladores da vida da escola. 
Os conteúdos a tratar, as metas de aprendizagem específicas da disciplina a atingir, as estratégias de ensino e aprendizagem, os recursos, o cronograma e a avaliação, definidos pelo professor.
O processo de ensino e aprendizagem em sala de aula exige cada vez mais dedicação por parte do professor, para que a temática abordada seja tratada de uma forma dinâmica, eficiente e motivadora com base na prática obtive durante esse período de estágio técnico. 
Hoje, o ensino em contexto escolar não deve estar confinado apenas ao manual escolar, pois o uso exclusivo do mesmo não permite que o aluno compreenda de forma clara as dinâmicas que passam os diferentes conteúdos ministrados. Perante isto, existe a necessidade de utilização de outros recursos didácticos aulas praticas do campo que auxiliem o ensino, com o intuito de dinamizar os conteúdos abordados na sala de aula. 
A interacção professor-aluno é um aspecto fundamental da organização da situação didáctica, tendo em vista alcançar os objectivos do processo de ensino: transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades,sobretudo a forma de aula (actividade individual, colectiva, em pequenos grupos e actividade fora da classe).
No que diz respeito, a relação entre o professor e os alunos será boas, visto que o aspecto cognitivo, o que diz respeito a formas de comunicação dos conteúdos escolares indicadas aos alunos; o aspecto sócio emocional que diz respeito às relações pessoais tivemos com todos detalhes necessário para o respeitar as particularidades entre professor e aluno e as normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente são alcançados efectivamente no fim de cada plano de lição. 
Observações / constrangimentos 
Ao longo do estágio técnico profissional não tiveram a oportunidade dos estudantes estagiários tiverem total liberdade na construção e planificação das actividades no acto prático turístico, sob supervisão do docente da cadeira.
É de salientar que no processo do estágio técnico profissional de turismo decorreu de forma improvisada na sala de aula por falta repartições nos sectores com vista aos estagiários a praticarem o seu estágio técnico. Fora das micros aulas nada se fez, devido a natureza da cadeira que deveria ser feita no campo ou numa instância turística 
Sugestões 
Para a universidade 
· A Universidade deve identificar com antecedência locais para se desenvolver o estágio técnico profissional do turismo ou locais para visitar 
· Criar parceria com operadores turísticos privados para ajudar a receber alguns estudantes para praticarem os seus estágios. 
· Proporcionar aos estudantes um aprendizado com a realidade, propiciando a complementação do ensino e da aprendizagem; 
· Manter uma visão abrangente e crítica da profissão para a qual está se preparando; 
· Possibilitar uma interacção entre o meio académico e a sociedade
Ao docente da cadeira 
· Deve Planejar, coordenar, supervisionar e avaliar as actividades relacionadas com estágios fora sala de aulas; 
· Procurar manter contacto com as organizações, buscando vagas para atender as necessidades dos estudantes de forma antecipadas; 
· Proporcionar o estudante a adaptação a novas situações e desafios, facilitando, portanto, a futura inserção na vida profissional.
· Permitir valorizar os conhecimentos adquiridos durante o curso e colocá-los em prática, potenciando aspectos como a autonomia e eficácia na gestão do tempo para a realização das tarefas e a capacidade de integração numa equipa de trabalho
 
Considerações 
Na óptica do proponente a leccionação das micro-aulas, é um processo muito normal, visto que, para que ocorra bem é necessário que o professor tenha uma dedicação fidedigna, muita paixão com a sua actividade, conhecimento científico, habilidades, atitudes, respeito, saber lidar com os seus alunos de forma pacífica e por outro lado uma responsabilidade com a sua turma de modo que possa leccionar sem problemas. 
Não obstante, para que uma aula seja bem coerente ou bem-sucedida é preciso que o professor na sala de aula ao leccionar deve respeitar as funções didácticas (introdução e motivação, mediação e assimilação; domínio e consolidação e ultimo controle e avaliação), a elaboração de um plano de aula o que permitirá ao professor que se guia durante o processo de ensino - aprendizagem com muita facilidade e para que ele possa se enquadrar nos conteúdos que irá leccionar dia pós dia. Para além das funções didácticas acima supracitada, o professor ao leccionar deve obedecer os métodos didácticos, muito mais o método de elaboração conjunta e de expositivo permitindo neste caso um diálogo entre o professor e aluno. Deste modo, o aluno vai dar o seu ponto de vista sobre o tema em debate trazendo consigo a sua opinião de acordo com os objectivos traçados no plano de aula. 
 Desta forma promovemos uma pedagogia diferenciada, promovendo uma aprendizagem mais justa e um desenvolvimento pessoal metacognitivo apropriado. A estratégia baseada na diversidade de materiais que apelam aos vários sentidos, são a justificação de uma aprendizagem mais bem-sucedida e são o monte para a reflexão da nossa prática docente.
Bibliografias 
AZEVEDO, F. (s/d, Junho). Educar para a literacia: perspectivas e desafios. São Paulo, 2016.
LIBANEO, José Carlos. Didáctica. Editora Cortês, São Paulo. 1994.
PILLET, C. Didáctica Geral, 14ª ed., Ática editora, São Paulo, 2002.
RIBEIRO, A. C, RIBEIRO, L. C. Planificação e Avaliação de Ensino-Aprendizagem. 1ª ed. Lisboa, Editora Universidade Aberta, 2003.

Continue navegando