Buscar

Ética, Política e Sociedade Final Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Vivemos em um mundo cada vez mais plural, no qual as pessoas reivindicam o reconhecimento de suas identidades próprias. Em decorrência disso, em nossa vida social temos que lidar com uma grande diversidade. Entretanto, algumas pessoas não estão preparadas para aceitar e conviver com a diferença. Qual deve ser a atitude ética e cidadã diante da diversidade? Explique.
	Resposta Esperada:
Diante da diversidade humana, a atitude ética e cidadã deve ser de aceitação e compreensão das diferenças. Devemos respeitar a diversidade e o outro em sua especificidade. Como cidadãos éticos, temos o dever de lutar contra todo tipo de preconceito, discutir as diferenças e lutar pela inclusão de todos os que são vítimas de preconceito.
	2.
	As relações sociais constituídas na história são pautadas em valores que norteiam as ações das pessoas. Com bases nesses valores, que podem se alterar segundo o tempo e a cultura, é que se fundamenta a convivência humana e a compreensão do bem comum. Nesse contexto das relações e da convivência humana, como se pode definir o conceito de valores sociais?
	Resposta Esperada:
Os valores constituem parte da moral e da ética. Os valores norteiam as escolhas das pessoas no cotidiano das relações. Os valores fazem parte de um tema fundamental da convivência social.
Os valores fazem parte da identidade de um grupo ou sociedade. Os valores são mantidos ou excluídos segundo o interesse e a necessidade.
Os valores são as medidas ou relações das pessoas com outras pessoas, objetos, ações, objetivos, bens materiais ou imateriais. Eles norteiam nossas práticas pessoais e sociais ao longo da vida.
Todas nossas escolhas do cotidiano são influenciadas pelos valores que nos constituem, como, por exemplo, a alimentação, o trabalho, profissões e vestimentos. Também orientam a afetividade, religiosidade e as relações familiares.

Outros materiais